domingo, 14 de janeiro de 2018

Finalmente serão definidos limites territoriais entre Touros e São Miguel do Gostoso. Vitória gostosense



Por Emanuel Neri
Ainda esta semana, ou no mais tardar na próxima, São Miguel do Gostoso vai ficar conhecendo seus limites territoriais com o município de Touros.
Desde a emancipação de são Miguel do Gostoso de Touros, há quase 25 anos, nunca ficou muito claro onde terminava um município e começava o outro. As divisas territoriais entre os dois municípios eram confusas na Lei 6.452, de 16 de julho de 1993, que tornou os dois municípios oficialmente separados.
Qual era, de fato, a linha que separava São Miguel do Gostoso e Touros?
Para Touros, o limite dos dois municípios era a rua dos Dourados, em pleno centro de São Miguel do Gostoso. Se isso fosse verdade, a metade da cidade  - parte do centro, além dos bairros e praias do Cardeiro e de Santo Cristo – pertenceria a Touros. Seria uma cidade dividida ao meio – cada parte pertencendo a um município.
Sem dúvida, uma grande aberração territorial. E vejam só que absurdo. Neste caso, até a Igreja de São Miguel Arcanjo ficava dentro do município de Touros.
A dúvida e a polêmica gerada em torno da exata divisa territorial entre São Miguel do Gostoso e Touros batia duramente no orgulho da população gostosense. Aqui ninguém concordava que a metade da sua cidade pertencesse a Touros. Os moradores locais falavam disso com ar de frustração.
Todos os prefeitos que administraram São Miguel do Gostoso tentaram resolver este problema. Na maioria das vezes esbarraram na burocracia de órgãos estaduais, em especial dificuldades em aprovar uma nova lei na Assembleia Legislativa. Pior: os prefeitos de Touros eram contra a mudança.
Finalmente, só agora em 2018, na administração de Renato de Doquinha, aparece uma luz que vai definir onde termina Touros e onde começa São Miguel do Gostoso. Mérito para o atual prefeito. Mas mérito também para o atual prefeito de Touros, Francisco de Assis Pinheiro, o Assis do Hospital.
O entendimento entre os dois prefeitos facilitou aprovação de projeto, de autoria do deputado José Dias, na Assembleia Legislativa, no final de 2017. No último dia 2 de janeiro, o governador Robinson Faria sancionou a Lei 10.315, que define os limites dos dois municípios. Um alívio para os gostosenses.
Mas a nova Lei que estabelece os limites entre Touros e São Miguel do Gostoso tem um linguajar técnico que dificulta seu entendimento. A partir desta semana, técnicos do governo estadual e de órgãos responsáveis pela divisa territorial no RN vão criar a regulamentação da lei, esclarecendo todas as dúvidas.
É bem provável que o limite territorial entre Touros e São Miguel do Gostoso seja na chamada Ponta do Santo Cristo (foto acima). Seria mais ou menos como se fosse traçada uma linha imaginária entre o pórtico de entrada da cidade e o mar. A nova lei também termina distritos que pertencem a São Miguel do Gostoso.
Trata-se, sem dúvida,  de uma grande vitória da população de São Miguel do Gostoso, que sempre lutou pelo esclarecimento da divisa correta dos dois municípios.
Por causa destas dúvidas sobre limites territoriais, houve excessos praticados por alguns prefeitos anteriores de Touros. Um dos recentes prefeitos daquele município chegou ao limite de cobrar IPTU de propriedades localizadas nos bairros do Cardeiro e Santo Cristo, em pleno São Miguel do Gostoso.
É claro que ninguém pagou, até porque o IPTU já era recolhido pela Prefeitura local. As mesmas dúvidas também fizeram com que São Miguel do Gostoso perdesse dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das maiores fontes de receita dos municípios em todo o país.
O FPM é definido de acordo com o número de habitantes de cada município.
E, por causa desta indefiniçãoterritorial, O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contabilizava parte da população da cidade como sendo moradores de Touros. Uma grande aberração, até porque todos os serviços públicos, como saúde e educação, são bancados por São Miguel do Gotoso.
Agora, com a aprovação da nova Lei, estas dúvidas deixam de existir. Um motivo a mais para os moradores de São Miguel do Gostoso terem mais orgulho da cidade em que moram.
Parabéns ao atual prefeito e aos moradores de São Miguel do Gostoso por esta importante conquista.

