sexta-feira, 6 de abril de 2018

Juiz manda prender Lula sem esperar recursos. Decisão pode mergulhar Brasil em grande crise



Por Emanuel Neri
São 16h30 da sexta-feira, dia 6 de abril de 2018. Daqui a 30 minutos se encerra o prazo, dado pelo juiz Sérgio Moro, para que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva se entregue à Polícia Federal de Curitiba, para ser preso.
Até este presente momento, não se sabe o que vai acontecer com Lula e com o Brasil.
A ordem do juiz Moro para prender Lula ocorreu no final da tarde da quinta-feira (5/4). Ao que tudo indica foram atropelados ritos legais para a prisão do ex-presidente, confirmada desde que o STF, na noite anterior, quarta-feira, por 6 votos a 5, negou o habeas corpus que garantia a liberdade de Lula.
A decisão sobre a prisão de Lula pode mergulhar o Brasil em uma crise política sem precedentes. O país vive momentos de incerteza.
Aliados do ex-presidente – e eles são quase a metade de todo o país, já que Lula lidera a disputa para a eleição de presidente, este ano, com cerca de 40% de preferência do eleitor – discordam dos métodos da condenação de Lula. E por este motivo prometem resistir à ordem de prisão ordenada pelo juiz.
De fato, juristas brasileiros e do exterior apontam para a falta de fundamentos jurídicos para a condenação de Lula a 12 anos de prisão. O motivo da condenação é um apartamento triplex que o ex-presidente teria recebido da construtora OAS, na praia do Guarujá, em São Paulo.
Ocorre que não há um único documento que comprove que este apartamento pertence a Lula. Pelo contrário. O mesmo imóvel foi recentemente a leilão, determinado pela Justiça de Brasília, para pagar dívidas da OAS. Se o apartamento foi a leilão da empreiteira, como condenar Lula por ter recebido este imóvel?
Este é o motivo principal da revolta, que ameaça tomar conta do Brasil, contra a condenação do ex-presidente. Todos os recursos apresentados pela defesa de Lula, nas instâncias superiores do Judiciário, foram negados. O último foi o pedido de habeas corpus solicitado ao Supremo Tribunal Federal.
Vejam este detalhe. A votação do STF estava empatada, em 5 a 5. E a presidente da Corte, Carmen Lúcia, deu o voto que derrotou o habeas corpus. Não faz muito tempo, em outra votação também empatada no STF, a mesma ministra deu voto que absolveu Aécio Neves (PSDB), acusado de receber R$ 2 milhões de empresário, da perda de mandato no Senado.
São por desigualdades deste tipo, aliada à falta de provas na condenação, que leva os apoiadores de Lula a se manifestarem contra a prisão.  Desde que a prisão foi anunciada, Lula está no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, em São Paulo, cercado por milhares de militantes (na foto, Lula consola fãs) que ameaçam resistir à ordem de prisão.
O que vai acontecer nas próximas horas com Lula e o Brasil não se sabe ainda.
O certo é que a prisão daquele que foi considerado o melhor presidente de toda a história do Brasil – deixou o governo, em 2010, com 78% de aprovação – tem causado perplexidade não só no Brasil como no exterior. O insuspeito jornal The Washington Post , dos EUA, disse que a prisão “mergulha o Brasil no caos político”.
Outros jornais e revistas estrangeiros apontam para o enorme risco que o país corre com a prisão, sem provas documentais, de seu principal líder político. No Brasil, o igualmente insuspeito jornalista Reinaldo Azevedo, ligado a grupos conservadores do país, diz que Lula está sendo “vítima de um processo de exceção”.
Ministros do STF e juristas por todo o país também criticaram a pressa do juiz Moro em pedir a prisão de Lula.
São 17h30 desta fatídica sexta-feira no Brasil.
Até o presente momento, continuamos sem saber o que vai acontecer com Lula e com o Brasil. O ex-presidente continua no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, cercado de admiradores e militantes do PT. E a Polícia Federal diz que há riscos de confrontos se for ao sindicato prender Lula.
Nos links abaixo, repercussão no Brasil e no exterior sobre a ordem de prisão de Lula.

19 comentários:

  1. Não concordo com as palavras acima. O país mergulhará numa grande certeza: acabou s impunidade

    ResponderExcluir
  2. Sr Lula tem 40% da preferência quer dizer que os outros 60% são contra. Isso é maioria absoluta.
    Se muitos juristas são contrários à prisão, muitos tbm são a favor (faltou constar isso).
    Se 3 cortes estão condenando erroneamente o Lula, imagina o que acontece com quem não tem o dinheiro que o Lula tem pra se defender em tantas instâncias. Se é que dinheiro é dele. Pelo jeito não.
    Ah ainda tem mais 6 processos.
    Ah ainda tem mais gente de outros partidos tbm. Direita ou esquerda ou centro...condenados...cadeia...seja quem for.

    ResponderExcluir
  3. E quem pensava que o pai de um dos maiores pecuaristas do Brasil podia ir para cadeia! O país está mudando

    ResponderExcluir
  4. O PT fala tanto em liberdade de expressão em direitos iguais em igualdade de classes e numa manifestação agridem jornalista, repórter , pessoas do bem que tem opinião contrária. Pergunto é essa a ideologia do PT ? É assim que o PT quer conquistar o povo brasileiro ainda indeciso com essas badernas e agressões?

