domingo, 11 de março de 2018

Desmoronamento de parte da falésia do Tourinhos é provocado pelo intenso trânsito de veiculos no local



Por Emanuel Neri
Você sabia que desmoronou parte da falésia da praia do Tourinhos? Lamentavelmente, é aquela ponta mais alta e imponente, que fica voltada para o mar – e que pode ser contornada quando a maré está baixa.
As intensas chuvas que caíram na região ajudaram no desmoronamento. Mas a causa principal do acidente foi a permanente diminuição da areia e da vegetação existente no topo da falésia, provocada pela constante presença ali de veículos e quadriciclos que, irresponsavelmente, sobem na falésia.
A falésia do Tourinhos é um dos maiores patrimônios naturais não só de São Miguel do Gostoso, mas também do Brasil. Cientificamente comprovada, aquela falésia tem mais de dois mil anos e foi formada por dunas que, ao longo deste tempo, deram aquela consistência de formação rochosa ao local. 
Tourinhos tem também importante referência histórica. Quando os primeiros portugueses chegaram ao Brasil, a partir de 1500, perceberam que aquela falésia tinha formato de cabeças de touros. Perceberam o mesmo com falésia semelhante em Touros – daí os nomes Touros e Tourinhos.
E é devido a toda esta beleza e importância científica e histórica da falésia que a praia do Tourinhos (foto acima) é considerada uma das mais bonitas do Brasil.
O que leva um ser humano, a não ser por sua gigantesca ignorância, a destruir um patrimônio tão belo como as falésias de Tourinhos?
Ignorância à parte, o fato é que este belo patrimônio natural não tem sido suficiente para conscientizar motoristas de veículos tracionados e usuários de quadriciclos de que aquelas falésias tem que ser preservadas. Nada que se faca para impedir o acesso àquelas falésias conegue resistir à selvageria motorizada destes motoristas.
No ano passado, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso colocou no local enormes manilhas, recheadas com concreto, para impedir o acesso à falésia. Mas até isso foi removido por estes selvagens de carros tracionados e quadriciclos.
Não há limites para a insanidade destes motoristas neste terrível crime ambiental que acontece em Tourinhos.
E o crime ambiental não acontece só em Tourinhos. Antes de subirem nas falésias, parte destes veículos trafega, em velocidade, por toda a orla de São Miguel do Gostoso. Há enormes riscos de atropelamento de pessoas e animais que estão nas praias. E a destruição da fauna e flora das praias é enorme.
São Miguel do Gostoso é um dos maiores nichos de reprodução de tartarugas marinhas do Atlântico Sul. Pois é comum vê marcas de pneus sobre os ninhos de tartarugas, espécie em extinção e que há enorme esforço de ONGs locais, como a a Amjus, para tentar preservar a reprodução deste tipo de animais.
Há muitas ações de ONGs e entidades de São Miguel do Gostoso para impedir esta selvageria do trânsito na orla local. Um dos sinais mais recentes são iniciativas da nova direção da AEGostoso (Associação de Empresários de São Miguel do Gostoso) que, em seu plano de ação, promete combater esta praga de quatro rodas.
Segurança e o governador
Outra grande frente de luta da AEGostoso  são iniciativas para dar segurança a quem trafega, principalmente à noite, pela BR-101, que dá acesso ao litoral norte do RN e a São Miguel do Gostoso. Recentemente foi brutalmente assassinado um motorista local que fazia transfer entre a cidade e o aeroporto de Natal.
Neste sábado (10/3), a nova presidente da AEGostoso, Virna Schmidt Vianello, além de diretores da entidade, entregaram documento ao governador do RN, Robinson Faria, reivindicando uma série de medidas para diminuir a criminalidade na BR-101 e dar mais segurança também a São Miguel do Gostoso.
Este espaço pode ser utilizado pela direção da AEGostoso, principal entidade empresaria de São Miguel do Gostoso, para divulgar sua plataforma de ação com a qual pretende estimular o desenvolvimento do turismo e negócios da cidade. Também está aberta para a divulgação do manifesto entregue ao governador.
O blog também está disponível para que seus leitores se manifestem sobre esta insanidade de motoristas de carros tracionados e quadriciclos que, se não for imediatamente barrada, vai destruir, em pouco tempo, nossas praias, junto com sua rica flora e fauna, além de um dos maiores patrimônios naturais de São Miguel do Gostoso.

42 comentários:

  1. Impedir totalmente o acesso de carros com um muro e só permitir de pessoas. Cada carro grande que passa por lá que parece um tanque de guerra

    ResponderExcluir
  2. O oficio da diretoria eleita da AEGOSTOSO ao governador da o recado, confira a íntegra do documento:

    "Senhor Governador Robinson Faria,

    Nosso município experimentou um acelerado processo de crescimento econômico na última década. A atividade turística e a indústria eólica se somaram à agricultura familiar e à atividade pesqueira para dinamizar nossa economia. Nosso setor de comércio e serviços cresce e São Miguel do Gostoso é hoje o terceiro polo turístico do RN, atraindo turistas nacionais e internacionais.

    Mas temos ai um desafio, o de qualificar esse crescimento econômico em favor da qualidade de vida e da sustentabilidade social e ambiental. Como representantes eleitos para a nova direção da Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso - AEGOSTOSO, assumimos o compromisso de trabalhar por um padrão de desenvolvimento inclusivo e sustentável.

    É uma tarefa a ser construída em conjunto com outras organizações locais da sociedade civil, mas também com os governos local, estadual e federal. Acreditamos nas possibilidades que a parceria do publico e privado como motor desse desenvolvimento e registramos nossa disposição em participar ativamente desse processo.

    Mas a questão da segurança nos aflige neste momento. Apesar do crescente fluxo de turistas e profissionais em nossa cidade, o efetivo policial é reduzido e, ainda temos o agravante das ocorrências serem registradas fora do município nos finais de semana, o que nos deixa sem efetivo policial por longos períodos

    A insegurança vai além dos limites do município, a situação na BR 101 é alarmante. Na manhã do dia 27 de fevereiro passado fomos surpreendidos pela triste notícia da morte do nosso companheiro de trabalho, Breno Felipe, um jovem de apenas 22 anos, trabalhador no transporte de passageiros no trecho aeroporto/Gostoso, brutalmente assassinado na madrugada do mesmo dia. O passageiro, um profissional da indústria eólica, também ferido com um tiro no braço.

    A cidade se mobilizou e o enterro de Breno Felipe se transformou num momento de protesto e pedido por justiça e segurança. Já no dia 02 de março nos reunimos com representantes dos trabalhadores nos transportes de gostoso e formulamos algumas propostas e reivindicações que acreditamos possam contribuir para equacionar o problema da segurança na BR 101.

    Reivindicamos:

    1. Agilidade nas investigações e punição aos responsáveis pelo assassinato de Breno Felipe.
    2. Iluminação nos trevos dos municípios.
    3. Fim dos pontos cegos de sinal de celular na BR.
    4. Substituição da lombada física no trevo de Pitangui, por lombada eletrônica.
    5. Apresentação e implantação de um plano de segurança na BR 101.
    6. Audiência do o Secretário de Segurança Pública com representantes dos profissionais e empresas de transporte e da direção eleita da AE GOSTOSO, para discutir nossas propostas e reivindicações e acompanhar o andamento das investigações do assassinato de Breno.

    São Miguel do Gostoso, 10 de março de 2018


    Saudações,


    Virna Vianello Schmidt
    Diretora Geral Eleita AEGOSTOSO"

    ResponderExcluir
  3. Precisamos urgente dessas medidas para melhorar nossa segurança espero que o governador tenha sensibilidade e resolva o problema da falta de segurança na BR 101 gostaria muito que a AEGOSTOSO faça o possível para ser atendido pelo governador estamos todos com medo de viajar para Natal pois não temos segurança na estrada. Por favor senhora Virna insista na nossa segurança.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos que seja resolvido o problema sobre quem assassinou Breno isso é um pedido tanto da família como dos amigos. A polícia militar precisa fazer honda naquela região e pegar essa quadrilha que está assustando todos que moram no litoral norte. Estamos com muito medo por que esses bandidos estao assaltando toda hora do dia.

    ResponderExcluir
  5. Que bom! Tourinhos devastado. Mas ja' se sabia! Agora e' a vez da rua e praça da Xepa ! Como se pode ser tào irresponsaveis? Uma subestaçao pelo tratamento da m...a , COM TANTO DE SUSPIRIO , entre o Quintal e o mais famosos restaurantes de Sào Miguel?Esta prefeitura ou quem manda nela vai destruir a cidade.Emanuel Neri ajude a sua cidade a nao se perder para ignorancia ou ganancia! Vc pode mobilitar a opiniào publica e os gestores publicos. Assinem ou respondam em baixo para quem concorda.

