segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Fotos em exposição no Iasnin revelam emoções e sonhos de moradores de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Já imaginou o rosto de dezenas de pessoas que vivem em São Miguel do Gostoso em uma exposição de fotografia feita por fotógrafos profissionais?
Pois é exatamente isso que você vai ver na exposição que será realizada entre os dias 24 e 25 de janeiro, entre 14 e 21h, no Iasnin (Instituto de Ação Social Nilo e Isabel Neri), no centro de São Miguel do Gostoso.
São 60 fotos de pessoas que moram na cidade e que serviram de modelo para fotógrafos de pelo menos dez estados brasileiros.
O projeto, que tem o apoio da Pousada dos Ponteiros, foi iniciado em 2015. O fotógrafo profissional Wellington Fugisse escolheu São Miguel do Gostoso para um curso de fotografia que captasse a “alma da cidade”. De lá para cá, foram 11 turmas de fotógrafos que exercitaram sua técnica fotografando personagens locais.
Tem de tudo nesta reveladora exposição de fotografia.
Pescadores conhecidos da cidade, agricultores, mães com seus filhos no colo (foto acima), rendeiras e até a Manuzinha Melo, a Manu da Cocada, que ajuda a família vendendo cocadas na cidade. As lindas fotos feitas por Fugisse e seus alunos levaram a Intertv Cabugi (Globo de Natal) a fazer uma reportagem especial sobre o sonho de Manu de se transformar em modelo fotográfico.
Com a reportagem, Manu da Cocada emocionou muita gente. Sua história ficou conhecida no Rio Grande do Grande do Norte e no Nordeste.
Assim como Manu da Cocada, você vai reconhecer muitas outras pessoas da cidade que passaram pelas lentes dos alunos de Fugisse. “Ao fotografar moradores, os nossos fotógrafos ampliaram sua percepção de beleza que existe na simplicidade”, afirma Fugisse.
Segundo o fotógrafo que está organizando esta exposição do Iasnin, São Miguel do Gostoso foi escolhida para ser a sede do seu projeto, chamado Arte de Viver, “por ser um ambiente favorável à reflexão. O lugar é calmo, sereno e muito belo”, diz Fugisse.
Desde o início do trabalho de Fugisse, em 2015, os cursos de fotografia são realizados na Pousada dos Ponteiros. Os alunos tem inicialmente aulas teóricas. O passo seguinte, as aulas práticas, incluem fotografias de ambientes internos e externos da pousada.
Depois, estes fotógrafos saem em busca de personagens nas praias ou nas ruas de São Miguel do Gostoso. O resultado é sempre muito bom.
O resultado deste trabalho é belíssimo. Quem for a esta exposição do Iasnin vai se emocionar com as lindas imagens de moradores de São Miguel do Gostoso. São idosos, jovens e crianças que posaram para as lentes de fotógrafos que integraram estes cursos de Fugisse.
As histórias destas pessoas fotografadas são contadas pelas próprias fotos desta exposição: o rosto vincado marcado pela idade avançada, a habilidade de pescadores e de outros profissionais, a beleza exuberante de Manuzinha que vende cocada, mas que sonha em algum dia se transformar numa reconhecida modelo fotográfico.
A exposição coordenada por Wellington Fugisse fala da realidade, mas também embala sonhos destas pessoas fotografadas.
Quem quiser conhecer parte desta bela história de moradores de São Miguel do Gostoso é só comparecer ao Iasnin, nestes dias 24 e 25 de janeiro, terça e quarta-feira próximas.
Vá se emocionar com caras conhecidas da cidade – talvez você encontre o seu rosto  em uma destas belas 60 fotos da exposição Arte de Viver.
  

32 comentários:

  1. Renato prefeito já está ficando desesperado porqUE prometeu muito emprego e agora não vai poder cumprir.melhor fazer um processo seletivo

    ResponderExcluir
  2. Todos os dias a prefeitura está cheia de gente pedindo emprego já teve até confusão casa com 8 pessoas foi prometido emprego para 6 pessoas agora depois da eleição a promessas não foi cumprida e agora Renato o que vc vai inventar pra dar desculpas a essas pessoas ?

