domingo, 16 de outubro de 2016

Pegou mal. Festa para comemorar vitória de Renato deixou praias de São Miguel do Gostoso muito sujas



Por Emanuel Neri
Quando um prefeito/a se elege para governar um município, a regra é que ele adote todos os cuidados para agradar ao público – ou parte do público - que o elegeu. Vale a mesma regra para governador e até para presidente da República.
Mas não foi isso o que aconteceu com Renato de Doquinha, eleito prefeito de São Miguel do Gostoso no último dia 2 de outubro. A festa realizada por seu grupo político, na última sexta-feira (14/10), para comemorar a vitória, deixou a praia da Xepa imunda. Havia lixo acumulado por todos os cantos. Tudo estava muito sujo.
E isso é um mau sinal para quem vai começar, a partir de 1º de janeiro de 2017, a governar o município. A festa da vitória de Renato foi particular. Portanto, cabia ao seu grupo político providenciar a limpeza tão logo a festa terminou. Mais que isso, devia ter disponibilizado cestos de lixo para que o público não jogasse lixo na praia.
Mas nada disso foi feito. Pior que isso. Pelas informações que se tem de pessoas que estavam na festa, sequer foi feito alerta ao público presente para que não jogasse lixo na praia. O resultado de tudo isso é que tanto a praça da Xepa, onde a festa foi realizada, como em toda a orla da praia da Xepa, havia muito lixo no dia seguinte.
Mau, muito mau, para uma administração que está começando. As redes sociais de turistas e pessoas que moram em São Miguel do Gostoso passaram todo o sábado e este domingo mostrando fotos com lixo da festa acumulado na Xepa. E o pior é que o vento forte da manhã seguinte espalhou o lixo por outras praias da cidade.
São Miguel do Gostoso é considerada uma das cidades mais limpas do RN. Mas isso se deve a um trabalho que vem sendo feito na cidade há muito tempo. Uma das pioneiras neste trabalho foi a enfermeira suíça Ana Raboud, que morou quase 30 anos  na cidade e foi responsável pelo controle sanitário do município. Um serviço marcante.
De lá para cá, de uma forma ou outra, os administradores se encarregaram de manter a cidade limpa. E a própria população adquiriu hábitos de recolher seu lixo, sem sujar a cidade. Sempre que há festas na praia da Xepa, a prefeitura se encarrega de recolher o lixo. Desta vez, cabia a organização da festa limpar o lixo da Xepa.
Mas na da disso foi feito. E isso pega muito mau para quem se elegeu prometendo manter uma cidade limpa e organizada. São Miguel do Gostoso é uma cidade turística. O turismo e suas atividades indiretas movimentam a economia e empregam mais de mil pessoas na cidade. Então qualquer escorrego pode por tudo isso a perder.
Os turistas que passaram pelas praias do Maceió e da Xepa na manhã do sábado perceberam a sujeira que dominava toda a orla da cidade (foto acima). Eram sacos e garrafas plásticas, restos de papelão e madeira – enfim, muito lixo por todas as partes. Algumas pousadas da região tomaram a iniciativa de recolher o lixo da festa.
E o lixo deixado por festas na praia da Xepa não prejudica só o turismo da cidade. Prejudica também a população local. Ninguém quer morar numa cidade suja ou ir à praia e ficar driblando o lixo que se encontra aos seus pés. Muitas reclamações contra o lixo da festa de Renato nas redes sociais foram feitas por moradores locais.
Vamos lá, Renato. Foi um descuido que precisa ser corrigido. É importante que você mantenha a cidade funcionando como ela está atualmente. Cumpra o calendário de festas, com hora para começar e hora (2h da manhã) para terminar, e não deixe nunca de recolher o lixo deixado nas praias por pessoas que estão nestas festas.
No Brasil, dizem que a primeira impressão é a que fica. E a primeira impressão que ficou da administração de Renato foi o montão de lixo deixado na praia da Xepa, local utilizado para realizar a festa de comemoração de sua vitória. Mas ainda há tempo de mudar esta impressão. Basta manter a cidade limpa e cumprir o que foi prometido na sua campanha.