    ResponderExcluir
  6. Parece que Emanuel não está preocupado com essa lagoa de resíduos que vão contruir na praia da xepa. Tenho certeza que se fosse vizinho a pousada dos ponteiros já teria sido resolvido

    ResponderExcluir
  7. Temos que aproveitar o momento. Esse hotel na vizinha Touros que vai ser o maior do RN vai ajudar muito Gostoso . Vamos nos unir e revendicar mais segurança e melhorias na BR 101. O tráfego de turistas vai aumentar muito, o hotel tem 514 apartamentos, assim como vai aumentar empregos na região e prestadores de serviço. Claro que esse povo todo vira fazer turismo em Gostoso assim como consumir em nossa cidade. Vamos nos unir e crescer

    ResponderExcluir
  8. Mas não foi esse blogueiro que criticou o italiano quando ele não queria deixar abrir a estrada ?

    ResponderExcluir
  9. O conjunto habitacional santo Cristo não tem coleta de lixo diariamente e isso provoca um amontoados de lixo por toda parte do conjunto. Trazendo muita mosca e mal cheiro várias pessoas estão tendo diarréia e vômitos tudo isso provocado pela sujeira que está acontecendo por lá.

    ResponderExcluir
  10. Professores da escola Ana Ribeiro decidiram parar as atividades nesta quarta , quinta e sexta por falta de carteira e cadeiras para os alunos sentarem segundo informações os professores estão indignados pela falta de compromisso do secretário de educação e do prefeito Renato. Só vão voltar a escola depois que as cadeiras e carteiras cheguem a escola como prometeu o secretário Nivaldo Batista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha senhor secretário o senhor teve 3 meses para providenciar as carteiras e cadeiras para nossos alunos porém não fez nada e agora está dando desculpas que o povo não vai aceitar.

      Excluir
  11. Alguém pode me dizer para onde está indo o dinheiro do IPTU que aumentou um absurdo? O povo tá de olho no dinheiro dele

    ResponderExcluir
  12. A prioridade aqui é para o turismo já não temos qualidade na educação temos um secretário de educação sem nenhuma condição de administrar. As coisas estão de mal a pior isso é vergonhoso

    ResponderExcluir
  13. Um prefeito que vai apoiar um governador que acabou com o RN não merece meu respeito .espero que o povo de Gostoso nao votem nesse governador que deixou a população das grandes cidades e também do interior com medo de sair de casa. Robinson Faria não merece nosso voto.

    ResponderExcluir
  14. Prezados, vcs votaram em Dilma e Temer, estão reclamando do que? Agora aguentem as consequências: violência, educação e saúde nota zero. Mas o que valeu mesmo foi o legado deixado pela copa do mundo e olimpíadas

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente muitos políticos locais tem cargos de vereadores como forma de ter emprego esses vereadores não estão na câmara para defender o direito de nós eleitores eles até agora não fizeram nada para garantir o direito de nossos alunos estamos sem aula e nossos pais estão vendo nosso futuro prejudicado pela falta de compromisso do prefeito que foi eleito pelo nosso voto .estamos vivendo algo que não havia acontecido antes na educação local nenhuma gestão anterior teve tantos problemas como a atual gestão isso é o reflexo de uma gestão desastrosa sem compromisso e respeito ao povo de Gostoso. Vários pais estão vendo o filhos fora de sala de aula por irresponsabilidade do prefeito e do secretário de educação e ficam se perguntando que futuro meu filho vai ter se as autoridades locais não estão preocupados com a educação do meu filho? E nenhum vereador que é nosso representante foi a nenhuma escola e nem a secretaria de educação saber a previsão do início das aulas e da creche. Cadê os nossos representantes?

    ResponderExcluir
  16. Dinheiro do IPTU pode ser pago qualquer despesa do poder Municipal, pena que são só dois meses que essa receita melhora, que são os meses de Janeiro e Fevereiro, os outros 10 meses acontece uma queda de mais de 70% da receita, a questão da educação, saúde, segurança não é só uma questão nossa, digo aqui do nosso Município, a mesma é no Brasil inteiro, mesmo assim diante de tantas deficuldades se tem um Prefeito que busca o melhor para nosso Município, críticas são normais, aí se pergunta qual foi a gestão que nunca foi criticada?, claro tem gente por aí que ganha prá isso que é viver criticando a atual gestão.

