segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Carros trafegando na área da Mostra de Cinema de Gostoso prejudica filmes e contraria espectadores



Por Emanuel Neri
Uma cena estúpida, provocada por gente igualmente estúpida, está ocorrendo todas as noites, na praia do Maceió, na Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso.
Durante a exibição de filmes (foto), alguns motoristas locais – e de cidades próximas – estacionam seus veículos, incluindo quadriciclos e motos, ao lado da Mostra de Cinema. Com seus faróis acesos e motores ligados, prejudicam a exibição dos filmes e contrariam os espectadores.
A cena tem se repetido todas as noites, desde a última sexta-feira, dia 17/11, quando foi iniciada a Mostra de Cinema. Organizadores da Mostra tem feito apelos, antes do inicio das sessões, para que veículos não trafeguem nas imediações da arena em que os filmes são exibidos. Mas o apelo tem sido em vão.
Em algumas sessões, carros, motos e quadriciclos não param de passar com seus faróis acesos por trás da tela de exibição dos filmes e estacionam, com os faróis ligados, ao lado da área de projeção. E alguns destes motoristas têm feito ameaças a quem tenta convencê-los a não trafegar por ali.
A Mostra de Cinema de Gostoso está em sua quarta edição. Durante as edições anteriores, estas cenas absurdas não aconteciam. O que está contribuindo para que a Mostra de Cinema, maior acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso, seja prejudicado com a ação desta gente?
São muitos os responsáveis pelo que vem ocorrendo com o trânsito na orla urbana da cidade.  A Prefeitura local, a Polícia Estadual de Trânsito e o Ministério Público têm cruzado os braços, nos últimos tempos, diante desta ação maluca nas praias locais. Nada foi feito para dar um basta a isso.
Mas o principal culpado por este descaso absurdo é mesmo a atual administração de São Miguel do Gostoso. A Prefeitura não tem feito nada para evitar este tipo de trânsito de veículos nas praias urbanas. Pelo contrário. Estão abertos todos os acessos de veículos às praias, a partir da cidade.
Com os acessos liberados, qualquer veículo chega às praias com facilidade. E nesta desordem motorizada nas praias a vítima não é apenas a Mostra de Cinema. O perigo deste trânsito irresponsável está por todos os cantos. Um deles é a constantes ameaça de atropelamento de frequentadores das praias.
Some-se os riscos de atropelamento de pessoas à depredação ambiental. Flora e fauna não escapam desta acão selvagem dos veículos nas praias. São Miguel do Gostoso é um dos locais de maior desova de tartarugas do Atlântico Sul. Pois muitas tartarugas e seus ninhos tem sido destroçados por estes veículos.
Em praias próximas a São Miguel do Gostoso já houve sérios acidentes provocados por veículos nas praias. Recentemente, em Galinhos, uma senhora foi arrastada pelas rodas de uma caminhonete, ficando gravemente ferida. Em Caiçara do Norte, houve atropelamentos com mortes. O mesmo ocorreu em Jenipabu.
Trafegar com veículos nas praias é proibido pela legislação brasileira. Local de carro é nas estradas e nas ruas. Veículos não podem circular nas praias, pondo em risco a vida das pessoas, devastando o meio ambiente e prejudicando atividades culturais.
O que a Prefeitura local está esperando para evitar que acidentes graves também ocorram nas praias de São Miguel do Gostoso?
Moradores locais e turistas estão assustados. Há relatos de “pegas”, ao longo da orla, de carros e quadriciclos, em alta velocidade, sem que a Prefeitura tome  iniciativas para evitar esta barbaridade. É comum ver menores conduzindo quadriciclos e até pessoas embriagadas, sem habilitação, dirigindo veículos nas praias.
É muito grave o que está ocorrendo nas praias de São Miguel do Gostoso.
E se não bastasse o perigo de atropelamento e a devastação ambiental, com o esmagamento de ninhos de tartarugas, agora chegou a vez da Mostra de Cinema de Gostoso ser prejudicada pela falta de ação da Prefeitura local e pela irresponsabilidade de motoristas que insistem em trafegar na orla urbana da cidade.

