segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sob 2 arco-iris, turistas e moradores se emocionam com desova de tartarugas em São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri
É um dos mais bonitos espetáculos da natureza em São Miguel do Gostoso.
Na tarde do domingo (16/4), a cidade assistiu a mais um espetáculo que já está incorporado ao seu calendário turístico-ambiental.  De um ninho de tartaruga, no final da praia do Maceió, nasceram 124 tartaruguinhas que, lentamente, uma a uma, seguiram em direção ao mar.
Centenas de pessoas acompanharam, emocionadas, o belo espetáculo. Elas  formaram uma espécie de corredor humano por onde as tartaruguinhas caminham em direção ao mar. O tempo estava chuvoso, o que favoreceu o surgimento de dois arco-iris,  que desenhavam um enorme círculo colorido entre o céu e o mar (foto Markus Schreyer).
Foi um final de tarde mágico. No céu, dois arco-iris multicoloridos caindo em direção ao mar. Na terra, 124 tartaruguinhas também caminhando em direção ao mar, em busca da vida. Raramente  há oportunidades como esta de se presenciar espetáculos da natureza desta magnitude, simultaneamente 
As praias de São Miguel do Gostoso são um verdadeiro santuário de reprodução de tartarugas. Ao longo da orla do município, quase 200 ninhos foram cadastrados este ano pela Amjus, Ong que cuida do monitoramento destes ninhos. Quase toda semana tem uma desova nova (eclosão) de tartarugas.
Em dias de eclosão, turistas e muita gente da cidade acompanham este  espetáculo. Tudo é maravilhosamente preparado pela Amjus. Primeiro, seus voluntários contam as novas tartaruguinhas. Todos eles usam luvas brancas para evitar o contato humano no manuseio com estes delicados animais.
Na desova deste domingo, só houve um ponto destoante.
Muita gente caminhou a pé, pela beira da praia, até o local da eclosão. Mas outros preferiram chegar até lá usando bugues, quadriciclos, motos e outros veículos motorizados. É no mínimo contraditório que, em um acontecimento ambiental desta natureza, as pessoas cheguem ali de veículos motorizados.
Não é ecologicamente recomendável assistir ao nascimento de tartarugas em veículos motorizados, trafegando sobre as dunas, exatamente onde estão os ninhos destas tartarugas. Se você é amante da natureza - e quer ver o nascimento de tartarugas – deixe o carro em casa e caminhe a pé sobre as dunas.
E é importante registrar que veículos motorizados são os grandes ofensores  da reprodução de tartarugas ao longo do litoral de São Miguel do Gostoso. Muitas vezes veículos deste tipo passam sobre estes ninhos, esmagando os ovos. Há poucas semanas um desastre ambiental aconteceu na cidade.
Tartaruguinhas que saíram de um ninho, na praia de Tourinhos, foram esmagadas ao cruzar uma estrada que passa por ali. A estrada liga Tourinhos aos distritos dos Morros e Marcos, no extremo oeste de São Miguel do Gostoso.  Foram feitas fotos de tartaruguinhas destroçadas sob as marcas de pneus.
A reprodução destas fotos em redes sociais causou grande impacto e enorme repercussão na mídia. A Intertv Cabugi, que reproduz a programação da Rede Globo no Rio Grande do Norte, fez longa reportagem com as tartaruguinhas esmagadas. Não se sabe que tipo de veículo causou este crime ambiental.
O episódio, lamentável, serviu para dar vários tipos de alertas. O primeiro é o de que aquela estrada do Tourinhos não pode continuar no lugar em que está. Ela passa muito próxima ao mar e por ali muitas tartarugas depositam seus ovos, em época de reprodução. Há projetos para transferir a estrada para outro local.
Mas outro alerta foi dado em relação aos veículos que trafegam na orla, muitas vezes passando por cima de ninhos de tartarugas. Um destes maiores ofensores são quadriciclos dirigidos por turistas. Mas também há bugues, caminhonetas tracionadas e motos que trafegam livremente por nossas praias.
Por este motivo, a presença de pessoas que chegam de veículos ao local da desova de tartarugas é no mínimo agressiva – e ecologicamente condenável.
E a Prefeitura de São Miguel do Gostoso precisa fazer sua obrigação neste processo de desova de tartarugas. Ainda estão abertos muitos acessos de veículos às praias da cidade. É por ali que passa todo tipo de veículo para trafegar livremente na beira da praia, causando riscos a banhsitas e danos à desova de tartarugas.
Veja, nos links abaixo, posts anteriores deste blog sobre o problema do trânsito na orla de São Miguel do Gostoso e seu efeito no livre processo da reprodução de tartarugas ao longo da orla do município

