quarta-feira, 28 de março de 2018

São Miguel do Gostoso encena a Via Sacra com 60 atores na cidade. Milhares de pessoas acompanham



Por Emanuel Neri
Vai acontecer na próxima sexta-feira (30/3), nas ruas de São Miguel do Gostoso, um espetáculo que, ano a ano, se torna mais conhecido em toda a região e atrai a presença de milhares de pessoas da cidade e municípios vizinhos.
Trata-se do espetáculo de encenação da Via-Sacra, com a participação de pelo menos 60 atores. São crianças, jovens, adultos e idosos que representam, em forma de teatro de rua, a tradicional Paixão de Cristo.
O espetáculo começa às 19h da sexta, na sede do Espaço Tear, na avenida dos Arrecifes, bairro do Maceió. Mais de um quilômetro é percorrido até a igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, no centro da cidade.
Até a igreja de São Miguel, há paradas em alguns pontos da cidade, com encenações de atores representando as 12 estações que integram a Via Sacra. O espetáculo culmina com a teatralização da morte de Jesus Cristo.
O Espaço Tear faz parte do CDHEC (Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania), ONG que existe há vários anos em São Miguel do Gostoso. Há uma parceria entre o Espaço Tear e a Igreja de São Miguel Arcanjo para que o espetáculo seja realizado.
Pessoas da cidade também colaboram com a produção e os gastos do espetáculo. Nos meses que antecedem à Páscoa há ensaios da Via Sacra no próprio Tear e em outros pontos da cidade. O espetáculo deste ano tem direção Jhony Ribeiro e produção executiva de Ricardo André.
Além da Via Sacra nas ruas de São Miguel do Gostoso, que já vem se tornando uma tradição na cidade, o grupo de atores do Tear também realiza o Auto do Natal, espetáculo semelhante que ocorre no final do ano.
Outro espetáculo semelhante é realizado durante os festejo do padroeiro São Miguel Arcanjo.
Independentemente do cunho religioso, é muito importante a atuação do Tear em espetáculos desta natureza. Jovens que participam do evento acabam tendo noção do que é uma representação teatral – e isso é muito positivo para a formação destes jovens.
A cada ano a Via Sacra viva de São Miguel do Gostoso é vista por um número cada vez maior de pessoas. Muitas acompanham todo o trajeto da encenação. Mas outras esperam nas portas das suas casas pela passagem da Via Sacra. Pessoas de municípios vizinhos vêm à cidade para assistir a Via Sacra.
O espetáculo, que se desenvolve todo ao ar livre, já é considerado um dos maiores acontecimentos teatrais da região do Mato Grande, que integra 12 municípios do Rio Grande do Norte e do qual São Miguel do Gostoso faz parte.
Mesmo que você não seja católico, vale a pena ver este espetáculo. Trata-se de uma importante mostra da criatividade teatral e da expressão artística dos jovens de São Miguel do Gostoso.

4 comentários:

  1. Sou evangélico e não sou obrigado a gostar e nem a ver esse "espetáculo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E em que momento falaram q vc eh obrigado assistir...(idiota)😠😡

      Excluir
  2. Ao evangélico acima pergunto: Seu Jesus Cristo é diferente do Jesus Cristo da igreja católica, do centro espírita, do umbandista? Jesus Cristo é único não importa sua religião criatura ignorânte a história de Jesus Cristo é única e exclusiva .o que teremos é um grupo de jovens e adultos que irão retratar a história do sofrimento de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os jovens que participaram da via sacra foi um evento muito bonito e organizado nossos atores foram muito bem representado .

    ResponderExcluir