domingo, 11 de dezembro de 2016

Polícia vai reforçar esquema de segurança no reveillon e no verão de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
A segurança em São Miguel do Gostoso será reforçada no final do ano e em todo o período de alta estação.
Neste final de ano, além dos turistas que já escolhem a cidade para passar seu período de festas, São Miguel do Gostoso vai ser sede de um dos maiores reveillons do Brasil. Somente uma empresa de São Paulo, a Mates, trará à cidade mais de 1.500 turistas para pelo menos cinco festas em comemoração à passagem do ano.
Por isso a cidade precisa reforçar ainda mais seu esquema de segurança. Tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil já se comprometeram a reforçar o esquema de segurança na cidade. A PM vai ampliar o número de policiais e de veículos militares no município, para garantir o máximo de segurança nas festas de São Miguel do Gostoso.
Na última sexta-feira (9/12), o delegado da Polícia Civil do Interior, Lenivaldo Pimentel, recebeu o Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso (foto acima) e prometeu instalar delegacia móvel na cidade, com agentes civis. A delegacia móvel funciona em micro-ônibus que se deslocam para determinadas cidade em situações especiais.
A delegacia móvel da Polícia Civil vai priorizar São Miguel do Gostoso devido à presença de grande número de turistas na cidade, no final do ano. Mas também pretende reforçar a cidade de Touros, com especial atenção para o Farol do Calcanhar, onde parte dos turistas que vêm para o reveillon vão se hospedar, em condomínio.
Nesta terça-feira (13/12), a Policia Civil enviará um dos seus diretores para acompanhar a reunião do Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso. A reunião será realizada às 14h, no Centro de Cultura. O coronel Arcanjo, comandante da PM no interior, também participará desta reunião. Arcanjo vai montar todo o esquema de segurança da PM para o final do ano.
Quem vai representar a Polícia Civil nesta reunião é o delegado Gustavo André Leite de Santana, diretor do Departamento de Polícia Civil do Interior. Na reunião do Conselho, serão anunciadas outras medidas para reforçar o esquema de segurança no final do ano e nas férias de início de ano. A alta estação local se prolonga até o Carnaval.
Bafômetro vai chegar
No caso da Polícia Militar, este reforço policial já começou. Além do policiamento normal, uma viatura branca está circulando em São Miguel do Gostoso. Estes policiais também estão controlando o trânsito ilegal nas praias e nas ruas da cidade. O comando do grupamento da PM em São Miguel do Gostoso está a cargo do sub-tenente Ézio.
Motos e outros veículos já foram apreendidos - outros repreendidos -, parte deles por trafegarem nas praias. A polícia não vai tolerar trânsito de motos ou outros tipos de veículos motorizados nas praias. Os policiais também estão de olho em veículos, em especial motos, sem documentos. Motoristas sem habilitação também serão fiscalizados.
E vejam a novidade. Provavelmente até o final do ano São Miguel do Gostoso estará fazendo o teste do bafômetro em motoristas. O bafômetro descobre se o motorista ingeriu ou não bebida alcoólica. Se o resultado confirmar a ingestão de álcool, a carteira de habilitação é apreendida e seu responsável é multado e tem pontuação negativa na carteira.
Motoristas que dirigem embriagados são responsáveis por gravíssimos acidentes no trânsito, grande parte deles com mortes. Se o bafômetro chegar a São Miguel do Gostoso, será uma medida de prevenção muito positiva para se evitar acidentes que ocorrem hoje no trânsito local. Na praia, é ainda mais grave: motoristas quase sempre dirigem embriagados.
No final do mês de outubro, a Polícia montou uma grande operação nas praias e nas ruas da cidade para apreender veículos que trafegavam ilegalmente. Inúmeros carros e motos foram apreendidos – e muitos motoristas foram multados. Novas operações serão realizadas, principalmente nas praias, neste período de verão e alta estação.
A polícia também está de olho em paredões de som – ou carros com caixas de som – que usam som alto na cidade. O Contran baixou recentemente portaria proibindo qualquer tipo de uso de caixas de som externas em veículos. Moradores reclamam do abuso com que estes casos usam som em altíssimo volume. Pois agora a polícia está de olho neles.
Outro alvo são motos que andam em alta velocidade e usam canos de escape adulterados, par afazer mais barulho. Há tempos a polícia vem reprimindo este tipo de ação. Agora esta fiscalização será intensificada. Quem não quiser ver seu carro ou moto apreendidos, que passe a andar na linha, respeitando principalmente as normas de trânsito.
Com a intensificação deste policiamento, aos poucos São Miguel do Gostoso vai ganhando ares de uma cidade civilizada. Você ainda ver aqui e acolá um veículo dirigindo em alta velocidade, alguns deles na praia ou, nas ruas, na contramão – parte deles sem documentação. Mas a polícia está ampliando o cerco a eles.
Bom para São Miguel do Gostoso que ganha ares de uma cidade mais moderna, onde há mais controle policial para que não sejam cometidos abusos de trânsito e de uso de som excessivo.
Abaixo, link do noBalacobaco sobre operação realizada pela polícia, em outubro, nas praias da cidade. Veja também post sobre a decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de proibir o uso de som externo em veículos, em todo o território nacional.
http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2016/11/detran-e-policia-de-transito-multa.html
http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2016/10/nova-lei-agora-e-tolerancia-zero-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário