segunda-feira, 19 de junho de 2017

São Miguel do Gostoso dá importante passo ao iniciar projeto que vai coletar todo esgoto sanitário da cidade



Por Emanuel Neri
Imagine o que é ter uma cidade inteiramente saneada, com sistema de dutos e tubulação no subsoolo que vai coletar todo o esgoto sanitário de São Miguel do Gostoso.
Pois nesta próxima quinta-feira (dia 22/6), às 16h, o governador Robinson Faria e o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, vão assinar a ordem de serviço para o início destas obras. O projeto, que deve custar mais de R$ 25 milhões, terá 27 km de tubulações de esgoto em toda a cidade.
O ato que dará início á obra de saneamento básico de São Miguel do Gostoso será realizado diante da Câmara Municipal do Município. A previsão inicial é a de que a obra levará pelo menos 18 meses para ser concluída. A obra vai mexer estruturalmente com a cidade, com intervenções em todas as ruas.
Governo e responsáveis pelo projeto dizem que a obra será iniciada o mais rápido possível, provavelmente no início do segundo semestre deste ano.
Na verdade, a estruturação e elaboração de todo o projeto de esgotamento sanitário de São Miguel do Gostoso (foto acima) foi feito na gestão anterior, cuja prefeita era Fátima Dantas. O prefeito Renato de Doquinha deu continuidade aos procedimentos do projeto, inclusive a finalização do processo licitatório.
A obra de saneamento básico de São Miguel do Gostoso é financiada pelo Banco Mundial e RN Sustentável, projeto do governo do Rio Grande do Norte. A responsabilidade pela obra será da construtora A Gaspar, que vai empregar em torno de 150 trabalhadores, boa parte deles contratados no município.
O saneamento básico vai mudar a cara de São Miguel do Gostoso. Não são todas as cidades do Brasil que são saneadas. Apenas poucas têm este serviço. E uma destas cidades é Natal, cujo saneamento é ponto de honra do atual governador. Saneamento melhora as condições sanitárias de qualquer cidade.
E é fundamental que uma cidade turística como São Miguel do Gostoso tenha seu saneamento básico. Com o esgotamento sanitário, termina o risco de contaminação do lençol freático (águas no subsolo) pelos dejetos humanos. Cidade saneada é referência em termos de cuidados com a saúde pública.
Pontos para o saneamento básico de São Miguel do Gostoso. Depois disso, fica faltando o serviço de abastecimento de água. A administração anterior também elaborou projeto com esta finalidade, mas anda faltaa aprovação pela empresa estatal que cuida do abastecimento de água no Estado, a Caern.
A construtora A Gaspar tem experiência em obras de saneamento básico. Segundo Fabricio Gaspar, diretor da A Gaspar, a empresa constrói atualmente  300 km de saneamento em bairros da região norte de Natal. Fabrício garante que a A Gaspar tem planos para causar poucos transtornos em São Miguel do Gostoso.
“Não vamos deixar valas abertas em ruas. Obras feitas em calçamento ou vias pavimentadas terão 72 horas para serem restauradas”, afirma Fabricio. “Queremos causar os menores transtornos possíveis à população”, diz.
O saneamento básico de São Miguel do Gostoso é uma obra complexa. Terá  cinco estações elevatórias que bombearão a rede de esgoto para tubulações em terrenos mais elevados. Além disso, terá uma lagoa de estabilização em que o esgoto é tratado – fica em uma área de Fazenda Ana Maria, próxima à cidade.
É fato que São Miguel do Gostoso está ganhando uma grande obra, que vai mudar seu futuro.
O saneamento básico vai dotar a cidade de importante estrutura sanitária, capaz de atrair mais projetos para a região, especialmente em setores turísticos. E a qualidade de vida local certamente vai melhorar com esta obra.
No link abaixo, veja post deste blog, publicado em 12 de abril de 2016, anunciando a elaboração do projeto de saneamento básico, pela prefeita Fátima Dantas, para São Miguel do Gostoso.

41 comentários:

  1. Na verdade essa obra foi uma iniciativa do Governo do Estado, que apresentou à prefeitura e estabeleceu condições para contrapartida do município. Acontece que São Miguel do Gostoso esteve muito perto de perder esse investimento, já que a ex-prefeita Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri atrasou em mais de um ano a entrega dos documentos necessários. Somente depois que a desídia da ex-prefeita foi noticiada pela imprensa é que ela se mexeu para apresentar a documentação.

