domingo, 13 de agosto de 2017

Crime ambiental. Coqueiros centenários do Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso são derrubados



Por Emanuel Neri
Qual é o principal símbolo (ou marca) de São Miguel do Gostoso?
Os coqueiros, que formam uma espécie de cortina que preenche todos os espaços verdes da cidade, concentrando-se ao longo da faixa litorânea são, sem dúvida, o principal símbolo de São Miguel do Gostoso. Pois esta marca, principal cartão postal local, está sendo rapidamente destruída. Lamentável.
Primeiro foram alguns donos de terrenos que, de forma irresponsável, derrubam coqueiros com o objetivo de aumentar a área de construção de seus imóveis. Pois agora é o próprio poder público (Prefeitura) que está derrubando este coqueiral. Inúmeros coqueiros do Centro de Cultura acabam de ser derrubados. Antes, uma árvore do tipo aroeira também foi destruída.
Quem passar diante do Centro de Cultura da cidade vai ver a lamentável destruição feita ali. Do ponto de vista ambiental, o cenário é devastador. Há troncos gigantescos de coqueiros cortados e espalhados por toda a extensão do terreno, em toda a área em frente ao Centro de Cultura. Quem praticou este ato irresponsável?
Este blog não acredita que a ordem para a derrubada daqueles coqueiros tenha partido do prefeito Renato de Doquinha. Mas, como não deve ter sido o prefeito, alguém da Prefeitura deu ordens para que aqueles coqueiros, quase todos centenários, fossem destruídos. Foi um crime ambiental praticado na cidade.
Se a própria Prefeitura autoriza a derrubada de coqueiros em uma área que pertence a um órgão público, é claro que o cidadão comum vai se sentir encorajado – e de alguma forma autorizado – para também meter o machado em seus coqueiros, com o objetivo de valorizar mais ainda seus imóveis.  
É o começo do fim da desfiguração da natureza de São Miguel do Gostoso. Órgãos como Ibama e Idema, além do Ministério Público, têm que punir os responsáveis por esta destruição e adotar medidas para que a natureza local não escoe pelo ralo da destruição insana que já acabou com muitas cidades.
Após saber da derrubada de coqueiros do Centro Cultural, este blog esteve no local para verificar o estrago. Terrível o que se vê ali (veja foto acima). Pior que isso só a explicação de funcionários do Centro de Cultura: os coqueiros foram derrubados para evitar que cocos caíssem na cabeça de alguém.
É uma explicação burra do ponto de vista da preservação da natureza. Há dezenas de residências e pousadas em São Miguel do Gostoso localizadas em áreas de extenso coqueiral. E ali não se derruba coqueiro para evitar que os cocos caiam sobre alguém. Simplesmente se faz retirada temporária de cocos.
Para evitar qualquer tipo de acidente com coqueiro, basta que a retirada de cocos e de palhas que apresentem riscos seja feita a cada 40 dias. Não há um único registro de coco que tenha caído na cidade na cabeça de alguém. Mas a Prefeitura, a quem caberia zelar pela natureza, manda derrubar seus coqueiros.
E assim, de forma acelerada, São Miguel do Gostoso vai perdendo sua principal marca: o mar de coqueiros que encanta sua população e as pessoas que visitam a cidade. Sem isso, a cidade vai perdendo sua pincipal identidade visual. Já é visível a ausência de coqueiros em muitos trechos da cidade, em especial na orla.
Uma comparação. O Pão de Açúcar é um dos principais símbolos da cidade do Rio de Janeiro. Imagine a Prefeitura do Rio manda derrubar parte daquele monumento simplesmente por achar que parte daquele maciço de pedra pode desmoronar. No mínimo as pessoas vão achar louca e criminosa aquela decisão.
Pois é isso o que está ocorrendo com São Miguel do Gostoso. Seu belíssimo coqueiral está sendo destruído, deixando a cidade desfigurada e sem sua principal marca - seu belo coqueiral. A Prefeitura tem obrigação de vir a público para dar explicações à comunidade sobre este ato irresponsável.
Qual o motivo de, num gesto insano e desprovido de qualquer responsabilidade ambiental, mandar derrubar os coqueiros do Centro de Cultura?
No link abaixo, outro post deste blog sobre a derrubada de coqueiros em São Miguel do Gostoso.