38 comentários:

  1. Um espetáculo tão bonito que leva nativos e turistas pra verem e os donos de pousadas nunca tiveram a iniciativa de ajudar essa ONG. Só lucram e não ajudam essas pessoas que trabalham por amor a natureza. Falam tanto em sustentabilidade e não ajudam a sustentação dessa ONG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade o que o cidadão está falando aí acima. Aliás, tem gente que fala por falar, porque é do contra e não aceita quem se alia a um lado positivo. Várias pousadas e restaurantes de São Miguel do Gostoso colaboram com este importante trabalho feito pela Amjus. A Pousada dos Ponteiros, além de colaborar mensalmente com uma doação àquela ong, informou à direção da Amjus que vai adotar um dos muitos ninhos de tartarugas que escolhem as praias do municípios para depositarem seus ovos e, assim, darem continuidade ao seu ciclo de reprodução. Mas mesmo este belo trabalho da Amjus é maldosamente criticado por pessoas que se escondem atrás do anonimato para destilarem seu veneno de cobra. É este tipo de gente que, como disse acima, é do contra - contra tudo e contra todos. Por isso este tipo de gente é leviano a ponto de divulgar informações, como a escrita acima, totalmente falsa.

      Excluir
  2. Segue a verborragia característica deste blog. Critica quem foi de carro/quadriciclo até o local de desova, mas esquece que a própria ONG utiliza veículos para fazer o monitoramento dos ninhos. E ai, a ONG está sendo contraditória também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhem só a que nível chega a "verborragia" maliciosa do leitor aí de cima. A Amjus tem sim um quadriciclo que é usado para o monitoramento de ninhos de tartarugas. É necessário o uso deste veículo para que os voluntários da Ong tenham acesso aos ninhos de tartarugas ao longo da orla de São Miguel do Gostoso. Importante dizer que o uso deste veículo (um quadriciclo apenas) tem o respaldo de órgãos ambientais responsáveis pelo monitoramento de tartarugas no Rio Grande do Norte. A Amjus faz um trabalho eficiente e, por este motivo, precisa ter um quadriciclo para monitorar os ninhos de tartarugas. A orla de São Miguel do Gostoso é muito extensa e por isso é necessário o uso deste veículo para que a Amjus tenha acesso aos ninhos. E o acesso à praia por um quadriciclo da Amjus é absolutamente diferente do tráfego irresponsável e perigoso de veículos nas praias. Estes veículos, ao contrário do trabalho da Amjus, são um ofensor à reprodução de tartarugas. Muitos destes veículos - e há muitas fotos que comprovam isso - passam por cima destes ninhos de tartarugas, esmagando-os e dificultando a reprodução da espécie. Além disso, este trânsito na orla representa sério risco de atropelamentos para pessoas, em especial crianças, que estão nas praias. O leitor acima está, portanto, equivocado - ou trata do assunto de forma maldosa e irresponsável. Talvez o leitor faça parte do mesmo grupo que fica jogando pedras no trabalho da Amjus. Muitos leitores (e o aí de cima deve fazer parte deste grupo) acusam irresponsavelmente os voluntários da Amjus de terem montado uma farsa para divulgar as imagens de tartarugas estraçalhadas por pneus de veículos, em uma estrada na praia do Tourinhos. Aquilo ali não foi uma farsa. Foi realidade, lamentavelmente. E por isso teve enorme repercussão na mídia e nas redes sociais em todo o país. Pessoas que dizem que aquilo foi farsa - ou montagem, como dizem alguns - são indivíduos que não tem a menor preocupação com a defesa ambiental - nem em São Miguel do Gostoso nem em qualquer outra parte do mundo. E por isso ficam criando fantasias - e mentiras - para justificar sua leviandade contra um trabalho seríssimo em defesa de tartarugas, como o que é feito pela Amjus.