24 comentários:

  1. Trânsito na praia só é permitido por que essa gestão não tem idéia do perigo que pode causar quero ver até quando vai continuar esse absurdo

    ResponderExcluir
  2. Se existe uma lei que proíbe o trânsito na praia eu pergunto: por que não existe fiscalização? Na minha opinião falta a prefeitura agir

    ResponderExcluir
  3. Estive presente todas as noites na mostra de cinema e realmente desconheço que veículos tenha prejudicado esse evento aqui na nossa cidade, mas aqui é assim mesmo já estamos acostumados, tudo tem que ser criticado e colocando a política a frente de tudo, aí eu pergunto será que nas outras gestões também não foi assim?, e prá dizer a verdade nunca se irá proibir o transito na nossa praia, até porque se tem espaço suficiênte e nada vau impedir.

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre o tráfego de veículos na praia e o problema provocado por eles na Mostra de Cinema. Este blog reconhece (e publicou aqui neste espaço) o esforço do atual prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, para bloquear o acesso de quadriciclos e outros veículos motorizados às falésias do Tourinhos. Estes veículos, guiados por motoristas irresponsáveis, estavam destruindo aquele patrimônio natural do nosso município. Depois de algumas iniciativas que não funcionaram, o próprio prefeito foi ao local e mandou reforçar a colocação de manilhas concretadas para evitar o acesso de veículos às falésias. Excelente esta ação do prefeito. Mas o prefeito tem se esquecido de adotar medidas igualmente eficazes para evitar o ameaçador trânsito de veículos nas nossas praias. O trânsito livre nas praias está causando sérios danos à natureza, em especial aos ninhos de tartarugas, e pondo em risco a vida de frequentadores da praia. E uma das medidas iniciais deveria ser o fechamento dos acessos da cidade que facilitam a entrada de veículos motorizados às praias. Desde o início da atual gestão estes acessos estão abertos e veiculos entram por ali para invadir as praias. O fechamento dos acessos é a primeira iniciativa que tem que ser feita - e que, lamentavelmente, apesar dos muitos apelos da população, não tem sido feito. Faça isso, prefeito. As praias são para banhistas, para frequentadores e para a reprodução da natureza. As praias não são destinadas ao trânsito de veículo. Se não forem tomadas providências, esta insensatez de motoristas na orla local pode por em risco o turismo de São Miguel do Gostoso. Este blog confia que o atual prefeito tomará providências para resolver este sério problema aos frequentadores da praia e à preservação do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Outro registro que este blog quer fazer. A secretária de Turismo, Jane Linhares, é uma batalhadora da causa que quer proibir o trânsito nas praias de São Miguel do Gostoso. Jane está do lado dos que lutam contra esta permanente ameaça à vida de pessoas que frequentam as praias e ao meio ambiente. Este blog já presenciou muitas ações da Jane, muitas delas pessoais, para acabar com o trânsito ameaçador e predatório nas nossas praias. Bom seria se toda a Prefeitura, a exemplo de Jane, também abraçasse esta causa. Além do risco à vida e à natureza, o trânsito nas nossas praias é um permanente ofensor ao nosso turismo. Se não houver controle dos veiculos nas praias, o turismo local pode sofrer sérias consequências. Junto com mais alguns servidores municipais, Jane é aliada daqueles que querem a preservação da vida, proibindo-se o ameaçador trânsito nas praias. Por isso este blog faz questão de destacar o papel desta secretária, como de mais alguns servidores muncipais, nesta luta contra o trânsito nas praias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel infelizmente Jane não resolveu o problema por que o prefeito Renato de Doquinha não está interessado em resolver por que isso é um problema antigo e já devia ter sido resolvido basta fechar as entradas e fiscalizar porém não fazem nada disso ficam só de Bla Bla Bla e só vão resolver quando houver algum acidente com morte de algum turista rico e a emprensa divulgar e acabar de vez com o turismo local. Isso é certeza.

