sábado, 24 de fevereiro de 2018

AEGostoso escolhe nova direção para impulsionar o turismo local. Turismo cresce com AEGostoso forte



Por Emanuel Neri
Atenção empreendedores de São Miguel do Gostoso.
Chegou a hora de eleger uma nova diretoria para a AEGostoso (Associação de Empresários de São Miguel do Gostoso). A eleição está marcada para o próximo dia 27 (terça-feira), às 19h, durante assembléia no Centro de Cultura. Na segunda (26), 11h, encerra-se o prazo para inscrição de chapas.
Até agora existe uma chapa, liderada por Carlos Campos, que trabalha com energia eólica (Serveng), mas que, em São Miguel do Gostoso, tem empresa de prestação de serviços, e outra chapa liderada por Virna Schimdt, do Bodega Café. Virna também lidera o projeto de Segurança Coletiva que funciona na cidade,sustentado por empresários e moradores locais (veja informação completa abaixo).
Além de Carlos Campos, a chapa que se apresentou para disputar a direção da Aegostoso é composta por alguns nomes que já participam da atual diretoria. Entre eles estão João Scomparim, atual presidente, que passaria a ser diretor Financeiro, e Emir Dassouki, que ficará como diretor Adjunto.
Há alguns nomes novos, como o casal Francisco e Marilda Fortes, que estão instalando uma agência de turismo na cidade, nos cargos respectivos de diretor de Negócio e de Administração. Marcos Bohler será diretor de Comunicação. Há mais cinco nomes que compõem o Conselho Fiscal.
A AEGostoso tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo de São Miguel do Gostoso (foto acima, praia do Maceió). Com mais de 100 sócios, ela tem representatividade, mas enfrenta problema sério de adesão e participação dos associados nas decisões da entidade. Com isso, a AEGostoso fica sem respaldo para realizar suas ações.
Este foi um problema tão sério que, nos últimos tempos, chegou-se mesmo a ventilar a possibilidade do fechamento da AEGostoso. Isso seria péssimo para o desenvolvimento do turismo local. A AEGostoso é a entidade que representa o turismo local junto à Prefeitura, órgãos estaduais e nacionais,  e outras atividades de negócios.
Mas a importância da AEGostoso pesou na hora em que tudo parecia fracassar. Em assembleia em janeiro, decidiu-se criar uma comissão para conduzir o processo eleitoral e a escolha da nova direção. Liderada com habilidade por Ademar Almeida, da Pousada Chica Pitanga, achou-se o caminho para a sucessão.
Seja com quem estiver em sua direção, a AEGostoso tem que continuar – e ser forte. Mas é importante que a nova direção se paute por um plano de trabalho para impulsionar o turismo. O turismo gostosense é uma espécie de cadeia da atividade econômica local. Se o turismo cresce, muitas atividades econômicas também crescem.
Mas para isso é preciso definir qual o tipo de turismo (e de turistas) que se quer para São Miguel do Gostoso. João Scomparim, atual presidente, defende, junto com outros associados, que se defina um perfil que identifique em que pé está o nosso turismo e aonde ele quer chegar. Qual será o futuro do nosso turismo?
Um perfil turístico da cidade servirá de base para a montagem de um plano de planejamento estratégico. Só assim o turismo local – e toda a sua cadeia econômica – poderá dar um salto de qualidade. Quanto mais organizado, mais crescerá o turismo da cidade, criando mais renda e mais empregos para a população.
E é preciso também que a AEGostoso tenha força suficiente para defender medidas para que a Prefeitura prepare melhor a cidade para estes próximos anos. Há muitos problemas na cidade. Um deles é o trânsito sem controle nas ruas e nas praias da cidade. Outro é o surgimento de barracas de comércio em praias, como Tourinhos.
Se isso não for controlado, o turismo tende a fracassar.
Mas há muitos outros problemas a serem enfrentados pela nova direção da AEGostoso. Mas, para isso, é fundamental que a entidade conte com o apoio de seus associados.
E o primeiro passo desta nova batalha é a eleição para a escolha da nova diretoria, neste dia 27 de fevereiro. Todos devem participar deste processo de escolha da nova direção da AEGostoso.
A segunda chapa
Depois que este post foi fechado, na noite do último sábado, uma segunda chapa foi formada para disputar a sucessão na AEGostoso. Esta decisão, junto com a composição da chapa, só foi definida na tarde deste domingo (25/2). A chapa, que fará oposição à chapa  já lançada (leia acima), tem Virna Schimidt, do Bodega Café, na Diretoria-Geral. Virna lidera, com Sebah Campos (Spaço Mix), projeto de Segurança Coletiva.
Conhecidos nomes de pousadas e restaurantes da cidade completam esta chapa. Como diretor-adjunto, segundo cargo mais importante na hierarquia da AEGostoso, está Umberto Montalto, da Pousada Ilha dos Ventos. A diretoria de Negócios ficará com Camila Simon (Restaurante Phantai).
Mais nomes da nova chapa: Beatriz Scott (Albergue da Jangada) ficará com a Diretoria de Administração, enquanto Carlos Ferreira (restaurante Jangadeiro) vai responder pela Diretoria de Comunicação. No quadro executivo desta chapa falta definir apenas o diretor Financeiro, que deve ficar entre Eloá (Pousada do Gostoso) ou João de Oliveira.
Outros cinco nomes, na maioria de pousadas e restaurantes, compõem o Conselho Fiscal, incluindo titulares e suplentes.
É importante que haja uma segunda chapa disputando a AEGostoso. Sinal de que a disputa será mais democrática e que deve vencer aquela chapa que apresentar, para os associados da entidade, a melhor proposta de como conduzir o turismo local. Antes da eleição, nesta terça (27-2), 19h, no Centro de Cultura, deve haver debate entre integrantes das duas chapas. 
Este blog está à disposição das duas chapas. Qualquer um dos seus integrantes pode se manifestar usando o espaço dos "comentários" para expor suas propostas de como administrar a AEGostoso - e por tabela o turismo e consequentemente a cadeia produtiva de São Miguel do Gostoso - pelos próximos anos.
 