    “Cobramos essa documentação desde o início de 2015. Seria um descaso gigantesco da Prefeitura perder esses recursos, sobretudo em uma época de crise financeira vivida no país. Não podemos permitir isso. Turismo depende imensamente do conforto oferecido ao turista, e esse conforto passa, necessariamente, pelo saneamento básico”, cobrou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

    Acesse a Postagem Original: https://blogdobg.com.br/sao-miguel-do-gostoso-pode-perder-r-16-milhoes-para-obra-de-saneamento/#ixzz4kXjfoEdU

    ResponderExcluir
  2. Ótimo qye venha o saneamento. Mas seria muito melhor se também viesse a água da adutora por que não aguentamos essa água cheia de sal e ferrugem que temos aqui .espero que esteja perto de ser resolvido esse problema

    ResponderExcluir
  3. Tem água encanada aqui???

    ResponderExcluir
  4. Em dia de visita do governador a cidade ficou cheia de policiais dando intensa segurança. Bem diferente da realidade local onde só temos 3 policiais. Isso gera roubo, desordem e insegurança para a população. O governador promete melhorar a segurança mas não investe não abre concurso para a polícia não dar condições para a polícia trabalhar e a insegurança só aumenta e ainda teve gente que foi ontem a câmara municipal aplaudir esse governador. Quanta gente boba ainda temos. Não teve ninguém que tivesse feito uma faixa alertando cobrando providências na segurança do nosso município e do RN .continuaremos a disposição dos bandidos. Porque esse governador não vai resolver esse problema isso é certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq vc não foi, com ma faixa cobrar isso deles?.... se lhe encomoda tanto.

      Excluir
  5. Um absurdo está acontecendo av. Dos arrecifes. Existem algumas pessoas que alugam quadriciclo e essas pessoas estão bloquendo a rua com suas placas de anuncio no meu da rua dificultando a passagem dos carros nas proximidades da secretaria de educação. A prefeitura precisa tomar uma providência urgente porque a cada dia fica muito complicado passar por ali .esses proprietários devem ter o cuidado de não bloquear a rua para evitar possíveis congestionamentos naquela área.

    ResponderExcluir
  6. Aos donos de quadriciclos organizem suas placas na calçada e não na avenida, sejam educados não bloquem o trânsito.

    ResponderExcluir
  7. O povo ainda continua ignorante em relação a hora de soltar fogos. Aqui existe pessoas que não entenderam o mal que essas bombas fazem ao ser humano é aos animais. Ficam soltando fogos toda hora do dia e da noite tirando o sossego dos moradores da comunidade ficam fazendo disputa isso é um absurdo vejo crianças pequenas soltando bombas ariscando a vida e os pais ficam rindo desse absurdo. Pensam que comemorar o São João é tirar o sossego dos vizinhos bando de gente idiota sem noção do que é festa junina. E outra coisa os vendedores de fogos não respeitam as leis porque vendem fogos a crianças pequenas. Já está na hora de haver um controle antes que aconteca o pior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é simples, só denunciar as pessoas que vendem querido (a), ou então espere o pior acontecer , pq ficar reclamando aqui não ira resolver.. bjos

      Excluir
  8. A venda de fogos é livre crianças de Todas as idades compram sem nenhum problema. Isso aumenta o risco de queimadas e os pais são os verdadeiros culpados porque permitem que os filhos soltem as bombas tirando o sossego da população

    ResponderExcluir
  9. Gostoso continua sendo Um cidade sem leis no trânsito é possível ver crianças pilotando motos e quadriciclo nas ruas da cidade. Onde está as autoridades locais que permitem essa infração perigosa que pode ter resultados negativos para Nossa cidade acho necessário blitz urgente para impedir esses absurdos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querido blitz não é a solução, ja parou pra pensar nas pessoas que realmente precisam do transporte, pra ter o pão de cada dia, que não tem condições de está habilitado....

      Excluir
  10. Qual cidade do interior que determinadas pessoas não pilotem irregularmente?, porque só aqui seria diferente?, o certo é que se a lei fosse cumprida, e todas as cidades do Estado funcionasse.

