sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Quadriciclos destroem ninhos de tartaruga e causam estragos ao meio ambiente de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Imagine praias paradisíacas, como a de Tourinhos, com sua falésia milenar, cuja praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Imagine também um santuário de ninhos de tartarugas, que reproduzem, todos os anos, ao longo da orla, milhares de tartaruguinhas novas, completando assim um dos ciclos de vida mais bonitos da natureza.
Pois toda esta riqueza natural de São Miguel do Gostoso está sendo ameaçada de destruição. E um dos fatores que ameaçam a devastação do meio ambiente local são veículos motorizados, principalmente quadriciclos (foto acima) que, diariamente, trafegam irresponsavelmente sobre as dunas destas praias, destruindo tudo.
São Miguel do Gostoso está diante de um grande desafio. Ou o município e seus moradores controlam com rigidez o tráfego destes veículos sobre dunas, falésias e, muitas vezes, sobre os ninhos de tartarugas, destruindo-os, ou todo este patrimônio natural vai acabar. E se acabar este patrimônio, é o fim também do turismo local.
De todos os veículos que cometem esta selvageria contra a natureza, o que causa mais impacto destrutivo são os quadriciclos, até por serem em maior número. Há  proprietários de quadriciclos na cidade que alugam estes veículos para turistas, com o aluguel sendo feito sem controle. É comum ver crianças dirigindo estes veículos.
Nos últimos dias, tem sido frequente o registro de ninhos de tartarugas destroçados por pneus de quadriciclos. Integrantes da Amjus, que monitora o uso de tartarugas no litoral de São Miguel do Gostoso, tem feito fotos destes ninhos com marcas de pneus, alguns destes ninhos destruídos. Estas imagens são divulgadas pelas redes sociais.   
No início desta semana, reunião para tratar do SOS Tourinhos – movimento com o objetivo de salvar aquela praia da ação destruidora de veículos – chegou a admitir a possibilidade de limitar o uso de quadriciclos. E uma das propostas é que este tipo de veículo só possa trafegar com guias – neste caso, ficaria proibida sua locação.
No caso dos quadriciclos “puxados” por guias, haverá menos danos à natureza. É que estes veículos circulariam apenas nas trilhas que foram autorizadas por órgãos do meio ambiente, entre eles Idema e Patrimônio da União. Estas trilhas correm por trechos em linha reta, fora dos ninhos de tartarugas, sem grandes danos à natureza.
Esta proposta vai ser levada para o Conselho de Turismo e, na sequência, para avaliação da Prefeitura. No caso de aprovação, os quadriciclos circulariam exclusivamente por trilhas e sempre com guias. Já há empresas de quadriciclos na cidade que trafegam por estas trilhas, em espécie de comboio, sempre com guias.
Além de evitar tráfego sobre ninhos de tartarugas e outras áreas ambientais protegidas por lei, como restinga, bastante comum no litoral de São Miguel do Gostoso, o esquema de guadriciclos “puxados” por guias também evitaria acidentes – de quem está dirigindo e de pessoas na praia -, além de proteger mais o veículo.
Proprietários de quadriciclos reclamarem da falta de cuidado de quem aluga estes veículos, sendo comum a ocorrência de problemas mecânicos. É necessário que algum tipo de ordem seja dado no uso dos quadriciclos. Originalmente eles podiam ser usados só em propriedades rurais, sem permissão de uso em ruas, estradas e praias.
Mais recentemente, autoridades de trânsito decidiram regularizar o uso de quadriciclos. Embora a Prefeitura de São Miguel do Gostoso tenha criado programa para legalizar estes veículos, até agora praticamente todos os quadriciclos usados para locação na cidade continuam irregulares. Assim fica tudo muito mais difícil.
Tem mais. Aproveitando-se da total falta de disciplina no trânsito de quadriciclos em São Miguel do Gostoso, proprietários destes veículos costumam chegar à cidade com enormes carretas transportando quadriciclos. Em seguida, eles invadem as praias e fazem da orla da cidade uma enorme pista de corridas deste tipo de veículo. Isso também é muito grave.   

