sábado, 3 de fevereiro de 2018

Exposição de artista plástica na Galeria ArteZero, Iasnin, destaca beleza de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Se você ama São Miguel do Gostoso, não pode deixar de visitar a nova exposição da Galeria ArteZero, que funciona no Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), no centro de São Miguel do Gostoso.
A exposição “Reverência ao Mar”, da artista plástica Rox, italiana que mora na cidade há oito anos, tem tudo para satisfazer o orgulho de quem ama São Miguel do Gostoso. Com certeza você não ficará indiferente diante do trabalho de Rox. São mais de dez telas, todas retratando a beleza do mar local (foto à esquerda). 
A galeria ArteZero e o Iasnin estão se transformando em um espaço de referência para as artes em São Miguel do Gostoso. Na semana passada, foi encerrada a exposição de fotos do premiadíssimo Alberto Ferreira  e do fotógrafo local Ariclenes Silva. A mostra ficou ali por dois meses.
Além de exposições de fotografia, já foram realizadas neste espaço mostras de pintura, designe e escultura. A cada mês haverá sempre uma nova exposição de arte naquele local.O objetivo é difundir arte e cultura para moradores e visitantes de São Miguel do Gostoso.
Agora chegou a vez da galeria ArteZero e do Iasnin exibirem o trabalho de Rox. Vá conhecer esta exposição. Veja como uma artista, que não nasceu no Brasil, manifesta uma incrível sensibilidade com a beleza de São Miguel do Gostoso. Esta exposição, aberta dia 2 de fevereiro, vai até o final deste mês.
Abaixo, leia comentário, que serve de apresentação para  quem visita a exposição, escrito pelo autor deste blog, que também dirige o Iasnin e a galeria ArteZero. A exposição, aberta no dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, vai até o final deste mês.
As Cores de São Miguel do Gostoso
Imagine uma cena em que alguém, durante horas a fio,  fotografa um único cenário. Dependendo da hora do dia, estas fotos têm cores e tonalidades diferentes, devido à luminosidade da hora em que as cenas são fotografadas.
Assim é o trabalho da artista plástica Rox, de origem italiana, que mora em São Miguel do Gostoso há oito anos.
Com uma diferença. Em vez de fotos, Rox pinta em madeira, com incrível sensibilidade, a imensidão da praia e do mar de São Miguel do Gostoso. Tudo depende da coloração do sol e da água do mar na hora do olhar de inspiração de Rox.
Se for pela manhã, a pintura sai mais brilhante, devido à intensidade do sol. Se for à tarde, a tonalidade do céu e do mar é mais alaranjada em função do pôr do sol. Se for no início da noite, dá para ver o mágico reflexo da lua sobre a água do mar.
A variação cromática nas telas da Rox é uma característica do trabalho desta habilidosa artista.
Além do branco da duna, pode-se notar neste belo trabalho a mudança de cores do mar de São Miguel do Gostoso. No início, você vê um mar com um verde mais escuro. Na sequência, observa águas com um verde mais claro para, no final da linha do mar, aparecer um azul anil intenso. Toda esta profusão de cores vai desaguar no azul mais claro do céu, já na linha do fundo do mar.
Assim é o mar de São Miguel do Gostoso.
Poucos artistas pintam São Miguel do Gostoso com tanta beleza. As telas da Rox revelam, com emoção, o que a cidade tem de mais bonito – a exuberância das cores formada pelo conjunto de dunas, do mar e do céu.
A exposição “Reverência ao Mar”, aberta no Dia de Iemanjá,  traz toda esta colorida beleza para alegrar os corações de quem ama São Miguel do Gostoso.
A Galeria Arte Zero e o Iasnin sentem-se felizes em exibir este belíssimo trabalho aos olhos dos gostosenses – e de todos que amam São Miguel do Gostoso.
Com sua profusão de cores, Rox  toca direto no coração de todos nós.
São Miguel do Gostoso, 2 de fevereiro de 2018
Emanuel Neri – Iasnin, Galeria ArteZero

42 comentários:

  1. Prefeitura não divulgou a programação do carnaval aqui em gostoso. Gostaria de saber ate que hs vai ter o barulho na praia preciso me programar junto com os idosos que moram comigo.