    ResponderExcluir
  3. Muitas comentários tem chegado a este blog condenado a demissão sumária do Dr. Ícaro, um médico que há algum tempo trabalhava no Posto de Saúde do Município. A demissão foi feita pelo novo secretário da Saúde sem uma única justificativa técnica ou profissional. Dr. Ícaro, que mora em São Miguel do Gostoso, é conhecido na cidade pela atenção e cuidado com que tratava da população. Muita gente foi atendida pelo Dr. Ícaro e sempre fez ótimas referências sobre seu atendimento. Antes de publicar estes comentários, o noBalacobaco se coloca à disposição do novo secretário de Saúde e do prefeito para explicar o motivo da demissão do Dr. Ícaro e sobre o que está acontecendo na Secretaria da Saúde. Não se pode afastar um profissional sem que haja uma explicação plausível. O Dr. Ícaro tem informado que nenhuma justificativa foi dada a ele sobre seu o motivo de seu afastamento. Simplesmente seu nome não é colocado, há mais de uma semana, na escala de plantão. Há informações de que outra médica do Posto de Saúde, Dra. Lorena, também foi demitida sem justificativa alguma. Pelo jeito as coisas não andam nada bem na Secretaria de Saúde e no Posto de Saúde da cidade. O novo prefeito de São Miguel do Gostoso precisa vir a público explicar estas atitudes que estão ocorrendo na sua administração.Precisa haver mais respeito por profissionais que sempre prestaram bons serviços à comunidade local. Não é com demissão sumária, sem nenhuma justificativa legal, que se faz uma administração pública. Este espaço está à disposição do prefeito e do secretário da Saúde para explicar o motivo de tantas demissões - de médicos e de outros funcionários da área da saúde. Todas estas demissões estão causando perplexidade e inquietação não só a estes profissionais como também à população de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E outra de um secretário sem ter nomeação, sem portaria , vejam só isso, mas esse secretário está fazendo pra trazer todos os colegas dele.

      Excluir
  4. A frase mais verdadeira que conheço: "dê o poder que conhecerá realmente a pessoa".
    Quem foi eleito precisa cuidar dos interesses de todos, misturar egos e vontades pessoais, mostra apenas incapacidade administrativa.

    ResponderExcluir
  5. Não podem demitir um médico eficiente e que se preocupa com a saúde geral da população de Gostoso! É triste ver que interesses pessoais e políticos interfiram na capacidade técnica de um profissional.

    Eu só me consulto com Dr. Icaro confio nele e todas as vezes mei caso foi resolvido.

    Lamento que políticos ainda são movidos por interesses pessois e não se
    Interessam
    Pelo bem maior e pela competencia e profissionalizaçao dos médicos.

    Por isso o país está assim, precisamos de governantes que governem para o povo e não para eles ... Sem
    Menos partidário s e mais políticos mais humanos! :)

    ResponderExcluir
  6. Emanuel eu quero registrar a minha surpresa com a demissão do Dr Icaro, pois é um profissional de qualidade e só quem perde com sua saída é a população de São Miguel. Eu fui atendida pelo Dr Icaro numa situação atípica onde ele precisava validar uma prescrição do meu médico de Brasília e ele atuou com muito cuidado e ao mesmo tempo com ética. As orientações que ele me deu me deixaram bastante segura quanto ao medicamento que deveria tomar. Demonstrou conhecimento, eficiência e compromisso com a saúde da população. Espero que o Secretario de Saúde reavalie essa decisão que somente prejudica nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  7. O Dr. ICARO é um grande profissional

    ResponderExcluir
  8. Dra.Lorena ótima profissional,é muito triste a população perder uma proficinal como ela,exsselente e bastante atenciosa com os pacientes..

