segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Renato supera Miguel e se elege prefeito de São Miguel do Gostoso por 431 votos de diferença



Por Emanuel Neri
E São Miguel do Gostoso já tem seu novo prefeito. Renato de Doquinha(PSD) venceu Miguel Teixeira (PR) por uma diferença de 431 votos. Renato obteve 3.604 votos em todo o município, o que correspondem a 53,18% da votação, enquanto Miguel obteve 3.173 votos - ou seja, 46,82% do total de votantes.
A vitória de Renato (na foto, de camisa branca) já era prevista. As pesquisas de alguns dias antes da eleição já indicavam sua vitória. Desta vez, Renato saiu com grande maioria da sede do município (cerca de 800 votos), impossibilitando Miguel de "virar" o resultado da eleição com a maioria de mais de 300 votos no interior do município.  
Tão logo se tornou conhecida a vitória de Renato, houve comemorações, a partir do início da noite, em toda a cidade. A festa continuou por quase toda a noite nas ruas de São Miguel do Gostoso. A posse do novo prefeito será no dia 1º de janeiro de 2017. Ele receberá a Prefeitura de Fátima Dantas (PMDB).
Também houve mudanças no perfil da nova Câmara Municipal. Muitos dos atuais vereadores não renovaram seus mandatos, como é o caso de Nenê de Lala (PMDB) e Jubenick (PT). Outras derrotas sentidas foram a do vice-prefeito Paulo Roberto (DEM) e de Rubens Eduardo(PMDB), que trabalha na Prefeitura.
Irmã Letinha (PMDB) foi a vereadora mais votada,  com 468 votos. Em seguida vem Evânio Menezes (PR), com 451, seguido de Micarla Catarina (PSB), com 427;  Beto de Agostinho (PHS), 408; Zé de Luzenário (PC do B), 404; Clésia (PSD), 390; Paulinho de Menininho (PSD), 312; Adalpe o Novo (PSD) e Nenen dos Morros (DEM), 227.
O novo prefeito terá maioria na Câmara Municipal. É provável que, dos nove vereadores, a coligação que elegeu Renato fique com cinco cadeiras. A maioria na Câmara ajudará o prefeito a aprovar projetos de interesse do Executivo enviados à Câmara para apreciação dos vereadores.
Renato será o quarto prefeito de São Miguel do Gostoso, emancipado de Touros há pouco mais de 20 anos. O primeiro prefeito foi João Wilson, que governou por oito anos. Em seguida, Miguel Teixeira também administrou por oito anos. Depois veio Fátima Dantas, que governou por quatro anos e não quis disputar um novo mandato.
Ainda é cedo para se discutir o resultado da eleição. Mas Renato já tinha um nome consolidado junto ao eleitorado, pois disputou a eleição com Fátima Dantas, em 2012, e perdeu por diferença pequena. Além disso, secretários e vereadores que apoiam a atual prefeita apoiaram a candidatura de Renato.
Uma conclusão que se tira do resultado das urnas é que, se Miguel continuasse no bloco da atual prefeita, ele teria sido eleito. Fátima Dantas foi vice de Miguel em seu segundo mandato como prefeito de São Miguel do Gostoso – entre 2009 a 2012. Depois, Miguel apoiou a candidatura vitoriosa de Fátima em 2012.
Mas Miguel anunciou o rompimento com Fátima ainda no primeiro ano de seu governo. Foi um grande erro. Miguel foi eleito pela primeira vez, em 2004, com o apoio do então prefeito João Wilson, marido de Fátima Dantas. Ao optar pela oposição à atual prefeita, perdeu votos que provavelmente o elegeria prefeito.
Agora é importante que o prefeito eleito comece a pensar em sua administração e no futuro de São Miguel do Gostoso. O turismo é fundamental para o desenvolvimento do município. São Miguel do Gostoso é o terceiro maior polo turístico do RN. O turismo traz renda e empregos para a cidade.  
Este blog voltará a fazer, em suas próximas edições, análise sobre a nova administração do município. Mas é importante que, passada a eleição,  vitoriosos e derrotados se unam para pensar no futuro de São Miguel do Gostoso. É assim que se ajudará a cidade a continuar se desenvolvendo e beneficiando sua população.

20 comentários:

  1. João Wilson nunca perdeu eleição em Gostoso. Vejam que interessante

    ResponderExcluir
  2. Será que administra uma plantação de batata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe como ninguém ganhar campanha.