    ResponderExcluir
  11. Deixem as crianças se divertirem isso faz parte da nossa cultura, São João e São Pedro passa rapidinho e não se ver mais isso acontecer, com relação aos quadriciclos nem todos os proprietários colocam as placas no meio da rua, agora em frente ao restaurante Tuk Tuk o proprietário coloca a placa no meio da rua mesmo, aí é preciso que as autoridades tomem as devidas providencias.

    ResponderExcluir
  12. Que as autoridades tomem as providências na av. Dos Arrecifes é muito estreita e enfrente ao restaurante tuk tuk o proprietário dos quadriciclos colocam as placas no meio da rua, dificultando ainda mais o trânsito na principal avenida da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  13. Muitos motoqueiros estão usando a rua das ostras para fazerem bagunça em suas motos ontem vi algum levantando o pneu da frente por várias vezes. E arriscando a vida deles o dos pedestres que passavam pedimos a polícia que passe mais vezes na rua das ostras a noite pra intimidar esses motoqueiros irresponsável

    ResponderExcluir
  14. Falta de respeito desses donos de quadriciclos que bloqueiam nas proximidades do tuk tuk precisa ter uma organização naquele local. Pedimos as autoridades locais que tomem uma providência urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundo informações a funcionará o DEMUTRAN na cidade, o prefeito mostrando serviço.

      Excluir
  15. Rua das Ostras é uma rua abandonada pela prefeitura. Não acabaram a rua que ficou pela metade. Dá uma impressão de abandono. Ficava melhor de fazer o que já fizeram. Como é abandonada aí o povo faz o que quer. Quando morrer alguém aí já é tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixe de drama, muita bobagem...

      Excluir
    2. Desde quando cobrar o dever do Prefeito é bobagem? É um direito do cidadão. E pq vc se doeu tanto?

      Excluir
  16. Prefeito Renato tem aberto muitas ruas em Gostoso mas isso não é o suficiente para agradar a comunidade ele precisa restaurar aquelas que já existem e qye precisam de reparos tem ruas com muita lama e buracos dentro da cidade e isso atrapalha a vida de quem precisa andar nessas ruas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma coisa de cada vez né?... por favor, o prefeito não tem nem um ano de mandato querem que tudo seja feito como uma magica?

      Excluir
    2. Realmente, uuma coisa de cada vez. Primeiro a manutenção do que já existe, que estão esburacadas e sujas, depois, se tiver condiçoes, faça novas ruas. Aliás, se é que aquilo pode se chamar de rua. Só tirou mato e uma maquina. Isso não é rua ou estrada. O básico, a manutenção do que ja existe não precisa de 4 anos.

      Excluir
  17. Na rua das ostras em dias de chuva forma uma lagoa em dois pontos: na entrada da rua e bem próximo a creche gostaria que o prefeito junto a secretaria de obras fizesse um serviço naquele local para melhorar a vida de quem passa pela rua das ostras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive em smg em 2010 e depois em 2017 e foi extremamente decepcionante ver a falência e a incapacidade de gestão pública nas ruas da cidade. Fiquei chocado quando soube que a rua das ostras ( QUE ERA PRA SER UMA AVENIDA MODELO E REFERÊNCIA NA CIDADE) está pela metade a anos.

      Excluir
  18. A verdade é que na nossa cidade maior parte das ruas principalmente quando chove fica um lamaçal que ninguém pode passar.

    ResponderExcluir
  19. Quanta ignorância dessa leitora que acha normal desrespeitar as leis de trânsito será que essa pessoa acharam que porque não existe lei em outras cidades aqui também não é pra ter ?provavelmente deve ter filhos de menor dirigindo sem habilitação e quadriciclo. É por isso que ainda temos tanta coisa pra concertar nessa cidade e nesse país por causa de gente sem noção. As leis de trânsito devem ser respeitadas doa a quem doer mas devem ser respeitadas sim para evitar mortes prematuras e desordem no trânsito de nossa cidade. Peço aos governantes que façam cumpri a lei aqui em Gostoso e tragam as blitz para atuarem em Nosso cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Falta educação e civilidade a muitos daqui.

      Excluir
  20. O comércio de sao miguel do Gostoso está quase parando as pessoas estão sem condições de tirar dinheiro para investir no comércio local .aqui não temos banco nem caixa eletrônico e agora os correios foi assaltado em plena manhã. Pergunto cadê o aumento de policiais que a prefeitura prometeu?vejo que não melhorou em nada o ostensivo da polícia militar estamos com o mesmo número de policiais que sempre tivemos. Mais uma promessa de Renato que não cumpriu

    ResponderExcluir
  21. A comunidade do reduto será urbanizada esse projeto pertence a senhora Micarla Catarino vereadora daquele município desde de 2015 que ela vem apresentando esse projeto a prefeitura e dessa vez parece que vai dar certo. Parabéns a Micarla.