38 comentários:

  1. Boa noite. Sr Emanuel Neri, você ja está sabendo que o prefeito eleito já está organizando o maior carnaval da região? Até às 05:00 da manhã porque ele é o prefeito, quem manda é ele! E não os pousadeiros que querem acabar com as festas da cidade, e você sabe que isso irá acontecer Porque o povo quer festa não até as 02:00 da manhã e sim as 05:00. Imagina a sujeira dos 4 dias KKKKKK Os turistas não vão querer pisar mais aqui. Imagina 4 anos de festa. O povo escolheu #Dale55

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho e massa,essa onda do 55..quem vai querer mandar em gostoso,e essa galera,que morra no bairro do marceio,e na rua dos dourados..

      Excluir
  2. Que eu saiba quem é responsável pela limpeza da cidade ainda é a administração atual. Todas as limpezas depois das festas quem faz é a prefeitura ou não. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na epoca de miguel texeira,quando terminava a festa,o pessoal da limpeza,ja estava la pra fazer a limpeza...vamos vem os 4 anos pra frente..dessa administraçaõ....

      Excluir
    2. Mas vale salientar que a festa não foi por conta da PREFEITURA. Cabe aos organizadores da festa, Que foi privada, providenciar a limpeza assim que a festa acabar. Não venha com desculpas que a atual administração teria que fazer a limpeza :)

      Excluir
  3. O mal dos moradores de SMG é do brasileirao em geral é achar que o lixo não é responsalidade deles, somente das prefeituras. A cidade deveria acabar com estes tambores horríveis de lixo e cada um colocar uma lixeira em frente às suas casa. É fácil apontar o dedo para os outros, fiscalize como os funcionários da sua pousada colocam o lixo no tambor proximo da sua pousada.

    ResponderExcluir
  4. Não entendo até agora essa revolta contra os turistas,todo mundo tem alguém na família que se beneficia com o dinheiro que o turista deixa aqui,seja com a pessoa que fez o transfer,na compra no supermercado,a pessoa que arrumou a cama desse turista.Entao vamos acordar pra a vida Srs e parar de pensar pequeno só pensando e ficar na festa até as 5 da manha.O Renato vai respeitar as leis como acontece no Brasil inteiro,por que aqui seria diferente?.Torcendo por vc Renato de Doquinha!!!!não deixe as pessoas pensarem somente no próprio umbigo,vamos construir uma cidade civilizada e declaro que sou nativo e votei no Renato

    ResponderExcluir
  5. Gente a festa acabou as 2:00 e o BOM foi a praia logo cedo tirar as fotos e postar.... so que antes das 8 o pessoal da limpeza ja tinha feito o serviço, acho que seria legal, a oposição ir procurar uma lavagem de roupa... pois querendo ou nao...vai ter que aguentar 4 anos...ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só foram fazer a limpeza porque a população caiu em cima,E se foram né?! A iniciativa começou de turistas que estavam na praia (Há fotos comprovando). Vergonha! Quanto lixo não entrou no mar? Quantos animais marinhos irão morrer por ingerir uma sacola plástica?. Realmente, aguentar 4 anos de ressaca.