    ResponderExcluir
  17. Cadê as carteiras e cadeiras para nossa escola senhor secretário?só no Ana Ribeiro faltam 50 cadeiras cadê o dinheiro da educação?

    ResponderExcluir
  18. Tenho 16 anos e sou aluna da escola Ana Ribeiro estou estudando a noite e não entendi por que uma professora que se formou em educação física está dando aula de história? Gostaria muito que o secretário nivaldo me desce essa resposta por que isso não é normal.

    ResponderExcluir
  19. Já estou de saco cheio de ver carros e motos e quadriciclo circulando na orla da praia de São Miguel do Gostoso .acho muito errado esse ato de irresponsabilidade gostaria que o poder público resolvesse de uma vez essa situação. Espero que ninguém morra atropelada antes .principalmente as crianças que não tem o direito de correr na orla por causa do trânsito.

    ResponderExcluir
  20. Vejo que o prefeito Renato está sim fazendo algumas obras tais como calçamento de algumas ruas .mas na educação ele está com nota zero pois permitiu que faltasse material de precisão tais como carteiras e cadeiras e permitiu mais um erro grave deixando que professores de outras disciplinas estejam dando aula de disciplinas diferentes da qual se graduaram isso atrapalha muito o rendimento do aluno e também do professor levando a um caos na educação..não se pode aceitar que professores que sejam formados em determinadas disciplinas dêem aula de outra da qual desconhece. Isso é crime

    ResponderExcluir
  21. E quem está assinando a disciplina de história? Tem que ser um professor com licenciatura nessa matéria. Senão não fecha o ano letivo. É um dando aula e outro assinando a disciplina. Podemos tirar as dúvidas com o Ministério Público

    ResponderExcluir
  22. As críticas ao prefeito é uma prova da péssima

    ResponderExcluir
  23. Calçam en to de algumas ruas ? E porque não acaba a rua das Ostras. Fica essa vergona de uma rua pela metade e o que se entende é que o Prefeito de propósito não acaba a obra. Podia não ter começado que era bem melhor. Se calça outras ruas dinheiro não foi o problema. Então sr Prefeito qual é o problema ? Nos dê uma resposta. O IPTU lá é um absurdo

    ResponderExcluir
  24. Tenho visto tantas pessoas que ao terem poder se transformam em pessoas mesquinhas e com o poder de humilhar pessoas do bem .é preciso lembrar a pra quem está no poder que tudo passa que nenhum cargo é pra sempre que é preciso ter cuidado com as atitudes diante dos seres humanos e respeitar as

    ResponderExcluir
  25. Senhor secretário de educação cadê as carteiras e cadeiras para as escolas? Ana Ribeiro no turno matutino não tem aula. Zuza não tem aula. Cadê sua promessa de compra de cadeiras e carteiras o senhor prometeu em reunião com os pais dos alunos que as carteiras e cadeiras chegariam na semana passada e até agora não chegou meu filho continua sem aula já estamos no meio de março e não tem aula como é que o senhor vai manter os 200 dias letivos que por lei devem ser cumpridos se em 30 de novembro já vai acabar contratos vai comenter os mesmos erros do ano passado.?? Isso é crime viu Nivaldo Batista.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente o secretário de educação está totalmente perdido. outra coisa, para que 200 dias de aula sejam cumpridos as aulas deveriam ter iniciado em fevereiro. coisa que nunca aconteceu em Gostoso.

      Excluir
  26. Já ouço os políticos em suas campanhas falando que vão trazer de volta a segurança ,educação e saúde para nosso estado e município mas infelizmente não poderei acreditar em nenhum deles por que não tem como acreditar em tantas mentiras não acredito no Brasil nem no governantes do meu estado nem do meu município são todos iguais só pensam em bens próprios por isso não vou votar em nenhum mentiroso.

    ResponderExcluir
  27. Vários nomes já estão sendo falados para a eleição para prefeito .Leandro Ferreira, ze ari , Caio Fernandes, ze de Luzenario , Miguel Teixeira, Davi Neri, Azenate Dona letinha .será que esses candidatos estão prontos para assumir são Miguel do Gostoso? Será?vamos ver quem vai ganhar essa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara vou dizer uma coisa desses que tem ai eu votava em leandro ferreira, uma pessoa do bem e que gosta das coisas certas

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. farinhas do mesmo saco!

