sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Arrastão é ruim para imagem do turismo de São Miguel do Gostoso. Mas dá pra superar esta crise



Por Emanuel Neri
Aquilo que muita gente temia em São Miguel do Gostoso acabou acontecendo.
Por volta de meio dia desta quinta-feira (29/12) assaltantes invadiram barracas na praia do Tourinhos (foto), levando pertences de turistas e deixando centenas de pessoas que estavam no local em pânico. O lamentável episódio teve grande repercussão na mídia, tanto regional como nacional.
Tudo isso aconteceu em meio a uma séria crise do esquema de segurança do Rio Grande do Norte. As Polícias Militar e Civil estão em greve, funcionando apenas alguns setores específicos do policiamento. Em Natal, tem havido uma série de ocorrências criminais, entre elas invasões de estabelecimentos comercias.
Os policiais estão em greve desde o dia 19 de dezembro. E alegam que só voltam ao trabalho quando o governador Robinson Farias (PSD) pagar os salários atrasados. Com isso, as ruas das principais cidades do RN estão sem policiamento, o que tem contribuído para inúmeras ações criminosas.
É lamentável o que ocorreu nesta quinta-feira na praia de Tourinhos. A imagem de São Miguel do Gostoso como paraíso turístico sai enormemente prejudicada. O “arrastão” aos turistas fez com que alguns deles, assustados, encerrassem suas contas em algumas pousadas e buscassem outras cidades.
E este preocupante episódio ocorre num momento em que São Miguel do Gostoso recebe milhares de turistas. Grande parte deles está participando do Reveillon do Gostoso, evento que acontece na cidade pelo segundo ano consecutivo. As pousadas estão lotadas de turistas nacionais e internacionais.
São Miguel do Gostoso não pode se deixar derrubar por este grave acontecimento. Chegou a hora de a administração municipal e o setor turístico e comercial da cidade se mobilizarem para reforçar o esquema de segurança. Se o Estado não policia a cidade, outras providências devem ser adotadas.
O setor turístico e comercial, incluindo condomínios e residências particulares, já estão fazendo sua parte. Foi criado o projeto de “Segurança Coletiva”, que contrata policiais em dias de folga para fazer policiamento na cidade. A ação policial deste esquema tem surtido efeitos muito positivos.
Estes policiais fazem policiamento ostensivo em pontos turísticos da cidade e alguns roubos a estabelecimentos hoteleiros foram investigados e elucidados. A ação deste policiamento especial estava, pelo menos até esta quinta-feira, dando certa tranquilidade a empreendedores do turismo e moradores.
A “Segurança Coletiva” tem feito tudo que está ao seu alcance para dar mais segurança a São Miguel do Gostoso. E não teve culpa alguma pelo que ocorreu em Tourinhos. Caberia à PM reforçar o policiamento local. Para este final de ano, o governo do RN havia prometido reforçar o policiamento da cidade.
Mas nada disso foi feito, até porque toda a estrutura policial está de braços cruzados. A festa Reveillon do Gostoso também tem segurança particular. Mas, como era de se esperar, ela se limita a fazer a segurança interna do evento e de áreas próximas à arena em que as festas são realizadas.
O acontecimento de Tourinhos, associado a outros crimes em cidades do RN, em especial em Natal, ampliaram a enxurrada de críticas que o governador Robinson Farias vem recebendo deste o início da greve dos policiais. Uma delas é a de que, além da polícia, o governador também está acabando com o turismo do RN.
A população de São Miguel do Gostoso, bem como o setor turístico, tem que manter a calma diante desta situação. É momento de reforçar ainda mais a segurança de cidadãos e turistas. Mas deve-se também evitar a disseminação do pânico. Isso só contribui para desgastar ainda mais a imagem do turismo local.
São Miguel do Gostoso seguramente vai encontrar forças suficientes para superar este momento difícil.

25 comentários:

  1. Isso mesmo Emanoel não devemos cruzar os braços e muito menos tá divulgando esse acontecimento porquê não vai edificar nada

    ResponderExcluir
  2. Destaco que esse "projeto" "Segurança Coletiva” é ilegal, uma vez que é vedado a Polícia, principalmente a Militar trabalhar como segurança privado, o famoso "bico". Tal prática ilegal não deveria ser incentivada.

    ResponderExcluir
  3. Impossível superar essa crise de insegurança o governo demorou muito para pedir ajudar .muitas pessoas estão sendo torturadas por nao poderem nem sair de casa. Estao presa tudo por culpa desse governador. Nao se pode confiar em um gestor irresponsável como Robson faria. Estamos vivendo uma guerra civil onde os bandidos estao comandando o nosso estado.