      Excluir
    2. E segue a verborragia mais uma vez... kkkkk. Não devia, mas vou te ajudar. Verborragia, entre outras coisas, significa a necessidade excessiva que a pessoa tem de falar. Exatamente isso o que vemos aqui. Não há nada de errado em a ONG usar veículos na sua atividade. Assim como também não há nada de errado em pessoas terem usado veículos para irem até o local de desova, principalmente porque muitos estavam levando crianças e estava chovendo no momento. Agora, querer comparar quem foi acompanhar a desova com aqueles que não respeitam a sinalização dos ninhos é, isso sim, ser malicioso e agir de má-fé. Não confunda alhos com bugalhos!

      Excluir
  3. Emanuel,
    Você foi um jornalista de sucesso mundial, nào deveria estar discutindo com pessoas sem bom senso.
    Sou um admiridor do seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso mundial?? kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Prefeito Renato em campanha prometeu pagar piso salarial aos professores contratados mas não cumpre promessa é vai pagar o salário mínimo kkkkk muitos já estão entregando seus gargos porque não vale a pena. Esse prefeito prometeu muita coisa mentiu muito pra ganhar as eleições e agora está sendo criticado pelos próprios eleitores.

    ResponderExcluir
  5. A nova rua aberta em Gostoso vai virar uma rua das Ostras. Sem acabar pela metade. Ou faz ou num faz.

    ResponderExcluir
  6. A rua das ostras já deveria ter sido concluida por que falta pouca coisa mas a má administração de Fafa e a falta de compromisso com o povo e falta de respeito com os moradores ainda não deixou que aquela obra fosse concluída espero que Renato tenha a consideração as pessoas que votaram nele e que são moradores dessa rua e faça o fim do calçamento.

    ResponderExcluir
  7. A falta de experiência dos novos gestores das escolas leva só cúmulo do absurdo. Um exemplo é a falta de uma sala de aula na creche onde as crianças foram matriculadas tiveram uma semana de aula no corredor da creche e depois foram obrigadas a ficarem em casa por falta de sala de aulas que coisa absurda crianças de 5 anos não estão estudando por falta de um espaço na creche. Eu pergunto a diretora dessa creche : por que fez matrícula se sabia que não haveria como abrigar essas crianças? Por que ainda não encontrou uma solução pra essas crianças? Cadê o compromisso com a educação dessas crianças? Espero sinceramente que o prefeito e secretário de educação tome uma providência urgente porque essas crianças estão sem ir pra creche e isso não pode acontecer. Educação é um direito de todos.

    ResponderExcluir
  8. Essa rua das Ostras que os mais velhos chamam de rua da creche virou piada na cidade. Uma coisa é certa os empresários que tem terreno na rua nova que abriu estão vendendo os terrenos ali a preço de ouro.
    Ezequiel

    ResponderExcluir
  9. Prefeito abre novas ruas porém esquece as que já estão abertas precisando de reparo. Outro fato é o terminal turismo da praia da xepa onde é visível o abandono pisos quebrados uma falta de manutenção e desenvolvimento de respeito com o nosso turismo local. Pergunto : senhora Janiele Linhares onde está as promessas de campanha do seu amigo prefeito?

    ResponderExcluir
  10. Aqui em Gostoso é mesmo uma cidade sem leis .qualquer forasteiro pode montar uma turma de futebol de salão ou de campo e dar aula semana nenhuma formação no currícular isso é muito perigoso porque para se dar de educação física é necessário ter graduação em educação física ou pelo menos ser ex-atleta .e o pior é que essa gestão tem apoiado esse tipo de atitude absurda .os membros do Conselho Federal de educação física já estão sendo acionados para multar a prefeitura por apoiar um ato de tamanha gravidade. Existe uma lei federal que proíbe esse tipo de trabalho para pessoas que não são graduadas por isso senhor prefeito aja dentro da lei porque o ministério público também será acionado.