    ResponderExcluir
  9. A demissão do Dr. Ícaro é uma vergonha.3 vezes fui com meu filho e também para mim ao posto e fui, muito, mas muito bem atendido.
    Será que alguém tem a consideração de nos explicar o porquê da sua demissão?
    Gostava de saber o que a população tem a dizer.

    ResponderExcluir
  10. É lamentavel para nossa cidade! Como podemos perder um Profissional como Dr. Ícaro?

    ResponderExcluir
  11. Já estão reclamando família neri vcs todos elegeram o atual prefeito pois aguentem os absurdo que Renato vai comentar na gestão isso é só pra começar ainda tem muito absurdo pra acontecer

    ResponderExcluir
  12. Estou começando de achar que vou me arrepender de ter votado em Renato e minha família também. Tá ruim desde o começo

    ResponderExcluir
  13. O que eu sinto é que Renato é muito inseguro e está na prefeitura preocupado com quem diz que votou nele. Eu acho que o dever dele é se preocupar com a cidade toda e com todos.

    ResponderExcluir
  14. A gestão é pra todos e não pra quem votou em Renato ele tem que ter consciência disso

    ResponderExcluir
  15. Oque esperar de um prefeito que demite todo mundo do PSF faltando 30 dias do encerramento do processo seletivo dos mesmos para satisfazer os seus correligionários. Ai ocorre o seguinte, o pessoal do PSF se sentindo prejudicado recorre a promotoria a população se sente mal atendida pois todo o pessoal novato estava sem experiencia, Prefeito não teria sido mais facil deixar o pessoal trabalhando e os novatos acompanhando os mesmo para ganharem um pouco de experiencia nestes 30 dias. Prefeito a vingança na politica só atrapalha o administrador.

    ResponderExcluir
  16. Ônibus da faculdade que leva alunos para Natal já tem super lotação segundo informações tem 70 alunos que irão depender desse transporte escolar a partir do dia 13 de fevereiro mas segundo informações a prefeitura só vai dispor de 1 ônibus para levar 70 alunos isso é um absurdo

    ResponderExcluir
  17. Alunos do IFRN estão vivendo dias de caos eles estão indo todos os dias as 5:30 da manhã e só voltando às 19:40 porque a prefeitura só oferece um ônibus isso provoca um estresse muito grande a esses adolescentes que mesmo os que estudam a tarde tem que ir pela manhá e os que estudam de manhã sao obrigados a ficar o dia inteiro em João câmara isso é desumano senhor Nivaldo Batista nossos alunos não merecem esse tipo de tratamento por isso vamos ao ministério público pedi providências porque nossos filhos estão sofrendo com Essa atitude desumana .a solução seria ter 2 transporte diariamente para os alunos do IFRN pedimos urgência para a solução desse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBalacobaco falou com o secretário de Educação, Nivaldo, sobre a questão dos ônibus par João Câmara. No momento, segundo o secretário Nivaldo, a Prefeitura não tem condição de disponibilizar mais que um ônibus por dia para levar alunos para João Câmara. Além disso, segundo o secretário, há alunos do IFRN que vão para João Câmara pela manhã e só voltam à noite, mas grande parte detas reclamações parte de parentes de estudantes que estudam no Colégio Objetivo de João Câmara, que é um estabelecimento particular. Estes alunos, de acordo com Nivaldo, usam o mesmo ônibus que leva estudantes do IFRN para João Câmara e que, agora, tem que esperar pelo ônibus à noite para voltarem a São Miguel do Gostoso. Para Nivaldo,a Prefeitura passa no momento por um rígido controle de gastos e que, por isso, existe apenas um ônibus disponivel por dia para ir e voltar com alunos que estudam em João Câmara.

