quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Empresários deixam Reduto colorido e querem fazer do distrito um cartão postal de São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri
Projeto transformador e esteticamente bonito está sendo feito no distrito de Reduto, em São Miguel do Gostoso. Um grupo de empresários, entre os quais  organizadores do Reveillon do Gostoso, está pintando as casas locais, deixando-as  multicoloridas e atraentes. Trata-se de intervenção que vai ficar como um belíssimo legado para o município.
A pintura das casas é organizada pela ONG Amjus, que conta com a participação dos moradores locais. Muitos dos moradores escolhem a cor da tinta com a qual querem ver suas casas pintadas. E ajudam no trabalho de pintura. Importante. A Amjus informa que todos os apoios para o projeto são recebidos em materiais e serviços.
E não é apenas o casario do Reduto que vai ser pintado. O projeto também inclui a recuperação da pracinha atual, além da construção de uma segunda pracinha, na frente da igreja local. Reduto e suas casinhas e pracinha coloridas vão receber iluminação natalina especial. O distrito vai virar um centro de visitação pública.
Quer coisa mais bacana?
Muito positivo o projeto transformador de Reduto.
Prova de que empresários que investem em São Miguel do Gostoso também se preocupam com o futuro do município, como é o caso do embelezamento de Reduto. Com certeza, Reduto será transformado em ponto turístico de São Miguel do Gostoso. Reduto fica ao lado de Tourinhos, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
Algumas cidades e distritos do Brasil já passaram por esta transformação. Um dos exemplos é o chamado “quadrado”, de Trancoso, uma dos destinos turísticos mais atraentes do sul da Bahia. Ali, em volta do “quadrado”, há inúmeras casinhas pintadas de cores fortes. O “quadrado” de Trancoso é hoje um cartão postal.
Paraty, cidade histórica no sul do Rio (foto acima), também tem casas coloridas que embelezaram ainda mais aquela linda cidade. O charme colorido de Paraty atraiu mais turistas para a cidade.
Outro exemplo transformador é a comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Projeto idealizado pelo arquiteto Ruy Ohtake mudou a cara de casebres locais. O colorido das casas e das ruas fez com que Heliópolis, comunidade pobre de São Paulo, virasse ponto de atração. E melhorou muito a autoestima dos moradores de Heliópolis.
O Brasil está cheio de exemplos em que a mão generosa ajudou a transformar fisionomias de comunidades pobres. Em Bichinhos, distrito de Tiradentes, cidade histórica de Minas, um empreendedor paulista introduziu técnicas artesanais na comunidade local. Bichinhos hoje produz ótimo artesanato e virou atração turística.
Mesmo São Miguel do Gostoso já experimentou experiências semelhantes. Na primeira administração do ex-prefeito João Wilson, em seguida à emancipação do município, ocorrida em 1993, criou-se na cidade um projeto chamado “Casa Caiada”. Com ajuda de moradores, casas da cidade, especialmente no Maceió, foram pintadas.
Cara nova no Reduto
Muitas casas já foram pintadas no Reduto. Quem quiser ver como vai ficar aquele pequeno e charmoso distrito de São Miguel do Gostoso, é só ir até lá, para conferir. Os moradores do Reduto estão tão entusiasmados com a coloração de suas casas que organizaram mutirões para colherem lixo e retirarem sacolas plásticas das ruas.
Até esta terça-feira (20/12), 49 casas do Reduto já tinham, sido pintadas. Outras nove estavam em fase de conclusão. Só um empresário, que tem casa próximo ao Reduto, doou uma betoneira de concreto para que uma nova pracinha fosse feita. Outro empresário ligado ao Terceiro Setor também está colaborando com o projeto.
Seja quem queira ajudar no embelezamento do Reduto, e fazer daquele distrito mais um “cartão postal” de São Miguel do Gostoso, o fato é que esta bela iniciativa tem mais é que ser muito bem recebida pelos moradores de todo o município. Se o turismo local cresce, toda a população se beneficiará com empregos e mais renda.
O noBalacobaco apoia esta interessante iniciativa. Esta é uma prova de que todos amam São Miguel do Gostoso. Sejam aqueles que nasceram no município, os chamados “gostosenses”, como também pessoas que procuraram a cidade para morar ou investir. Reduto vai se transformar com a participação de toda esta gente.
Para mais informações e fotos sobre o projeto que vai transformar Reduto, e incrementar o turismo de São Miguel do Gostoso, acesso o Facebook  da Amjus, na internet. O endereço é fb.com/amjusoficial.

