quinta-feira, 4 de maio de 2017

Reveillon de São Miguel do Gostoso faz reunião para definir evento que movimenta a economia da cidade



Por Emanuel Neri
E o réveillon 2017/2018 de São Miguel do Gostoso está confirmado.
A primeira reunião para começar o planejamento da festa, que no réveillon deste ano trouxe milhares de pessoas a São Miguel do Gostoso e deu enorme visibilidade de mídia à cidade, está marcada para esta quinta-feira (4/5), às 18h30, no Centro de Cultura local.
Além da direção da Mates, empresa de São Paulo que organiza o réveillon (foto), também estarão presentes à reunião desta quinta representantes da Prefeitura, pousadeiros e donos de restaurantes da cidade. A Aegostoso e a Prefeitura local estão organizando o encontro com a direção da Mates.
A festa de réveillon realizada este ano foi, sem dúvida, um grande acontecimento para o incremento do turismo de São Miguel do Gostoso. Iniciadas no dia 27 de dezembro, as festas se prolongaram até 1º de janeiro.  O evento movimentou o comércio e trouxe investimento para a cidade.
Quem não ganhou dinheiro com o réveillon de São Miguel do Gostoso?
E quem tem dúvida sobre o aumento da demanda de turismo em São Miguel do Gostoso e da maior visibilidade da cidade depois do réveillon deste ano?
Durante os seis dias da festa, todos ganharam dinheiro com o réveillon:  comércio, pousadas, restaurantes, proprietários de casas alugadas,   motoristas que transformaram seus veículos em taxis e pessoas contratadas para trabalhar no apoio às festas e às casas que hospedavam turistas.
Pode-se dizer que o réveillon de São Miguel do Gostoso  movimentou toda a cadeia produtiva local e de cidades vizinhas, incluindo Natal. Só as locadoras de veículos de Natal alugaram mais de 100 veículos para trazer turistas do aeroporto e para atendê-los nos dias em que eles permaneceram na cidade.
Agora chegou a hora de preparar o réveillon 2017/2018.
E muita coisa precisa mudar. Uma delas é a necessidade de a Prefeitura cadastrar casas disponíveis para aluguel e carros usados como táxis. No último réveillon, por exemplo, casas foram alugadas como se tivessem ar-condicionado. Na chegada dos hóspedes, não havia ar-condicionado na casa.
Não foi só isso. Muitas casas não tinham a disponibilidade de quartos anunciada no ato do aluguel. Outro problema ocorreu com os taxis. Muitos cobraram valores exorbitantes para transportar turistas entre praias da cidade. Não havia uma tabela com valores fixos para distâncias específicas.
Segundo a direção do réveillon, o motorista de uma Dubló chegou a cobrar mil reais para levar turistas de São Miguel do Gostoso ao Farol do Calcanhar, em Touros, onde foi realizada a festa da virada do ano. Como os turistas se recusaram a pagar, o motorista do veículo chegou a fazer ameaças aos turistas. Policiais foram acionados.
Isso não pode mais acontecer. Prefeitura e Aegostoso precisam cadastrar casas e veículos disponibilizados para taxis. No caso dos taxis, é necessário ter  tabelas fixando preços diferenciados de acordo com a distância da corrida. Se isso não for feito, o turista vai se sentir explorado. E a boa imagem da cidade perde com esta esperteza.
Gostoso e Não Pipa
Apesar destes problemas, São Miguel do Gostoso agradou a organizadores e turistas que vieram ao réveillon da cidade. A Mates, que organiza a festa, realizou evento semelhante em Pipa, na Páscoa deste ano. Mas, de acordo com a Mates, o resultado - a satisfação de quem veio às duas festas - foi muito maior em Gostoso do que em Pipa.
“Pipa tem um público diferente do de São Miguel do Gostoso. E isso pesa na escolha”, diz um dos organizadores do evento. “Quem veio de São Paulo, por exemplo, para a festa de Pipa, não amou muito a cidade. Mas quem veio a Gostoso, amou muito - e por isso quer voltar para o próximo réveillon”.
O lançamento do “RéveillondoGostoso”, como a festa é conhecida - cuja hasteg é #imaginaquegostoso -, já tem data marcada. Além da reunião desta quinta-feira, na cidade, nos dias 8 e 14 de maio, haverá, respectivamente, o pré-lançamento e a abertura geral do evento e início de reservas de pousadas.
Só para se ter noção da enorme visibilidade que houve em torno do “RéveillondoGostoso”. Somente um vídeo de 15 segundos, divulgado durante a festa de São Miguel do Gostoso, teve mais de 600 mil pageviews – acessos nas redes sociais. Bem diferente da visibilidade gerada pela festa realizada em Pipa.
Importante dizer que o réveillon organizado pela Mates é muito importante para o turismo e a economia de São Miguel do Gostoso. Mas é importante registrar que São Miguel do Gostoso, como destino, é muito importante para que a Mates desenvolva aqui seu réveillon, produto que também gera dinheiro e movimenta sua economia.
Nos links abaixo, alguns posts deste blog sobre o Réveillon do Gostoso. E veja mais informações sobre o "RéveillondoGostoso" na seção dos "comentários", abaixo.

