quarta-feira, 14 de junho de 2017

Festas juninas de São Miguel do Gostoso têm tradição e são animadas. São festas muito populares na cidade



Por Emanuel Neri
Em todo o Nordeste, as festas juninas são os festejos mais populares da região. Em Pernambuco e Bahia, o Carnaval também é muito popular. Mas em outros Estados nordestinos os “arraiais” de São João são muito mais populares do que o Carnaval.
É assim no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Além de populares, as festas juninas são muito organizadas - e animadíssimas.  E em São Miguel do Gostoso as quadrilhas e “arraiás” de São João (Santo Antonio e São Pedro também vem juntos) são festas colidíssimas, de boa música e extremamente populares.
Em São Miguel do Gostoso as festas juninas estão marcadas na cultura do povo.
Durante o mês de junho, muitos arraiais são realizados na cidade. Os festejos começam para valer às vésperas do Dia de Santo Antonio, 12 de junho, e se prolongam até o final do mês. Toda rua que preza em São Miguel do Gostoso tem um bom arraial junino. Nos colégios é a mesma coisa.
Mas vejam isso. Dos mais de 20 “arraiás” que acontecem na cidade, apenas cinco procuraram a Prefeitura este ano para cadastrarem suas festas. E elas passam a fazer parte do calendário turístico de São Miguel do Gostoso. Veja estas cinco festas que estão cadastradas na Prefeitura:
“Arraiá da Prefeitura”, dia 22/6, na praia da Xepa, com concursos de quadrilhas do município e apresentação de quadrilhas de outras cidades. Nos últimos anos, esta festa sempre ocorreu. Mas este ano ela não está ainda confirmada.
“Arraiá Pé de Ferro”, dia 23/6, na avenida dos Arrecifes. Bem tradicional.
“Arraiá Lírio das Estrelas”, dia 24/6, no cruzamento das ruas Lírio do Mar e Estrelas do Mar. Esta é uma das festas juninas mais animadas da cidade (foto acima). Ela  também é conhecida por “arraiá das almas’, por ser realizada bem próxima a um dos cemitérios da cidade.
“Arraiá dos Dourados”, dia 28/6, na avenida dos Dourados. Esta é outra festa que desperta muita expectativa na cidade.
Festa de São Pedro, dia 29/6, na praia do Maceió, diante da Colônia dos Pescadores. Esta festa dura todo o dia. Começa com procissão de São Pedro pela orla de São Miguel do Gostoso. À noite, festa animada com quermesse e muitas barracas de comidas da época. A festa é organizada por pescadores.
Mas há outras festas juninas que não se preocuparam em se cadastrar na Prefeitura. Os colégios Olímpia Teixeira, Ana Ribeiro e Zuza Torres organizam suas quadrilhas – algumas delas também se apresentam em outras cidades.
E uma das festas que geram mais expectativa é a chamada “Quadrilha  Avesso”.
Chama-se “Avesso” porque, nesta quadrilha, os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem. Muito engraçada. Quem “puxa” a quadrilha é Naldivan, artista popular muito conhecido na cidade. Por falta do cadastro na Prefeitura, não se sabe dia nem local desta festa. Uma pena.
Outra festa tradicional é o “Arraiá de Dumont”, na rua das Ostras. Dumont é uma conhecida professora da cidade. Mas Dumont também não se preocupou em informar à Prefeitura sobre o evento que ela organiza.  
Tem mais. Dia 1 de julho, no Condomínio Bouganville, em São José, já no município de Touros, mas muito próximo de São Miguel do Gostoso, tem o “São Pedro da Colméia”, que anteriormente era realizada em Pipa. A festa é organizada pela jornalista Eliana Lima, do Jornal Tribuna do Norte, Natal. Um festão.
O “São Pedro da Colméia” atrai um público grande de Natal.
É muito importante que a Prefeitura cadastre as festas juninas da cidade. Só assim, ela pode liberar espaços públicos para a realização do festejo e pede auxilio à polícia para dar segurança ao evento. É tudo muito mais organizado. Sem isso, alguns “arraiás” obstruem ruas, sem autorização da Prefeitura.
É chegada a hora de as festas juninas de São Miguel do Gostoso serem melhor organizadas. A cidade tem tradição e animação suficientes para que os festejos desta época virem uma atração turística da cidade e entrem no calendário turístico do Rio Grande do Norte. Bom para a cidade e seu turismo.
Um dia, com mais organização, São Miguel do Gostoso chega lá.

9 comentários:

  1. Emanuel o prefeito já avisou que não vai bancar a festa junina esse ano por que não tem dinheiro. Vc tá muito mal informado quando diz que prefeitura vai fazer festa

    ResponderExcluir
  2. em meias tantas postagens de algumas pessoas da atual gestao esqueceram de postar a falta de transporte escola da sede e antônio conselheiro.

    vamos postar tambem os erros da atual gestao pois é so que tem.

    ResponderExcluir
  3. E o nepotismo continua kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Com o grande número de pessoas trabalhando na prefeitura o prefeito não consegue pagar as contas em dia. E também não tem como fazer festas. Isso tudo é falta de bom senso. Prometeu muito agora tem que cumprir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://governotransparente.com.br/transparencia/folha/6856490
      é so olhar no site da transparÊnciapra tirar a prova

      Excluir
    2. Nossa cidade fez um são joão ótimo, a gestão esta de parabéns

      Excluir
    3. parabenizo toda equipe da prefeitura e todos que fizeram parte da maravilhosa festa de são joão realizada na praia, estava tudo muito lindo, e bem organizado.

      Excluir
  5. Kkkkk isso é uma piada

    ResponderExcluir
  6. Gente votei em Renato e trabalho na sua administração, mas dizer que a festa do são João na praia foi boa e bem organizada é uma piada, aliás digo com firmeza, na administração passada de tudo certas pessoas criticavam, e agora? Já dispensou vários funcionários, fornecedores atrasados, aluguéis, certa parte dos funcionários atrasados pois só recebem depois do dia 10 do mês subsequente, as palhoças da praia não existem mais e dificilmente o prefeito se encontra na prefeitura, e assim estamos sendo surpreendidos, só que para o lado negativo.

    ResponderExcluir