      Excluir
  28. Acreditar em políticos? Não, devemos acreditar no povo que vai cobrar, exigir que o seu dinheiro seja bem aplicado, que não haja roubo. Viu? Fácil assim. Político que não fizer será cobrado até o fim e desmascarado. Agora quando o povo não cobra aí tem que acreditar ou não. Por isso que críticas e reclamar é sim cidadania. Parabéns a todos que postam reclamando e exigindo. Essa é a voz do povo e sem ela só há silêncio que infelizmente é a ausência da cidania

    ResponderExcluir
  29. Durante a gestão de João Wilson foi criada uma lei onde os funcionários recebiam o décimo terceiro salário no mês de aniversário. Essa lei foi respeitada durante as gestões de Miguel, Fafa .mas infelizmente o prefeito atual tem desrespeitado essa lei municipal isso é um absurdo e chega a ser abusivo essa é uma falta de respeito com uma lei criada e aprovada pelos vereadores da época mas que Renato não quer respeitar acho que já não precisa de mais nada para ele ser considerado o pior gestor de todos os tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram votar no liso pois agora aguentem as burrices que ele tem feito

      Excluir
    2. Esse prefeito não tem noção do que seja lei municipal acha que pode passar por cima das leis. Por isso que eu não votei nesse cidadão por que eu já sabia que ele não tinha nenhuma noção de administração e iria afundar são Miguel do Gostoso. Desejo que o próximo candidato seja um grande homem com princípios e valores que faça do meu município um lugar digno de se viver

      Excluir
  30. Acho que Renato de Doquinha não está preocupado com um reeleição. Tudo leva a acreditar que não.

    ResponderExcluir
  31. Secretário de educação pega carteiras e cadeiras de escola dos distritos e deixa escolas do Distrito sem aula .ou seja descobriu um santo pra cobrir outro. Que absurdo senhor Nivaldo Batista

    ResponderExcluir
  32. Tenho uma opinião bastante pessoal de todas as gestões passadas da cidade de São Miguel do Gostoso. A nossa primeira gestão foi de muito trabalho e experiências que as vezes dava certo as vezes não dava mas devo confessar que tivemos uma excelente secretária de saúde. Teresa Neri .na segunda tivemos mais uma gestão que tivemos uma excelente secretária de educação senhora Elba Teixeira onde todos os direitos dos educadores foram atendidos inclusive o piso salarial .Não terceira também tivemos destaque para a secretária de saúde que mais uma vez foi Teresa Neri excelente profissional que fez o posto de saúde funcionar de verdade era limpo e organizado .porém nessa atual gestão não vejo nenhum secretário se destacar pra mim todos são inexperientes sem noção do cargo que ocupam não vejo nenhum deles fazerem nada tudo que temos é muita falta de respeito com os funcionários e com a população de São Miguel do Gostoso. Acho que as escolhas do atual prefeito foram todas de péssima qualidade .principalmente na educação e saúde. Esses são os piores .ainda não aprenderam nada do que é administração pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o leitor(a) acima. As coisas foram exatamente como essa pessoa falou tivemos ótimas secretárias mas nessa atual gestão não temos ninguém que mereça elogio são todos sem noção. Infelizmente .

      Excluir
    2. O anônimo acima disse que a senhora Elba como secretária de Educação valorizou os Professores, pelo contrário na gestão de seu marido Miguel, o salário do Professor ficou defasado pois o Professor não ganhava dois salários mìnimos, pois o mesmo não cumpriu o piso estabelecido pelo governo Federal, muitas pessoas usam os meios de comunicações para postarem algo totalmente o contrário, Tereza Neri como secretária de saúde foi afastada logo no início, Tereza Neri trabalhou em toda gestão foi na Administração de Fafá.

      Excluir
  33. É triste saber que não temos seriedade na atual gestão. Tem que saber trabalhar e ter experiência no que faz . Se o prefeito não tinha que pelo ao menos coloque pessoas que tem. Cargo de prefeitura não é presente nem lugar de amigo. Afinal é o dinheiro do povo de nossa cidade que paga os salários e perde quando tem má administração.

    ResponderExcluir