sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Moradores de São Miguel do Gostoso reclamam da escuridão nas ruas da cidade e do trânsito nas praias



Por Emanuel Neri
Com menos de um ano de administração, crescem as reclamações de moradores de São Miguel do Gostoso contra a atual gestão municipal. Há reclamações de todo tipo: escuridão gerada por lâmpadas de postes queimadas, trânsito na praia provocando acidentes, animais nas ruas e lixo acumulado por toda a cidade.
Para muitos moradores, São Miguel do Gostoso está com ares de abandono. Muitos equipamentos públicos da cidade estão sem manutenção e, por este motivo, não estão operando. Para a Prefeitura, há dificuldades financeiras para manter a cidade funcionando como deveria funcionar. O fato é que a Prefeitura precisa ficar mais atenta.
Uma das reclamações mais frequentes dos moradores é a escuridão nas ruas da cidade. De fato, basta um passeio rápido pelas vias de São Miguel do Gostoso para perceber que há muitas lâmpadas de postes queimadas que não estão sendo substituídas. Com isso, aumenta a insegurança dos moradores.
Os principais pontos da escuridão são as ruas mais afastadas do centro e acesso às praias, como a do Santo Cristo. Moradores daquele bairro dizem que a área da lagoa do Cardeiro, que dá acesso ao Santo Cristo, está completamente às escuras. Ruas do bairro também em completa escuridão.
Trânsito nas praias
Outro ponto de reclamação dos moradores é o trânsito na orla urbana da cidade. Ao contrário da administração anterior, a atual gestão não está bloqueando os acessos de veículos às praias (foto acima). Com isso, é grande o número de veículos, em especial motos e quadriciclos, trafegando livre  pelas praias.
O trânsito de veículos nas praias representa grande risco de atropelamento para moradores e turistas. Principalmente nos finais de semana, é grande o volume de veículos trafegando livremente pela beira da praia. Existe uma lei municipal que proíbe o trânsito de veículos na orla urbana da cidade.
Mas esta lei não é cumprida pela atual administração. Se não forem tomadas providências, o ar de abandono nas praias prejudicar o turismo de São Miguel do Gostoso. Há pouco tempo, grave acidente ocorreu na praia de Galinhos. Uma senhora ficou gravemente ferida ao ser atropelada por um veículo.
Mas a Prefeitura parece não estar preocupada com isso. Só esta semana houve dois acidentes com quadriciclos nas praias locais. Além do risco de atropelamento, há um sério problema ambiental provocado por este transito. Toda a orla de São Miguel do Gostoso está repleta de ninhos de tartarugas.
Se carros, muitos deles pesados, como caminhonetas tracionadas, continuam trafegando nas praia, há a ameaça de muitos destes ninhos de tartarugas serem danificados pelos pneus dos veículos. Já houve casos em que ninhos e tartarugas recém-nascidas foram destroçados pelo tráfego destes veículos.
Lixo e animais nas ruas
Também há muita reclamação contra a irregularidade na coleta de lixo e de podas. No início desta semana, por exemplo, uma montanha de lixo se acumulava na praia do Tourinhos, próximo às barracas que atendem turistas. O lixo ali causava terrível mau cheiro, além da presença de insetos, como moscas.
No início da atual administração, a Prefeitura contratou caminhões compactadores  para a coleta de lixo.Havia ainda caçambas espalhadas pela  cidade. Mas isso durou pouco. Atualmente há muita irregularidade na coleta do lixo, que se acumula nas ruas, especialmente em área de restaurantes.
O descaso com o lixo é agravado pela presença de jumentos que viram tambores de lixo para comerem restos de alimentos. Não é o caso de se maltratar estes animais. Mas a Prefeitura deveria tomar providências para evitar a presença de jumentos nas ruas, sujando mais ainda mais a cidade. Também há vacas nas ruas.
Este blog falou com a secretária de Planejamento Urbano, Lucicleide Martins. Ela disse que a Prefeitura tem feito grande esforço para substituir lâmpadas queimadas. Pede que reclamações de moradores sejam feitas via o PABX da Prefeitura (32634181), registrando queixa no Setor de Planejamento Urbano.
A secretária Lucicleide prometeu fechar os acessos de veículos cheguem às praias. “Estes acessos estavam fechados. Não sabemos quem abriu”, disse. Informou que, na próxima semana, haverá reunião de secretários para discutir problemas de trânsito na praia, em especial acidentes provocados por quadriciclos.
Este blog está à disposição dos moradores para que eles veiculem, neste espaço, suas queixas contra problemas urbanos em São Miguel do Gostoso. O noBalacobaco pede para que leitores limitem-se a criticar, sem que haja ofensas a autoridades municipais. Cobre da Prefeitura mais cuidado com a cidade.

