domingo, 1 de outubro de 2017

Boa ação de médicos cubanos do "Mais Médicos" em São Miguel do Gostoso vira filme de jovens cineastas



Por Emanuel Neri
Vocês lembram dos médicos cubanos Raul e Marlon que moraram em São Miguel do Gostoso entre 2014 e 2016?
Raul e Marlon faziam parte do programa “Mais Médicos”, criado pelo governo Dilma Rousseff (2011-2016) para atender populações pobres, em especial áreas que não contavam com assistência médica.  Estes profissionais do “Mais Médicos”, em sua maioria cubanos, integravam o Programa de Saúde da Família (PSF).
Pois a atuação dos doutores Raul e Marlon (foto acima) em São Miguel do Gostoso chamou a atenção de jovens cineastas que vieram à cidade fazer um filme com eles. O filme era sobre o “Mais Médicos”, mas o foco era a atuação de Raul e Marlon no município. Este filme acaba de ser lançado nacionalmente e se chama “Vem de Cuba”.
Com pouco mais de 40 minutos de direção, o “Vem de Cuba” – que está disponível na rede YouTube (link abaixo) – acaba de ser lançado em São Paulo, onde moram os diretores do filme. Estes jovens cineastas se chamam André Neves Sampaio e Felipe Rousseaux Campos Mello. A fotografia do filme é de José Vessoni.
Embora o “Vem de Cuba” foque exclusivamente a atuação dos médicos cubanos em São Miguel do Gostoso, o filme retrata, de um modo geral, a importância do programa “Mais Médicos” em todo o Brasil. Pode-se dizer que o “Mais Médicos” mudou o estilo de atendimento médico na rede pública de saúde no Brasil.
Como vocês devem lembrar, o “Mais Médicos” sofreu dura resistência de médicos brasileiros que temiam perder seus benefícios com a chegada dos profissionais estrangeiros, em especial cubanos.  Tratava-se de reação da classe médica brasileira para que, sem concorrência, obtivesse sempre altos salários na rede pública.
Mais o médico brasileiro que quisesse também podia participar do “Mais Médicos”. No entanto, por falta de procura, o governo brasileiro teve que recorrer a médicos estrangeiros, em especial cubanos. O salário de um integrante do “Mais Médicos” é um pouco superior a R$ 10 mil , com direito a casa para morar.
Os médicos estrangeiros, em especial os cubanos, mudaram para melhor a forma do atendimento na rede pública de saúde. Suas consultas eram demoradas, nunca menos que trinta minutos. O paciente era examinado nos mínimos detalhes. No exame clínico completo ouvia-se pacientemente o que o doente estava sentindo.
Foi este cuidado com o paciente que fez com que o “Mais Médicos” obtivesse um altíssimo índice de aprovação no Brasil. Entre os pacientes, a satisfação com o atendimento era de praticamente 100%. Quando Dilma deixou o governo, fruto de uma espécie de “golpe” parlamentar, chegou-se a falar que o “Mais Médicos” seria extinto.
Mas o governo Michel Temer, que sucedeu Dilma Rousseff, não teve coragem para extinguir o “Mais Médicos”. Temeu a repercussão na população pobre, que seria extremamente negativa. O “Mais Médicos” continuou, embora com algumas mudanças do projeto original. Mas ele continua na maioria dos municípios pobres.
Em São Miguel do Gostoso, Raul e Marlon ficaram até o final de 2016, quando retornaram a Cuba. O prazo de contrato dos profissionais do “Mais Médicos” é de três anos – por isso eles precisa voltar aos seus países de origem.
Mas o trabalho destes dois médicos em São Miguel do Gostoso foi altamente positivo. Basta ouvir, no filme, o depoimento dos pacientes. E também o depoimento de autoridades, com a então prefeita Fátima Dantas, responsável pela vinda de Raul e Marlon para o município. Pacientes se emocionam ao falar dos médicos.
Abaixo, link com a íntegra do filme “Vem de Cuba”. Ao ver o filme, você vai conhecer, com certeza, muitos dos pacientes - ou parentes deles - que foram submetidos aos cuidados dos doutores Raul e Marlon. Veja o filme e tire suas conclusões sobre um dos maiores programas de atendimento médico na rede pública de saúde já feito no Brasil.
No final do filme, uma paciente canta uma música, feita por ela, para saudar os médicos cubanos - e pedir para eles não voltarem a Cuba. A letra diz assim: “Se eu soubesse fazer feitiço/Eles iam mofar aqui e não saiam”.
Veja a íntegra do filme:

10 comentários:

  1. Até um sapo se quiser se candidatar a prefeitura de Gostoso na próxima eleição para prefeito ganha a eleição. Por que os que estão aí no comando fazem muita besteira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Emanuel. Publique os comentários que enviei sobre esse gestor irresponsável que vcom e sua família elegeu. Não tenha medo de publicar a verdade vc é um cara democrático e não deve ter medo de escrever a verdade. Doa a quem doer falar a verdade é o que interessa

    ResponderExcluir
  3. Vergonha desse gestor qye está destruindo a educação e saúde e turismo de sao miguel do Gostoso nossa cidade está apagada sem nada funcionando nosso comércio sem movimento nenhum .cadê o NOVO que iria mudar Gostoso? Só se for em outra reencarnação.

    ResponderExcluir
  4. Faz besteira? É? E onde está o povo que deixa ele fazer besteira? Se o povo fica deixando ele fazer o povo tá fazendo besteira também por que não fiscaliza aonde vai o dinheiro do povo. Ficou besteira por besteira !!!

    ResponderExcluir
  5. Até uma lagartixa se resolver se candidatar ganha pra prefeitura de Gostoso. Por que essa gestão superou todas as anteriores em fazer bobagens .todos os Gostosenses estão horrorizados com a falta de respeito com os funcionários da educação saúde e outros setores. Infelizmente não temos como tirar esse prefeito e fazer uma nova eleição mas já sabemos que ele não ganha nunca mais. Por que não soube administrar. Nem escolher o secretariado nem tesoureiro nem contador nem recursos humanos enfim um grupo muito despreparado para administrar nossa cidade

    ResponderExcluir
  6. Prefeito Renato tem feito tudo pra agradar kkkkkk mas não acerta nada cada vez mais vai pra o fundo do poço. Ninguém está gostando dessa administração. Só os babão. Falaram
    Tanto da de Fafa e estão fazendo pior

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se alguém está cuidando das plantas jasmim que foram plantadas em setembro na entrada de Gostoso?

    ResponderExcluir
  8. O lixo está dando nas canelas. Isso é lindo para o turismo. Kd á empresa da coleta de lixo??

    ResponderExcluir
  9. Prefeito não paga aos garis nem a empresa de lixo por que fez contratação em exagero precisa tirar esses cargos comissionados para diminuir despesas e pagar a quem deve .prefeito faça uma gestão digna trabalhe em setores como educação saúde e desenvolvimento faça de Gostoso uma cidade limpa como sempre foi. Prioridade para o pagamento dos garis eles são merecedores de ter seus salários em dia .só lembrando a esse gestor que uma cidade limpa agrada tanto ao nativo quanto ao turismo e nossa cidade depende do turismo portanto enxugue essa folha de pagamento tirando esses babão qye passam o dia sem fazerem nada e Pague a quem limpa a cidade assim nossa vai se manter limpa. Seja coerente senhor Renato de Doquinha. Aprenda a dar prioridade a coisas mais importantes.

    ResponderExcluir
  10. Cidade suja causa mal cheiro moscas Ratos e juntando tudo vem as doenças. Por isso a importância da coleta do líxo Precisa ser frequentemente.

    ResponderExcluir