      Excluir
  6. Kkkkkkkkk coitado de Renato nem assumiu a prefeitura ainda é tá sendo o culpado de tudo. Fé em Deus Renato. Só ele pra lhe ajudar

    ResponderExcluir
  7. É da responsabilidade da Prefeitura fazer a limpeza após as festas, se o povo de 22 está incomodado deveria fazer a limpeza kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclarecendo a polêmica em torno da festa realizada na última sexta (14/10), para comemorar a vitória de Renato de Doquinha à Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Para início de conversa, deve ficar claro que este blog não está, como insinuam alguns leitores nos comentários acima, contra a administração que será iniciada no próximo dia 1o de janeiro. O noBalacobaco apenas reproduziu inúmeras reclamações de moradores e turistas sobre o lixo deixado na praia da Xepa pela referida festa. E é absolutamente natural que a população - ou parte dela - reclame da sujeira deixada ali - e que foi carregada pelo vento para outras praias. É claro que a organização da festa devia ter se preocupado com a coleta do lixo. Nem mesmo tambores para a coleta do lixo foram colocados nas proximidades da festa. Tampouco se alertou os participantes da festa a não jogarem lixo na beira da praia. E mais uma vez é bom explicar que esta festa era de caráter privado - portanto, cabe à organização da festa recolher o lixo. Esta responsabilidade não é da Prefeitura. Se a festa tivesse sido organizada pela Prefeitura - ou com alguma parceria com a Prefeitura - aí sim caberia ao poder municipal recolher o lixo. Mas a festa tinha outro caráter. Foi organizada por um grupo político para festejar a vitória do candidato que vai administrar São Miguel do Gostoso. Então caberia à organização da festa mandar recolher o lixo e não esperar que a Prefeitura fizesse este serviço. E mais: cabe ao Renato chamar a atenção de seus assessores - e dos organizadores da festa - para pelo fato de não cumprirem sua obrigação de recolher o lixo. O Renato tem culpa? Em parte, sim, porque a festa foi para comemorar sua vitória. Mas a maior culpa cabe aos assessores e organizadores da festa que cochilaram em sua obrigação, ou seja, mandar retirar o lixo produzido pela festa. Além disso, é importante que tanto Renato como seus seguidores saibam que a crítica - da mídia ou da opinião pública - é necessária. É assim que se faz administração pública. E somente as críticas vão convencer Renato (ou qualquer administrador público) e seus assessores a terem mais cuidados com a administração municipal e com a cidade de São Miguel do Gostoso.

      Excluir
  8. Gente o lixo foi sim recolhido antes das 8 hrs da manhã, com o pessoal da limpeza ficou tudo certo pra fazer a limpeza logo após o término da festa, mas infelizmente isso não foi possível. Foi o que fiquei sabendo, pois procurei a organização e essa foi a informação que me passaram.
    Infelizmente ainda existe gente de má fé e coração, que ao invés de evitar que o lixo se espalha-se, ou até mesmo procurar alguém da organização do evento pra resolver aquela situação, achou mais conveniente gravar e tirá fotos é colocar nas redes sociais, como se isso de alguma maneira fosse resolver o problema!
    Gente Renato é o prefeito e ponto.
    Não é fotos e comentários maldosos que vão mudar isso.
    Parem pra pensar, a gestão dele afeta a vida de todos, do turista, do nativo, e parem de tantas críticas desnecessárias, pois se ele for uma pessoa vingativa como eu, vocês estão perdidos, pois já estou de saco cheio disso tudo, povinho que não se convence .
    Tenho certeza que ninguém aqui vai se mudar e passar 4 anos fora da cidade, então vamos torcer e olha o lado positivo de tudo, por que se ele não for um bom gestor, nós estamos ferrados, e vamos parar com esse assunto mais chato e infelizmente que não acrescenta em nada!
    Boa Tarde!!

    ResponderExcluir
  9. A sujeira na praia não é culpa de um ou outro candidato. É da falta de educação de quase todo nordestino.

    ResponderExcluir
  10. Começou bem ja....a nova administração, suposto NOVO secretario de saude de sao miguel do gostoso, é de caiçara do norte, será que aqui não tinha ninguem capacitado???? ja chegou de salto alto no hospital..... rssss... vamos esperar os proximos capitulos....

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe o nome dele?.

    ResponderExcluir
  12. e ele e o vice prefeito eleito neste ultimo na chapa com amarildinho!!!!