55 comentários:

  1. Mais uma barbaridade do prefeito que vc é sua família apoiou vcs não devem reclamar aguentem por que quem Vota em uma ignorânte vão ter que se acostumar com as barbaridades que esse moço Renato de Doquinha vai fazer nesses 4 anos. Agora aguentem ele ainda vai aprontar muita coisa isso é só o começo. Onde se viu um analfabeto saber o que é preservação ambiental kkk va se acostumando tem mais coisas pela frente .vcs vão ter que engolir um mal gestor até o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso engoli, pois essa expressão, parte de pessoa, totalmente ignorante, pensei que você fosse mais letrada, mas está igual ao prefeito, pelo nenos você diz que ele é analfabeto e você ?

      Excluir
  2. Emanuel vc já está reclamando das atitudes do prefeito kkkk por que vc não pensou duas vezes antes de eleger um indivíduo sem educação sem classe? Agora aguentem ou vá pra justiça reclamar das atitudes dele

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo!cortaram mais uns coqueiros desse jeito vai acabar todo o coqueiral de Gostoso. Pergunto:esse rapaz que é o prefeito e que provavelmente foi quem mandou praticar o ato sabe o que é preservação ambiental? Ou alguém terá que dar uma aula pra ele ? O que é isso? Derrubam sem ter noção do mal que estão fazendo. Essa pessoa que autorizou um crime desses precisa saber a importância do coqueiral pra essa cidade praiana. Alguem tem que proibir essa prática aqui em Gostoso

    ResponderExcluir
  4. Não justifica esta atitude do Sr prefeito.

    ResponderExcluir
  5. Qye pena !achava tão lindo aqueles coqueiros. Que maldade gente !isso não Devia ter sido feito.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma besteira que Renato de Doquinha fez .se a popularidade dele estava baixa agora vai piorar se ele estiver pensando que será reeleito coitado as pessoas estão cada dia mais com raiva dele .ele não ganha nunca mais. Coitado

    ResponderExcluir
  7. O corte do coqueiral foi um ato de pura ignorância. Não tem outra explicação não vejo outra resposta. Gente muito ignorânte pra autorizar um serviço desses que sujeito mal informado é esse ? Como pode cortar um coqueiral? Meu Deus que povo idiota é esse ?

    ResponderExcluir
  8. Emanuel e seus escândalos!!

    ResponderExcluir
  9. Nenhuma resposta que venha a respeito dessa derrubada dos coqueiros vão nos convencer o que houve foi uma destruição ambiental isso prova o desrespeito à natureza por parte Dessa gestão. Como sempre o poder público acha que pode tudo até mesmo destruir a natureza. Lamentável.

    ResponderExcluir
  10. Uma pessoa só faz vários comentários falando do Prefeito, agora tudo que acontece de errado o Prefeito é o culpado, o Prefeito é só a maior autoridade do Município, muitas vezes as decisões que são tomadas jamais passa pelo Prefeito, em todas as cidades do nosso país é assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao leitor acima devo lhe dizer que essa atitude de cortar os coqueiros com certeza foi autorizada pelo prefeito não adianta querer agora que todo mundo está reclamando defender esse ignorânte por que to do mundo sabe que aquele espaço é público e quem cuida dele é a prefeitura por isso quem deu a ordem de cortar foi o prefeito. Mas ele nem os puxa saco pensavam que muita gente iria reclamar. Agora cuide de fazer um plantio de coqueiros urgente. Pra ver se o povo para de falar

      Excluir
  11. Anônimo 14 de agosto de 2017
    Esse é um ato irresponsável de quem mandou praticar, nós que votamos nele, não apoiamos esse atitude, não somos obrigados aceitar as coisas erradas que um administrador venha práticar.

    ResponderExcluir
  12. Para cada coqueiro cortado, que replante dois coqueiros anoes e os cuide atė darem frutos.

    ResponderExcluir
  13. Crime ambiental horroroso. Multas e justiça vão ser aplicadas. E no lugar onde desamataram deverá ser plantada novas mudas de coqueiro. Vergonha para Gostoso. Vai sair na imprensa do estado e do mundo do inteiro.