      Excluir
    2. Será que administra uma lanchonete?

      Excluir
  3. Miguel perdeu na sede sempre, A maioria em São Miguel do Gostoso Prova que a cidade nunca aprovou sua administração.

    ResponderExcluir
  4. Agora eu acredito que o poder de São Miguel do gostoso está na mão de uma pessoa muito forte (João wilson)parabéns você é o cara..

    ResponderExcluir
  5. O povo do Distrito eh que sofre com essa escolha do povo da sede...eles sim são os mais prejudicados com tudo isso,o acesso até eles sempre complicado desda saúde,Lazer,educação,infraestrutura e por ai vai...Espero que o novo gesto tenha uma visão para os da zona rural...

    ResponderExcluir
  6. Onde João Wilson vota hein?

    ResponderExcluir
  7. E o PT levou uma surra nas urnas em todo o Brasil... E dizem que tem golpe ! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. O que fez Miguel perder a eleição foi sua arrogância, por se achar superior e por querer ser o dono da verdade. É bom que esse rapaz reflita antes de sair por aí falando mal dos outros.

    ResponderExcluir
  9. A arrogância sempre destrói o ser humano. A vitória foi merecida para Renato. Miguel já foi prefeito 8 anos e sinceramente não vi ele fazer muita coisa, com toda dificuldade A atual administração foi melhor que a dele, m pelo menos não perseguiu o povo como aconteceu na administração de Miguel. Que Renato faça um bom governo do é a cidade venha a ganhar.Nada de ficar desejando mal.Espero que Renato seja o melhor prefeito de São Miguel do gostoso.

    ResponderExcluir
  10. O anônimo que vala que Miguel e arrogante não sabe a pessoa que ele é deixe de falar merda

    ResponderExcluir
  11. Só sei que o sarue foi se esconder em São Gonçalo kkkkkkkkkkkkkkkk. O choro é livre

    ResponderExcluir
  12. A Vitória de Renato ja estava garantida desde da eleição pra governo,o povo mostrou revolta a 2 anos e olhe que João Wilson nem estava do lado dele,e seu Miguel afundou mais sua campanha no dia de sua virgilia,onde 85% das pessoas que subiram em cima do seu palanque incluindo Miguel a única coisa Q fez foi falar da atual gestão e de Renato sem se quer mostrar uma proposta e ainda gritou com voz de poder que quem ia mandar em gostoso era ele,quebrou a cara pra deixar de ser prepotente,pessoas que nem ele e as pessoas que estavam do lado dele só pensam em si próprios,aceitem agora é RENATO E AZENATE! #Ochoroélivre

    ResponderExcluir
  13. É ainda tem hipócritas que estão torcendo pelo fracação de sua gestão,agora é nos! RENATO DE DOQUUNHA

    ResponderExcluir
  14. Emanuel, excelente a matéria que vc fez dirigida ao prefeito atual de Gostoso, Renato de Doquinha.
    Vc falou através do coração, falou através da alma, falou através do anseio que o povo de Gostoso espera da nova administração.
    Parabéns a todo esse grito literário que você carrega dentro de si.
    É de encher os olhos, é uma coisa muito bonita de se vê.
    Nossa parabéns por toda essa veia literária, artística, o escambau.
    Bjs e comece o novo livro..

    ResponderExcluir
  15. Certas pessoas tentam falar mal do ex Prefeito João wilsom, que essa pessoa fique sabendo que 80% do que nós temos aqui ainda foi da sua gestão, dizem que ele é rico e desde quando ele foi pobre, hoje ainda continua sendo o maior político do nosso Município.

    ResponderExcluir
  16. Se nós elegemos Renato Prefeito é porque ele representa a melhor opção para o nosso Município, se agora a atual gestão está fazendo demissões isso não é novidade nenhuma, porque em todas as prefeituras do nosso Estado estão fazendo o mesmo, de uma coisa temos certeza também, apartir de Janeiro Renato assume e com certeza ele deve também está pensando no seu quadro de funcionários, cada um tem os seus, torcemos que ele dê oportunidades a pessoas que entendam da área a qual vai trabalhar, e que sejam pessoas de confiança e competentes, iniciando bem tudo fica mais fácil, caso contrário corre um grande risco de perder o controle do Município, são muitas cobranças e o gestor deve ter muita sabedoria para não ter desgaste dentro da sua administração.

    ResponderExcluir