    ResponderExcluir
  13. verdade, é so o que se fala no posto, ele ta pensando que vai dar conta de uma secretario de saude sozinho, ou ele coloca os pes no chao ou vai sofrer e afunda de vez o municipio, isso serve para os demais secretarios que vinher,... lembrando que o senhor renato, falava muito que nao iria colocar ninguem de fora...como o ex prefeito miguel que trouxe ..todos de fora..... entao cade o cumprimento das promesas.... ja trouxe o de saude de fora....kkkkkk todos sao iguais.....

    ResponderExcluir
  14. Fui em uma praia do sul (Torres) no último feriado. Praia lotada. No fim da tarde vc sabe quem limpou a praia? Ninguém . Cada pessoa levou embora seu próprio lixo. Isso tem um nome, educação ! Porém no nordeste mais importante que educação é receber bolsa do governo e continuar ignorante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única sujeira que não tem jeito é a da sua mente indigente, bairrista, arrogante, preconceituosa e nazifascista, seu imbecil que se acha "bem educado".
      Seu problema é acreditar na inexorabilidade da superioridade e do triunfo da raça Ariana e dos Fariseus do sul-sudeste sobre os "ignorantes" do Nordeste e do "resto" do mundo.
      É muita presunção a sua... Como diria o saudoso Espanta Jesus: "...é muita 'ignorança'..."!!!!
      Ah, como usei várias palavras alheias à sua limitada mente, favor procurar um bom dicionário...
      Ok, Mané??!!!

      Excluir
    2. Já considero muito! KKKKKKKKK

      Excluir
    3. Sobre o comentário nazifascista, apenas para esclarecer esse povo de esquerda que sequer sabe ler a história além de seus óculos escuros, nazismo vem de nazi que era o partido Nacional Socialista Alemão. Então, saibam ler história e ver que socialismo =comunusmo=nazismo ok

      Excluir
  15. Gostaria que o senhor emanoel publicasse o acontecido no posto de saude, onde o vereador com o medico tiveram um dessentendimento. pois o fato mereci sim uma explicação, ja que o mesmo chegou embriagado insultanto o medico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de dizer que plantão é plantão... Tem que estar no posto de Saúde e não em um restaurante com a namorada :) Não é a primeira vez que o mesmo faz isso. Vamos ser sensatos e dizer que ambos estão errados!

      Excluir
  16. a cidade de saõ miguel do gostoso,esta cheia de burracos,o calçamento se acabando,na rua dos guajás,na rua do lava jato de ze eudes,e uma vergonha,o calçamento esburacado,quebra mola,destruido,e a prefeitura,naõ manda conserta,isso ja faz mais de um ano,que esta desse jeito..kd o gestor de nossa cidade...emanoel neri..

    ResponderExcluir
  17. Certas pessoas discordam mas eu acho que o Renato tem razão, na pasta da saúde é muito importante que tenha um secretário com boa experiência nesta área, ao contrário das outras que com certeza aqui temos pessoas que podem exerce-las muito bem.

    ResponderExcluir
  18. nao sei porque voce Emanuel já está reclamando do futuro prefeito se voce e sua familia toda votou nele agora se prepare que as festa serão até o dia clarear e seus hospedes vão cair fora porque o grupo de Renato sempre gostaram de festa e de cachaça isso todo mundo viu durante os comicios era muita bebida e muito mais pois agora aguente

    ResponderExcluir
  19. Quero só ver Nivaldo como secretário de educação chamando tod os funcionários os de burro kkkk do jeito que ele é estresssadinho kkkk vai ser uma bagunça prepare-se que a educação de gostoso vai bombar

    ResponderExcluir
  20. Renato prometeu tanto emprego que vai ficar doido pra consegui essas vagas se eu fosse ele faria uma processo seletivo pra saúde, educação para amenizar a barra dele porque tem casa que ele prometeu dar emprego a 5 pessoas kkk tá lascado

    ResponderExcluir
  21. Tá bem pertinho do novo Prefeito tomar posse, aí o povo vai dizer que a atual administração seria melhor, podem esperar que quem vai tirar a culpa da ex.Prefeita será o candidato eleito.

