quarta-feira, 29 de março de 2017

Crime ambiental. Mais de 60 filhotes de tartarugas são atropelados em praia de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
E aconteceu o que muita gente já previa: a matança de grande quantidade de tartarugas sob as rodas de veículos motorizados que, irresponsavelmente, continuam circulando livremente nas praias de São Miguel do Gostoso.
Na manhã desta terça-feira (28/3), integrantes da ONG Amjus, que monitora tartarugas marinhas e seus ninhos na orla de São Miguel do Gostoso, encontraram mais de 60 filhotes de tartarugas mortos na estrada que liga a praia do Tourinhos ao distrito dos Morros e praia do Marco.
As fotos das tartaruguinhas morta (acima) chocaram a opinião pública por serem imagens de extrema violência. Um terrível crime ambiental que depõe até mesmo contra São Miguel do Gostoso e sua incapacidade de manter a preservação daquilo que a natureza lhe presenteou. Depõe também contra o emergente turismo local.  
Nas imagens divulgas pela Amjus, as tartarugas estão amontoadas, todas ensanguentadas, algumas delas com a cabeça separada do corpo, outras partidas ao meio. Ao lado dos animais, a marca de pneus do veículo que as trucidaram quando elas deixavam o ninho e cruzavam a estrada em direção ao mar.
Qual foi o veículo que provocou tamanha crueldade contra tartarugas pelas quais ONGs e órgãos ambientalistas, no mundo inteiro, lutam por sua preservação?
Foram quadriciclos, que teimam em trafegar irresponsavelmente pelas praias de São Miguel do Gostoso? Foram bugues, motos ou outro tipo de veículo tracionado, cujos motoristas também desrespeitam as leis e andam em alta velocidade pela orla local? Ou foi algum outro veículo que trafegava onde o acidente ambiental ocorreu?
O fato é que o atropelamento das tartarugas ocorreu numa estrada que, embora seja útil a quem mora no distrito dos Morros e na praia do Marcos, limites ao norte de São Miguel do Gostoso, está condenada sob o ponto de vista ecológico. Seu traçado passa muito próximo da área de desovas de tartarugas, quase ao lado do mar.
Ministério Público e órgãos ambientais, como o Idema, determinaram que seja feita uma nova estrada, com outro traçado, longe da área de desova de tartarugas. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso diz ter se reunido com órgãos ambientais para tratar desta questão, mas que a estrada depende do governo estadual e DER. 
Mas a estrada não é a única vilã deste lamentável episódio envolvendo o atropelamento de tartarugas em São Miguel do Gostoso. Os veículos que circulam na praia, em especial os quadriciclos, são os grandes responsáveis por crimes ambientais que vêm ocorrendo nas praias do município.
No mesmo dia em que a Amjus descobriu a matança de mais de 60 tartarugas por atropelamento, flagrou também imagens de marcas de pneus de quadriciclos passando sobre ninhos de tartarugas – não respeitando sequer as bandeirinhas amarelas que servem para demarcar a presença destes ninhos.
O trânsito de veículos nas praias de São Miguel do Gostoso é proibido. A cidade está cheia de placas que indicam esta proibição. Apesar desta sinalização, motoristas e turistas que contratam quadriciclos andam livremente pelas praias. O trânsito de quadriciclo é intenso na orla marítima, pondo também em risco a vida de frequentadores das praias.
Alguns proprietários de empresas que alugam quadriciclos andam com seus veículos em comboio,guiados, obrigando-os a passar apenas em áreas permitidas. Mas outros empresários ignoram solenemente esta preocupação com sérios danos à flora e à fauna locais. E não tem nenhuma preocupação com os rastros de seus veículos sobre ninhos de tartarugas.
São Miguel do Gostoso lançou recentemente a campanha SOS Tourinhos. O objetivo é salvar aquela praia, considerada uma das mais bonitas do Brasil, da fúria predatória de um determinado tipo de turismo que a cidade repudia - e que não quer vê-lo incorporado ao seu estilo sustentável de exploração turística.
O atropelamento de tartarugas em São Miguel do Gostoso teve repercussão nacional. Jornais e blogs em todo o país divulgaram cenas das tartaruguinhas atropeladas. A reação nas redes sociais foi enorme. Um dos principais noticiários da InterTV Cabugi, que retransmite a Globo no RN, fez longa reportagem mostrando as imagens e condenando a matança.
O lamentável episódio deve continuar repercutindo esta semana por todo o Brasil. É importante que órgãos públicos que cuidam do meio ambiente, como  ICMBio, Ibama e Idema se manifestem. Só assim poderá ser dado um basta aos terríveis crimes ambientais que vem ocorrendo em praias de São Miguel do Gostoso.
Abaixo, link de reportagem sobre a matança das tartarugas em Tourinhos, bem como posts anteriores deste blog alertando sobre este tipo de crime ambiental que está ocorrendo em São Miguel do Gostoso.

34 comentários:

  1. Que coisa absurda se continuar assim adeus tartarugas. Mas só vai ter jeito de tiver proibição e fiscalização porque não adianta proibir e não fiscalizar e se for pego algum motorista desrespeitando ele terá que ser punido porque senão for assim não teremos nenhum resultado. Cabe às autoridades fazer a lei valer

    ResponderExcluir
  2. Que coisa absurda se continuar assim adeus tartarugas. Mas só vai ter jeito de tiver proibição e fiscalização porque não adianta proibir e não fiscalizar e se for pego algum motorista desrespeitando ele terá que ser punido porque senão for assim não teremos nenhum resultado. Cabe às autoridades fazer a lei valer

    ResponderExcluir
  3. Esses donos de quadriciclo são tão irresponsável que eu vejo crianças pilotando esses veículos e andando pelas ruas em velocidade. O pior é que a Polícia não pede pra parar e deixe esses infratores bem a vontade.cadê as blitz que haviam por aqui ? Está na hora de ter muitas outras vezes

    ResponderExcluir
  4. Estão esperando matar mais animais para proibir de vez esse absurdo que é andar com qualquer veículo na areia da praia???. Veículo sobre rodas é pra andar na estrada e não na areia e pra que tem tração nas suas rodas ,vai pra outra praia por favor!
    Está na hora de punir esses infratores e proibir de vez o trânsito desses quadriciclos nas praias,cena horrorosa dessas não merecemos!!!!!.

    Clarice

    ResponderExcluir
  5. e quando os verdadeiros responsáveis são identificados e responsabilizados?
    A estrada saiu do seu local original,foi colocada na areia da praia, destruiu e continua a destruir, mas as carpideiras continuam com as lamentações do costume.Só que entre as carpideiras estão os que forçaram e patrocinaram este atentado ambiental.
    Metem-me nojo. Hipócritas.
    Jorge Pereira

    ResponderExcluir
  6. Sr Prefeito. Leis são feitas para cumprir. Sabe qual é o problema de Gostoso? As leis não são cumpridas. É o caos

    ResponderExcluir
  7. Achei um absurdo essa matança de filhotes de tartarugas mas fiquei pensando:se a ANJUS sabia que havia esse ninho naquele lugar porque não providenciou a retirada desses filhotes? Será que a ANJUS falhou ?

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores empresas brasileiras está a beira da privatização por causa do governo petista. Acabaram com os correios.

    ResponderExcluir
  9. Onde estava a ANJUS que não retirou essas tartarugas e colocou em lugar seguro?.desculpe mas se viram que ali elas estavam em perigo porque não retiraram?.

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana o trabalho da ANJUS mas acho que deveriam ter retirado esses filhotes antes da desgraça ocorrida

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gente não foram veículos que mataram as tartarugas, por incrível que pareça são as raposas que cavam o comem os ovos e os filhotes

    ResponderExcluir
  13. Vou filmar e desmentir quem está culpando os veículos.

    ResponderExcluir
  14. Será que essas autoridades que foram eleitas pelo nosso voto estão preocupadas com nossas tartarugas?será que existe sensibilidade nessas pessoas?

    ResponderExcluir
  15. Dizer que os veículos mataram as tartarugas estariam todas esmagadas, estou alertando que a raposa cava bebe os ovos e os filhotes ele os matam.

    ResponderExcluir
  16. Gente é claro que foi veículo que matou as tartarugas só uma pessoa muito imbecil pra pensar que foi raposa

    ResponderExcluir
  17. Os verdadeiros responsáveis pelo atropelamento das tartarugas (se é que ele existiu mesmo) são as pessoas que implantaram e defenderam essa estrada, que foi construída sem qualquer estudo de impacto ambiental. Lembro bem que na época, quem se posicionava contra a estrada imediatamente era taxado de elitista, de ser contra o acesso do povo à praia, de querer deixar o acesso a Tourinhos e região só para que tivesse carro 4X4. Pois bem, ai está o resultado! As tartarugas foram mortas não na beira da praia, mas sim da ESTRADA! Ou seja, os veículos estavam transitando exatamente no local onde deveriam estar, o resto é conversa besta de quem não tem o que fazer. Finalmente, questiono se a morte das tartarugas foi mesmo em razão do atropelamento, porque se vê claramente na foto que os animais foram "arrumados" junto à marca de pneu para que a foto ficasse mais impactante. É triste a morte das tartarugas, é grave o fato, mas é preciso se ter responsabilidade.

    ResponderExcluir
  18. E olha que isso já foi presenciado por várias pessoas que vão pescar a noite e deparam com as raposas cavando os ninhos.

    ResponderExcluir
  19. Acho um absurdo vc ter uma propriedade que vc comprou com seu suor e esse bando de gente que diz ser sem terra querer tomar .tem até dono de padaria dono de ônibus isso é um absurdo. Se eu fosse o dono daquelas terras eu já teria mando soltar uma bomba pra botar aquele povo sem futuro sair de lá.