Ordem na desordem
O fato é que São Miguel do Gostoso precisa por ordem na desordem dos quadriciclos. Do jeito que eles funcionam não dá mais para continuar. A Prefeitura tem dado alguns passos para pelo menos proibir que quadriciclos – e outros veículos tracionados - continuem subindo na falésia de Tourinhos, acelerando seu processo de destruição.
Na semana passada, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, decidiu ampliar o número de manilhas que tentam impedir o acesso à falésia de Tourinhos. Embora já existam manilhas no local, proprietários e pessoas que alugam  quadriciclos abriram espaço, entre as pedras locais, para poderem subir na falésia.
É grave o que está acontecendo com o uso desordenado dos quadriciclos em São Miguel do Gostoso. Prefeitura e moradores, além do SOS Tourinhos, precisam tomar providências urgentes que pare a selvageria que está ocorrendo em toda a orla. Se isso não ocorrer, será o fim dos ninhos de tartarugas, das dunas e da falésia de Tourinhos.
E será também o fim do turismo de São Miguel do Gostoso.

21 comentários:

  1. Praia é para se andar a pé. É um absurdo o que acontece . Muitos fazem de propósito. Uma vez tive que tirar meus filhos rápido porque passou uns seis e nem se preocuparam em desviar, a gente é que saia da frente. Autoridades por favor toma providências. Falo para muitos em Natal da minha bela cidade de Gostoso e quando digo que lá não tem som alto na cidade, que é limpa e que não tem transporte nenhum nas praias todos dizem. Ah eu quero conhecer um lugar assim. Praia não falta no litoral mas cidade que respeita seus moradores e visitantes Gostoso será a primeira !!!!
    Ana Marilian

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que o atual prefeito fizesse saber e publicasse o custo que vai ser o Carnaval e a festa com a Grafite no assentamento. Acho que temos o direito de saber quanto vamos pagar por essas festas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia responder mas não vou, é muita inocência dá sua parte.
      Enfim:
      Não vou me declarar por que vc também está anônimo, mas como vc sabe uma coisa é o carnaval outra é a festa de Antônio Conselheiro, vc sabe.

      Excluir
    2. Concordo com os dois acima. Mas afinal de contas quanto vai custar cada uma ???????

      Excluir
  3. Os donos de agências de quadriciclo não estão nem preocupados com os ninhos de tartarugas eles só pensam em ganhar dinheiro são um bando de ignorantes acho que as autoridades devem fazer uma reciclagem com esses donos de agências para que eles tenham conciência e avisem aos locatários sobre a preservação das tartarugas.

    ResponderExcluir
  4. Várias cidades estão realizando processo seletivo para escolher seus profissionais nas áreas de saúde e educação isso ocorre porque muitos prefeitos estão querendo melhorar a qualidade nesses setores .aqui em São Miguel do Gostoso o prefeito não faz isso porque prometeu muito emprego e agora não poderá comprir nem a metade e os que já foram contratados não tem a menor condição de assumir alguns cargos isso prejudica muito esses setores já puder observar que tem professores que não sabem nem falar .senhor Nivaldo Batista pense bem nas suas escolhas e quanto a secretaria de saúde ainda não se sabe verdadeiramente quem ocupa essa pasta .

    ResponderExcluir
  5. O prefeito de Touros Assis está fazendo uma ótima administração vale a pena observar o trabalho que ele vem realizando tudo funcionando de forma perfeita sem perseguição ou descaso com quem esteve do lado contrário. Parabéns Assis continue cuidando de touros
    .

    ResponderExcluir
  6. Nova gestão Contrata pessoas com ensino médio para lecionar o ensino fundamental todos sabem que por lei os professores de ensino fundamental tem que ter uma graduação mas infelizmente o senhor Nivaldo não respeita leis . Isso prova mais uma vez a falta de capacidade dessa gestão estive na semana pedagógica e era visível a falta de preparo dos atuais gestores cada discurso com erros graves de português achei lamentável os dias de reunião pedagógica tudo muito solto .vi um começo desastroso na educação do nosso município

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho observado o secretáriado da gestão atual e sou muito sincero em afirmar que um único acerto do prefeito foi na pasta turismo porque é a única que sabe falar ,se expressar e fazer o trabalho da qual foi destinada .mas o resto , é uma verdadeira bagunça gente sem experiência com. Erros graves de português sem modos de falar com as pessoas enfim povo muito mal educado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc caro intelectual, poderia então colaborar? Ou vai ficar jogando pedra, lembre-se, vc mora em Gostoso ou fica, tem familiares, amigos etc, então colabore com a gestão, obg, nobre.