    ResponderExcluir
  2. Carnaval a cada ano fica pior com músicas horríveis repertório de mal qualidade. E um prefeito que está devendo aos funcionários e ainda vai fazer carnaval?? O povo que trabalha no posto de saúde como ASG nao receberam o pagamento e os garis também estão com salários atrasados. Os professores efetivos também não receberam. E a prefeitura ainda vai fazer festa de carnaval. Vai desobedecer ao ministério público??

    ResponderExcluir
  3. Taí não sabia que aqui em Gostoso já existe um abrigo para pessoas idosas, muito bem me diga pelo menos o endereço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é abrigo seu ignorânte é minha residência ja vi que vc é do tipo que nao tem respeito com as pessoas. Principalmente com os idosos que moram na praia da xepa.

      Excluir
    2. Quanta ignorância deste cidadão ai de cima. Ele chama ironicamente de "abrigo para idosos" o fato de um leitor reclamar(comentário que provocou esta reação grosseira)do barulho provocado por festas populares, em especial o Carnaval, que vai até 4h da manha, na praia da Xepa. Quanta estupidez em uma pessoa só. É como se o idoso não tivesse o direito de exigir mais silêncio na hora em que ele tem que repousar. O mundo está cheio de ignorantes, gente absolutamente estúpida. Mas este cidadão aí de cima supera os limites da ignorância.O sujeito aí por acaso não tem pais ou avós que costumam dormir mais cedo e reclamam do barulho que não os deixa sossegar?

      Excluir
    3. Exatamente tenho avô e avó que precisam ser respeitados dormem cedo por que ja estão cansados e essas festas sem controle ficam incomodando eles dormirem por causa do barulho e não é aceitável terminar as 4 hs da manhã isso é um absurdo.

      Excluir
  4. Ao anônimo acima, olha você fala que o salário de alguns funcionários está atrasado, e pergunta-se em todas as gestões aqui do nosso Município, tem acontecido isso, sabe porque?, porque o dinheiro não dá para pagar todos dentro do mês, aí fica para o dia 10 do mês subsequente, atrasado um pouco masd que está se pagando, e isso está acontecendo em todas as Prefeituras do nosso Estado.

    ResponderExcluir
  5. O pior e' que os turistas que vem aqui no carnaval e' porque querem fugir do agito e confusao que sempre acompanha esto tipo de festas em todo Brasil.Ninguem que vem de fora quere saber dessas festas obcenas e badernosa , e ao contrario tudo isso atrapalhara o turismo, que da emprego a centenas de nativos tbm! Os turistas apontam em Sao Miguel pelo sossego e tranquilidade que so destaque da nossa cidade.mas ao contrario ninguen vai durmir antes das 4 horas da manha so para satisfazer um bando de alcolatras que como terminera a festa comencaram com motos , gritaria, paredoes. Me da muita tristeza esta incapacidade de gerenciar uma cidade como SMG,Com um futuro brilhoso pela frente que ninguem dos administradores sabe zelar e cultivar... falta de policiamento, as praias sempre mais suzias, o povo sem lei, droga a cada esquina...mas possivel que ninguen nao esteja nem ai?? Boa sorte e um alegre carnaval aos moradores e hospedes das pousadas da Xepa e arredores! DESORDEM E REGRESSO!!!

    ResponderExcluir
  6. Vereadores de Touros criaram uma lei que proíbe motos trafegarem com cano adulterados isso melhorou muito o barulho nas ruas quero ver aqui em gostoso qual vereador vai criar essa lei .por que não aguento mais ficar com esses motoqueiros barulhentos.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo VC deveria ter um pouco mais de respeito pelas pessoas, pois vc também vai ficar velho e vai precisar morar em algum lugar. E isso não quer dizer que seja um abrigo de idosos. Pois conheço casas em que moram pais,avois, bisavô e se Deus quiser quero viver tudo isso. A palavra e (RESPEITO)

    ResponderExcluir
  8. Prefeito Renato ja começou com as contratações e isso vai dar um aumento na folha de pagamento causando atrasado no pagamento dos efetivos

    ResponderExcluir
  9. Nao é possível que essa festa ridícula de carnaval va ate as 4 hs da manhã nenm estou acreditando que falta de respeito com quem mora próximo isso não é pra ninguém aceitar. Que fosse ate as 2 hs.