      Excluir
    2. Batalhadora!!!! Kkkkk

      Excluir
  6. O problema do trânsito na praia é antigo em todas as gestões ocorreu esse problema acho que a população quer solução e a única seria o fechamento das entradas da praia. Acho que isso resolveria e também os quadriciclo que fazem o maior perigo nos fins de semana. Já vi qye os condutores dão cavalos de pau em plena orla onde existem crianças brincado isso é um grande erro acho que deveria existe um local específico para o tráfego desses veículos só assim as crianças teriam mais segurança. Não entendo como uma coisa tão fácil de ser resolvida demora tanto a resolver .senhor prefeito feche as entradas e fiscalize.

    ResponderExcluir
  7. Não aguento tanto carro quadriciclo e motos na orla da praia de Gostoso algo que tira nosso sossego. Não entendo porque o prefeito Renato de Doquinha não resolveu o problema. Orla marítima não é lugar de passar transporte e não tem nenhuma condição de continuar por que é um grande risco para a vida humana. Acho que deve -se fazer algo urgente para acabar com isso estamos na alta temporada e se não houver alguma atitude por parte das autoridades vão acontecer muitos acidentes.

    ResponderExcluir
  8. A câmara de vereadores poderia muito bem criar uma lei que só fosse permitido o passeio de Quadriciclos com guia, só assim impedia de maltratar as dunas e consequentemente a desova das tartarugas, fica aqui essa dica para as nossas autoridades. Como também assim não acabaria com essa fonte de renda de muitos país de familiar que procuram buscar os seus sustentos.

    ResponderExcluir
  9. Cena estupida, lei estupida, festival estupido, plateia estupida. Mas 'e gostoso de ver cena tao estupida.

    ResponderExcluir
  10. o problema disso tudo é o proprio povo, nao adianta fechar, bloquear..etc... povo mal educado, eles quebram e colocam seus carros e motos na praia... pessoas ignorantes.. e sobre a mostra de cinema, acho uma falha grande..pois o dinheiro investido/ patrocinado é muito ...e dava para ter uma infraestrutura melhor, como seguranças, fiscalização... na verdade cada um so pensa ni lucro, ;;;;

    ResponderExcluir
  11. Por todos os cantos de Gostoso é notável a rejeição pela gestão de Renato de Doquinha várias pessoas estão falando muito mal dessa gestão descontrolada sem nenhum respeito com os funcionários. Até mesmo quem votou nele está arrependido .prefeito Renato não soube administrar e levou a prefeitura a o caos que se encontra décimo terceiro atrasado pagamento dos motoristas atrasados algo sem limites contratou muita gente e não teve como pagar o salário dessas pessoas. Agora não ganha nunca mais. Está na pior fase da vida dele sendo odiado por muita gente. Eu particularmente vivi todas as gestões de Gostoso e essa é a primeira vez que vejo falarem tão mal de um prefeito. Quando joao wilson foi prefeito ele trabalhou muito fez Gostoso crescer muito e nunca vi ninguém falar mal daquela época. Havia uma equipe que trabalhava muito pra fazer de Gostoso uma cidade desenvolvida, depois veio Miguel que fez da educação de Gostoso a melhor da região valorizou os professores graduou vários e nunca deixou faltar transporte para os alunos do município. E fafa agiu de forma cautelosa nunca atrasou pagamento de nenhum funcionário. Ainda não sabemos quem será o próximo candidato a derrotar Renato mas sabemos que não será difícil por que infelizmente não tem nenhuma noção de administração e tem uma equipe de péssima qualidade. Renato não tem nenhum perfil de administrador e não soube escolher o secretariado agora é esperar para ver se o próximo ano ele melhora mas acho muito difícil. Pra não encher a prefeitura de gente como fez nessa gestao agora faça um concurso ou um processo seletivo em todas as secretarias por que isso vai ajudar a não se queimar mais do que está.

    ResponderExcluir
  12. A entrada da cidade está muito feia estamos esperando o prefeito terminar a obra e vejo que não ficará pronta para o final do ano. E as plantas qye foram plantadas no projeto não estão sendo regadas e por isso não estao crescendo promessa do prefeito em regar não foi cumprida.