      Excluir
  8. Senhor prefeito ilumine as ruas com lâmpadas mais claras faça como o prefeito de Touros que trocou as lâmpadas e iluminou melhor a cidade

    ResponderExcluir
  9. Encontro pedagógico foi marcado por despreparo visível para os mais experientes muita gente sem noção do que é educação. Gente com nível médio sendo contratado para lecionar o ensino fundamental que absurdo é esse .mas já estamos denunciando ao ministério público e só irá lecionar quem tiver diploma em graduação na área de educação.

    ResponderExcluir
  10. Alô Prefeito !!!!
    Saiu nota grande dizendo que o prefeito Renato de Doquinha está fazendo vista grossa com a degradação da praia de Tourinhos. Achei que ficou mal para o prefeito ter sido mencionado no maior jornal do nosso estado assim
    Jeslei

    ResponderExcluir
  11. O comentário acima teve que ser excluído do texto algumas expressões mais pesadas em relação a pessoas que frequentam esta suposta festa da Banda Grafite em um assentamento rural de São Miguel do Gostoso. Este blog pede que as pessoas não façam acusações e insinuações em seus comentários - nem contra autoridades, como o atual prefeito e seu secretariado, nem contra outras pessoas da comunidade. Veja a seguir o texto, com as exclusões devidas: "Festa com grafite ? Imagine quanto vai gastar !enquanto isso ainda temos ruas as escuras ,banheiros sem nenhuma estrutura, ruas com buracos, alunos com pouco ônibus .senhor prefeito invista na educação e na saúde e em obras que melhore nosso município. Esqueça essas festas caras porque no final essas festas só resultam em bebida e brigas, que dão trabalho aos policiais e aos médicos de plantão. Pense nisso senhor prefeito".

    ResponderExcluir
  12. Um pedido aos leitores do noBalacobaco. Uma parte da população de São Miguel do Gostoso costuma publicar comentários criticos, alguns com tom ácido, aos administradores da cidade. É aquela coisa: se você não apoia o administrador, começa a criticá-lo duramente. Isso aconteceu na administração da ex-prefeita Fátima Dantas e está acontecendo agora na gestão de Renato de Doquinha. É importante que estes críticos entendam que, em qualquer administração pública, há erros e acertos. O problema é que estes críticos só vêem os erros - ou os supostos erros. Isso precisa mudar. Renato de Doquinha começou sua administração há menos de dois meses. Então é preciso dar mais um tempo para ver como vai ser sua administração e não sair atirando em todas as direções, com o único objetivo de atingir politicamente o prefeito. isso não é correto. Este blog aceita críticas contra administradores públicos, como foi o caso da gestão de Fátima Dantas. Mas o leitor tem que entender que a crítica tem que ser mais construtiva, não destrutiva. É preciso entender que Renato de Doquinha está apenas começando sua administração. Não custa dar um crédito de confiança ao novo prefeito. A crítica pela crítica não é construtiva. É importante o leitor ter mais moderação na hora de criticar, até porque o novo prefeito precisa de tempo para começar a mostrar serviço. A crítica, do jeito que está sendo feita, acaba não contribuindo muito para o futuro de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  13. Secretaria de educação está sem noção de como começar o ano letivo porque o secretário està com dificuldades em dar emprego a que ele prometeu deixou quase todos os seguidores da campanha de fafa sem emprego kkkkkk só ficou aqueles que eram os mais babão

    ResponderExcluir
  14. Absurdo o carnaval funcionar até as 4:00hs da manhã isso é um de respeito com os ídosos que moram nas proximidades do evento será que quem autorizou não lembrou disso ? Que coisa inaceitável

    ResponderExcluir
  15. Senhor prefeito esse carnaval até sendo muito longo diminua para acabar as 2 hs da manhã nossos idosos agradecem

    ResponderExcluir
  16. Não foi possível dormir com a baderna até as 5 da manhã isso não pode existir o carnaval terminar as 4 da manhã! E o povo fica fazendo bagunça até as 5 e ninguém dorme principalmente os ídosos ou coisa errada .na minha opinião era pra ser até as 2 hs como no ano passado

    ResponderExcluir
  17. proprietários de quadriciclo deve se unir para fazer o passeio de quadriciclo com guia, só assim será muito importante para a não destruição dos ninhos das tartarugas, como também a preservação dá vegetação costeira do nosso Município, acho que em breve essa revindicação irá para câmara.

    ResponderExcluir
  18. Mentira danada essa, eu que moro bem próximo a festa não me incomodou.

    ResponderExcluir