    ResponderExcluir
  10. Nao tem condições esse carnaval ir ate as 4 hs da manhã. Isso é exagero mas devemos lembrar que isso foi promessa de campanha de Renato por que muitos jovens reclamavam na época da gestão de Fátima Dantas por que ela tinha consciência e terminava as festas mais cedo mas esse Renato exagerado vai fazer o que os jovens que elegeram ele sempre quiseran : festa de carnaval ate o amanhecer. Isso é mais uma prova da péssima gestão. Falta de respeito a quem mora próximo da festa .

    ResponderExcluir
  11. Olha na minha residencia existe pessoas idosas e moram aqui vizinho na praia da xêpa, e lhes digo com toda franqueza nada impede o sono deles, agora umas poucas pessoas que só querem levar pelo lado político ficam tentado passar uma coisa para a população que não é verdade, se existe os pertubados com as festividades do carnaval, existe também os que gostam do carnaval que saem para se divertirem, e os que durante os quatro dias trabalham nas suas barracas para ganhar o sustento de seus familiares, vamos ver os dois lados da moeda, não é só criticar isso e aquilo porque sou contra a atual gestão, a política já passou e ainda falta mais três anos para quem sabe você mudar tudo isso, afinal criticar é muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito nisso o som alto e o barulho incomoda ate os defuntos do cemitério mas a vdd é que vc Deve ser um eterno babão do prefeito pra aceitar um absurdo desse

      Excluir
  12. Povo babão Deus me livre aceitam ate os erros desse prefeito sem noção.

    ResponderExcluir
  13. 70% das prefeituras do RN estão fazendo processo seletivo para educação saúde e outros setores. Aqui em Gostoso nao se faz por que o prefeito Renato vai continuar contratando de forma desenfreada para cair na berlinda outra vez. Vai sobrecarregar a folha de pagamento e não terá dinheiro para pagar os funcionários. Essa será a realidade.

    ResponderExcluir
  14. Que idoso não se incomoda com barulho de carnaval só pode ser mentira da boa. Minha avozinha adoece com o barulho
    Vejo gente dizer que tem muita gente que gosta de brincar carnaval. Brincar é uma coisa agora bebedera, fazendo sexos nas esquinas e mais outras coisas que usam que são proibidas e além da rua ficar com catinga de urina. Sem policiamento vira uma festa de tudo que é ruim e não me diga que as autoridades não sabem o que acontece na madrugada nessas festas. Portanto isso não é brincar carnaval e sim acabar com uma festa em nome de tudo que é fora da lei.
    Os idosos e as crianças sofrem demais com o barulho infernal . Tenham respeito porque vocês vão ficar velho já. Não precisa morar na Xepa, mesmo longe o barulho é triste. O povo nativo de Gostoso gosta é de silêncio e tranquilidade

    ResponderExcluir
  15. Segundo informações de um professor e médico da universidade do Rio de janeiro o mosquito da dengue também transmiti a febre amarela isso é preocupante por que aqui por ser uma cidade turística temos varias pessoas vindo de cidades que tem a doença e pode trazer o vírus da febre amarela. Acho que os donos de pousadas devem procurar saber se as pessoas que fazem reservas ja estao vacinadas pra evitar a chegada da febre amarela por aqui .ainda na entrevista o médico falou que o melhor seria todo o país ser vacinado para evitar uma epidemia.

    ResponderExcluir
  16. Nota zero pra organização do carnaval. Primeiro porque um evento como esse tem muita gente bêbada drogada e isso causa muitos problemas para a pessoas que trabalham na segurança e na saúde por que além de ter muita briga provocada pelo exagero dos foliões que nao sabem brincar por que muitos pensan que carnaval é pra fazer tudo por isso não aceito uma festa como essa terminar tao tarde nao entendo como o ministério público aceitou esse horário na minha opinião um absurdo .prefeito sem noção.

    ResponderExcluir
  17. O prefeito Renato tem feito exatamente o que o público jovem sempre quis festas ate o dia amanhecer tirando o sossego de várias pessoas inclusive dos idosos que moram próximo da praia da xepa considero isso uma falta de respeito com a população local e com está aqui para descansar. Infelizmente teremos que suportar esse absurdo.

    ResponderExcluir
  18. Prefeito Renato nao tem noção de gestão e ja começou o ano com muitas contratações isso vai levar a prefeitura não pagar em dia os salários dos concursados vários cargos comissionados ainda estão ativos e ainda estamos com o nepotismo.

