segunda-feira, 7 de agosto de 2017

São Miguel do Gostoso vai abrir sua Primavera, dia 23 de setembro, com plantio de flores brancas na cidade



Por Emanuel Neri
Sabe aquela florzinha branca que está por todos os cantos, em especial em jardins e calcadas do Nordeste? Em São Miguel do Gostoso há esse tipo de for em abundância. O nome como ela é mais conhecida é Jasmim do Caribe, mas também é chamada regionalmente de Lírio de São José – ou ainda Cajado de São José.
Pois esta florzinha simpática – seu nome científico é Pluméria Pudica – pode-se transformar em uma das marcas de São Miguel do Gostoso. A Rede Eu Sou do Amor, Ong que reúne em torno de 700 pessoas em Natal e outras cidade do Nordeste, quer plantar mais de 500 mudas desta planta na cidade.
E a Rede Eu Sou do Amor escolheu o dia 23 de setembro, dia do início oficial da Primavera, para mobilizar parte de seus associados e a comunidade de São Miguel do Gostoso em uma dos maiores plantios de mudas que a cidade já conheceu. A ideia é encher as ruas locais com o branco do Jasmin do Caribe.
Esta iniciativa partiu de uma parceria do Eu Sou do Amor com o Iasnin. Mas a Prefeitura e Ongs locais também vão aderir a esta iniciativa ambiental que, seguramente, vai deixar São Miguel do Gostoso muito mais bonita.  Envolverá  Ongs com Amjus, Aslírio e Iasnin, alem de grupos de Escoteiros e Desbravadores.
No sábado passado (5/8), representativa reunião no Iasnin contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre os quais representantes de Ongs, da Aegostoso e de outras entidades. A reunião foi coordenada pela jornalista Gácia Marilac (Resenha do RN, da IntertvCabugi), que dirige a Rede eu Sou do Amor.  
O evento na abertura da Primavera não vai se resumir aoplantio de 500 mudas de Jasmin do Caribe. Vai ter também atividades culturais e sociais. Uma delas será a limpeza na principal praia da cidade, a Xepa. Outra será a pintura de um mural, na cidade, para marcar a passagem da ONG por aqui.
Mas as atividades não param aí.  São Miguel do Gostoso vai ter um de seus órgãos públicos – talvez um posto de saúde – pintado por seguidores da Rede. Os integrantes do Eu Sou do Amor também querem ampliar o número de livros e de geladeiras das chamadas “bibliotecas-geladeiras”, mantidas pelo Iasnin.
Acredita-se que a atividade do Eu Sou do Amor em São Miguel do Gostoso traga à cidade pelo menos 100 dos seus membros. Eles passarão o final de semana na cidade, ocupando pousadas e circulando por bares e restaurantes. Na noite do dia 23, haverá festa com DJ no Bar Girassol, na rua das Ostras.
Esta é uma das primeiras vezes que o Eu Sou do Amor faz uma atividade deste porte fora de Natal, cidade berço da Ong. O evento será divulgado pelas redes sociais da entidade e de seus membros, aumentando a visibilidade de São Miguel do Gostoso e criando mais um evento para o calendário turístico local.
Na reunião do sábado passado foram criados grupos para atuar e coordenar várias atividades que serão realizadas na cidade no dai 23 de setembro. O comércio local e as pousadas também serão convidados para colaborar com o evento. Em outros anos a mesma ação se repetirá. Nas próximas semanas novas reuniões vão ser marcadas.
Com certeza São Miguel do Gostoso vai ser diferente depois da ação do Eu Sou do Amor. Imagine não só a entrada como grande parte da cidade – inicialmente a avenida dos Arrecifes em quase toda a sua extensão – toda ornamentada pelas encantadoras flores brancas de Jasmim do Caribe.
São Miguel do Gostoso vai ganhar uma nova cara. E esta cara seguramente será muito mais bonita do que a atual, que já é bonita. E o Jasmim do Caribe – ou lírio de São José – vai ser uma atração a mais para o turismo local. Integre-se a esta grande festa para deixar sua cidade muito mais ataente.

14 comentários:

  1. Parabéns para nossa cidade. Precisamos deixar ela bonita para que todos nós se orgulhe. Precisamos controlar o lixo. Com a crise muita gente comprou terreno para contrair e sem dinheiro vão esperar. É aí que vizinhos se aproveitam e sujam de lixo os terrenos. Que vergonha
    Zenaide

    ResponderExcluir
  2. Ótimo parabéns a todos que participaram dessa idéia. Moro na rua das ostras em lá temos um belíssimo canteiro onde foi plantada várias árvores de nin da Índia pelo nosso querido Paulo Teixeira. Qye vinha todas as tarde de sua casa regar aquelas plantas .hj elas dão além de muita sombra uma beleza na rua das ostras. Vamos plantar muitas flores brancas .