18 comentários:

  1. Esse feito nao aumenta em nada a popularidade do prefeito por que o povo quer é um bom governo que não atrase salários e que saiba administrar nossa cidade com respeito e dignidade. Coisa que esse gestor ignorânte nao faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
    2. Querido acho que vc não esta bem informado sobre o assunto. Essa divisão dos limites entre touros e gostoso é maravilhoso para a cidade... Se vc esta preocupado com a popularidade do prefeito esse nao é o assunto para ser comentado a respeito, va para o face já que vc do sabe falar do msm la.... So uma dica

      Excluir
    3. O prefeito esta de parabéns por essa avanço, foram 24 anos de emancipação e nenhum prefeito fez o que ele fez..

      Excluir
    4. Ao babão acima esse Prefeito só conseguiu por que o prefeito de Touros estava de acordou .bem diferente dos prefeitos anteriores que se recursavam a falar do assunto. O grande destaque nessa história é Assis e não Renato de Doquinha. Ta babão.?

      Excluir
  2. Boa!
    Novas conquistas e territórios para São Miguel do Gostoso restando agora p administração manter isso em ordem. Como limpeza e iluminaçao. O caminho da nova igreja escuro e sujo p os fieis irem a noite!

    ResponderExcluir
  3. Obs: Que os organizadores do Reveillon do Gostoso aprendam: o FAROL DO CALCANHAR, o Marco 0 da BR 101, Parrachos, Dunas de Lagoa do Sal, Monte Alegre Resort, Urca do Tubarão, fica em Touros e não em São Miguel do Gostoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que da São miguel do gostoso ser mais famoso que Touros kkkkk

      Excluir
  4. Seria muito bom se assim como em algumas cidades se o carnaval fosse cancelado acho que Gostoso precisa econimizar dinheiro para pagar aos funcionários da prefeitura. Nao acho correto uma cidade em dificuldades financeiras fazer contratação de banda e gastar dinheiro com festas e deixar os funcionários sem receber salário. Mesmo que algumas empresas queiram ajudar acho que seria muito melhor arrumar a entrada da cidade e fazer manutenção nos ônibus que levam os estudantes para as universidades e institutos federais. Acho que é muito mais proveitoso usar esse dinheiro para melhorar nosso município. Seria uma ótima idéia se o prefeito tivesse esse bom senso. Essas festas de carnaval trazem muito barulho para a cidade muitas pessoas não sabem beber e acabam se metendo em confusão dando trabalho para a polícia e outros dao trabalho para os médicos de plantão e enfermeiros. Acho que cada um deve fazer sua festa em casa por que a prefeitura não está em condições financeiras de gastar dinheiro com festas .acho que o mais importante é manter o pagamento dos servidores públicos em dia .e manter os ônibus funcionando para nao prejudicar os alunos que precisam de transporte para ir as escolas e universidades .espero que o prefeito Renato se sensibilize com a situação e também cancele esse carnaval.

    ResponderExcluir
  5. Seria muito bom se assim como em algumas cidades se o carnaval fosse cancelado acho que Gostoso precisa econimizar dinheiro para pagar aos funcionários da prefeitura. Nao acho correto uma cidade em dificuldades financeiras fazer contratação de banda e gastar dinheiro com festas e deixar os funcionários sem receber salário. Mesmo que algumas empresas queiram ajudar acho que seria muito melhor arrumar a entrada da cidade e fazer manutenção nos ônibus que levam os estudantes para as universidades e institutos federais. Acho que é muito mais proveitoso usar esse dinheiro para melhorar nosso município. Seria uma ótima idéia se o prefeito tivesse esse bom senso. Essas festas de carnaval trazem muito barulho para a cidade muitas pessoas não sabem beber e acabam se metendo em confusão dando trabalho para a polícia e outros dao trabalho para os médicos de plantão e enfermeiros. Acho que cada um deve fazer sua festa em casa por que a prefeitura não está em condições financeiras de gastar dinheiro com festas .acho que o mais importante é manter o pagamento dos servidores públicos em dia .e manter os ônibus funcionando para nao prejudicar os alunos que precisam de transporte para ir as escolas e universidades .espero que o prefeito Renato se sensibilize com a situação e também cancele esse carnaval.