    ResponderExcluir
  22. Prefeitura de sao miguel do Gostoso faz processo seletivo as escondidas ou seja na calada da noite. Ministério público já foi avisado e prefeito terá que se explicar do erro que fez .todos sabem que pra fazer um processo seletivo é preciso ter um edital e isso não aconteceu por esse motivo esse processo seletivo não vai valer

    ResponderExcluir
  23. Aproveitando o espaço gostaria que a funcionária do recursos humanos da prefeitura procurase ser mais gentil com a população local por que em termo de simpatia ela é zero e não sabe receber os funcionários. Trata como se eles estivessem pedindo favor devo lembrar a essa moça que sou concursado e que ela está ali enquanto Renato for prefeito depois vai pra rua aprenda a pisar no chão mocinha por que vc ainda está voando. Também lembrando que todas as pessoas merecem respeito e serem bem tratadas.e que o mal humor dessa funcionária ultrapassa todos os limites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é verdade, pois sempre vou lá e siu muito bem recebida,ela nunca me tratou mal e so ouço elogios a ela, nunca deixa o funcionário sair sem resposta, mesmo no momento não tendo a informação, mas procura saber e nos da um retorno. O que acontece é que as pessoas querem sempre receber sim e a verdade é muito chata de ouvir, ja vi e ouvi algumas pessoas trata-la mal, cobrando coisas que nem direitos tem, ela simplesmente fala a verdade!
      Acredito que esse anonimo ai é oposição desesoerada.
      Eu sou oposição, mas nunca fui tratada como tal, pelo contrario.
      Parabéns Iara vc é uma excelente funcionária e não deixe se abalar com esse tipo de gente que não sabe separar e nem destinguir as coisas.
      Ser mal educada, ingnorante é ser cincera e segura no que faz e fala, continue sendo assim!
      Parabéns Renato pela excelente coordenadora de RH que vc tem!

      Excluir
  24. A saída do caos da Arrecifes lá pelo tuc tuc é a rua das Ostras. Isso só quem é daqui que sabe. Mas desviando a gente encontra uma rua das Ostras também um caos de terra e quando chove muita lama. O rua que poderia ajudar o caos da principal está inacabada e sujo e abandonada. É ruim morar lá. Senhor prefeito dá para terminar o trabalho das Ostras?

    ResponderExcluir
  25. Mal humor na Prefeitura ? Lembre se minha amiga quem paga o seu salário é o povo .

    ResponderExcluir
  26. Lembre-se que vamos ter que pagar pelo saneamento. Tá todo mundo pensando que a prefeitura vai pagar tudo kkk estão enganados por que o serviço de dentro da casa quem faz é o dono da casa

    ResponderExcluir
  27. Emanuel neri, Começa e nunca termina por completo? nem Natal é uma cidade 100% saneada.

    ResponderExcluir
  28. Gente é piada em plena comemorações de aniversário da cidade a atual administração cobra dos atletas um quilo de alimento, sinceramente até que ponto estão chegando, isso é um absurdo, acho que isso é ideia dos organizadores, aí o prefeito é quem paga o pato, Renato essa sua equipe que organiza esses eventos são muito fracos.

    ResponderExcluir
  29. Mais uma do prefeito. Tem mais de mês que fica dando massada pra assinar convenio com o banco do brasil para os funcionários poderem fazer emprestimo com desconto em folha, tá tudo pronto só falta ele assinar, o gerente veio duas vezes na prefeitura e recebeu promessa e nada até agora, ficou de ir essa semana no banco assinar e nada.

    ResponderExcluir
  30. Fui hoje ao Banco do Brasil e nada do prefeito fechar o acordo pra os funcionários fazerem empréstimos com desconto em folha, o gerente disse que já fez tudo pra explicar que vai trazer muitos benefícios pra economia da cidade injetando recursos e movimentando o comércio. Essa desadiministracao só pensa nela( prefeito) não pensa no bem comum, é uma vergonha. Pede pra sair. Alvaro

    ResponderExcluir