    ResponderExcluir
  11. Não vi necessidade de se abrir essa nova rua tão rápido. Como já se falou acima tem muita rua sem acabar pela metade e muita rua em péssimo estado. A rua nova já parou e está pela metade. Será que por interesse dos mais poderosos vai ficar pronta e linda antes das outras.
    Josemália da Silva do Maceió

    ResponderExcluir
  12. Enquanto o empresário Caio Fernandes faz doações de ternos para crianças de um projeto irregular na cidade de Gostoso. O prefeito permanece sem cobrir a quadra de esportes da escola Ana Ribeiro. Os alunos são obrigados a fazer aula em um sol as 11 hs da manhã isso é desumano. Pedimos providências urgente ao prefeito.

    ResponderExcluir
  13. Merenda das escolas e creches estão sendo reduzidas muitas crianças estão reclamando que tudo está muito pouco .senhor secretário de educação não deixe nossas crianças com fome

    ResponderExcluir
  14. Prefeito conclua as ruas já iniciadas e depois abra novas ruas nada pela metade dar certo

    ResponderExcluir
  15. O Prefeito Renato de Doquinha, junto com a sua equipe de Esportes, Educação e Assistência Social comemoraram mais duas grandes conquistas para o esporte amador e os jovens de SMG. Com o apoio da iniciativa privada foram doados uniformes completos para as equipes de Beach Soccer, do professor Patrick, e foi formalizada a parceria com o personal de futevôlei, Feijão, considerado o melhor e mais experiente do estado, para promover clínicas e escolinhas com o propósito de melhorar o nível dos atletas locais e conquistar novos adeptos para o esporte, que hoje é considerado a sensação dos esportes de praia mundial. As duas conquistas já são frutos do trabalho intenso do prefeito e de sua equipe para encontrar soluções fora dos gabinetes e das escassas verbas públicas municipais.

    Neste primeiro momento, o gestor de SMG encontrou apoio e investimento no amigo pessoal e empresário Caio Fernandes, presidente da mais renomada imobiliária do estado e apaixonado pelo Litoral Norte e suas belezas naturais e humanas. "Poder investir em pessoas, ocupar as lacunas dos jovens com esportes e preparar a região para a chegada de grandes e importantes acontecimentos que estão por vir só pode ser mais um presente que a vida me dá, tamanha a alegria que senti com o pedido de apoio feito pelo prefeito Renato. Espero ser merecedor desta confiança outras vezes e poder abraçar cada campeão nos esportes e na vida que surgirem por aqui", enfatizou o empresário no momento da entrega dos uniformes.

    Já o Prefeito Renato de Doquinha, esportista e gestor inovador, garantiu que, diante das dificuldades impostas por crises e as más e limitadas aplicações dos recursos públicos, o que sobra para os novos gestores é "arregaçar as mangas" e buscar parcerias públicas/privadas formais e informais para se viabilizar ganhos sociais importantes, e o esporte é um setor importante quando ele se propõe a tirar as crianças das ruas e oferecer diversão e qualidade de vida para toda a família. "As dificuldades vão sempre estar cruzando os caminhos de quem quer fazer diferente, mas o trabalho e as boas intenções dos colaboradores da nossa administração e parceiros, como Caio Fernandes, vão sempre vencer os percalços impostos e o negativismo" disse, emocionado, o prefeito de SMG.

    ResponderExcluir
  16. Kkkkk aqui qualquer forasteiro é chamado de professor. Lembrando que pra ser professor é preciso no mínimo ter um curso de graduação. Estamos de olho nesses falsos professores

    ResponderExcluir
  17. O povo de Gostoso vão pagar caro por certas doações tem muitos empresários de olho nas nossas terras e querem comprar a preço de banana e depois deixar gostoso com muita violência e falta de sossego isso não é bom para nosso povo que sempre gostou da vida tranquila .fiquem atentos porque tem gente muito grande se infiltrando no nosso município querendo tirar o que agente tem de melhor. Esse povo chega de mansinho e depois agente sofre com a falta de estrutura .