    ResponderExcluir
  4. O prefeito ja sabia da insegurança no RN e por que não contratou seguranças particulares para assegurar os turistas? Cadê a tal Janielle Linhares que nao pensou em dar segurança aos turistas? Será que ainda estão pensando que aqui é o paraíso??? Fiquem atentos por que ainda teremos muita surpresas por aqui pensan que só acontece em outras cidades??? Vcs querem dar nome ao turismo de Gostoso mas ainda não aprendederam que antes de qualquer coisa tem que dar segurança aos turistas. E também aos nativos. Se vcs ja sabiam que a segurança do RN estava comprometida entao ja tivessem providenciado uma empresa de segurança para os nosso povo .

    ResponderExcluir
  5. Enquanto tavam chamavam os nomes de prefeito, vereadores na festa de formatura da escola da baixinha eles (Renato e Clésia ) ignora e vai curtir a festa dos ricos na arena pé no chão naquele mesmo horário.

    ResponderExcluir
  6. A queima de fogos foi uma negação, vamos ver quanto custou a nota dos fogos, o secretário que manda em tudo deve saber porque, é incrível nada acontece em nosso município, enquanto esse secretário de administração estiver a frente de tudo nada funciona.

    ResponderExcluir
  7. Renato eu tenho pena de você, está acabando com a sua administração.

    ResponderExcluir
  8. CHAMA O BATMAN! ahh ele prende vcs...

    ResponderExcluir
  9. Canso de falar que câmeras de segurança nas entradas da cidade com iluminação para em caso necessário verificar as placas. Uma no Caminho dos Pescadores que é o último acesso a praia na Arrecifes no caminho de Tourinho. Além de câmeras no Centro e nas ruas principais. Isso inibe muito a ação dos marginais

    ResponderExcluir
  10. É uma vergonha uma cidade turística como SMG não ter uma entrada digna, afinal de contas, a primeira impressão é a que fica. Entrada feia, sem vida...Um pórtico é o mínimo que se espera de uma cidade turística.

    ResponderExcluir
  11. Presidente da câmara municipal de sao miguel do Gostoso em uma seção extraordinária comunicou aos servidores públicos municipais que ate o dia 31 de dezembro a pagamento estaria sendo realizado porem isso não aconteceu mais uma vez o prefeito Renato deixa de cumprir com os compromissos e os servidores nao pagam suas contas em dia devido ao atraso no pagamento de dezembro. Em todas as gestões passadas nunca ocorreu esse desrespeito. Mais uma vez Renato de Doquinha se afunda politicamente. Lutou tanto pra ganhar as eleições e não está sabendo administrar agora é esperar o nosso próximo candidato que seja um homem de respeito com os funcionários públicos de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  12. A política é uma merda mesmo antes falavam dos ex Prefeitos que faziam coisas erradas, e agora onde um secretário de administração manda em tudo, manda até nos recursos das outras secretarias, por isso está aí o desmante-lo nessa administraçã3o, o prefeito Renato está na cova dos leões, e é difícil de sair dela, pois em quem mais ele confia são esses que estão acabando com ele, não pagou o 13 salário dos funcionários contratados e está devendo a vários fornecedores e prestadores de serviços, a praia da nossa cidade está totalmente suja, quem diria em Renato que fosse assim? Mude a secretária de finanças, saúde e administração enquanto é tempo, se não a casa cai.

    ResponderExcluir
  13. Prefeito Renato nao pagou ainda o salário dos professores e isso causa revolta por que todos estão pagando suas contas com atraso isso é uma humilhação varias pessoas estão sendo obrigadas a pagar juros por que não tem dia certo de receber o salário. Mais uma vez Renato está perdendo ponto. Myita gente inclusive quem votou nele está falando muito mal dessa administração sem respeito aos funcionários.

    ResponderExcluir
  14. Prefeito Renato nao tem nenhuma experiência administrativa e está sendo manipulado por pessoas sem noção de administração vários secretários estão afundando o prefeito e ele tao ignorânte nao está percebendo os absurdos que o secretariado está fazendo em sua gestão. Prefeito manipulado nao tem como fazer uma boa gestão.

    ResponderExcluir
  15. Atenção polícia militar vamos acabar com essas bocas de fumo aqui em gostoso. Tem muitas pessoas vendendo e comprando drogas isso só aumenta o número de roubos nas casas e aos turistas e atrapalha nosso turismo. Vamos fazer diferente e ser uma cidade tranquila.

    ResponderExcluir
  16. Gostoso é umas das praias mais linda do litoral norte mas infelizmente não está limpa como das outras vezes que estive por aqui. Vi muitos lixos na orla acho que os responsáveis pela limpeza devem trabalhar mais nessa cidade. Nao devemos permitir que a praia fique suja ja que essa cidade vive do turismo.

