segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Mostra de Cinema de Gostoso/2017 esta confirmada; de 17 a 21/Nov, cinema e cultura movimentam cidade



Por Emanuel Neri
Pelo menos uma boa notícia está chegando para São Miguel do Gostoso.  Como ocorreu entre 2013 a 2015 (o ano passado não teve), em novembro deste ano vai acontecer a 4º Mostra de Cinema de Gostoso.
Trata-se de um dos principais acontecimentos culturais do Rio Grande do Norte – talvez também do Nordeste. De 17 a 21 de novembro deste ano, a Mostra de Cinema (na foto a arena da Mostra, no Maceió) vai encharcar de cultura a população de são Miguel do Gostoso. Bom para a cidade, que vai assistir a excelentes filmes nacionais.
No ano passado a Mostra não se realizou por falta de patrocínio. Este ano a direção do festival conseguiu patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do programa Governo Cidadão, da Secretaria de Turismo do RN. Ainda está dependendo de outros patrocínios.
Mas, independentemente de outros patrocínios que devem ainda chegar, entre os quais de empresas de energia eólica, está praticamente definido que a Mostra de Cinema de Gostoso vai ter continuidade este ano. Além de filmes famosos, a cidade vai receber atores e atrizes, alem de diretores de cinema.
Só para não esquecer. É muito importante o apoio  de empresários locais, incluindo pousadas e restaurantes, para a realização da Mostra. Este é um evento que atrai muitos turistas para São Miguel do Gostoso. Então, se a cidade está com a casa cheia por causa da Mostra, todos ganham com isso.
Pelo tamanho da procura pela inscrição de filmes você tem ideia do sucesso desta Mostra.  Do dia 1º de agosto, quando as inscrições foram abertas, até a data de hoje (28/8), nada menos do que 415 filmes se inscreveram. E aí tem de tudo: curtas, longos, documentários, ficções. Filmes para todos os gostos.
Óbvio que haverá uma seleção destes filmes.  Nem todos os inscritos participam da Mostra. Geralmente a Mostra de Cinema de Gostoso conta com mais de 50 filmes, incluindo curtas e longos, documentários e ficções. Como em anos anteriores, este grande evento cultural da cidade será na praia do Maceió.
As inscrições serão encerradas no dia 15 de setembro. Até lá novos filmes – inclusive algumas produções que estão sendo lançadas agora – vão também se inscrever. Além da mostra competitiva, a direção do festival quer convidar filmes especiais, de grandessucesso e visibilidade no Brasil e no exterior.]
Um grande sucesso que pode passar em São Miguel do Gostoso é o filme Aquárius, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, que ganhou inúmeros festivais tanto no Brasil como no exterior. Produzido em 2016, Aquárius tem como principal estrela a atriz Sônia Braga.
A Mostra de Cinema de Gostoso não se limita à exibição de filmes. Um dos trabalhos importantes deste projeto é a formação de jovens locais em técnica de áudio visual e história do cinema. Cerca de 50 jovens estudam estas práticas durante oficinas realizadas com professores de várias universidades.
Estes jovens cineastas dirigem e produzem filmes que são exibidos na Mostra de Gostoso. Além disso, também atuam como atores ou atrizes. Pelo menos três filmes produzidos por estes jovens serão exibidos este ano. Um deles chama-se “O Grande O”, com uma pegada jovem, mas com teor investigativo.
Como vocês podem ver, a Mostra de Cinema de Gostoso vem recheada de atrações para quem gosta de cinema de qualidade. A exemplo dos anos anteriores, os cinco dias da mostra vão encher são Miguel do Gostoso de cultura e orgulho. São poucas as cidades no Brasil que organizam um evento deste porte.
Nos links abaixo você pode relembrar o sucesso da Mostra de Cinema de Gostoso em anos anteriores.  Leia tudo sobre este importante evento cultural de São Miguel do Gostoso.

43 comentários:

  1. Ótimo gosto muito desse evento.