    ResponderExcluir
  14. O choro é livre quem perde a eleiçao é ainda não se acustomou continue chorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ignorânte acima devo lhe responder que ser contra ao corte de coqueirais não tem nada a ver com perda de eleição sabe porque: por que todos os seres humanos que são conscientes em preservação do meio ambiente devem independente de ser vencedor ou perdedor preservar a natureza. Mas o que acontece é que o atual gestor não tem noção do que é preservação ambiental ele ainda é leigo no assunto ou seja;é um ser humano ignorânte assim como vc que deve ser o maior puxa saco dele. Aproveite e mande ele procurar mudas de coqueiros pra ocusar o espaço qye foi deixado no centro de cultura

      Excluir
  15. Um acontecimento que faz os Gostosenses sentir VERGONHA

    ResponderExcluir
  16. Acho bem interessante!! Crime gravissimo que cometeu com a natureza foi o tal de Miguel Teixeira ao Fazer a estrada do Tourinhos!! Ou sera que estou enganado?? Que isso não foi um crime?? Acho que não!! Pois vcs estão sempre de olho no que essa gestão anda fazendo de errado para criticar!! E esquecem de olhar para o para traz para o rabo de vcs que crime ambiental ouve sim!! Mais na epoca em que o prefeito de vcs etava no poder!! Crime gravissimo que tirou a vida de tantas tartarugas!! Agora sr Emanuel olhe bem e estude pois o sr deve esta muito mal informado!! Se informe e olhe realmente oque foi e oque é crime ambiental!!! Passar bem bando de nojentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrada do reduto não tinha Nenhuma árvore que foi cortada e quanto aos ninhos de tartarugas não é por causa da estrada aberta e sim são pessoas ignorantes que desrespeitam os limites da praia para passar com seus carros motos e quadriciclo.

      Excluir
    2. Meu bem, não e senso de pessoas ingnorantes não poi a estrada não implantada pela população e sim pela gestão, pelo Ex Prefeito Miguel Teixeira Adem vamos Critiquem ele tbm!! julgar e muito facil!!

      Excluir
  17. É pena que algumas pessoas ainda procure esse espaço para dizer que tem gente chorando por que perdeu a eleição. Isso chega a ser ridículo por parte Dessa pessoa. O que está se discutindo nesse espaço é a falta Sensibilidade de uma administrador que autorizou o corte de coqueiros de um espaço público e que refletiu de Forma muito rápida causando indignação para quem defende a natureza. Não sei se as pessoas que leram os comentarios e se entenderam mas ficou muito claro que muitas pessoas estão sendo contra a essa atitude do gestor que provavelmente foi o mandante ou seja autorizou o corte .so lembrando a todo o povo desse município que a natureza precisa e deve ser respeitada por que isso é obrigação nossa como cidadão que pensa ou seja um ser racional ele deixa de ser racional quando ele destrói aquilo que faz parte da criação do universo. Quando um indivíduo destrói a natureza ele passa a ser um ser irracional e isso é o que aconteceu aqui independente de partido político, de religião o que está sendo discutido é que destruíram algo que deveria ser preservado esse é o fato .não precisa os ignorantes defenderem alguém que foi o autor desse absurdo só pra se manter em cargos públicos. Isso prova mais uma vez que:todos que defenderem essa atitude descabida por parte do gestor também são irracionais. Por isso parem de defender um ato destruidor autorizado por quem está no comando da cidade .isso é no mínimo ridículo e vergonhoso.

    ResponderExcluir
  18. População gostosense apóia você Emanuel Nessa ação descabida do poder público todos nós sabemos que os coqueiros fazem parte da beleza natural de São Miguel do Gostoso. Mas parece que o prefeito Renato de Doquinha que é nascido e criado aqui não sabe disso. Por que só uma pessoa desinformada pra praticar um absurdo desse .agora a população exige o replantio de mudas de coqueiros urgente para amenizar o problema. Exigimos isso senhor Renato de Doquinha. Urgente.

    ResponderExcluir
  19. Frescura danada por causa de dois ou três coqueiros! Vá arrumar uma lavagem de roupa!

    ResponderExcluir
  20. Chora coitado (a), vai procurar o que fazer, é engraçado tem gente que leva a vida em só criticar, ainda falta três ano e meio pode aproveitar esse tempo e chora bastante kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Chora coitado (a), vai procurar o que fazer, é engraçado tem gente que leva a vida em só criticar, ainda falta três ano e meio pode aproveitar esse tempo e chora bastante kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. crime ambiental, ??? e quantos coqueiros foram cortados na venda do terreno cujo comprador foi um primo do ex prefeito, ali na av dos arrecifes...... e ninguem falou nada, quantos coqueiros da mesma especie foram cortados nas pousadas dos ricos aqui de smg??? hummm...agora por causo de um corte de coqueiros no centro de cultura essa suada toda..kkkkk...manda chamar o idema.... e o que tiver de pagar se paga....

