quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Maior atividade cultural de São Miguel do Gostoso, Mostra de Cinema vai começar nesta sexta (17/11)



Por Emanuel Neri
E nesta sexta-feira (17/11) começa a 4ª Mostra de Cinema de Gostoso, o  maior acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso. A abertura da Mostra será na praia do Maceió, a partir das 19h30.
Durante cinco dias – até a próxima terça-feira, dia 21/11 – serão exibidos 51 filmes entre longas e curta-metragens. Os filmes passarão em dois locais: na paia do Maceió, sempre a partir das 19h30, e no Centro de Cultura, pela manhã (mostra infantil), e à tarde (Mostra Panorama), filmes para faixas etárias acima de 14 anos.
A Mostra de Gostoso é diferente de outros eventos de cinema que acontecem no Brasil. E esta diferença ocorre não só pelo conteúdo das produções cinematográficas como também pela forma inusitada da exibição dos filmes.
E uma das grandes marcas destas Mostra de Cinema é a exibição de filmes ao ar livre, na beira da praia. De um modo geral, os festivais de cinema passam em salas especiais, fechadas e climatizadas. A Mostra de Gostoso é diferente porque o público assiste filmes, tendo, como pano de fundo, o mar, o céu e as estrelas.
O telão em que os filmes serão exibidos na praia do Maceió mede 12 metros de comprimento. O som e a projeção são de altíssima qualidade tecnológica, o que faz da Mostra de Gostoso um espetáculo de primeira grandeza. Por noite, mais de mil pessoas assistem os filmes sentadas em poltronas ou deitadas na duna.
Se não bastasse a particularidade de um festival de cinema na beira da praia, a Mostra de Gostoso também exibe filmes de primeiríssima linha. E um dos filmes mais aguardados deste ano é “Gabriel e a Montanha”, que recebeu um prêmio especial no concorridíssimo Festival de Cinema de Cannes, na França.
Além de “Gabriel e a Montanha”, que será exibido na noite de abertura do evento, nesta sexta, outros longas igualmente bons também serão exibidos na Mostra Competitiva de Gostoso. Entre eles estão “Arábia”, “Café com Canela” e “Escolas em Luta”, que trata de ocupação de escolas públicas em São Paulo.
A Mostra de Cinema de Gostoso tem outra particularidade. Não se trata de um festival de filmes comerciais, destes que passam na televisão. Os filmes da Mostra de Gostoso tem conteúdo - e fazem pensar. Estão sintonizados com o momento atual do Brasil, seja com temática política ou de comportamento.
E há também filmes excelentes que serão exibidos em sessões especiais na praia do Maceió. Um deles, “A Rotação da Terra”, de Matheus Sundfeld, foi rodado em parques eólicos de São Miguel do Gostoso. A Mostra Panorama, no Centro de Cultura, sempre à tarde, também exibirá filmes de qualidade.
Produção de filmes locais
Uma das principais atrações da de Gostoso são os filmes produzidos por jovens do Coletivo Nós do Audiovisual, formado por jovens de São Miguel do Gostoso e região. Este ano serão exibidos três filmes dirigidos por estes jovens. São eles “O Grande Ó”, “Moeda Gostoso” e “os Dois Lados do Lixo”.
O Coletivo Nós do Audiovisual, importante foco da Mostra, tem como objetivo preparar jovens locais para produzirem cinema. Em cinco anos, foram realizadas 55 oficinas de cinema e produzidos 10 curtas-metragens. Estes jovens também atuam como atores e atrizes dos filmes que produzem.
A Mostra de Cinema traz muita gente de outras cidades, principalmente de Natal, para São Miguel do Gostoso, lotando pousadas e restaurantes. Diretores e produtores de filme que acompanham a Mostra participam, todas as manhãs, de debates para falar de seus filmes. Estes debates são na Pousada dos Ponteiros.
Veja, abaixo, links com reportagens sobre a Mostra de Cinema de Gostoso, bem como a programação completa dos filmes que serão exibidos durante a Mostra.

9 comentários:

  1. Rua das ostras pede socorro por água há mais de 22 dias que falta água nas torneiras isso é um absurdo por parte do SAAE não sei como vamos receber visitas nesse fim de semana se não temos água. Atenção diretor marcos do SAAE resolva essa situação com urgência. Não podemos ficar juntando água em baldes durante a madrugada. Água é um direito que temos.

    ResponderExcluir
  2. A falta dagua é um dos grandes problemas de Gostoso estamos esperando a água da adoutora que o prefeito Renato de Doquinha prometeu trazer não sei como vamos fazer sem água todos os bairros da cidade estão com falta de água. Peço ao diretor do SAAE que resolva esse problema por que não tem água na minha casa a quase um mês e tenho crianças em casa que necessitam de roupa limpa e não estou conseguindo nem fazer a limpeza básica da casa .

    ResponderExcluir
  3. Cadê a água? Diretor do SAAE

    ResponderExcluir
  4. Festival de cinema vai trazer muita gente pra Gostoso porém numa época de grandes transtorno no trânsito ruas sendo feitas o saneamento básico mas muita falta de água nas torneiras da população local. Por onde o saneamento passa deixa as pessoas sem água provavelmente não estão fazendo a coisa certo na hora de enterrar os canos acho que deve haver sempre uma pessoa que trabalhe no SAAE para orientar esse trabalho por que está havendo muitas reclamações por parte da população Pela falta de água. Espero que a empresa A Gaspar concerte a bomba da rua das ostras que foi danificada durante o serviço na rua .os moradores estão a 15 dias sem água e isso está causando muito problema.

    ResponderExcluir
  5. Falta água a 25 dias na rua das ostras população pede para que esse problema seja resolvido com urgência

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber por que a Polícia militar de Gostoso permite que vários motoqueiros tenham suas motos com canos adulterados bem diferente da polícia de touros que proibiu qye esses barulhentos trafeguem pelas ruas. Acho sinceramente que a Polícia de Gostoso age com pouca determinação com esses motoqueiros vejo uma poluição sonora muito grande aqui dentro da cidade e ninguém faz nada. Acho que temos o direito de viver sossegado

    ResponderExcluir
  7. Gostoso deixou de ser uma cidade sossegada por que os donos das ruas que são os motoqueiros tomam conta com suas motos loucas

    ResponderExcluir
  8. Não vi nada de interessante. Só um bando de filmes ( curta, longa ) uma porcaria. Essa edição está fraca de conteúdo cultural. Vão acabar sem mais patrocinadores, tendo em vista esse fracasso.

    ResponderExcluir
  9. Muito sem graça esses filmes não gostei de nenhum. E tivemos um pequeno público bem diferente dos anos anteriores. Se continuar com esse tipo de filme a coisa vai desandar.

    ResponderExcluir