sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Mostra de Cinema de Gostoso, prevista para 18 de novembro/2016, vai ser adiada ou ficar para 2017



Por Emanuel Neri
Inicialmente previsto para ser realizada entre 18 e 21 de novembro, a Mostra de Cinema de Gostoso vai ser adiada- ou, na pior das hipóteses, vai ficar tudo para o próximo ano.
O motivo do adiamento da Mostra de Cinema e Gostoso foi a captação de recursos. O dinheiro obtido pela coordenação do evento não foi suficiente para montar a Mostra, que é talvez o principal festival de cinema do Rio Grande do Norte.
Este seria o quarto ano da Mostra de Cinema. O primeiro ano do evento foi em 2013, primeiro ano da administração de Fátima Dantas à frente da Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Mas como 2016 é ano de crise, patrocinadores da Mostra não puderam cumprir seus compromissos e, por este motivo, o evento não pode ser realizado agora.
Uma pena que a Mostra de Cinema de Gostoso tenha enfrentado estes problemas em 2016 (acima cartaz da 1a Mostra de Cinema, em 2013). Além de trazer cultura para a população local, a Mostra de Cinema é motivo de orgulho para os habitantes de São Miguel do Gostoso.
Desde seu primeiro ano, a Mostra de Cinema foi um diferencial para a cultura de São Miguel do Gostoso e do Rio Grande do Norte. O evento também atraía para a cidade diretores e artistas de filmes que estavam sendo exibidos. O turismo de São Miguel do Gostoso se beneficiava com os turistas que vinham à cidade para ver a Mostra.
Durante seus três anos de realização, centenas de filmes – curtas e longas metragens – foram exibidos. A Mostra acontecia simultaneamente em vários pontos da cidade. Mas o principal palco do evento sempre foi na praia do Maceió. Milhares de pessoas iam àquela praia, durante os dias da Mostra, para ver os filmes ali exibidos.
Além da competição dos filmes, sempre inéditos, também eram exibidos curtas  produzidos por jovens de São Miguel do Gostoso. Eles fazem parte do grupo de formação em técnica de cinema e áudio visual que, todos os anos, participavam de oficinas que aconteciam sempre antes da Mostra.
Durante as oficinas, estes jovens aprendiam como dirigir, produzir e atuar como atores e atrizes de seus próprios filmes. Na Mostra, os filmes, sempre de ótima qualidade, eram exibidos para toda a população local. Muitos destes jovens vinham de assentamentos rurais em áreas mais distantes de São Miguel do Gostoso.
A produção, direção e atuação de jovens de São Miguel do Gostoso na Mostra de Cinema era um dos pontos altos do evento. Durante seus três anos de realização, as oficinas de áudio visual conseguiram formar dezenas de jovens, que hoje têm ótimo conhecimento da história e conteúdo de cinema, além de técnica para a realização de filmes.
A Mostra de Cinema é coordenada pela Heco Produções, de São Paulo. Seu diretor é o cineasta paulista Eugênio Puppo, que tem Matheus Sundfeld como assistente de direção. Puppo já dirigiu um documentário sobre São Miguel do Gostoso, exibido em festivais de cinema nas principais cidades brasileiras.
A Mostra de Cinema introduziu gosto e cultura do cinema para a população de São Miguel do Gostoso. Antes da Mostra, poucas pessoas da cidade tinham tido a oportunidade de ver um filme em uma tela de cinema. Com a Mostra, não só passaram a ver ótimos filmes como começaram a se interessar por cinema.
Prova disso é o grande público que participava, todas as noites, das apresentações de filmes da Mostra de Cinema de Gostoso. Além de assistir estes filmes, a população escolhia os melhores para serem premiados no final do evento. Muita gente de cidades da região e de Natal também criou interesse pela Mostra de Gostoso.
Infelizmente a Mostra de Cinema de Gostoso não vai poder repetir em 2016 o sucesso dos anos anteriores. Agora é torcer para que, mesmo não sendo realizado na data inicialmente prevista, ele possa ser realizado até o final do ano. Se isso não ocorrer, aí é aguardar 2017 para que a nossa Mostra de Cinema volte com o mesmo sucesso de antes.
Nos links abaixo, você vai ter mais informações sobre a Mostra de Cinema de Gostoso e sobre a Heco Produções, organizadora da Mostra.
http://www.heco.com.br/
http://www.heco.com.br/noticias?ID=130
http://www.heco.com.br/
http://mostradecinemadegostoso.com.br/2016/noticias
http://mostradecinemadegostoso.com.br/2016/a-mostra
http://mostradecinemadegostoso.com.br/2016/a-cidade-historia
http://mostradecinemadegostoso.com.br/2016/a-cidade-cultura
https://www.facebook.com/Mostra-de-cinema-de-Gostoso-157396617695645/

6 comentários:

  1. A mostra e' uma iniciativa maravilhosa, mas acredito que deveria ser realizada em agosto ou outro mes menos movimentadi para atrair turistas na baixa... Seria mais facil contar com o auxilio dos pousadeiros imagino...

    ResponderExcluir
  2. ...é uma pena Eugênio Pupo nem tenho visto circular pela cidade, se não aqui está é porque sabe que o barco afundou. E digo mais, se fosse na gestão do Renato, a culpa seria dele.... mas...

    ResponderExcluir
  3. Calma gente, outros anos virão, o Prefeito eleito ainda vai assumir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Gente, cinema não dá camisa a ninguém , tem que trabalhar! O dinheiro fácil acabou , o PT saiu!!! Graças a Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Das duas uma.... Ou vc é desinformado ou é só mais um imbecilizado Globobo
    Qual vc prefere?

    ResponderExcluir