    ResponderExcluir
  23. Não foram os que votaram na oposição que perderam alguma coisa. Se a lei não for cumprida serão todos os cidadãos de Gostoso que perderam as eleições

    ResponderExcluir
  24. Bom seria se os funcionários tivessem o mínimo de respeito com os usuários também. Pois sou usuária dos serviços públicos do município que deixam muito a desejar. O que vemos e ambientes sujos e desorganizados é o pessoal( funcionários) com um péssimo atendimento ao público.

    ResponderExcluir
  25. Povo idiota estão dizendo que Emanuel é um exagerado quando escreveu sobre o corte dos coqueiros. Bando de babão do prefeito bando de puxa saco esses são capazes de cortar o coqueiral e até os cajueiros só pra agradar o prefeito. Deixem de ser babão. Sabe por que Emanuel reclamou ? Por que ele sabe a importância de manter a natureza viva. bando de babão de prefeito vão estudar pra saber a importância de preservar a natureza. Povo mal educado tinha que ser apoiador de Renato de Doquinha por que a ignorância é uma doença contagiosa e o prefeito tá contaminando muitos aqui em gostoso. Povo babão

    ResponderExcluir
  26. Prefeitura corta coqueiros e o dono do Blog é que está errado? Kkkk mas esse leitor deve ser um sujeito muito babão. Que indivíduo sem futuro é esse ? Quem está exagerando é o prefeito que pensa que pode tudo. Kkkk vai estudar pra saber pelo menos falar o português.

    ResponderExcluir
  27. Esse prefeito só faz besteira! Devia se preocupar com o pagamento do décimo terceiro dos funcionários e não cortar coqueiros.

    ResponderExcluir
  28. Parece que ser prefeito Nessa cidade tá difícil observei que aqui muitas pessoas são a favor de manter a natureza viva. Parabéns a quem pensa assim .pena que esse gestor ainda não Está ciente disso

    ResponderExcluir
  29. As obras de saneamento básico estão bem avançadas porém por onde passam deixam as ruas com muita Areia dificultando o tráfego de veículos não traçados isso tem causado muito transtornos para alguns moradores que moram perto do condomínio shambala e também para quem mora próximo ao posto de gasolina. Acho que a prefeitura deve colocar o Piçarro imediatamente nos locais qye estão sendo cavados para facilitar o acesso ao moradores que precisam usar seus carros

    ResponderExcluir
  30. Prefeitura de São Miguel do Gostoso parece uma feira livre os funcionários parecem não perceber que estão em um ambiente de trabalho e falam alto e muitos falando de uma vez. Isso ocorre na recepção onde as pessoas parecem não entender que devem ser educados e falarem baixo sem precisar ficar chamando a atenção toda hora. Estive lá por 10 minutos e achei tudo muito sem noção as pessoas pareciam disputar quem falava mais alto. Ou povo mal educado.

    ResponderExcluir
  31. O povo Gostosenses pede justiça e que o Ibama mande as multas a serem pagas. Infelizmente os dinheiro da multa sai do bolso do pobre trabalho. Idema pedimos justiça

    ResponderExcluir
  32. A gestão anterior tinha alguns problemas mas pelo menos tinha uma secretária na recepção da prefeitura que era muito educada sabia receber muito bem os visitantes mas essa pessoa que está sendo recepcionista nessa gestão deixa muito a desejar. Fala muito alto não tem educação em receber ninguém nem mesmo sabe atender um telefone. Será que aqui em gostoso não tem uma moça com mais educação pra atender quem chega na prefeitura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povinho sem noção,ja fui la mais fui bem atendida à pessoa super educada e atenciosa ,acho q o anónimo ai d cima da cm muita inveja vai procurar oq fazer invejoso👍

      Excluir
    2. Muito obrigado ❤❤❤
      É pra você que está mim criticando muito obrigado também beijos 💋💋

      Excluir
  33. Nessa cidade voce pode ser tudo menos um coqueiro.

    ResponderExcluir
  34. O prefeito precisa rever os funcionários que estão trabalhando nas repartições municipais tem muita gente tratando os funcionários com muita autoridades isso Preciso ser resolvido.