    ResponderExcluir
  20. Existem pessoas que quando tem um cargo na prefeitura já se sentem poderosos basta ser secretário ou chefe de algum setor que já se sente autoridade .a essas pessoas vai um lembrete:tudo passa .coloque o pé no chão e viva com humildade porque nada é pra sempre

    ResponderExcluir
  21. Prefeito Renato não consegue pagar aos contratos e terá que demitir os contratos que fez .fala-se em 100 funcionários agora vamos ver quem fica e quem sai devo dizer que todos que tiverem o sobrenome Martins vai permanecer porque o nepotismo é grande e os mais fracos vão cair fora kkkk eita que o prefeito vai ouvir muito desaforo.

    ResponderExcluir
  22. Alguns contratados vão pra rua .prefeito não consegui pagar a folha e agora terá que demitir várias pessoas com essa situação o prefeito vai perder o prestígio e vai perder a chance de reeleição

    ResponderExcluir
  23. Seria muito bom se o chefe de transporte fosse menos arrogante. Porque nada nem cargo nenhum é pra sempre

    ResponderExcluir
  24. Governador do RN não consegui conter a violência no estado e Natal é considerada a cidade mais violenta do Brasil isso é muito negativo para o turismo e pode afetar também o turismo aqui de Gostoso porque a notícia se espalhou pelo Brasil. O secretário de segurança prometeu resolver mas acho muito difícil por não haver investimentos na segurança do estado o governador fala muito e faz pouco e quem sofre são os trabalhadores homens de bens que estão perdendo a vida por causa dos bandidos.

    ResponderExcluir
  25. Vergonha para nosso estado que poderia viver de turismo e muito obrigado. Mas a violência vai contra ao turismo e ficamos sem saída. Turismo é uma das indústrias que mais emprega porque precisa muito de mão de obra. Nuvens escuras a vista
    Natanael

    ResponderExcluir
  26. Como pode certas pessoas quererem colocar a culpa das mortes dos filhotes das tartarugas nos proprietários dos quadriciclos, fizeram uma montagem de tudo colocando as tartarugas mortas no meio da estrada, retiraram as mesmas que se encontravam mortas aos redores de seus ninhos e que foram mortas pelas raposas que são vistas naquela área de desova, se existe pessoas do mal é uma coisa, agora de passar por cima dos filhotes das tartarugas isso não tem nenhuma chance de acontecer, por isso essa farsa irá ser desmascarada e quem quis culpar pessoas inocentes que sejam punidas.

    ResponderExcluir
  27. Povo idiota esse povo que desrespeita as leis ainda querem tentar enganar a população dizendo que não foi uma crime ambiental causado pelo bicho homem que através das máquinas estão destruindo a natureza .parem de se desviar da vdd quem atropelou as tartarugas foi um carro ou um veículo .não culpe um animal irracional assim vc está sendo irracional também. Provavelmente vc deve ser dono de quadriciclo ou tem bugue pra alugar e deve ser do tipo que a natureza não é importante pra vc só o dinheiro que ganha com os aluguéis desse meio de transporte que nem legalizado é. Portanto deixe de querer mudar os fatos e pare de inventar histórias sem fundamentos .não foi a raposa foi o homem um ser racional e ambicioso e mentiroso.

    ResponderExcluir
  28. PT ,PMDB PSDB todos receberam propina

    ResponderExcluir
  29. Sou aluno do Ana Ribeiro e quero pedi ao prefeito que cubra a quadra de esportes da escola porque a gente joga no sol e estamos achando isso muito ruim já que o prefeito Miguel não cubriu então Renato faça isso por nós do Ana Ribeiro

    ResponderExcluir
  30. A notícia de que Natal é a cidade mais violenta do Brasil fez com que nesse feriado as pousadas e hotéis só fechacem as reservas em 60% isso tudo é culpa do governo.

    ResponderExcluir
  31. Gostoso tem muitas ruas esburacadas pedimos ao prefeito que melhore essas ruas

    ResponderExcluir
  32. É verdade mataram as tartarugas e as trouxeram para a estrada, não sou dono de veículos nem quadriciclo mas tudo foi montado para dizer que foram eles.

    ResponderExcluir
  33. Eu fico ABSURDADA com esses comentários em sentido

    A ANJUS na cidade não recebe apoio de quase ninguém da população que somos um bando de egoísta que senta a frente de um computador ou de um celular pra colocar lenha na fogueira, ANJUS FALHOU? quem falha é você(s)
    esse(S) comentário(S) infeliz, onde só tem pessoas que se doam pra ajudar, outros querem atrapalhar, não ajudo nem participo da ONG, mas defendo desses desocupados que ficam jogando desafeto no ventilado, se achem em seus lugares.

    ResponderExcluir
  34. As mortes das tartarugas precisam ser apuradas e os criminosos punidos. Crime grave contra a natureza...

    ResponderExcluir