    ResponderExcluir
  2. Sonia Braga é ótima em protagonizar personagens de cidades que desaparecem em meio às dunas.

    ResponderExcluir
  3. Só não sei como vai ficar as ruas de gostoso com esse saneamento acho que os transtornos serão muitos

    ResponderExcluir
  4. Mais um ano sem o desfile de 7 de setembro enquanto o prefeito gasta com muitas contrataçoes desnecessária em troca de favores o desfile não acontece

    ResponderExcluir
  5. Banheiros da praia estão em estado de calamidade sujos demais sem nenhuma condições de uso isso é uma vergonha cade o prefeito da mudança que o povo tanto falava ? Dispense os cargos comissionados que existem em exagero tire esses contratos em dose dupla e concerte os banheiros senhor prefeito pra ver se melhora sua reputação por que o povo está esperando a tal mudança que o senhor prometeu

    ResponderExcluir
  6. Mais um ano sem o desfile cívico essa prática era muito bem aceita pela população todos ficavam aguardando ansiosos pelo desfile mas infelizmente as últimas gestões não estão realizando segundo informações não tem dinheiro isso é o exagero de contratação que o prefeito Renato de Doquinha fez ao assumir a prefeitura tem muitos funcionários ganhando sem trabalhar e com salários acima do limite enquanto os outros estão ganhando uma merreca como é o caso de professores contratados e enquanto isso criam cargos inventados tais como:assessor especial kkkkk esses são os verdadeiros babão do prefeito bando de gente hipócrita que ganham sem trabalhar. Falavam tanto das gestões passadas e estão fazendo pior esse é o prefeito da mudança??????

    ResponderExcluir
  7. Mudando pra pior essa é a realidade dessa gestão

    ResponderExcluir
  8. O trânsito na praia continua e ninguém toma nenhuma providência lembro que na gestão de Fafa essa proibição até funcionou por que Emanuel Neri fez muitas reclamações e foi por algum tempo controlado mas nessa gestão de Renato a coisa está sem controle tem muitos carros motos e quadriciclo circulando livremente e o que é pior todos em velocidade isso é um absurdo não acredito que ninguém consiga proibir esse trânsito que pode provocar acidentes Sera que nenhum vereador ainda não pensou em levar esse assunto Para a câmara?ou estão esperando acontecer um grave acidente para depois tomaram uma providência .acho que vc Emanuel como pessoa que sempre se preocupou com o bem de Gostoso e com a preservação do meio ambiente deve cobrar essa proibição do trânsito na orla da praia de Gostoso. Acho que vc é a pessoa certa para resolver esse problema. Não tem condições de continuar desse jeito porque a coisa tá absurda não se pode ter sossego na praia com esses carros e motos e quadriciclo circulando precisamos de uma proibição urgente e só quem pode fazer isso é o prefeito. Espero que Emanuel ajude a população a resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  9. Estamos esperando pelo plantio de árvores com flores brancas que foi prometido nos canteiros cadê?

    ResponderExcluir
  10. Minha vizinha presenciou quase um atropelamento na praia em frente ao Caminho dos Pescadores último acesso à praia no final da cidade.
    Até quando?

    ResponderExcluir
  11. O trânsito na praia continua sendo um grande problema esse final de semana foi muitos carros e quadriciclo parece que aqui a lei não é respeitada por isso que chamam de cidade sem lei. E pelo que vejo os próprios moradores donos de quadriciclos são os piores por que sabem que existe a lei porém não respeitam só pensam em ganhar dinheiro com o aluguel deases veículos e não estão nem preocupados com os problemas que podem acontecer na orla

