sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Prefeitura de São Miguel do Gostoso fecha acessos de carros que estavam destruindo falésias de Tourinhos



Por Emanuel Neri
A ação foi rápida. Em apenas uma tarde, nesta quinta-feira (23/2), a Prefeitura de São Miguel do Gostoso bloqueou toda e qualquer possibilidade de carros tracionados e quadriciclos continuarem a subir na falésia da Praia de Tourinhos. A ação destes veículos estava destruindo, em processo acelerado, um dos principais monumentos naturais do município.
Esta é a segunda vez que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso bloqueia o acesso às falésias do Tourinhos. No ano passado, a prefeita Fátima Dantas implantou dezenas de manilhas, recheadas com concreto, para evitar o acesso ao local. Mas motoristas de quadricilos e de outros veículos abriram via paralela para continuar subindo ali.
Desta vez aparentemente o bloqueio (foto acima) será definitivo. O prefeito Renato de Doquinha atendeu apelo do SOSTourinhos e ordenou que se fechasse completamente o novo acesso aberto pelos donos de veículos. A ação contou com o apoio da Serveng, empresa eólica que atua no município - ela doou manilhas para completar o bloqueio.
O SOSTourinhos é um movimento organizado por pessoas de São Miguel do Gostoso com o objetivo de evitar que as falésias do Tourinhos sejam destruídas pela ação destes motoristas. O SOSTourinhos tem várias outras frentes de ação. Também quer  evitar o trânsito de veículos naquela praia e organizar as barracas existentes no local.
A Praia de Tourinhos é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Segundo estudos geológicos, suas falésias são formadas por rochas, mas sim pela petrificação de dunas. Estes estudos dizem que o processo de solidificação da areia das dunas começou há mais de dois mil anos. A Praia de Tourinhos também tem um significado histórico.
Quando os primeiros portugueses chegaram ao Brasil, após o descobrimento, chamaram aquelas falésias de Tourinhos devido à sua semelhança com cabeças de touros. O mesmo ocorreu com as falésias existentes na cidade de Touros, que acabou por dar o nome à cidade. Então Tourinhos tem vários motivos para ser preservado.
O SOSTourinhos adotou uma série de iniciativas para preservar aquela praia. Durante o Carnaval, e em outros feriados que atraiam a presença de turistas à cidade, pessoas que integram o Grupo dos Desbravadores ficarão nas imediações das falésias. É uma ação educativa para convencer motoristas sobre a importância da preservação das falésias.
Várias outras atividades estão sendo adotadas pelo SOSTourinhos para consolidar a preservação daquela praia. Camisetas com o nome da campanha vão ser vendidas já agora no Carnaval para arrecadar dinheiro para a campanha. Também serão feitos bonés e outros objetos que possam mobilizar as pessoas a ajudarem na preservação de Tourinhos.
Para que as ações da SOSTourinhos obtenham êxito são necessárias também outras iniciativas da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Uma destas ações é o bloqueio de todos os locais da cidade que dão acesso de carros às praias. Se estes acessos não forem fechados, carros e quadricilos vão continuar andando livremente pelas praias.
E carros na orla representam grande perigo de atropelamento para quem está nas praias. Quase sempre estes veículos trafegam em alta velocidade – e muitas vezes seus motoristas estão embriagados. Outro grande problema causado por estes veículos são as centenas de ninhos de tartarugas existentes em toda a extensão das  praias locais.
Tornou-se comum ver, nas praias de São Miguel do Gostoso, ninhos de tartarugas  destroçados por pneus de quadriciclos e de outros veículos tracionados. Do mesmo jeito que agiu rapidamente para fechar os acessos às falésia de Tourinhos, a Prefeitura local precisa também evitar o trânsito nas praias, salvando ninhos de tartarugas.
A boa ação da Prefeitura de São Miguel do Gostoso em relação ao bloqueio de veículos às falésias de Tourinhos também tem que ser feita em relação ao trânsito de carros que invade as praias locais, ameaçando banhistas e destruindo ninhos de tartarugas. Para crescer com sustentabilidade, a cidade precisa cuidar melhor da sua natureza.
Abaixo, links de outros posts do noBalacobaco sobre a campanha SOSTourinhos e os problemas que quadriciclos e outros veículos tracionados estavam causando às falésias do Tourinhos e a toda extensão do litoral de São Miguel do Gostoso.
http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2017/02/sao-miguel-do-gostoso-lanca-sos.html
http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2017/02/quadriciclos-sao-ameca-ao-meio-ambiente.html

8 comentários:

  1. emanuel neri,vc falam tanto dos quadriciclos,circulando,nas ruas e nas praias de saõ miguel do gostoso,e agora sua irmã tereza neri,com seu cunhado, compraram um quadriciclo,e andam desfilado,na ruas e nas praias de gostoso, o que o sr. tem fala sobre isso....a educaçaõ venhem de casa..o sr.naõ concorda....

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que a prefeitura vai deixar o carnaval funcionar até as 4 da manhã isso não pode porque tenho um avô de 90 anos que mora muito próximo da praia e tenho certeza que ele não vai conseguir dormir mesmo que a ordem tenha vindo da juíza de touros mas o prefeito deve reduzir esse horário para o bem dos idosos e também dos policiais que vão trabalhar a noite toda acho isso um exagero porque quanto mais demora essas festa mais tem brigas bebedeiras e muita droga .isso é ridículo poderia ser como na gestão passada até 2 da manhã

    ResponderExcluir
  3. Atenção secretário de eventos nóssea também precisamos dormir e essa desta de carnaval não deixou nossos idosos dormir nessa primeira noite por favor rever esse horário de terminar a festa respeite o sono do idoso

    ResponderExcluir
  4. Um recado ao secretário de obras de Gostoso faça como touros fez troque as luzes dos postes coloque luzes mais claras isso evita assaltos porque a total claridade inibe os bandidos porque essas amarelas não clareia nada várias prefeituras já fizeram isso só falta gostoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seria muito bom q o prefeito trocasse todas essas luzes da cidade..vamos acorda renato de doquinha

      Excluir
  5. Festa de carnaval muito demorada ninguém pode dormir

    ResponderExcluir
  6. Bandas de péssima qualidade músicas que não tem nenhuma letra carnaval péssimo. Infelizmente quem organizou faltou compotência e fez do carnaval de gostoso um péssimo evento

    ResponderExcluir
  7. Só se falava em bagulho.nesse carnaval Muito baixo isso coisas de vagabundo. Vi um incentivo ao uso de drogas e muita música difamando as mulheres

    ResponderExcluir