segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Agora é "tolerância zero" para motoristas de veículos com caixas de som. Vizinhos devem chamar a policia



Por Emanuel Neri
Atenção motoristas e donos de veículos de São Miguel do Gostoso – ou de qualquer outra parte do pais. A partir de agora, é proibido usar qualquer tipo de som audível pelo lado externo do veículo, independentemente da intensidade do som. Quem desrespeitar esta nova lei, sofrerá multas e pode, no limite, ter o veículo apreendido.
A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já está valendo em todo o território nacional. Antes, havia limites de tolerância de 80 decibéís para o volume do som, medidos a sete metros do veículo. Agora, o Contran decidiu que a multa pode ser aplicada se o som puder ser ouvido externamente – ou seja, fora do veículo. Então, neste caso, pode chamar a polícia.
Agora imagine estes paredões de som que circulam livremente por São Miguel do Gostoso. E não são só os paredões de som que atormentam os ouvidos da população local. Muitos motoristas põem caixas de som na parte traseira do veículo (foto) e costumam usá-las, em altíssimo volume, na hora que bem entendem. Dane-se quem não gostar.
Pois agora, com a resolução do Contran, este tipo de abuso está terminantemente proibido. E não precisa mais decibelímetros para medir a intensidade do som externo do veículo. Basta a polícia perceber que o carro está produzindo som alto para mandar parar. Se houver resistência à ordem, multa e até apreensão do veículo.
As únicas exceções à regra são veículos prestadores de serviço, de publicidade, desde que devidamente autorizados pelas autoridades de trânsito. Mesmo assim, estes veículos têm horário e limite de volume do som para poder funcionar. Outra exceção são ruídos provocados por buzinas, sirenes e outros componentes do veículo.
Quem tiver alguma dúvida sobre esta nova lei basta procurar na internet a Resolução 624/2016. O Contran responde diretamente ao (Denatran) Departamento Nacional de Trânsito que, por sua vez, está subordinado ao Ministério das Cidades. Na página do Denatran, você pode tirar dúvidas a respeito desta nova lei sobre som em carros.
Como São Miguel do Gostoso não tem serviço de trânsito, é provável que, no caso de veículos que fazem publicidade, o primeiro caminho a ser seguido é o interessado procurar a Prefeitura local, para receber instruções de como proceder para regularizar seu veículo. Sem esta regularização, o veículo não pode circular.
A multa para quem desrespeitar as novas normas sobre som externo em veículos é de R$ 195,23 a partir de novembro e mais cinco pontos de penalidade na carteira – para o motorista ou o proprietário do veículo. Se o motorista continuar com som alto e atingir 20 pontos de penalização, sua carteira pode ser suspensa por até um ano.
Basta chamar a policia. É assim que tem que fazer a população que se sinta incomodada com alto volume de som. Como o uso de qualquer som externo em veículos é agora proibido por lei, a polícia pedirá ao motorista para desligar o som. Se não desligar, o carro pode ser apreendido e encaminhado para o Detran, em Natal.
A decisão do Contran chega em boa hora. No Brasil, há abusos de som alto em muitas regiões do país. No Nordeste, isso é ainda mais grave. Qualquer motorista se sente no direito de usar som alto sem respeitar pessoas que estão em suas casas. Com som alto – muito comum em São Miguel do Gostoso -, ninguém pode ver TV ou conversar.
Veja os telefones da polícia de São Miguel do Gostoso, a quem você pode recorrer tão logo alguém ligue um som alto em veículo, perto de sua casa: 981548383 (Vivo) ou 991907020 (Claro). Não precisa se identificar. Basta dizer que um veículo com som alto está incomodando você e sua família – não deixe de dar a localização do veículo.
Há leis que vem para dar um pouco de ordem nos costumes – em outros casos, para educar as pessoas ou estabelecer critérios de civilização entre habitantes de uma  mesma cidade ou região. Este é o caso da lei que proíbe som externo em veículos. Isso é uma das piores pragas do Brasil. Boas-vindas para esta nova lei do som.
Com que direito um motorista acha que pode ligar seu “sonzão”, dia e noite, na porta de alguém, sem se incomodar com transtornos causados por este tipo de abuso? É correto alguém se privar de conversar com sua família, na sua casa, ouvir músicas ou TV porque alguém resolveu ligar caixas de som de seu carro em altissimo volume?
Claro que a resposta para estas perguntas é NÃO. Agora a tolerância é zero para este tipo de abuso. Não aceite este incômodo. Ligue imediatamente para a polícia, cite a nova resolução do Contran (624/2016) e peça para que o som alto seja desligado. Só assim você pode viver de forma civilizada, sem ser incomodado por carros com som alto.  
Abaixo, links com uma série de informações sobre a nova lei que proíbe o som alto. Tire todas as suas dúvidas sobre a Resolução do Contran e veja valores de multas que o motoristas infrator terá que pagar. Você também pode acessar a página do Denatran para tirar todas as suas dúvidas sobre a nova lei contra o som alto em veículos.
http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/10/contran-aprova-resolucao-para-som-automotivo.html
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/10/nova-resolucao-muda-forma-de-fiscalizar-som-alto-em-veiculos.html
http://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2016/10/noticias/pais/2016888-tire-suas-duvidas-sobre-a-resolucao-que-proibe-som-alto-em-veiculos.html
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/10/contran-determina-novas-regras-para-som-automotivo-transporte-coletivo-e-transporte-de-presos
http://maissaobento.com.br/tolerancia-zero-contran-proibe-uso-de-som-externo-usado-nos-veiculos/
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2016/10/multa-por-som-alto-em-carro-pode-ser-aplicada-a-partir-desta-sexta-feira.html
http://www.denatran.gov.br/