    ResponderExcluir
  12. Oi Emanuel parabéns pelo Blog. Estou em Gostoso a 2 anos sou aposentada de uma multi nacional trabalhei como administradora numa empresa de tecnologia escolhi Gostoso para morar para ter sossego e descanso a primeira vez que estiver aqui em Gostoso fiquei em sua pousada fui muito bem recebida parabéns pela pousada .Hj moro construir minha casa e moro aqui próximo ao santo Cristo. Mas a coisa que mais me incomoda nessa cidade são as motos com cano furado provocando muito barulho e o trânsito de veículos na orla da praia isso é perigoso e pode provocar muitos acidentes, sinceramente não entendo porque as autoridades locais não fazem nada para resolver o problema acho que é necessário haver um limite de espaço para o tráfego de veículos e quadriciclo também acho que a Polícia militar ou de trânsito deve imediatamente tirar de circulação essas motos barulhentas que tiram o sossego de quem procura um lugar para descansar. Espero sinceramente que as autoridades locais façam alguma coisa para amenizar essa situação Gostoso precisa continuar sendo uma cidade tranquila onde o morador e o visitante possam ter sossego .Eu espero sinceramente que o prefeito faça alguma coisa para resolver o problema que já está ficando cada vez mais absurdo.

    ResponderExcluir
  13. Queremos mudança queremos mudança o povo quer a mudança prometida estamos esperando cadê cadê?????.ruas esburacadas. Obras inacabadas, praias com circulação de veículos,banheiros públicos sujos e acabados comércio parado , consultas pra médicos só daqui a um ano posto de saúde sem limpeza tudo precisando melhorar prometeu tem que cumprir.

    ResponderExcluir
  14. Muitíssimo preocupada com o trânsito na praia. Principalmente os quadriciclo pilotados por adolescente e crianças isso é normal por aqui até quando vamos presenciar esse absurdo????

    ResponderExcluir
  15. Falavam muito mal da gestão de Teresa Neri quando foi secretária de saúde mas ela era uma excelente secretária por que tinha muita experiência. Hj temos uma pessoa que substitui um tal de Cantuária que segundo informações não pode está no cargo por que tem outros empregos porém a pessoa que substitui esse Cantuária é sobrinha desse rapaz e não tem nenhuma condição de administrar uma unidade de saúde pois é uma pessoa sem noção de administração. Cadê a promessa de campanha do prefeito que dizia que tudo iria funcionar e que não existiria funcionários fantasma??? Falava tão mal das gestões passadas e está fazendo pior por que pelo menos a gente tinha uma secretária de saúde que era muito exigente e que fazia o posto de saúde funcionar por que todo mundo tinha que mostrar serviço e agora agente ver muitas gente lá se batendo mas ums se escorando no outro .posto muito sujo sem nenhuma condição de uso cadê suas promessas senhor prefeito???? O povo que votou no senhor está esperando. Cadê???

    ResponderExcluir
  16. A gestão está cada dia pior, só vemos o número de funcionários aumentando. Hoje fui a secretária de saúde a procura de um carro para um paciente que precisa ir a Natal, realizar uma consulta com o neurologista e levei um não bem grande, simplesmente pq não votei no senhor prefeito. Porém, isso não ficará assim. Irei procurar meus direitos junto ao MP.

    ResponderExcluir
  17. Prefeito Renato tenta agradar mas população não está satisfeita falta tudo aqui em Gostoso e secretariado da gestão não sabem ser humildes todos se sentem o rei da Babilônia.

    ResponderExcluir
  18. Em vez de ficar criticando vamos dizer para prefeitura o que é importante para nós. Poderíamos fazer um mural em frente a prefeitura e o povo escreve suas necessidades sem ofensa só manifestando o seu direito.
    Para mim eu peço que acabe o calçam entorno da rua das Ostra antiga rua da creche que é uma via importantíssima para desvio das Arrecifes e UE melhore o Caminho dos Pescadores que é o último acesso a praia pela Arrecifes e é caminho de pescador que vai trabalhar. Está cheio de metralha. Simples assim. Sem ofensa porque não é assim que se consegue nada na vida mas sim com um bom argumento. Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  19. Ricardo André deveria procurar o que fazer, que no tempo que ele trabalhou na prefeitura fez o que bem quis, tirou direito dos trabalhadores... E ainda quer ser certo

    ResponderExcluir
  20. Renato ta fazendo uma ótima gestão, agora os vereadores da oposição nao querem beneficiar a população, so querem trabalhar como "oposição" e não para a "população"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o trabalho da oposição!!!!kkkkk

      Excluir
  21. È verdade!, Vamos trabalhar mais vereadores, Micaela, beto, Zé, evanio, queremos trabalho de vcs, e não picuinha de perdedores.