15 comentários:

  1. Parabéns Emanuel, mais uma vez você acerta e traz um tema de grande importância para a comunidade de Gostoso. Com uma AE GOSTOSO forte e participativa poderemos (como empresários) organizar melhor as nossas contribuições para o desenvolvimento econômico do nosso município.

    Como você bem registrou no texto nossa associação é representativa (mais de 100 empreendimentos associados) mas nosso desafio é resgatar a participação democrática e reforçar a legitimidade da próxima direção para nos representar junto aos outros setores da sociedade e governamentais.

    O processo eleitoral vem dando conta dessa tarefa. A reunião pré eleitoral que realizamos para estimular o debate com e entre os candidatos, contou com a participação de 25 associados (representação de mais de 30 empresas). Participação poucas vezes observada na vida da associação.

    Acredito que teremos uma assembleia eleitoral muito participativa e fechará com chave de ouro esta primeira etapa da longa e permanente jornada pelo fortalecimento da nossa organização. A próxima etapa vai depender da capacidade de aglutinação da próxima diretoria e do acerto em construir uma agenda de trabalho que represente o conjunto dos associados.

    Adhemar de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante a AEGOSTOSO e já adiantando que pra se ter um bom turismo a primeira coisa a se fazer é organizar a bagunça desses quadriciclo nas ruas mal estacionados tomando conta do trânsito e também dar segurança total aos turistas tirando de circulação esses pivetes que ficam na praia esperando uma chance pra roubar os visitantes. Acho que isso é muito importante melhorar o turismo por que beleza nas praias se tem de sobra .só precisa organizar o trânsito na orla que continua sendo um absurdo tanto carro como moto e quadriciclo circulando em alta velocidade podendo resultar em um grave acidente principalmente em crianças espero que a chapa eleita peça ao senhor prefeito Renato que colabore na organização dessa demanda existente em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que so aqui em Sào Miguel a prefeitura permite construir uma subestaçào para o tratamento dos esgotos diretamente na rua da xepa, a mais badalada e charmosa da cidade que agora ta' naçendo....diretamente ao lado de alguns dos melhores restaurantes da cidadeque. Que tristeza començar a apagar o futuro da nossa cidade a causa da incompetencia dos administradores...que deus nos ajude.Ou a Associaçao dos emprendedores. Ou algun cidadào poderoso da cidade...ou o ministerio publico....quem sabe??

    ResponderExcluir
  4. Foram votar no liso kkk agora aguentem por que só uma pessoa que não tem nenhum respeito com os donos de restaurantes e moradores da praia da xepa pra permitir um absurdo desse. Além de liso esqueceram que o indivíduo é ignorante agora aguentem isso é só o começo.

    ResponderExcluir
  5. O distrito de São José e de São Miguel do Gostoso ficam de luto com a morte do Bruno Felipe. Era um rapaz tranquilo e deixou muitos amigos. Infelizmente não temos segurança no nosso estado o governo prometeu mas não tem cumprido a promessa e isso é um ponto negativo para o nosso turismo os horários de vôos estão sendo sempre a noite e será pouco provável que alguns motorista quieram ir pegar alguém ou deixar no aeroporto todos estão com medo e isso vaí atrapalhar bastante a vinda de turistas para São Miguel do Gostoso por falta de transporte. Todos nós sabemos que o governador não irá agir como o governo do Rio de janeiro sabemos que Robson faria não irá fazer nada para melhorar a insegurança pois até agora não publicou o edital do concurso público para policiais militares .enfim vamos assistir de braços cruzados esse descaso com a população do RN

