quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

"Gostoso Recicla" inicia coleta de lixo reaproveitável. Iniciativa é de moradores de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Sabe aquele resíduo sólido doméstico que pode ser reaproveitado e que, por causa desta sua característica, é chamado de lixo reciclável?
Fazem parte deste lixo qualquer tipo de vidros e garrafas, caixas e papelões, metais, além de latinhas de cerveja, de refrigerantes e de conservas. Pois tudo isso agora pode ser reaproveitado em São Miguel do Gostoso. O projeto chama-se Gostoso Recicla - inicialmente, a coleta é feita em restaurantes e pousadas da cidade.
O dinheiro arrecadado com a venda deste produto será revertido em benefício da população carente que participa da coleta deste material. O Gostoso Recicla foi para as ruas graças ao esforço de um grupo de moradores. Mas quatro pessoas estão no comando da operação: Rai Veiga, Rita Luziet, Virna Vianello e Luziane Ferreira.
Numa fase mais adiante, o Recicla Gostoso vai se estender também às residências. Mas quem quiser já pode aproveitar os dias em que o caminhão do Recicla Gostoso passa pelos bairros da cidade para coletar o lixo reciclado de pousadas e restaurantes e também reciclar seu lixo que pode ser reaproveitado em reciclagem.
Para se integrar ao Gostoso Recicla, basta ligar para o celular (84) 992211881 para saber o dia certo da coleta em seu bairro. Falar com Luziane.
Este é um grande projeto que merece o apoio de toda a população. Além de beneficiar parte dos coletores que recolhem o lixo, o Recicla Gostoso retira grande parte do lixo que teria que ser recolhido pelos caminhões da Prefeitura. Acredita-se que, com a coleta reciclada, em torno de 50% do lixo deixa de ir para o “lixão”.
O lixo reciclável pode ser depositado em tambores coloridos (veja foto acima), com cada cor destinada à coleta de um tipo de lixo. Esta fase não chegou ainda às ruas São Miguel do Gostoso, embora algumas pousadas já tenham seus recipientes coloridos para separarem seu lixo. Numa segunda fase, estes tambores também podem ser colocados nas ruas da cidade para que a população deposite ali seu lixo reciclável.
Muita gente está ajudando o Gostoso Recicla. O caminhão que passa pelas ruas coletando o lixo é fornecido por Sérgio Teixeira. O lixo coletado é levado para uma antiga casa de farinha da cidade, construída em área da Fazenda Ana Maria. Esta casa de farinha foi cedida ao Recicla Gostoso pela Associação dos Agricultores local.
Todo o lixo reciclado é comprado por cooperativas de Natal especializadas neste tipo de material. Uma delas é a CoopCicla, mas há uma outra chamada Brasil Limpo. Já o vidro pode ser comprado pela cooperativa “Glass is Good” (vidro é bom, em inglês), que participou da coleta de garrafas durante as festas do Reveillon do Gostoso.
Reciclar e coletar lixo é fácil. Basta separar tudo quanto pode ser reaproveitado (vidros, papelão, metais e latas) e esperar o dia da coleta. Oito pessoas pobres da comunidade já estão participando desta operação de coleta, que é coordenada por Luziane Ferreira. Mais coletores  serão incorporados à operação do Recicla Gostoso.
O Recicla Gostoso priorizou pousadas e restaurantes por serem setores que produzem mais este tipo de lixo. Responsáveis por pousadas e restaurantes foram treinados e orientados sobre como recolher este tipo de lixo e informados do dia da coleta. O mesmo será feito, em uma fase ampliada, com residências da cidade.
Várias ONGs também participam do Recicla Gostoso. A principal delas é a CDHEC. Outra é o Iasnin, que já orientou jovens, nas escolas, sobre como tratar o lixo de forma adequada, inclusive com informações para reaproveitar o lixo reciclado. A ideia é que estes jovens transmitam a seus pais esta noção do reaproveitamento do lixo.
Para auxiliar o Recicla Gostoso, o Iasnin pretende realizar cursos sobre a construção de composteiras em residências e pousadas. A ideia é que o lixo orgânico – restos de frutas e legumes, folhas e galhos pequenos de árvore – possam ser transformados em adubo a partir do método da compostagem, reaproveitando este material orgânico.
O Recicla Gostoso é um projeto que vem para melhorar a qualidade de vida de São Miguel do Gostoso. E isso se dará em várias frentes. Uma delas são os coletores, que se beneficiarão da venda do material reciclado. Outra é a diminuição significativa do lixo coletado pela Prefeitura, reduzindo assim o crescimento do lixão.
Participe do Recicla Gostoso, que vai inserir São Miguel do Gostoso em um novo patamar de modernidade do tratamento do seu lixo.

8 comentários:

  1. Bela iniciativa. Deveríamos todos reciclar o lixo já em nossas casas. Assim teremos o orgulho de ter nossa cidade como a primeira do nosso estado a reciclar

    ResponderExcluir
  2. Absurda essa situação. Uma festa realizada hoje a noite no restaurante peixe e boi estava com volume de som abusivo. Não sou contra festas, desde que haja controle do volume do som. Aviso que da próxima vez vou acionar a polícia. E caso não faça nada usando um tal "acordo", como já fez em outras reclamações, vou gravar a ligação e procurar os órgãos competentes. Outra coisa, melhor os bares procurarem controlar essa situação do volume do som, senão vamos procurar meios juridicos para acabar com o abuso; até se necessário o embargo do bar. Espero que se evite isso usando bom senso e controlando os abusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBalacobaco é um canal aberto para manifestação ampla de pessoas que se sintam prejudicadas com som alto e abuso de restaurantes da cidade. Além de ser um desrespeito aos vizinhos, este tipo de abuso é penalizado pela lei brasileira Está coberto de razão o cidadão (ou cidadã) que, no comentário acima, ameaça procurar os meios legais (leia-se Ministério Público) para proibir esta ilegalidade pública. E aí a compliciação pode ser muito maior para quem está transgredindo a lei e desrespeitando a membros da nossa comunidade que não querem ser incomodados co este tipo de abuso (som alto) durante uma noite inteira.

      Excluir
  3. Não adianta reclamar, pois quem estava na organização do evento era a secretária de turismo....Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que só se ocupa em fazer propaganda enganosa da prefeitura e festas na cidde

      Excluir
  4. Aproveito o espaço neste blog, para falar dá falta de humanidade do secretário de saúde do município. Que vem tratando os usuários mal. Senhor prefeito nos o colocamos na prefeitura para o senhor trabalha pelo povo é sia equipe também.

    ResponderExcluir
  5. Não é primeira vez que tem essa baderna lá nesse bar. Vamos reclamar sim, ou melhor, acho que não irá dar em nada.

    ResponderExcluir
  6. Não vai dar em nada? É fácil. Concordamos todos da minha família e da minha esposa de não frequentar mais lá, até eles pararem com essa baderna. Vamos ver se não vai dar em nada.

    ResponderExcluir