    ResponderExcluir
  22. Prefeito Renato ou é cego ou não mora em Gostoso. Por que vai pra TV dizer que aqui não tem trânsito na praia. Isso é uma piada!porque todo dia tem carros motos e quadriciclo circulando na orla da praia será que ele não sabe disso ou é por que gosta de mentir?esse problema de trânsito na praia só será resolvido com fiscalização diária caso contrário vai continuar sendo uma piada

    ResponderExcluir
  23. Todos os fins de semana tem trânsito na praia. Isso é pura verdade. Só não tem fiscalização para multar quem trafega por lá .virou uma bagunça já não temos sossego em levar nossas crianças para brincar na areia da praia.

    ResponderExcluir
  24. Muitas garotas se exibindo com o quadriciclo dos pais fazendo o que bem entende como esses quadriciclo e ninguém faz nada.

    ResponderExcluir
  25. Gestão desagrada a todos até quem votou nele vive reclamando.

    ResponderExcluir
  26. Muitas ruas precisando serem concertada muito buraco

    ResponderExcluir
  27. Boa noite nobre Emanuel... O senhor não irá fazer nenhuma matéria sobre a recomendação do MP pra a nossa cidade nao? Sobre as exonerações dos parentes dos poderes de nossa cidade?

    ResponderExcluir
  28. Blog de touros já fez a reportagem sobre o nepotismo em Gostoso. Segundo informações deve se exonerado todos os parentes do prefeito inclusive esposa sobrinhos e primos isso terá que ser cumprido

    ResponderExcluir
  29. Hoje ao assistir a missa na igreja de São Miguel arcanjo me surpreendi com algumas atitudes do padre, parecia que eu estava na idade média onde a igreja era totalmente vinculada à política onde só quem tinha poder era o clero e a classe política. Não entendi por que uma primeira dama ser convidada para astear a bandeira; por que não uma beata que está frequentemente na igreja colaborando para o funcionamento da mesma por que não dona Isabel Neri que a muitos anos mantém a igreja de São Miguel funcionando e por que não dona Maria Lucia que mesma com suas limitações está todos os dias naquela igreja. Me sentir muito inquieta com aquelas pessoas sendo anunciadas tais como secretários da gestão atual será que aquelas pessoas que estavam representando o prefeito olharam para o teto da igreja??? Será que viram que necessita de uma grande reforma ?que o
    teto está quase caindo ? Ou fingiram não ver nada só a homenagem do padre ?.não me senti bem com aquela situação e devo dizer a idade média continua aqui em São Miguel do Gostoso. Isso é vergonhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBalacobaco foi apurar o comentário acima. Segundo esta apuração, é tradição que a abertura da festa de São Miguel, incluindo o hasteamento de bandeiras, seja feito por autoridades municipais. Em administrações anteriores, o prefeito - ou a mulher do prefeito - se encarregava do hasteamento de bandeiras. Na última gestão, a ex-prefeita Fátima Dantas participou mais de uma vez desta solenidade, inclusive hasteando bandeiras. Então não há motivos para se criticar o padre da Paróquia de São Miguel pelo fato de o hasteamento de bandeiras ter sido feito pela primeira dama do município.

      Excluir
  30. Não sei porque o padre ainda não fez a reforganização do telhado da igreja segundo informações já tem o dinheiro então por que não faz antes que cai sobre os fiés? Vão esperar acontecer?