42 comentários:

  1. Outra informação sobre o próximo réveillon. Embora a opção da empresa Mates seja mesmo por realizar sua festa de 2017/2018 em São Miguel do Gostoso, há outra empresa de São Paulo, também especializada em eventos deste tipo, que quer realizar um réveillon este ano em Pipa. Quem ganha com isso é o Rio Grande do Norte, que terá dois grandes réveillons: um em São Miguel do Gostoso, talvez de maior sucesso, pela experiência da Mates neste tipo de festa e pelo êxito do evento deste ano na cidade, e outro em Pipa. Um fato importante. A Mates é hoje a empresa que realiza o réveillon mais animado e concorrido em todo o Brasil. E esta festa será realizada em São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma informação. Desde o ano passado, quando a festa do réveillon da Mates foi discutida com Prefeitura e empreendedores de São Miguel do Gostoso, havia a promessa de realizar um outro grande evento na cidade, no período de baixa estação. A direção da Mates confirmou a este blog que há grande possibilidade de esta festa ser realizada, em agosto ou setembro deste ano. E provavelmente será uma festa de caráter esportivo, com patrocínio de empresas produtoras de material para esportes. Este será um dos temas a ser discutido na reunião desta quinta-feira (4/5) entre a direção da Mates, o prefeito de São Miguel do Gostoso e empreendedores locais. Mais uma ótima notícia para o turismo de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Emanuel Neri.
    Gostaria de saber qual foi a resposta dada pela empresa MATES sobre a nossa pretensão sobre o PROJETO DANÇARTE feito pelo IASNIN. Vejo com muita preocupação a realização desse tipo de evento, sem que se direcione com algum investimento como contra partida na área social com foco na prevenção das drogas, gravidez na adolescência, violência sob todas as suas modalidades. GANHAR DINHEIRO TODO MUNDO QUER! MAS NINGUÉM TEM SE PREOCUPADO COM O GRAVE PROBLEMA SOCIAL A QUE ESTÃO EXPOSTOS GRANDE PARCELA DE NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SALVO AÇÕES PONTUAIS TIPO O PROJETO "PORTAS DO FUTURO" POR NÓS CONDUZIDO. ESPERO QUE A EQUIPE DO ATUAL PREFEITO SAIBA CONDUZIR UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADES COMPARTILHAS ENTRE A PREFEITURA E A MATES TENDO POR RESULTADO CONTRA PARTIDAS FINANCEIRAS E SEREM INVESTIDAS NA ÁREA SOCIAL DO MUNICÍPIO. É O QUE ESPERAMOS! OTONIEL DE SOUZA BARACHO - Presidente do CMDCA/ASlÍRIO

    ResponderExcluir
  4. Ao prezado acima: já temos que agradecer de joelhos a esta empresa privada, que está trazendo lucro a todos nós. Se a empresa está ganhando dinheiro, isto é óbvio, uma vez que não se trata de empresa filantrópica. Cabe ao município destinar os impostos recolhidos para saúde, educação e segurança pública. Se o estado não faz isso como deveria, vamos cobrar desses corruptos. A empresa não tem essa responsabilidade. Estamos na pior crise brasileira, que está se refletindo aqui. Não fosse o réveillon que movimentou a cidade, estaríamos o ano todo nesse paradeiro. Já se esqueceu de como foi o carnaval?