    ResponderExcluir
  5. A prisão de Lula não vai mudar o país mas vai deixar muito político pensar duas vezes antes de comenter roubos do dinheiro público. Todos nós sabemos que Lula é culpado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa no triplex. E sabemos que infelizmente o povo do PT não acredita nisso mas provas temos de sobra tais como documentos fotos e depoimentos de testemunhas portanto não falta mais nada para que todos acreditem .desde que o mundo é mundo que sabemos da história através de fotos documentos e depoimentos dos antigos povos. E isso vai continuar assim por muito anos ainda .então está na hora dos petista deixarem a seita e segui .

    ResponderExcluir
  6. Devido ao post que trata da prisão do ex-presidente Lula, um cidadão, que deliberadamente não se identifica, insiste em enviar mensagens raivosas e de ódio para este blog. Pelo estilo e a forma de escrever, trata-se de uma mesma pessoa. Escreve vários comentários, todos carregados de preconceitos, e manda para este blog. O noBalacobaco informa a este cidadão que não vai dar visibilidade às suas manifestações de ódio. Este blog discorda de manifestações que destilam ódio contra qualquer tipo de cidadão, em especial o ex-presidente Lula, principal alvo destas manifestações carregadas de ódio e com conteúdos fascistoides.Por este motivo estas manifestações raivosas, carregadas de ódio e preconceito, não serão publicadas neste espaço. O leitor está perdendo seu tempo em encher a caixa postal deste blog com sua alma raivosa. Não adianta. Seus textos serão ignorados e não serão publicados pelos motivos já expostos. Pode desistir. Aqui não há espaço para este tipo de vômito preconceituoso e de ódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem que vc não publique meus comentários sobre o ladrão Lula mas isso não impede que outros meios de comunicação publiquem a insastificacao do povo brasileiro que estão muito feliz com a prisão de Luis Inácio Lula da Silva. E outra coisa Emanuel seu blog está pouco visitado por que a maioria dos comentários que estão nele foram meus por isso que sei que tem pouquíssimas pessoas visitando seu blog. Vou espalhar em outros meios de comunicação mais visitados a minha felicidade por Lula está preso por que lugar de ladrão é na cadeia. E vcs petista aceitem a derrota por que chegou o fim da linha pra Luis Inácio Lula da Silva.

      Excluir
    2. Pensei que esse blog fosse democrático mas entendi que não se pode expor a opinião das pessoas que são contra o PT ou seja contra o Lula só porque o dono do Blog é petista. Vamos procurar um outro meio de comunicação para publicar nossa opinião.

      Excluir
    3. Pura bobagem - ou é tentativa de provocação - deste leitor aí de cima. Esta história de dizer que alguém é petista é uma forma, na cabeças destas pessoas conservadoras (e este que escreve se inclui neste pacote), de desqualificar alguém com o qual diverge de suas ideias. Se ser petista é estar ao lado de princípios democráticos e sociais que entendem o mundo de forma mais igualitária, com menos pobres e mais equilíbrio social, então eu sou petista. Esta pessoa que escreveu aí em cima vive destilando seu ódio e preconceito contra pessoas com as quais ele discorda ideologicamente. Por este motivo, a quase totalidade de seus comentários (e são muitos os que ele escreve para o noBalacobaco) são excluídos. Este blog não vai alimentar a cabeça raivosa (e doentia) deste tipo de gente.

      Excluir
  7. Peço as autoridades locais que comecem a combater a dengue estamos tendo casos e até agora não vejo nenhum mutirao para combater .preciso que a endemias faça alguma coisa para acabar com essa doença que mataram.

    ResponderExcluir
  8. Crise? quem deixou o nosso país em crise foi o governo do PT, por isso está o Lula preso, e que de agora em diante todos os outros envolvidos também sejam comdenados.

    ResponderExcluir
  9. Quero só saber se esse povo que está na frente do prédio da polícia federal em Curitiba não tem o que fazer ? Esse povo não trabalha ? Não paga contas? Ou estão ali recebendo dinheiro do caixa do PT para ficarem zoando e tirando o sossego da vizinhança? Ou povo Besta!

    ResponderExcluir
  10. Luladrão!! Acabou, PT!! O Brasileiro não aguenta mais!

    ResponderExcluir
  11. É só jogar uma carteira de trabalho lá em frente para espantar esse pessoal

    ResponderExcluir
  12. Com certeza se ninguém trabalha mesmo estão todos sendo pago com o dinheiro da robalheira.

    ResponderExcluir
  13. Luigaris di lardao e na cardeas

    ResponderExcluir
  14. O prefeito de Ceará mirim e de São José de campreste já foram cassados agora so falta o de Gostoso .vamos aguardar

    ResponderExcluir
  15. Estão sendo pagos pelo PT para ficarem acampados lá. Ou povo idiota dormir no chão por causa de um ladrão!enquanto a Gleisi dorme no apartamento de luxo os bestas dormem no frio e no chao

    ResponderExcluir