    ResponderExcluir
  22. Essa será a realidade mesmo, hoje administrar um Município é algo que exige muito controle e organização, todo cuidado é pouco, são muitas cobranças e poucos tem capacidade de assumir certos cargos.

    ResponderExcluir
  23. o pior que o cenario que anda se formando na nova administração, não envolve quase ninguem da cidade, e sim de outras, pois se na saude vai ser o vice prfeito de outra cidade, na administração da cidade de touros, no turismo, uma pessoa que nem familia tem aqui, nem e da cidade(a qq hora, pode ir embora), entendo que os secretarios eram pra ser todos daqui, da terra, e sim, os demais trabalharem juntos como um suporte...mais vamos em frente, daqui a alguns meses a ex prefeita, vai ser boa.....

    ResponderExcluir
  24. As pepitas de fogos vão brilhar a partir de Janeiro, aí o povo vai tirar suas conclusões, governar quando não se é nada é muito fácil, vamos esperar o desenrolar dos fatos e depois tirarmos as nossas conclusões.

    ResponderExcluir
  25. O que se ver das escolhas dos secretarios, é que tudo ja começou errado, colocar esse pessoal de fora...que vem aqui faz o que quer e vai embora, é uma furada, coloque gente daqui...de confiança e da terra, se nao sabe, contrate assessores e capacite, ....Educação : se for nivaldo mesmo, ok, se ele não souber...capacite, SAude: errado, não conhece a realidade, não conhece o povo e nem a necessidade, pode fazer o que quiser e ir embora, Assistencia: ok, giovanea, se ela nao souber capacite, contrate assessores...e pronto, turismo: se for a jane ta errado, pode ate ser uma boa mais como segundo escalão, não é daqui, so pensa nos ricos, coloque um secretario daqui, e se for o caso ela como coordenadora.... ADministração: aqui tem gente capacitado, e se não souber assessores...o que se ta vendo é que vai ter muitos contratos, e gente de fora... e os concursados, sem oportunidades, so que a gestao esquece que eles continuam ganahndo pois sao concursados...fica a dica..e abra o olho, pois cobranças, falta de dinheiro geral, e a oposição vai vim com força......

    ResponderExcluir
  26. Parabéns ao anônimo da resposta em 23 de outubro ! Usou belas palavras ! Com certeza pelo seu nível intelectual , não foi um aluno da nossa rede pública aqui do Nordeste !

    ResponderExcluir
  27. Kkkkkkkkk!!!!!! É verdade! Os alunos por aqui tem recebido diploma sem saber escrever o próprio nome.

    ResponderExcluir
  28. Prá começar o secretário de saúde é de Caiçara do Norte, visitou o centro de saúde de e disse lá que o salário de secretário daqui ele gasta num jantar, agora pense por quanto um cara desse vem trabalhar aqui, dizem que vem outro de fora que é um cadeirante assumir outra secretaria, colocou Geovania como secretária de habitação Trabalho e Assistência Social, aí se pode dizer essa não tem as mínimas condições de assumir essa pasta, pelo jeito dos acontecimentos até agora tudo indica que a nova gestão vai começar muito mal, político tem que ter domínio e sabedoria prá se dá com muitas decisões a serem tomadas, pelo contrário nada dará certo, quem não lembra das promessas feitas encima dos palanques,que foram totalmente diferentes, onde a prioridade seria as pessoas do nosso Município, será que está acontecendo?.

    ResponderExcluir
  29. kkkkk essa nova gestão vai bombar com esse povo analfabeto kkkkk o nosso Gostoso vai se lascar kkkkk

    ResponderExcluir