16 comentários:

  1. O povo quer o Lizo,o povo quer o Lizo, oh Lâpada,to amando essa lapada....ta lindo ta linDinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa de ser ótario(a), já sei que é um perdedor kkkkkk, asseita essa derrota

      Excluir
    2. Falta e veiculo e material próx pobizim tabaia e os fofoqueiros para de falar da vida dos outros e cuida da propia Zo isso !!

      Excluir
    3. Vá se qualificar. E por isso que a adm está esse caos. Pq é feita de pessoas como vc, que não sabe nem escrever.

      Excluir
  2. Muito boa sua reportagem! Queria ver se os donos de agencias fosse penalizados pra ver se eles não ia arrumar uma solução.

    ResponderExcluir
  3. Uma pena!! Até então, todos os anteriores prefeitos tinham feito administraçōes boas.

    ResponderExcluir
  4. Trânsito na praia é um absurdo e não se faz nada .também temos um problema de trânsito nas ruas de Gostoso aqui várias pessoas aprenderam a dirigir sozinhos e não tem nenhuma condição de ser motorista por que não tem conhecimento das leis de trânsito. Aqui se faz tudo. Param no meio da rua pra conversar, estacionamento é onde se quer parar ultrapassam pela direita sem nenhuma noção do que estão fazendo. Não dão sinal se vão entrar enfim aqui tudo está correndo de forma solta sem lei sem domínio e não se tem nenhuma ação de das autoridades locais.

    ResponderExcluir
  5. Prefeito Renato pede ajuda a Fátima bezerra para a amostra de cinema não entendi por que a Fátima se na verdade ele não vai apoiar ela pra governadora e sim Robson Faria. Prefeito peça ajuda ao seu derrotado Robson faria que deixou o RN o estado mais violento do Brasil. Esqueça Fátima bezerra por que ela nunca fez nada por Gostoso e não vai ser agora que vai fazer .prometeu uma creche modelo e até hj a população de Gostoso está esperando. Quero que ela venha na campanha na minha casa pedi voto que vai levar porta na cara ela e a raça dela

    ResponderExcluir
  6. Realmente a situação de limpeza aqui está ficando precária. Mas o que me intriga é que as pessoas reclamam que a cidade está suja, mas quando tem caminhão rodando na rua pra recolher o lixo, tem pessoas que esperam ele passar para só depois colocar o lixo nas portas. Acho que a responsabilidade de manter a cidade limpa também é nossa. Pelo que vi os carros só passam uma vez por dia recolhendo, como acontece em toda cidade, se você viu que ele já passou então espere até a próxima vez que ele passar novamente.

    ResponderExcluir
  7. Prefeitura segue com as obras de saneamento mas existem alguns comerciantes qye não estão colaborando com essa obra são pessoas que não fecham seus comércios por 1 só dia para não atrapalhar o trabalho do saneamento. Um fato ocorreu na rua da creche : depois do calçamento pronto faltando só colocar o pixe um caminhão de tijolos quebrou todo o calçamento feito deixando um estrago isso é uma falta de respeito com os trabalhadores da obra .espero que tenham consciência e não voltem a fazer isso novamente.

    ResponderExcluir
  8. Cemitério novo estava limpo mas o cemitério velho tinha muitos tijolos. Pedaços de pedras .resto de piso .não estava limpo como deveria .acho que a prefeitura deveria ter feito uma limpeza mais profunda retirado as metralhas que ali estão .o povo de Gostoso agradece

    ResponderExcluir
  9. Prefeito está a cada dia mais afundado os babão estão sendo demitido. E agora se afunda mais

    ResponderExcluir
  10. Muitas reclamações dessa gestão descontrolada sem nenhum respeito com os funcionários da prefeitura atrasam pagamento e ainda querem ter razão. A gestão de Fafa nunca atrasou pagamento por que ela soube fazer uma gestão sem exageros de contratação. Mas essa atual não tem noção do que está fazendo. Virou uma bagunça

    ResponderExcluir
  11. Primeira vez na história de São Miguel do gostoso os funcionários passaram do 5 dia útil sem receber dinheiro, bem que o pessoal do prefeito disse que ele entraria pra história e realmente estar entrando, apenas com 10 meses de mandato

    ResponderExcluir
  12. Esse prefeito seria o da mudança kkkk e qye mudança!um gestor que não soube ter respeito com nenhum setor. Nem com a saúde,educação, transporte turismo e seguranca esse prefeito mudou tudo pra pior não voto nele nunca mais.

    ResponderExcluir
  13. Viva a administração passada, comparando-se com essa agora Fafá deu de 1000 a 0 (zero), tanto nesta agora como na administração do ex.Prefeito Miguel que também não fez nada pelo nosso Município, sinceramente não votei em dona Fátima nem em João Wilsom, mas foram os que mais fizeram pelo nosso Município.

    ResponderExcluir