    ResponderExcluir
  6. Hj conversamos com algumas pessoas aqui de Gostoso e ouvi várias pessoas que estão preocupadas com o carnaval por que estamos vivendo um momento de muita violência em nosso estado e muitos temem para que aja algum outro arrastao nesse período existem pessoas que ficam muito embriagadas e causam myitas confusão trazendo um desassossego para a população além do som muito alto até o dia amanhecer causando um desconforto muito grande para quem mora próximo a praia onde é realizado a festa. E o outro motivo é a situação que o estado e prefeitura estão passando financeiramente ja nao se tem dinheiro para pagar o salário do funcionários em dia então por que fazer festa pra gastar dinheiro se a prefeitura tem tantas outras coisas importantes para realizar aqui no nosso município? Tais como: terminar o posto de saúde do Maceió que vai ajudar a população daquele bairro melhorar a entrada da cidade melhorar os banheiros públicos gostaria muito que o prefeito Renato fosse sensato e cancelasse essas bandas de carnaval e usasse esse dinheiro para outros fins .tenho certeza que muitas pessoas vao ficar muito satisfeita com essa decisão para melhoria do nosso município.

    ResponderExcluir
  7. Olha você precisa tomar conhecimento dos vc fatos, primeiro o carnaval não vai ser feito pela prefeitura, até porque o nosso município de encontra em situação difícil, e todos as cidades que estão nessa situação foram por lei proibidas de fazer o carnaval, dinheiro não se tem pra nada, até para pagar as folha de funcionários está difícil, sobre a altura do som isso e normal, pois moro bem próximo o local da festa e até hoje não tem tirado o meu sossego, violência acontece aonde menos se espera, ainda assim vivemos numa das cidades mais tranquilas do nosso Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não será pago pela prefeitura então as bandas serão pagas por quem ? Por que não usar esse dinheiro e fazer outras coisas mais importantes na cidade ou no município. Como por exemplo trazer a água para os moradores da comunidade dos morros. Por que não usar esse dinheiro para comprar lâmpadas para os postes que estão apagados? Por que não usar esse dinheiro na entrada da cidade? Festas de carnaval trazem muito desassossego para todos nós por que o carnaval nao tem mais a mesma tradição de antes quando se sabia brincar o carnaval hj tudo parece mais um bando de loucos se embriagando usando drogas e fazendo baderna pelas ruas da cidade. Coisa de gente sem cultura que nao sabe o que é o verdadeiro significado do carnaval. Uma cidade que tem tantas prioridades para melhorar e uma pequena minoria quer uma festa de carnaval??? É muita ignorância por parte desse leitor criatura sem noção do que é melhor pra nossa cidade.

      Excluir
  8. Eu moro próximo ao local da festa e o barulho incomoda sim. E minha mãe é doente e sofre demais. Graças a Deus não vai ter esse barulho horrível. Obrigada
    Lu

    ResponderExcluir
  9. Se o carnaval for igual ao do ano passado que so terminava de manhã eu não vou poder dormir por que o som é muito alto e o barulho após a banda é irritante nao acredito que o prefeito permita que essa festa inconveniente va até de manhã acho que é necessário haver um horário para acabar igual na gestão de fafa que funcionava ate as 2 hs da manhã. Não tem a menor condição passar das 2 hs da manhã. Naquela região tem pessoas idosas que precisam dormir cedo e ter sossego e temos que respeitar.

    ResponderExcluir
  10. Quanta ignorância desse leitor que diz que a altura do som é normal nao existe isso de dizer que um som que sempre é muito alto com músicas pornorgraficas denegrindo a mulher a todo instante isso é normal??? Quanta gente ignorânte temos aqui !é lamentável que ainda se tenha algum ser humano que aceite uma baixaria de repertório das bandas que trazem para o carnaval de Gostoso. Sou totalmente contra a essa festa mal organizada e com pessimo gosto musical coisa de gente sem noção. Infelizmente temos que conviver com essa coisa absurda .

    ResponderExcluir
  11. Tenho conhecimento que existem vários motorista de bugyy que fazem passeio com turistas porém não tem carteira de habilitação inclusive de agência. É bom lembrar que dirigir sem habilitação é crime. E coloca em risco a vida dos turistas por isso acho que os pousadeiros quando forem solicitar passeio de bugyy para seus hóspedes vejan se o motorista é habilitado.

    ResponderExcluir
  12. Enquanto poucos se incomodam com som alto, milhares de pessoas se divertem pelo carnaval de nossa cidade, caiam na real carnaval é só quatro dias, enquanto isso muitas pessoas serão beneficiadas com suas vendas durante esse período tão passageiro.

    ResponderExcluir