    ResponderExcluir
  5. Mudando um pouco de assunto: Emanoel gostaria que seu blog verificasse a veracidade ou não das demissões m massa, por parte da prefeitura. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houve demissões em massa, está certíssima a prefeitura. Isso só mostra que tinha muita gente "sobrando" e que havia um verdadeiro cabide de empregos.

      Excluir
    2. Sobre as demissões realizadas pelo prefeito Renato, de São Miguel do Gostoso - e que são alvo de constantes críticas de leitores deste blog. O noBlacobaco gostaria de deixar este espaço aberto para que o prefeito - ou sua secretária de Comunicação - venha a público explicar os motivos destas demissões. Mas é importante dizer que prefeituras pobres, como a de São Miguel do Gostoso, têm como maior fonte de receita o Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. E numa época de crise como a que vivemos atualmente, é claro que o FPM diminui de forma significativa e o administrador é obrigado a cortar gastos - e aí inclui-se despesas com a folha de pagamento - para poder equilibrar suas finaaças e a conta entre receita e despesa. Quando o prefeito assumiu, em janeiro passado, já existia crise econômica no país. Talvez o erro do prefeito tenha sido não planejar direito suas despesas e contratar pessoas a mais do que sua margem de despesas suportava. Por isso ele deve agora estar querendo ajustar sua folha de pagamento. Isso é normal. O administrador sempre faz isso. A própria Fátima Dantas, antecessora de Renato, também fez cortes na reta final de sua gestão - e por isso foi muito criticada pelos leitores deste blog. É normal que o leitor reclame, em especial aquelas pessoas que perderam empregos ou que tem parentes nesta situação. Este espaço está aberto a críticas, desde que não sejam ofensivas e desrespeitosas. Mas é importante o leitor entender também o momento de crise atual e a necessidade de o prefeito fazer ajustes para equilibrar suas contas.

      Excluir
  6. Seria importante também que o preço dos transportes que são utilizados como taxistas sejam tabelados, porque muitos cobraram valores abusivos.

    ResponderExcluir
  7. Seria importante também que o preço dos transportes que são utilizados como taxistas sejam tabelados, porque muitos cobraram valores abusivos.

    ResponderExcluir
  8. Os prifissionais gostosenses estão indignados com a falta de diálogo do secretário de educação e do prefeito da mudança, o "novo " Renato de do quinha como diziam em sua campanha.
    Era esse o respeito , era essa a mudança que os cidadãos de São Miguel do gostoso precisava . Véspera do dia das mães. Obrigada prefeito o novo pelas mudanças. Demissão em massa , principalmente com os aliados antigos eleitores da ex prefeita . Renato lembre que vc assumiu compromissos e zele por suas palavras, prefeitura tem data marcada pra entrar e sair.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a esse blog,venho através desse pedir que faça uma uma publicação sobre a opinião da gestão atual uma vez que são inúmeros os descasos e abuso da mesma. Entendo a importância do réveillon em São Miguel do gostoso. Mais também acho que é mais importante a saúde a educação e os serviços públicos. Onde mesmo nao esta sendo tratado como deveria beneficiando meia dúzia de pessoas sem escolaridade,fazendo favores individuais pra pessoas nas comunidades usando o trator pra beneficiar projeto de uma só pessoa a inda pode-se observar muita gente que não mora no nosso municípios.
    Enquanto isso as comunidades sem médicos a mais de 5 meses
    Escolas da sede e Distritos nao recebem incentivo pra datas comemorativas.
    Professores sem receber o retroativo do piso salarial.
    Profissionais sem receber 1/3 férias.
    Professorestou sem formação em sala de aula.
    Escolas com carteira super destruídas.
    E pontinhos em calamidade pública.

    ResponderExcluir
  10. Alguma Festa com som muito alto está acontecendo nessa madrugada de domingo nao deixando as pessoas dormirem peço as autoridades locais pra não permitem um absurdo desse .

