quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Detran e políciais de trânsito multam motoristas e apreendem veículos na orla de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Somente na última semana (17 e 18 de novembro), operação de trânsito nas praias e ruas de São Miguel do Gostoso multou 41 motoristas e apreendeu 11 veículos – sendo nove motos, um quadriciclo e um carro. Na semana anterior, operação semelhante já havia sido realizada, também com a ocorrência de multas e apreensão de veículos.
O foco da ação era a operação Lei Seca – esta lei proíbe que motoristas que tenham ingerido bebidas alcoólicas dirijam seus veículos. Curiosamente, não houve nenhuma atuação por embriaguês no volante. As ocorrências foram mesmo pela circulação de veículos na orla urbana da cidade, que também é proibida por lei.
O Detran e a polícia de trânsito do Rio Grande do Norte informam que, a partir de agora, será intensificada a campanha para punir motoristas embriagados e aqueles que dirigem em áreas proibidas, como é o caso de praias urbanas. E São Miguel do Gostoso, como também todo o litoral potiguar, estará no foco da polícia.
No caso da operação em São Miguel do Gostoso, até carros de resgate de guarderias de kitesurf e windsurf foram alvos da polícia de trânsito. No município, há um acordo destas guarderias com o poder público para que parte de seus veículos, incluindo resgates, trafeguem na Ponta do Santo Cristo, maior ponto desta prática esportiva.
Mas, apesar deste acordo com Prefeitura e Câmara Municipal, carros de guarderias foram autuados. As guarderias necessitam de carros para levar equipamentos, tipo botes salva-vidas, até a beira da praia, para poder resgatar velejadores que tiveram algum tipo de problema, no mar, com seus equipamentos de kitesurfe e windsurfe.
Mas a grande maioria de multas e apreensão de veículos foi mesmo de motoristas que trafegavam pela orla urbana da cidade. Parte da população – principalmente quem dirige bugues, motos e quadriciclos -  ainda não entendeu que o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso está proibido.
A Câmara Municipal aprovou lei proibindo este tipo de trânsito na orla urbana. Além desta lei municipal, há outras leis estadual e federal com a mesma finalidade – ou seja, proibindo o trânsito em praias urbanas e outras áreas de preservação. Quem insistir em dirigir nas praias, vai receber multas e ter seus veículos apreendidos.
E sabe por que é proibido trafegar em praias urbanas?
Além do elevado risco de atropelamento de pessoas que estão nas praias, especialmente crianças, o trânsito na orla também causa sérios danos à fauna e flora do litoral. São Miguel do Gostoso, por exemplo, é uma espécie de santuário de tartarugas marinhas em quase toda a sua extensão litorânea.
Trafegar com qualquer tipo veículo automotivo nas praias de São Miguel do Gostoso significa destruir parte dos milhares de ninhos de tartarugas que neste época do ano procuram nossas praias para desovarem. Se isso não bastasse, é constante o risco de atropelamento, principalmente de crianças, e de animais que circulam nas praias.
Então é mais que justo que o Detran e a polícia de trânsito direcionem suas ações para este irresponsável trânsito de veículos nas praias de São Miguel do Gostoso – como de resto para todo o litoral do RN. Quem acompanha este blog, sabe que, faz  muito tempo, defendemos maior fiscalização nas praias para proibir este trânsito.
São Miguel do Gostoso está cheio de placas informando que é proibida a circulação de veículos na orla urbana. Além disso, há bloqueio em quase todos os acessos às praias. A exceção é apenas para alguns pontos da Ponta do Santo Cristo devido à necessidade do resgate de velejadores que enfrentam algum tipo de problema no mar.
Excetuando-se os casos destes resgates, feito por guarderias da cidade, chegou em boa hora o aperto que Detran e polícia de trânsito estão dando nos motoristas irresponsável que, apesar das inúmeras placas existentes na cidade, continuam trafegando nas praias. Para estes motoristas, são bem-vindas multas e apreensão de veículos.
Abaixo, links de reportagens que falam das multas e apreensão de veículos em São Miguel do Gostoso, bem como noticias de operações anteriores.
http://www.blogdedaltroemerenciano.com.br/2016/11/detran-realiza-fiscalizacao-da-operacao-lei-seca-em-sao-miguel-do-gostoso/
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/02/motoristas-sao-autuados-e-motos-recolhidas-em-sao-miguel-do-gostoso.html
http://www.detran.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=85426&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=Materia

6 comentários:

  1. "há um acordo destas guarderias com o poder público para que parte de seus veículos, incluindo resgates, trafeguem na Ponta do Santo Cristo".

    Será que existe base legal neste acordo? O certo não seria que fosse formalizado e legitimado pelo órgão/entidade competente que trata de questões pertinentes? Talvez o próprio Detran. E sobre os acessos a orla, se elas são para uso das guarderias, eles não deveriam fiscalizar para não haver transito ilegal? [... ???]

    E sobre as tartarugas... é complicado manter a conscientização de muitos enquanto a atividade de passeios e alugueis de quadriciclos for uma atividade lucrativa. Ate porque muitos daqueles que alugam parecem não ligar para questões ambientas, conscientização, tampouco acidentes.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela operação. Se queremos uma São Miguel justa e com a lei para todos devemos aplaudir de pé. Fiquei muito feliz em ouvir de visitantes elogio quanto a lei de som alto na cidade e como isso funciona aqui. Disseram que é a única cidade do estado que leva essa lei a sério. Venham todos nós visitar !!! Nasci aqui e quero viver aqui para sempre.
      Cleise

      Excluir
  2. Num vejo a hora de acontecer um acidente na praia com uma criança. Uma moto quase atropelou minha filha de três anos. Um absurdo!! Nem na praia o povo tem sossego?

    ResponderExcluir
  3. Gostei que levaram a moto do meu sobrinho que dirigi sem cartera e só da desgosto pra família. Muito bem. Menos uma preocupação para um pai de familia

    ResponderExcluir
  4. Parabens ao DETRAN acho muito bom quando vem essas blitz porque aqui tem muita gente fazendo bagunça no transito principalmente os jovens nessas motos quero que venha sempre pra arrumar essa bagunça aqui em Gostoso

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber quem é o motorista que tem um gol bola verde que passa em alta velocidade na rua da creche parece um louco acho que a policia deve ficar de olho nesse irresponsável

    ResponderExcluir