    ResponderExcluir
  35. Aqui os coqueiros estão com medo de dormir e não acordarem por que existe um gestor anti coqueiros. Coitados ninguém merece uma falta de respeito dessas

    ResponderExcluir
  36. O Emanuel não se lembra?? De quando foi contruido sua pousada houve uma grande retirada de coqueiros?? Até uma lagoa que havia em sua propriedade ele próprio acabou!! E ainda vem crítica bem que o povo fala que macaco numca olha para o rabo!! Pois bem "Emanuel Neri" veja os crimes ambientais que vc comentou no passado para depois expor oque os outros fazem!! Acho que vc deviria expor esses crimes que vc comenteu também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável a mentira do leitor acima. O sujeito sai atirando em todas as direções, sem a mínima preocupação com a verdade. A Pousada dos Ponteiros foi construída respeitando princípios ecológicos, com todo o cuidado possível com a preservação da natureza. Nao é verdade que algum coqueiro tenha sido derrubado, como diz o leitor, para dar espaço para a construção da pousada. E é por isso que hoje existem cerca de 100 coqueiros em toda a extensa área da Pousada dos Ponteiros. Os coqueiros, aliás, são uma atração a mais da Pousada dos Ponteiros. Os coqueiros, como a intensa vegetação da Ponteiros, é uma atração para os turistas que se hospedam na pousada. Da mesma forma a Ponteiros não enterrou, como diz o leviano leitor, a lagoa que ele afirma que existia no local. Não existia lagoa ali. Existia sim uma baixada no terreno que, quando o inverno era muito intenso, acumulava água nesta baixada. O leitor mente descaradamente ao dizer que existia lagoa na Pousada dos Ponteiros.

      Excluir
    2. Entao, qualquer um que tem uma " baixada " dentro da propriedade,como aquela do cardeiro, ponta de santo cristo e reduto... onde centenas de especies animais moram e prolificam ha mais de 3000 anos minimo,se pode acabar com tudo isso so pq enche quando chove e incomoda pelo proprio negocio?? Pq se assim e' vamos acabar com toda a maravilhosa faixa de mata atlantica incontaminada que tbm e' um destaque e uma atracao de sao Miguel....Falar nao custa nada! O bom samaritano fica de olho....

      Excluir
    3. Descaradamente você mente com essas suas criticas medíocres.

      Excluir
  37. O pessoal que hoje critica o prefeito , RENATO DE DOQUINHA, não lembra do discumprimento pelo, ex. candidato a prefeito,.
    descumprimento esse que os responsável, pelo blog contador de causo R. A., ERA sabedor, mesmo assim queria de todo jeito, que virgília fosse lá.

    o Doador da reforma do Centro de Cultura, só pediu um pouco de respeito, sobre essa questão de não misturar, centro de cultura com politica.
    mas isso ninguém não lembra

    ResponderExcluir
  38. Sr Emanuel. Acabei de ler em um jornal potiguar que a praia do Maceió vai ser revitalizada trazendo trânsito de veículos para as praias de novo. Por favor vamos nos mobiliário para saber que projeto é esse é qual consequências vai trazer para cidade. Se vão derrubar mais coqueiros centenário ou mesmo árvore. Por favor nos ajude antes que tudo comece. Não podemos perder tudo que fizemos até agora em nossa querida cidade. Não tenho nada contra ninguém mas quero acompanhar o que acontece é o que está sendo feito.
    Obrigado e boa sorte para Gostoso
    Se o sr puder publicar sobe essa obra do Maceió eu agradeço

    ResponderExcluir
  39. Nesse fim de semana em Galinhos uma Senhora de 49 anos estava tomando sol na praia quando foi surpreendida por uma camionete que passou por cima dela segundo informações ela teve fratura na perna e na clavícula e alguns ferimentos no rosto .por isso que devemos proibir definitivamente o tráfego de veículos na orla e também de motos e quadriciclo eu não entendo por que ainda se ver esse tipo de infração aqui em gostoso se todos sabem que é perigoso e qye pode provocar acidentes fatais. A reportagem está no G1

    ResponderExcluir
  40. Gente o que é isso no município!!! Vi no Facebook um desabafo de Ricardo André sob a atual situação de contratos e o alta despesa da prefeitura. Onde iremos parar. Senhores vereadores da situação vamos parar de olhar para seus próprios umbigos!!! Atenção senhora presidente da câmara, cadê a sua luta pela sua classe trabalhadora???

    ResponderExcluir
  41. Não só passar em frente a prefeitura, mais precisamente no setor de tributação que vemos a quantidade de funcionários extras. O centro de cultura e do mesmo jeito. Cada um mais educado que o outro.

    ResponderExcluir
  42. Todas as repartições estão cheias de funcionários por isso que a prefeitura não consegue pagar as contas.

    ResponderExcluir
  43. Tá cheio de gente com 2 contratos tá na hora de cortar gastos

    ResponderExcluir
  44. Prefeito Renato cuide de botar gente pra fora pra pagar os concursados e os nossos direitos

    ResponderExcluir