    ResponderExcluir
  11. Engraçado... comunidades sem médicos... péssima educação... mas a mamãe Dilma não tinha resolvido tudo isso? Parabéns aos nordestinos que elegem Dilma e Lula!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???? UMA VEZ SEM NOÇÃO, SEMPRE SEM NOÇÃO!!!!

      Excluir
  12. Renato de doquinha prometeu muito durante a campanha e contratou gente em excesso teve problemas na hora de pagar os contratos e teve que demitir todos os contatos agora vai selecionar alguns Para voltar mas provavelmente só os seguidores dele e eu acho certíssimo tem que ser fiel a quem sempre foi com ele .quantos aos que eram da passada gestões passadas procure outro meio de sobrevivência e seguiam enfrente a vez agora é de quem trabalhou para Renato desde das primeiras eleiçoes .grupo de Miguel grupo de fafa se acostumem com demissão porque quem manda é o prefeito.

    ResponderExcluir
  13. Festa da praia foi até as 5 da manhã isso é um absurdo. Som alto incomodando as pessoas dormirem em paz

    ResponderExcluir
  14. Prefeito da mudança kkkkk o novo kkkk quem votou tá arrependido não paga nem o piso aos professores contratados kkkk já tem gente chorando kkkkk se preparem que isso foi só o começo kkkk

    ResponderExcluir
  15. Não pode um evento particular prejudicar toda uma população.
    A banda tocou até as 5 da manhã

    ResponderExcluir
  16. Imagine como está a vida dos demitidoseus pelo prefeito? Alguns já tinham feito contas e agora quem vai pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edai? Precisou ser demitido? Infelizmente precisou. Mas o problema não é da prefeitura se tu ou alguém saiu fazendo contas e gastando sendo que dependia e a qualquer hora poderia ser colocado pra fora. Quem vai pagar? Quem saiu gastando! A não ser que queria ser reconhecido dentro de Gostoso como veiaco.

      Excluir
  17. Muita mentira o som não atrapalhou ninguém, moro muito próximo do local da festa e dormir muito bem.

    ResponderExcluir
  18. Quer um conselho senhor prefeito e senhor Nivaldo secretário de educação: faça um processo seletivo para todas as áreas assim o senhor não vai ter que ficar dando explicação a quem não for chamado de volta

    ResponderExcluir
  19. anonimo acima, fala sobre como vai ficar as contas feitas pelos contratos, nunca vi falar que contrato temporario é 4 anos...kkk se fez conta foi pq quis, nessa vida na dura para sempre.... isso é falta de planejamento dos dois lados..... quem contratou sem ter dinheiro, e o contratado que não pode ver dinheiro...gente não existe so prfeitura nçao.... vao a luta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim. Se o Município contrata diretamente, sem concurso publico, um servidor por anos seguidos, ou mesmo para burlar a obrigatoriedade da realização de concurso público, o servidor demitido passa a possuir alguns direitos da CLT, tal como o piso salarial e o FGTS do período de contratação.

      Excluir
  20. A festa que foi até as cinco da manhã é uma falta de respeito com o idoso . Tive que tomar remédio. Isso é um absurdo. Precisava dizer isto como não sei escrever pedi para minha neta.

    ResponderExcluir
  21. "ACREDITE SUA VIDA VAI MUDAR" assim dizia o slogam da campanha de Renato de Doquinha e o seu vice azenato. tá mudando mermo pra pior, quero só ver,

    ResponderExcluir
  22. Nem todos os contratos foram cortados segundo informações so saiu quem não era puxa saco do prefeito

    ResponderExcluir
  23. Com essa nova gestão administrativa a população de Gostoso vai ter que aguentar esse tipo de festa até o dia clarear quem tiver problemas para dormir vai sofrer por 4 anos

    ResponderExcluir
  24. ta lndo ta lindinnnnho kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    gente desempregado kkkkkkk
    gente sem medico lindinho
    educação professores com retroativo do salario atrasado lindo lindo ooooo

    ResponderExcluir
  25. O novo tá perdido não sabe mais o que fazer kkkk pensou que podia dar emprego pra todos do município agora tá lascado teve que botar muita gente pra fora e o povo tá achando ruim