    ResponderExcluir
  3. Eu também moro na rua das Ostras. Vamos deixar essa rua a mais bonita de nossa cidade. Quando o prefeito terminar a rua vamos fazer desse canteiro novo o mais bonito de todos. Com essa campanha de plantar o jasmim poderíamos fazer um concurso da rua mais bonita ,arbirizada, bem cuidada e sem lixo nenhum. Temos de ter orgulho da rua que a gente mora e zelar por ela também. Já pensou o povo cuidando de sua rua? Gostoso será notícia no Brasil todo. Obrigado senhor Paulo Teixeira eu sou testemunha do senhor cuidando do jardim. Nós que moramos na rua das Ostras nós amamos nossa rua.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Este blog já falou várias vezes e vai repetir. Não aceitamos comentários que contenham ofensas e acusações contra pessoas. Nos últimos dias, tem chegado muitos comentários a este blog com ofensas ao prefeito de São Miguel do Gostoso. Estes comentários estão sendo bloqueados e não serão publicados. Qualquer leitor do noBalacobaco pode fazer suas críticas aos governantes, como o prefeito da nossa cidade - ou qualquer outra pessoa, seja ou não uma autoridade. Mas esta crítica não pode conter ofensas. Quer criticar, pode criticar. Mas esta crítica tem que ser feita de forma educada, sem atingir a reputação do criticado. O objetivo deste blog é estabelecer um canal de comunicação para que seus leitores se manifestem e deem sua opiniões. Mas evitem "esquentar" estas críticas e opiniões com ofensas. Se isso ocorrer, pode ficar certo: seu comentário não vai sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está certo Emanuel mas a coisa tá ficando feia por aqui e as pessoas não aguentam tanto descaso desse gestor aqui falta tudo .esse rapaz prometeu tanta coisa pra ganhar a eleição que agora quem votou nele está com raiva por esta vendo qye ele é um mentiroso e isso irrita muita gente. E usam seu Blog que é um espaço democrático para desabafar toda a raiva dessa gestão descontrolada. Eu tenho por exemplo uma prova da mentora dele que na época da eleição ele foir na minha casa e prometeu 6 empregos para quem morava lá e até agora ele não arranjou pra nenhum dos 6 e 3 tem graduação por isso que as pessoas estão chateadas por que foi muita mentira. E o povo não aguentam tanta gente mentindo na política e estão decididos a não votarem nas próximas eleições. Isso é um forma de vingança pelas mentiras .que se tem ouvido nessas campanhas. Eu dou toda razão a quem foi enganado

      Excluir
  5. Como o dono do Blog diz na reportagem que as pessoas estão falando mal do prefeito atual isso é o que todos os gostosenses estão fazendo em cada canto da cidade e do município e motivo tem de sobra .um prefeito que não pague aos funcionários em dia que não paga o décimo terceiro em dia que não respeita os universitários que não colabora com o desenvolvimento do comércio que está parado? Vcs querem o que? Qye ele seja elogiado? De jeito nenhum. Jamais será elogiado .os puxa saco é qye estão elogiando para se manter no emprego. E essa obra de saneamento não é dele e sim da gestão passada portanto me diga uma obra importante aqui desse prefeito? Não tem amigos;por isso não tem como elogiar uma pessoa dessa e ainda colocou o bando de secretários ignorantes que pensam que são o poderosos do pedaço gente sem a menor noção de assumir um cargo público. Nunca vi gente tão despreparado pra assumir tais cargos. Fora os funcionários fantasma qye sabemos que tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o novo gestor da cidade está descontrolado. Eu moro aqui a 6 anos e tenho visto que o comércio está parado ninguém compra ninguém vende. Sou aposentado e não preciso de prefeito para me manter mas tenho amigos que tinham esperança em ter melhoras nessa gestão e estão decepcionados por que houve muitas promessas por parte do senhor Renato de Doquinha. Eu vejo que as pessoas estão falando mal dele em toda parte principalmente os comerciantes qye estão sendo prejudicados por ninguém ter dinheiro na cidade nem mesmo os funcionários da prefeitura tem dinheiro pra usar no comércio por que o prefeito não paga nada em dia .não abre linha de crédito no banco do Brasil para as pessoas fazerem empréstimo e isso tem deixado o comércio de Gostoso fechando as portas pra muitos comerciantes. Já está na hora de haver algo que gere renda aqui dentro da cidade.

      Excluir
  6. A falta de respeito com os funcionários da prefeitura é tão grande qye dar vontade de ir morar na China porque esse prefeito está perdido não encontra a solução pra nada ele é verdadeiramente um péssimo gestor e foi muito infeliz com a equipe que está rodeando ele gente muito sem noção de administração gente mal educada. Enfim a gestão está um lixo

    ResponderExcluir
  7. Senhor dono do Blog: vc pode até não ter votado nesse gestor atual mas fez muitos elogios ao prefeito quando ele ganhou as eleições. Porém não demorou muito para vc ver que o cara é um desastre quando o assunto é administração. Acho que ele pensava que administrar uma prefeitura era igual a cuidar das ovelhas e dos cavalos do pai dele .e também acho que ele pensou que iria ter muito dinheiro para dar emprego a toda a população de Gostoso.

    ResponderExcluir
  8. Prefeito sem noção de preservação ambiental. Esse cara é leigo nesse assunto? Ou será que ele não gosta de coqueiros?

    ResponderExcluir
  9. Gente criticar é muito fácil, todas as cidades do interior do nosso estado se encontram assim também, os roubos a bancos são constantes quantas vezes o Prefeito já se reuniu com pessoal das agências bancárias para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, mas o pessoal dizem que os prejuízos são grandes e que no momento não querem passar por outros riscos de assaltos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou mentira kkk o prefeito nunca mexeu nada pra ter banco aqui de novo kkkk esse prefeito só sabe cortar coqueiros kkkk

      Excluir
  10. Afinal de contas, flor branca atrai investimento na marra né não?

    ResponderExcluir
  11. Vamos enfeitar plantando mais árvores na linda Rua das Ostras,vamos ver se assim a Prefeitura se anima a acabar essa rua!!!!,falta pouco mas demoram tanto.......


    Esperançosa

    ResponderExcluir