15 comentários:

  1. Amém, até que em fim não irei mais ouvir às músicas bregas de uma certa família, que insiste em por o paredão na rua com uma mega altura.

    ResponderExcluir
  2. E como ficará os anúncios, propagandas ??

    ResponderExcluir
  3. Terei maior prazer em denunciar meus vizinhos.

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkkkkk. Gente em Gostoso isso não vai funcionar,ou quanta bobagem kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Estamos em São Miguel do Gostoso, aqui não tem fiscalização adeguada pra esse tipo de abuso, portanto aqui não vai mudar nada.

    ResponderExcluir
  6. Vamos filmar e colocar na mídia esses infratores

    ResponderExcluir
  7. Vamos filmar e colocar na mídia esses infratores

    ResponderExcluir
  8. É só chamar a polícia que esses cabras do som alto bota o rabo entre as perna. Povinho que diz que o povo daqui gosta de som.é mintira. Os nativo gosta é de sossego e não barulho e cachaça. Vocês respeita a gente é num fica dizendo que os gostosenses gosta de barulho. Tem uma turm in há sem futuro que gosta mas é pouco

    ResponderExcluir
  9. É só chamar a polícia que esses cabras do som alto bota o rabo entre as perna. Povinho que diz que o povo daqui gosta de som.é mintira. Os nativo gosta é de sossego e não barulho e cachaça. Vocês respeita a gente é num fica dizendo que os gostosenses gosta de barulho. Tem uma turm in há sem futuro que gosta mas é pouco

    ResponderExcluir
  10. Certo. Eu sou nativa e num gosto de barulho de som de carro e as festas com som alto que dêixa meus pais velinha doentes e minha irmã que toma remédio. E isso que estou dentro de minha casa. Num sai na rua para festa ninhuma. Som alto faz mau a saúde. São pouco os nativo que gosta de barulho que é o povo da cachaça. Aqui em casa não entra som alto nem cachaça.

    ResponderExcluir
  11. E quem segura o mercado José que temos que ouvir em som ensurdecedor a lista de itens em oferta ?O som alto continua São Miguel,eita cabras macho sim sinhô.Q uero ver essas leis se cumprirem aqui e assim a falta de respeito com o próximo diminui

    Jeriovaldo

    ResponderExcluir
  12. Caro Emanuel, mudando de assunto um pouco mas falando sobre o nosso município fiquei muito Triste quando vi fotos de um carro do PSF transportando alunos do colégio objetivo de João câmara nesta sexta inclusive a filha do secretário de saúde enquanto as pessoas do interior não são atendidas pelos profissionais do PSF pois alegasse que não tem combustível para levar os profissionais para atender a população carente dos distritos, enquanto o outro carro da saúde vai para Natal com a funcionária Vânia fazer a sua feira do mês. Motorista do carro um o irmão do secretário de assistência, carro dois o filho do vice prefeito pode isso jormalista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBalacobaco falou com a Prefeitura de São Miguel do Gostoso. De fato um veiculo do PSF foi utilizado para levar a alunos a um colégio de João Câmara. A Prefeitura advertiu duramente os responsáveis por isso. A informação que foi dada é que o combustível para este transporte foi pago pelos pais dos alunos. Mas não há informações sobre a utilização de outro veículo da Prefeitura para que uma funcionária municipal utilizasse outro veículo para fazer feira em Natal. A Prefeitura nega a existência deste fato.

      Excluir
  13. Pois eu moro do lado do mercado são josé e sou pelo abuso daquele povinho com o som alto o dia todo não respeitando meu pai que é doente ninguém de minha família compra uma agulha lá

    ResponderExcluir
  14. seu emanoel neri, fale com a prefeita,fafá..peça pra mandar recolher o lixo das ruas de saõ miguel do gostoso....tem ruas q faz mais de 2 semanas,que o carro do lixo naõ passa recolher..isso e um absurdo..

    ResponderExcluir