    ResponderExcluir
  26. Deem uma olhada rápida nos comentários acima e vejam que muita gente em São Miguel do Gostoso está reclamando da festa que aconteceu, sábado passado, na praia da Xepa. O pretexto da festa era o Dia das Mães - mas as mães. talvez com exceção de uma ou outra mãe mais mais jovens,não estavam presentes. A festa era particular, organizada por uma uma senhora que tem uma casa de show no Santo Cristo - e que já foi alvo de várias denúncias de moradores ao Ministério Público. A festa, com som altíssimo,só terminou as 5h da manhã. Quem mora nas proximidades da Xepa, não conseguiu dormir durante toda a noite. Os comentários neste blog referem-se a pessoas idosas que passaram toda a noite em claro, sem poder dormir, por causa do incômodo causado pelo barulho desta festa particular. Em muitas pousadas que estão nas imediações da Xepa houve muita reclamação de hóspedes - alguns deles pagaram suas contas e foram embora no domingo bem cedo, reclamando muito. Diante disso, o blog faz as seguintes perguntas: 1)por acaso esta festa, que era particular,recebeu alvará da Prefeitura para fazer esta festa em espaço público, prolongando-se até 5h da manhã? 2)Por acaso os organizadores da festa - e a Prefeitura - tem conhecimento que há um calendário, definido pelo Ministério Público, que determina que quatro festas (Ano Novo, Carnaval, Festa da Emancipação e Festa do Padroeiro) sejam realizadas até mais tarde? 3)Por acaso os organizadores da festa de sábado na Xepa - e a Prefeitura - sabem que as festas, mesmo as particulares, só podem funcionar até 2h da manhã? 4)Por acaso os organizadores desta festa - e a Prefeitura - sabem que mesmo festas populares realizadas na cidade, como as quadrilhas e bailes do período de São João, só funcionam até 2h da manha, cumprindo as determinações do Ministério Público? 5)Por acaso os organizadores da festa da Xepa - e a Prefeitura - sabem que até mesmo o carnaval, uma das maiores festas da cidade, deste ano, já sob a nova administração, se prolongou até 3h da manhã? 6)Por acaso os organizadores da festa - e a Prefeitura - sabem que festas destes tipo, com som altíssimo e se prolongando até 5h da manha, causa transtornos na cidade, prejudicando moradores (em especial crianças e idosos) e turistas, que vêm a cidade para descansar e passam a noite acordados por causa do barulho provocado por uma festa particular? 7)Por acaso a Prefeitura de São Miguel do Gostoso (e aqui também entra a Polícia Militar) sabem que não podem contrariar decisão do Ministério Público e permitir que festas deste tipo de estendam até 5h da manha, prejudicando moradores da cidade e turistas? 8)Por acaso a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, que já deu sinais de apoio ao turismo local, sabe das consequências e prejuizos de uma festa deste tipo, particular - ou seja, não é pública -, para a imagem do turismo da nossa cidade? 9)Por acaso os organizadores da festa - e a Prefeitura - sabem que já há terrenos particulares, mais distantes do centro urbano da cidade, para que festas deste tipo sejam realizadas (como é o caso de encontro de paredões) sem causar transtorno ao sossego público? 10) Por acaso os organizadores desta festa - e a Prefeitura - sabem que é obrigação de uma cidade organizada e civilizada, como pretende ser São Miguel do Gostoso, cuidar do sossego público e evitar que festas particulares sejam realizadas, em qualquer época do ano, causando seríssimos prejuízos a moradores e turistas que querem descansar no período noturno?