9 comentários:

  1. Outra ótima iniciativa que está sendo feita em São Miguel do Gostoso é uma operação de coleta de lixo reciclado durante o "Reveillon do Gostoso". Com a consultoria de uma empresa especializada, a Glass is Good (vidro é bom, em português), de Recife, a operação consiste em recolher todo o lixo reciclado - vidro, papelão, plástico, metal e latinhas de cerveja e refrigerante - produzido durante os cinco dias de festa do Reveillon do Gostoso. Mais que isso, a operação vai se estender a pousadas, restaurantes e bares que queiram se integrar à iniciativa. Para operacionalizar a coleta do lixo reciclado, o Reveillon do Gostoso vai contar com o apoio de uma iniciativa bem-sucedida que já está sendo feita na própria cidade, por moradores e alguns empresários locais. Esta coleta é realizada pela cooperativa Topcicla, de Natal, que se encarrega de vender o lixo reciclado em Natal, sendo o dinheiro da venda revertido para famílias pobres de São Miguel do Gostoso. Liderada por Rai, que tem casa em São Miguel do Gostoso, com apoio de um grupo de voluntários, parte deste lixo reciclado será armazenado em uma antiga casa de farinha da cidade, para em seguida ser vendido em Natal. No caso do lixo produzido nas festas do Reveillon do Gostoso, todo este resíduo será entregue à Topcicla,que dará seu destino final. O lixo não-reciclado (ou lixo úmido) produzido nestas festas também será recolhido pela organização do evento. Os organizadores do Reveillon do Gostoso prometem ajudar a coleta que já vem sendo feita na cidade para que este tipo de serviço seja ampliado e estendido para todo o ano, passando a atender também residências. Trata-se, sem dúvida, de mais um legado para São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito bom para o distrito do Reduto, que fica entre Gostoso e a praia do Tourinho, terrenos irão se valorizar, pois com certeza muita gente vai querer construir.

    ResponderExcluir
  3. Bonita ação essa dos empresários em pintarem as casas do Distrito do Reduto, e com certeza já que se localiza entra a Sede do Município e a praia do Tourinho e tendência é que o Distrito do Reduto se valorize muito mais, assim como Gostoso se desenvolveu.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto empresários procuram ajudar as comunidades do nosso município, uma pessoa da nossa cidade inventou de fazer aniversário na praia a deixando suja e vejam que essa pessoa se diz querer ser repórter, toda lixarada está aos olhos de todos pois ficou de frente a o chapéu de sol dá pousada só alegria, é isso não foi só a primeira vez que isso acontece, como também em outra data de seu aniversário ele deixou a rua dos Búzios completamente suja, fica aqui esse comentário para todos que quiserem conferir, e dizer ao tal cidadão que ele se eduque, pois só temos cidade limpa com a participação de todos.

    ResponderExcluir
  5. Ele pode, ele é nativo. Se fosse o povo de fora podia.

    ResponderExcluir
  6. Fui lá e conferir, verdade um absurdo desse, está aos olhos de todos que passam lá.

    ResponderExcluir
  7. Quem fez aniversário e deixou a praia completamente suja foi João Marcelo, agora depois alguns ele fez só juntar as palhas de coqueiros e ainda estão toda sujeira lá, que ele procure fazer a limpeza por completa.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém tem o direito de sujár a nossa cidade, e quem fizer isso fique sabendo que colocarei nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  9. Cadê tu João Marcelo que queres dá uma de repórter é tudo mais, vai tirar a sujeira que deixasses na praia.

    ResponderExcluir