    ResponderExcluir
  19. Mas os IPTU deram uma subida vergonhosa. Agora tem que cobrar o metro quadrado de uma rua o mesmo para todos. Tem gente pagando o dobro do IPTU de um terreno ainda menor que o vizinho da mesma rua e isso não pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isso as ruas estão cheias de lagoas e cadê o dinheiro que agente paga de IPTU ??

      Excluir
  20. Em dias de chuva a entrada da rua das ostras fica uma verdadeira lagoa isso ocorre porque havia duas galerias qye funcionavam na entrada da rua mas infelizmente o caminhão do dono de um material de construção quebrou essas galerias e nao concertou e os moradores é que estão no prejuízo. Pedimos as autoridades locais que façam alguma coisa para resolver o problema da lagoa pois é uma rua que dar acesso a creche e as crianças tem que passar por dentro da lama pra chegarem a creche. Também enfrente a creche existe uma lagoa por ser uma parte baixa e não ter galeria no local alguns moradores ja tiveram suas casas invadidas pela água da chuva e o que é mais absurdo é que esse problema é antigo e bem no centro da cidade onde todos os dias passam funcionários da prefeitura que sao responsáveis pelo setor de obras. Existem ate alguns motorista que fazem a contra mão para nao passarem nas duas lagoas e isso pode provocar acidentes. Atenção autoridades locais façam o serviço para melhorar a vida dos moradores da rua das ostras. O IPTU ja chegou agora queremos as obras .

    ResponderExcluir
  21. So foi a chuva chegar e ja vimos que algumas obras precisam ser feitas com urgência estamos com uma grande lagoa na rua das ostras e esse problema faz tempo. Vamos ver se o prefeito Renato vai resolver ou vai fazer igual aos antigos gestores ignorar.

    ResponderExcluir
  22. Lagoa da rua das ostras é um descado com os moradores esse problema é antigo e ninguém faz nada. Quando passa um carro toda água se espalha e entra em uma residência de um comerciante morador da rua. A outra lagoa enfrente a alguns comércios também prejudica os moradores pedimos a gentileza do prefeito junto ao secretário de obras que faça alguma coisa pra acabar com o problema .

    ResponderExcluir
  23. Porque não termina essa rua das Ostra? Fica pela metade com cara abandonada. O que é isso? Que vergona! Quando a arrecifes tá cheia os carros tudo desvia para essa rua das Ostra. E não vem dizer que o dinheiro acabou porque depois quando parou a obra pela metade muitas ruas depois foram calssadas. Que conversa é essa ??????

    ResponderExcluir
  24. Até em outras ocasiões tenho elogiado este canal de informações, mas parece que existe pessoas que se identificam como anônimas que o tempo todo só falando da atual gestão, como sabemos as coisas não estão bem, mas toda hora pessoas que parecem que não tem outra coisa pra fazer e ficam com tantos comentários repetitivos, acho que o Sr.bloguista deveria pelo menos cortar o barato de tantos comentários assim, e vejam que muita gente hoje já diz que antes não se observava tanto isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao leitor acima os comentários sao as vezes repetitivos e mesmo assim a gestão nao resolve o problema imagina se nao houvesse comentários?provavelmente vc deve ser um dos aliados da gestão e por isso está se sentindo incomodado com o número de reclamações que a população de Gostoso tem feito nao só a esse blog mas em qualquer lugar da cidade sabe por que ? Porque o prefeito Renato nao tem nenhuma condição de administrar uma cidade por ser um ignorante e por isso não tem como as pessoas nao reclamarem da gestão. E quanto ao blog esse espaço foi criado para que pessoas possam reclamar do que está errado e quando estiver elogios também possam públicar nesse espaço porém devo confessar que existem mais reclamação do que elogios.

      Excluir
    2. O mais interessante disso é que VC também se indentificar como anônimo, que na certa também não tem o que fazer.

      Excluir
  25. São Miguel do Gostoso é uma cidade muito bela vale a pena visitar tem excelentes pousadas e ótimos restaurantes eu particularmente gostei muito de passar 8 dias nesse paraíso. Mas teve uma coisa que eu não achei favorável foi o alto custo nos preços de alguns restaurantes, pizzaria sou Rio Grande do Sul e fiz uma comparação e achei que em São Miguel do Gostoso existe um certo exagero no preço dos produtos vendidos nos restaurantes locais .isso tira o turista da rota principalmente em esse momento de crise econômica que o país está passando. Fiquei em uma excelente pousada em frente ao mar lugar muito tranquilo chamado Santo Cristo devo voltar nas férias do meio do ano quando a universidade de Porto Alegre tiver recesso espero encontrar os preços mais favoráveis ao turista por que dessa vez virei com a família.

    ResponderExcluir
  26. Quem fez o comentário acima dizendo que as pessoas criticam a atual gestão e que elas não tem o que fazer e ainda pode que o sr dono do blog não coloque todos os comentários. Graças à Deus temos crítica à atual gestão e quando se torna repetitiva é porque está virando necessidade. A atual gestão tem que agradecer que tem as críticas e que com isso o sr Prefeito possa fazer o que mais pede a população. Por isso digo que se não fosse as críticas não podemos ter participação da população que essa meu senhor é que paga com seus impostos o salário do prefeito. Portanto peço que cada vez mais a população participe com críticas e quem sabe elogios também. Parabéns senhor Emanuel espero que o senhor saiba o quanto tem feito de positivo para o desenvolvimento de nossa querida São Miguel do Gostoso. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  27. Toda segunda feira é um verdadeiro caos na rua principal já está na hora de mudar essa feira para a rua do ginásio para não haver esse absurdo de carros bloqueano a rua principal. E ver se os motoristas respeitam o estacionamento em mão única nas proximidades do correios até o vital .

    ResponderExcluir
  28. E mais uma vez acontece, alunos das universidades, não estão indo as aulas por falta de transporte e não tem como tolerar é inaceitável qye depois de 45 dias de férias o prefeito junto a secretaria de educação e transporte não tenha feito a manutenção dos ônibus escolares sinto falta da gestão de Miguel Teixeira qye nunca deixou um só aluno sem ir à Natal nem João câmara por falta de transporte. É impossível elogios para uma gestão desastrosa como essa que temos um verdadeiro descaso com esses jovens universitários que estão lutando para ter um futuro melhor e são impedidos pela falta de compromisso dessa gestão que não valoriza a educação. Nota zero para prefeito, secretário de educação e secretário de transporte. Vcs me envergonham.

    ResponderExcluir
  29. Falta da gestão de Miguel Teixeira?, aquele mesmo que deixou a nossa cidade um lixão, o salário dos funcionários defasados, deixou vários prestadores de serviço sem receber, e o INSS dos funcionários atrasado, na saúde que nada funcionava faltava de tudo dos médicos aos medicamentos, estradas em péssimas condições, é isso mesmo quem não lembra da época dele?, perseguição não faltava a muitos porque não votaram nele, como se o dinheiro público não fosse de todos nós, todos são iguais não puxo o saco de ninguém, mas a verdade é prá ser dita, gente da mente curta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk nunca houve um prefeito que fez mais pela educação e saúde como Miguel Teixeira. Valorizou desde do aluno da creche até o universitário. Coisa que nenhuma outra gestão tem feito. O que vejo hj é um município com contrato em excesso e atraso de pagamento a os funcionários e aos fornecedores. Esse prefeito deve a todos os fornecedores até o carro que fazia a coleta do líxo deixou de fazer em pouco tempo por falta de pagamento hj temos um caminhão velho que passa derramando o lixo pela rua e um trator que vive mais quebrado do que funcionando .não pagou nem ao lava jato que lavava os carros da prefeitura. Prefeito Renato não pagou nem o décimo terceiro salário dos funcionários. Não paga os contratos em dia nem mesmo aos babão. Esse é o que temos por aquilo. E que vai cair fora pela péssima gestão .

      Excluir
  30. Verdade, sou professora e o meu salário não chegava a dois salários mínimos, da gestão de dona Fafá e agora com Renado chega a mais de quatro salários mínumos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou mentira danada kkkk se vc está ganhando mais de 4 salários mínimos tem algo errado acredito que vc seja uma babona do prefeito por isso que está ganhando tanto assim.

      Excluir
  31. É São Miguel do Gostoso está mau de professores! ( mínumos ) kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  32. Na época do ex.Prefeito Miguel, todo o funcionário ficaram com o salário defasados, o pessoal da limpeza não ganhavam a metade do salário mínimo.

    ResponderExcluir