    ResponderExcluir
  27. Continuação do que foi escrito acima sobre a festa particular de sábado passado, na praia da Xepa, em São Miguel do Gostoso:
    Dito tudo isso, é muito importante que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso fique muito atenta para que eventos deste tipo, como a festa de sábado passado na Xepa, não detonem o turismo da cidade. É obrigação da Prefeitura ter o controle da cidade e de suas festas, evitando que festas particulares, como foi a do sábado passado, na Xepa,cause tanta reclamação de moradores e turistas - se querem uma prova disso, basta ler os comentários acima de pessoas que escreveram para este blog. Senhor prefeito Renato de Doquinha: o senhor é uma pessoa responsável e está preocupado com o crescimento turismo de São Miguel do Gostoso - e já deu demonstrações disso em contatos que teve com empresários do turismo local. Então, senhor prefeito, fique mais atento e tome providências para que festas particulares, como a realizada sábado passado, na Xepa, não prejudiquem nosso turismo, que traz emprego e renda para São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  28. Emanuel uma das promessas de campanha de Renato para os jovens foi qUE as festas de Gostoso seriam até o dia clarear portanto va se acostumando com o barulho na madrugada. Conheço idosos que não dormiram naquela noite mas os próprios netos desses idosos votaram em Renato por isso aguentem

    ResponderExcluir
  29. Já caiu até presidente dá República. Sou idosa e sei dos meus direitos. Ministério público está aí para proteger os idosos. Quem quiser que aguente mas os idosos vão procurar seus direitos.

    ResponderExcluir
  30. Sr Emanuel , só gostava que me tirasse uma dúvida. A PM sabe que existe uma lei que determina o horário das 2 da manhã para o término das festas? Gostaria de saber porque não agiram?
    Se me puder responder agradecia.

    ResponderExcluir
  31. usaram um espaço público para uma festa particular. Quem pagou a energia da quadra que é pública? Qualquer cudadão pode acionar o ministério público

    ResponderExcluir
  32. A respeito do comentário acima, este blog não acredita que o prefeito Renato, em sua campanha eleitoral para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso, tenha prometido que as festas na Xepa, durante sua gestão, iriam até 6h da manhã. Isso não é razoável para uma pessoa lúcida e equilibrada como o prefeito tem demonstrado ser. Querem uma prova? No Carnaval passado, o prefeito determinou que as festas na praia da Xepa se encerrassem às 3h da manha. Foi diferente da gestão anterior, que encerrava a festa - com o apoio da PM - as 2h a manha~. Renato sabe da importância do que é o respeito pelo idoso e pelos turistas que procuram a cidade em busca de sossego e, por isso, não vai permitir que as festas se prolonguem até 6h. No caso da festa do sábado passado, parece mais ter havido um descuido da Prefeitura e, por este motivo, a festa se encerrou às 5h da manhã. Este blog tem consciência de que, daqui para a frente, o prefeito Renato usará o bom senso e ordenará que as fests, quando permitidas - e em caso do cumprimento do calendário de festas da cidade -, terminem mais cedo, para que não haja tanta reclamação contra ele.

    ResponderExcluir
  33. Kkkk Emanuel se vc tivesse acompanhado Renato nas caminhadas eleitorais vc teria ficado sabendo da promessa feita aos jovens e outra coisa sabe porque ele vai reduzir o horário das festas ? Por que todo mundo reclamou. Não é porque ele tem bom senso por que se ele fosse um prefeito de bom senso ele não teria contratodo um monte de gente e depois demitido. Acho que vc não sabe o que é ter bom senso. Vejo que por enquanto vcs está muito bem com a nova gestão mas tenho certeza que logo vc vai se estressar e usar seu meio de comunicação para detonar o prefeito Renato. Vou assistir de camarote.

    ResponderExcluir
  34. Parece que Emanuel Neri deixou de ser jornalista e agora é advogado de defesa do prefeito! Kkkkk

    ResponderExcluir
  35. Prefeito Renato demite professores com mais de 19 anos de experiência e admite pessoas que ainda estão no primeiro período da faculdade isso é um absurdo e quem paga o preço desse descaso é nossos alunos. Na minha opinião isso chama-se falta de respeito com os alunos do nosso município. E ainda tem mãe que aceita uma coisa absurda Dessa

    ResponderExcluir
  36. Gente no final da praia do Maceió, bem próximo a praia fizeram uma pequena construção só de tábuas e pedaços de madeira, pedimos ao poder público Municipal que mande retirar aquela palhaçada, antes que seja tarde, só assim outros também não irão fazer, quem quiser ver é só conferir.

    ResponderExcluir
  37. Vai virar favela .tem que retirar com urgência.

    ResponderExcluir