    ResponderExcluir
  31. Políticos são funcionários públicos assim como todos. Recebem seus salários do dinheiro que é recolhido dos impostos do povo. Menos exposição e mais trabalho para fazer jus ao dinheiro que recebem do povo

    ResponderExcluir
  32. Quanta hipocrisia desse anônimo acima, será que a nossa primeira dama também não seja católica, pois sempre esteve presente não só agora mas muito antes da política, e porque ela não poderia fazer o hasteamento da bandeira? sinceramente existe certas pessoas que só procuram criticar tudo que acontece aqui em nossa cidade, só porque agora isso tem que ser assim como certas pessoas pensam, nas outras administrações sempre foram assim e só porque agora seria diferente?, se a nossa igreja está precisando de se fazer alguma reforma não é obrigação do poder Municipal, pois é proibido por lei ter esse tipo de despesa, e na nossa igreja não existe fiel mas importante de que o outro irmão, todos são iguais fique sabendo, acho até que certas pessoas estão querendo misturar política com religião, por isso enquanto muitos que estão lá voltados em ouvir a palavra de Deus do outro lado existe pessoas inquietas e de mente suja que só favorecem o lado do sujo.

    ResponderExcluir
  33. Acho que vão esperar o teto da igreja cair pra poder fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  34. Aqui tem babão e muita gente ignorânte por que como pode alguém dizer que a orla é grande e que por isso não tem risco de acidentes.??? Quanta gente idiota .não precisa ser grande o pequeno o que precisa é cumprir com a lei e evitar acidentes. Respeitar vidas entendeu ???

    ResponderExcluir
  35. Não estou conseguindo entender como as pessoas são tão idiotas a ponto de ser a favor do trânsito na praia. Isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
  36. Prefeito faça uma doação do seu salário para a igreja de São Miguel do arcanjo por que o teto está em péssimas condições pode cair a qualquer momento. Será que o senhor se esqueçeu da promessa que fez ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já pagou!!! Saiu de casa de Joelho até a igreja.

      Excluir
  37. O senhor prefeito já está na hora de exonerar os funcionários que são seus parentes e os parentes dos vereadores o povo de Gostoso está esperando o senhor cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  38. Obra de saneamento necessária para a saúde de uma população, porém não podemos aceitar que após a escavação do calçamento seja feito um trabalho mal feito como ficou na rua do cemitério velho é preciso que o responsável pela obra de recuperação do calçamento veja o serviço mal feito que está sendo feito.não tem condições um tapa buraco tão mal feito sinceramente existe o material qye são as pedras a areia o pixe só falta trabalhadores de qualidade para fazer um trabalho bem feito. E o principal responsável por essa obra é o engenheiro e o encarregado da obra .é visível o calçamento todo desnivelado em toda a rua.acho que se estão ganhando seus salários devem fazer um trabalho bem feito. Aquele da rua do cemitério parece um trabalho de pessoas sem nenhum conhecimento em calçamento de ruas acho que o responsável pela obra deve exigir um trabalho melhor para que não aconteça nas próximas ruas que ainda farão esse trabalho.principalmente na rua principal e na ruas paralelas que já possuem calçamento. Espero que as autoridades visitem as obras após o término para avaliar o serviço desses trabalhadores. Até por que esse serviço é pago com o dinheiro dos nossos impostos e por isso deve ser bem feito .

    ResponderExcluir
  39. Passei na rua lírios do mar de bicicleta e realmente muito ruim o serviço que fizeram o calçamento não ficou bom pois ficou com muitos altos e baixos coisa de quem ainda está aprendendo a trabalhar em calçamento de ruas. Acho que o prefeito deve ir dar uma olhada pra ver esse serviço mal feito.

    ResponderExcluir
  40. Muito bom saber que Gostoso está sendo saneada parabéns. Mas existe algo que necessita ser bem feito :: o pós escavação das ruas todos precisam ter passado calçamento bem feito sem altos e baixos e bem feito por que esse dinheiro dessa obra é nosso e por devemos cobrar do poder público municipal um trabalho bem feito

    ResponderExcluir