    ResponderExcluir
  17. Prefeito incompetente pague o salário do funcionários da prefeitura. Precisamos pagar nossas contas. Tenha respeito conosco

    ResponderExcluir
  18. Parabéns a joao wilson a Miguel Teixeira e a Fafa que enquanto foram gestores nunca atrasaram o pagamento dos servidores públicos concursados isso chamamos de compromisso e respeito com os funcionários da prefeitura. Mas esse atual gestor Renato de Doquinha não tem noção do que é administração nao tem noção do mal que ele faz ao funcionário público em atrasar suas contas que prefeito é esse? Que mal administração é essa que a cada dia afunda na lama que secretario de administração é esse que não tem nenhuma condição de administrar uma prefeitura? Que contador é esse que nao consegue equilibrar as finanças da prefeitura que tesoureiro é esse que nao tem condições de controlar o dinheiro público. Bando de incompetentes a palavra é essa INCOMPETÊNCIA. Hoje bato palmas para os ex gestores que nunca fizeram algo assim sabe por que? Por que souberam escolher sua equipe mas esse prefeito atual nao sabe nada por nada é mais um ignorante no poder .

    ResponderExcluir
  19. São Miguel do Gostoso deixa de ser uma cidade falada nas redes sociais e na mídia como uma cidade de praias bonitas sossegadas para ser uma cidade dos arrastões e de triplo homicídios isso todos sabem que acontece por que a muito tempo estamos avisando a polícia que em Gostoso em cada esquina tem boca de fumo e em nenhum momento eu vejo a polícia atuar agente sabe que essas mortes sao de execução e a polícia precisa fazer um trabalho de investigação para que a nossa cidade volte a ser notícia boa nas redes sociais. Espero que a Polícia acabe logo com essas boca de fumo aqui por que so assim a gente vai ter paz

    ResponderExcluir
  20. Gente nosso prefeito estar perdido,sem noção!
    Esse secretariado dele são muitos ruim sem experiência em nada,cada um mais ruim que o outro,principalmente esse de educação e o de administração que se acha o melhor do mundo.
    "de olho no seu administrador prefeito".

    ResponderExcluir
  21. Emanuel Neri,
    Boa noite!

    Iniciei um manifesto (abaixo-assinado) pela construção de um IFRN em Touros, que consequentemente atenderá, se Deus quiser, no futuro, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Pureza. Se você puder ajudar a divulgar essa campanha agradeceria muito. Já temos mais de 600 assinaturas e quero chegar a 5 mil. Obrigado pela atenção!

    Att.

    Ricardo

    SEGUE O LINK ABAIXO:

    https://www.change.org/p/senadores-do-rn-constru%C3%A7%C3%A3o-do-ifrn-na-cidade-de-touros-rn

    ResponderExcluir
  22. Sempre leio sobre o trabalho da polícia e vejo que em vários municípios tem havido prisao de traficantes e ate mesmo fechamento de bocas de fumo. Eu pergunto por que aqui em gostoso não acontece a mesma coisa? Todos sabem que ha várias bocas de fumo e ja é possível encontrar os traficantes que moram aqui e por que a Polícia nao prende esses bandidos? O que está faltando para que seja feito esee trabalho aqui em gostoso? Onde está a inteligência da polícia local ? Aqui nao tem trabalho investigatvo? Gostaria de saber como vamos resolver o problema dos roubos as algumas residência aqui em gostoso? Por que ja tem vários estrangeiros que estao contratando segurança privada para poderem dormir em paz. Vamos deixar nossa cidade ser invadida por traficantes vagabundos que vivem da desgraça alheia? Acho que ja está na hora do responsável pela nossa segurança local exigir da polícia militar e civil um trabalho de combate ao tráfico de drogas aqui em gostoso não podemos deixar esses bandidos tomarem conta da nossa cidade aqui em toda esquina tem uma boca de fumo. Nao entendo por que a Polícia nao ver ?

    ResponderExcluir
  23. Eu como funcionário público da prefeitura de Gostoso acho que os vereadores de Gostoso devem exigir do prefeito um calendário de pagamento para os funcionários ja que eles nos representam no município ha vários meses os funcionários da prefeitura estão recebendo o salário com atraso e nao vi nenhum vereador representar nossa classe. Em Touros o vereador Diego França está exigindo que o prefeito pague em dia aos funcionários da prefeitura. Acho que isso é um ato de grandesa desse vereador parabéns pela iniciativa vereador Diego França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto de lei é de autoria do vereador Felipe França e não de Diego. ,(Peço desculpas pela correção mas quis esclarecer)

      Excluir
    2. Sim .obg muito boa a atitude desse vereador

      Excluir