    ResponderExcluir
  18. Cuidado nos terrenos de vcs povo gostosense porque aqui temos forasteiro chegando e querendo pagar preço de banana. Fiquem atentos.

    ResponderExcluir
  19. O péssimo atendimento no posto de saúde para quem está internado é um absurdo. Segundo informações não estão fornecendo alimentação para esses pacientes quando todos nós sabemos que existe uma lei que quem está internado em qualquer unidade de saúde por mais de 24 hs tem direito a alimentação. E essa lei não está sendo adotada aqui em Gostoso. Pergunto : ONDE ESTÁ A VERBA VEM PARA A SAUDE ?.

    ResponderExcluir
  20. Não vendam seus terrenos porque Gostoso vai valorizar ainda mais. É só esperar que com essa nossa administração vamos vender nossos terrenos por muito mais valor.

    ResponderExcluir
  21. Touros está ficando muito violênta vários assaltos e crimes estão acontecendo por lá. Vamos pedir ao senhor Prefeito Renato que providenciar mais segurança pra Gostoso para que não chegue a ficar como Touros.

    ResponderExcluir
  22. Professores estão desistindo de dar aula pelo baixo salário pago pelo prefeito. Que em campanha prometeu pagar o piso salarial mas fez muito contrato e agora não consegue manter a folha de pagamento. Quem perde com isso é a população estudantil. Aconselho ao secretário de educação fazer um processo seletivo para educação.

    ResponderExcluir
  23. Como sempre o MST já amanhece fazendo baderna nas rodovias esses bando de gente que adora fazer uma bagunça a mando do PT atrapalha a vida de quem quer trabalhar, ir a uma consulta,

    ResponderExcluir
  24. Não tem dinheiro pra paga professor mas para abrir rua pros terrenos valer ouro tem. Tem fumaça por la

    ResponderExcluir
  25. Atenção senhora Nenem de Lala no início da gestão de Renato a senhora mostrou serviços nossas ruas estavam muito limpas mas não sei por qual motivo seu trabalho fracassou porque as ruas estão muito sujas muito luxo acumulado.

    ResponderExcluir
  26. nobre balacobaco e contador de causos, não iram fazer uma materia sobre a condenação do EX PREFEITO MIGUEL TEIXEIRA que sai esta semana ????

    ResponderExcluir
  27. Qualquer cidadão pode sim fazer doações a quem realmente ele quiser, e prefeitura não responderá por nada.

    ResponderExcluir
  28. Mas não é o caso de Gostoso. Essas doações tem interesse particular e esses interesses vai custar caro para nossa cidade vcs vão ver .todo crescimento precisa de uma boa estrutura e aqui eu não tenho visto nenhuma preparação pra isso vejo só um prefeito retribuindo favores a quem colaborou com sua campanha por isso prepare-se a violência vai chegar e a falta de sossego também.

    ResponderExcluir
  29. Atenção senhor secretário de educação. Está faltando professores na escolas cumpra com seu compromisso de secretário contrate com urgência novos professores.

    ResponderExcluir
  30. Atenção pessoas responsáveis pelo lixo. A rua das ostras está com muito lixo nos canteiros. O de está o compromisso de cidade limpa?

    ResponderExcluir
  31. Ruas das Ostras cheia de lixo e abandonada por essa prefeitura que não acaba a obra da rua que é muito movimentada de carros e caminhão e a metade que não acabou a rua fica triste ou com a lama ou com uma poeira horrível. Uma vergonha para nossa cidade

    ResponderExcluir
  32. Prefeito Renato por favor conclua a rua das ostras .

    ResponderExcluir
  33. Quem deixou ela inacabada foi o ex Prefeito Miguel Teixeira.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, profissionais da saúde de são Miguel do Gostoso Que não apoiaram o prefeito Renato de Doquinha na Eleição passada ainda são perseguidos por questão política,Na Unidade mista Dr.Ricardo Simone Existem Alguns deles.

    ResponderExcluir