    ResponderExcluir
  13. Alunos do Ana Ribeiro não aguentam mais comer biscoitos seco com suco pergunto a senhor Nivaldo Batista cade a merenda dos alunos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber cade o dinheiro da merenda escolar??? O que estão fazendo com o dinheiro da merenda das crianças? É preciso que seja esclarecido por que só tem biscoitos na merenda. Cadê a nutricionista da educação?

      Excluir
  14. Funcionária do posto de saúde reclama da falta de produtos de limpeza segundo informações so tem água sanitária e pouca pra fazer a higiene do posto ela teme que aconteça alguma contaminação por ser um local de pessoas doentes e não tem como fazer uma boa limpeza. Segundo ela não há material suficiente para fazer uma limpeza profunda. E ainda falou que no tempo de Teresa isso nunca aconteceu por que era uma coisa que Teresa sempre exigiu muita limpeza dentro e fora do posto .já nessa gestão falta tudo aqui na unidade sinceramente não sei o que estão fazendo com os recursos que vem. Basta entrar no posto e já se percebe a falta de higiene.estamos entregue às moscas e não podemos fazer nada só esperar as coisas melhorarem .declarou a funcionária

    ResponderExcluir
  15. Posto de saúde Está sem nenhuma condição de atendimento já não temos médico diariamente e isso tem prejudicado a população.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber onde está a creche que Fátima Bezerra disse que faria aqui em gostoso?acho que ela vai aparecer por aqui na próxima campanha para governador e vai inventar essa história de novo prometendo uma creche modelo. Tem até pena não vai ganhar nunca pra governo.

    ResponderExcluir
  17. Para se fazer uma boa gestão é preciso valorizar a educação a saúde e a segurança enquanto esses itens ficarem em segundo plano nada poderá ser bom para o município por isso que o prefeito deve estar atento a essas prioridades caso contrário será criticado até o fim da gestão.

    ResponderExcluir
  18. Existe pessoas que só fazem reclamar, ora vivem desempregados e pelo menos arrumaram um passa tempo, tudo é criticado aqui em nossa cidade, gente se todos os funcionários ainda não receberam seus salários é porque as receitas dos Municípios só fazem diminuir a cada dia, hoje o governo federal dá com uma mão e tira com as duas, o inss já é descontado ma fonte, digo assim que o dinheiro entra já vem as deduções automaticamente, e essa crise não está acontecendo só aqui não, e sim em todas as Prefeituras do nosso Estado, e aliás é no Brasil inteiro, se a merenda escolar não é de boa qualidade é porque o que é repassado para merenda escolar não dá para atender as necessidades de todas as escolas do nosso Município, tanto é assim que as Prefeituras ainda complementam com recursos próprios para poder atender na merenda escolar, agora mesmo estão criticando o calçamento do distrito do Reduto, são pessoas que são pessimistas mesmo e porque são adversários políticos da atual gestão são contra tudo, caiam na real também, pois tenho certeza que isso é só o começo de muitas obras que irão acontecer em nosso Município.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber por onde anda os conselheiros tutelar da cidade de Gostoso. Por que vejo crianças trabalhando na feira livre carregando carro de mão pesado e muitos perdem aula pra fazer esse tipo de serviço. Sei que muitos até recebem bolsa família mas mesmo assim estão trabalhando nas feiras livres. Pergunto onde está as assitentes sociais e as conselheiras tutelar??? Trabalho infantil é crime e ninguém faz nada.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo VC esta certissimo,acho isso muito errado crianças fazendo isso,os conselheiros ficam em meio a feira ne,deveriam ter um olhar melhor o quanto a isso.,.

      Excluir
  20. Atenção polícia militar prenda essas motos com canos adulterados por que está cada dia pior. Nossa cidade está muito barulhenta cadê a lei do desassossego alheio? Aqui não existe?? Ou aqui é mesmo uma cidade sem lei?

    ResponderExcluir