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo acima, primeiramente a questão da segurança é nacional, sentimos revolta quando acontece esse tipo de morte causada pelos bandidos, agora isso está acontecendo em todo país, acho que prá começar deveria mudar o código penal Brasileiro, que quer dizer mudar as leis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que o problema da insegurança é nacional mas não é isso que vai resolver por que não minha opinião cada governo tem que trabalhar para garantir a segurança do povo. Não é por que o Rio de Janeiro está com uma guerra civil que eu aqui do RN vou entender que aqui também tem que ter uma guerra o que eu entendo é que cada político que foi eleito pelo meu voto faça por onde eu possa ter segurança pois é um direito meu como cidadão o problema é que o Rio de Janeiro onde a coisa está mais grave por ser um estado com mais favelas e muitos traficantes atuando compreendo que a situação é mais difícil. Mas aqui no RN não se resolveu Pela falta de gestão do governo que não investiu na segurança. Aqui falta desde o colete a munição falta condições de trabalho para os policiais governador vai para a televisão dizer em entrevista que só quem está morrendo no RN são bandidos numa guerra de facção isso é mentira todos nós sabemos que pessoas de bem estão sendo vítimas de bandidos que matam pelo simples prazer de matar cada cidadão de bem está em perigo diariamente e tudo isso é culpa do poder maior que é o governador Robson Faria .não adianta ficar defendendo um governo que não soube investir na segurança. Governo precisa agir rápido Para que a paz volte a reinar no nosso estado

      Excluir
  7. Isso mesmo o culpado pela falta de segurança é o governador que deixou os bandidos tomarem conta do estado e fez a população ficar presa dentro de casa .esse governador ainda tem a cara de pau de dizer que vai tentar a reeleição só um idiota pra votar nele outra vez. Precisamos de um político que trabalhe com políticas públicas para melhorar o desempenho dos policiais militares e civis e força nacional polícia federal para acabar com essa insegurança no nosso estado. Já estou certo que durante toda a campanha pra governador, deputado e senador vai ser uma ladainha todos vao dizer que vão acabar com os bandidos. Devo dizer que devemos ter muito cuidado com as falsas promessas não se deixem levar pela mentiras vejam quem tem o melhor plano de governo para acabar com essa bandidagem

    ResponderExcluir
  8. É tão verdade que o culpado pela insegurança no RN é o governador que já houve vários secretários de segurança no estado e todos pedem demissão teve até um que veio do Rio de janeiro e mesmo assim não teve jeito sabe por que? Por que não tiveram apoio do governo para fazer uma estratégia de melhoria para acabar com a bandidagem pois pra isso teria que ter dinheiro para comprar mais armas e munições e deixar a polícia bem equipada e promover cursos para melhorar o desempenho dos policiais. Porém o governador não deu condições para nenhum secretário fazer um bom trabalho e é por isso que a segurança do RN está falida por que temos um governo que não investiu na segurança pública e agora estamos sofrendo as consequências dessa gestão descontrolada do governo Robson Faria

    ResponderExcluir
  9. O comentário abaixo teve trechos excluídos por conter insinuações sobre eventuais donos do terreno onde seria construída uma das estações elevatórias, na Praia da Xepa, do projeto de saneamanto básico da cidade. Abaixo, o teto com a parte excluida:
    "É inaceitável se construir uma lagoa para o tratamento de esgoto dentro da cidade e pior no lugar mais badalado da cidade não acredito que os pousadeiros e comerciantes locais vão permitir um absurdo desses. Quem será que está sendo beneficiado? Em que terreno será feito essa lagoa? (trecho excluído) Atenção moradores de São Miguel do Gostoso não podemos aceitar um absurdo desse. Emanuel pedimos socorro a você que está sempre preocupado com nossa natureza vc e os grandes empresários não pode permitir que isso aconteça teremos problemas quando isso entupir o mal cheiro vai invadir nossa cidade. Alguém precisa fazer alguma coisa. Socorro Emanuel, nos ajude . em AEGostoso escolhe nova direção para impulsionar o turismo local. Turismo cresce com AEGostoso forte

    ResponderExcluir
  10. O secretário de administração do nosso município junto as demais autoridades proíbem qualquer transação de terrenos em nossa cidade, dizendo que e área verde, agora eu pergunto porque não faz a mesma coisa em outros terrenos?, O de dede de elita não pode ser area verde, os de vizinha, dos Araújos, dos Neri, de Vavá, pra fazer com um tem que fazer com todos.

    ResponderExcluir
  11. Só é área verde pra quem é pobre kkkk

    ResponderExcluir
  12. O secretário Dedé de Elita é quem tem mais terrenos em nossa cidade, porque nâo é área verde?, agora quando um pobre lascado tem um pequeno terreno é área verde.

    ResponderExcluir
  13. Dede de elita? Secretário de que? Só se for da feiúra.

    ResponderExcluir
  14. Se foi nomeado Secretário para não fazer nada, é melhor mandar ele consertar as máquinas e veículos da Prefeitura, só assim tem trabalho prá ele.

    ResponderExcluir