      Excluir
  18. Senhor prefeito respeite nossos alunos providencie transporte para os alunos do nosso município porque do jeito que está não dar

    ResponderExcluir
  19. Venho por meio desta agradecer sinceramente às inúmeras demonstrações de carinho, respeito e apreço que me foram destinadas nas últimas duas semanas nesta cidade; demonstrações essas que partiram de todos os estratos da sociedade Gostosense, sem exceção, e que certamente me serviram de estímulo para que neste momento, mesmo em meio à tristeza, eu pudesse vir a público quebrar o silêncio. Foram dez meses muito felizes e gratificantes em que me dediquei intensamente no cuidado da saúde desta população que aprendi a gostar e respeitar, colhendo somente bons frutos e amizades dentro e fora da unidade de saúde Dr. Ricardo Simione. Carrego comigo a certeza de que todo esse carinho endossa o reconhecimento e legitimidade da minha atividade profissional como MÉDICO neste município, reforçando ainda mais o meu amor pela MEDICINA e o SER HUMANO. Mais uma vez MUITO OBRIGADO!!!

    Dr. Icaro Paulo Sella.

    ResponderExcluir
  20. Se só tem um ônibus então contrate uma van para fazer o transporte dos alunos da manhã que são poucos e deixe o ônibus para os que estudam a tarde e quanto aos alunos do objetivo os do IFRN não tem nada a haver com isso porque quem tem o direito ao transporte da prefeitura são os alunos do IFRN e se não resolverem essa situação iremos a promotoria e será resolvida através da justiça já até foi marcada a audiência para o dia 14 desse mês

    ResponderExcluir
  21. Emanoel porque não publicou meu comentário ainda?
    Célia Caetano da Silva

    ResponderExcluir
  22. Só em São Miguel é que não tem transporte ao IFRN em pelo menos dois turnos, por que será? Touros tem nos 3 períodos, Jandaíra que é do tamanho de um ovo tem, por que aqui não tem? Incompetencia? Irresponsabilidade? Quem souber comente. Se foi culpa da antiga administração, eles não fazem parte do mesmo grupo hoje?
    Artur

    ResponderExcluir
  23. Espero que a prefeitura resolva isso logo, por que é muito cruel ficar o dia todo em João Câmara, muito desgastante e sem tempo pra descansar e até mesmo pra fazer as tarefas, precisamos de tempo pra fazer estágios, TCCs ou projetos, como vamos ter tempo pra isso se temos que passar o dia todo de castigo na escola ou na cidade de João Câmara?
    Alunos do IFRN revoltados. Tem pais (mães) que tem medo de se expor e cobrar porque vão ganhar contrato da prefeitura.

    ResponderExcluir
  24. Desrespeito total com os alunos, independente de que escola são é brincadeira, só pode ser.

    ResponderExcluir
  25. Ainda bem que não tenho filho lá, ter que passar por isso;

    ResponderExcluir
  26. Que desculpa esfarrapada Nivaldo, todos são cidadãos merecem respeito, quase dois meses e não organizou os transportes, e outra tem aluno que se prejudicou na hora da matricula porque o coordenador da ANA RIBEIRO errou na hora de fazer a inscrição para as provas colocou que ele não tinha estudado em escola particular e ele tinha estudado sim. N a hora da matricula não pode fazer a matricula por acharem que ele queria burlar o regulamento. O funcionário da ANA RIBEIRO hoje foi promovido e está na secretaria de educação e o aluno perdeu a vaga no IFRN.

    ResponderExcluir
  27. Esse aluno deveria processar esse tal de Marcelo para ele aprendera trabalhar

    ResponderExcluir
  28. Se tivesse acontecido com meu filho eu teria processado por que isso é um absurdo perder uma vaga na escola federal por um erro de inscrição que o coordenador cometeu. Esse merecia um processo pra aprender a trabalhar por isso que eu digo tem muita gente incompetente ocupando cargos nesse município .sou totalmente a favor de um processo seletivo porque só passa quem for melhor

    ResponderExcluir
  29. Do mesmo jeito fizero cumprir Alana Ela sabia marcar consultra e Era uma excelente Enfermeira mas Infelizmente movido pela emoção política a gestão atual excluiu ela sem necessidade.

    ResponderExcluir