quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Carta Aberta a Renato, prefeito eleito de São Miguel do Gostoso



Caro Renato.
Em primeiro lugar, parabéns pela vitória.
Você conquistou corações e mentes da maioria da população de São Miguel do Gostoso. É o nosso novo prefeito. Foi uma grande conquista, um grande feito!
A vida, Renato, é feita de sonhos – e de muitas realizações. É um sonho para qualquer pessoa administrar uma cidade maravilhosa como São Miguel do Gostoso. Mas o grande desafio deste sonho está nas realizações que qualquer administrador público - seja você ou qualquer outro que tivesse sido eleito - deverá ter como tarefa a ser feita.
Você, Renato, tem um grande desafio pela frente. E seu grande desafio é alimentar a esperança de quem escolheu você para governar a cidade. E o caminho principal para cumprir este grande desafio é, sem dúvidas, dar continuidade ao desenvolvimento de São Miguel do Gostoso. 
Se São Miguel do Gostoso continuar se desenvolvendo no ritmo mantido até agora, isso significa que haverá mais investimento para o município e mais empregos para a população. É esta, em grande parte, a esperança que o povo depositou em você ao te escolher prefeito: mais investimentos, mais renda, mais empregos.
Como você sabe, São Miguel do Gostoso é hoje um dos municípios que, proporcionalmente, mais se desenvolvem no Rio Grande do Norte. Basta dar uma olhadinha nos municípios vizinhos ao nosso, e até nos mais distantes, para ver quantos deles conseguiram um desenvolvimento tão rápido como São Miguel do Gostoso. Leve  em consideração, nesta comparação, o tempo de emancipação do nosso município: pouco mais de 20 anos.
E o desenvolvimento (econômico e também cultural), Renato, é o porto seguro para que a população se sinta mais feliz. E também manifeste sua satisfação pela esperança depositada em você.
Tanto em São Miguel do Gostoso como em qualquer outra cidade do mundo, o desenvolvimento econômico é sempre bem-vindo. E o crescimento só pode ser feito com planejamento e disciplina. Isso quer dizer que, para continuar crescendo, nossa cidade precisa de ordenamento – seja no sentido urbano e no comportamental.
Em outras palavras, ordenamento urbano e comportamental significa que nossa cidade precisa de regras ambientais e civilizadas para continuar crescendo. São regras que vão dar condições sustentáveis para atrair mais investimentos como também para propiciar felicidade e harmonia para quem mora e visita a nossa cidade.
São Miguel do Gostoso cresceu até agora porque, de alguma forma, estabeleceu regras de boa convivência entre a cidade e sua população. E neste sentido, você sabe disso, o turismo teve um papel fundamental no desenvolvimento da cidade e na melhoria de vida da população.
O povo de São Miguel do Gostoso é sábio, criativo e tem uma sensibilidade à flor da pele. E este é um elemento fundamental para que a população impulsione o crescimento da cidade – seja econômico, cultural, ambiental e comportamental.
É fato que o turismo em São Miguel do Gostoso contribuiu muito para que se consolidasse na cidade uma forma pacífica e civilizada de convivência. Precisamos tratar bem nossa população nativa, mas também é importante conviver pacificamente com aqueles que aqui chegam para investir no turismo – e por consequência os milhares de turistas que visitam nossa cidade todos os anos.
São Miguel do Gostoso tem uma enorme vocação pelo turismo. Bola prá frente, Renato. Temos que continuar marcando muitos gols. Queremos ser uma cidade campeã.
Dito isso, Renato, gostaria de elencar alguns pontos que, na minha opinião, você deve olhar com muito cuidado para evitar que o nosso crescimento desande, causando prejuízos para toda a cidade – e por tabela para a população.
É claro que São Miguel do Gostoso precisa de mais e melhores serviços básicos. E cito neste tipo de demanda pública as áreas de saúde, educação, saneamento básico, calçamento, ordenamento urbano, transporte e muitos outros serviços que trazem bem-estar à comunidade.
Mas há outros pontos a serem enfrentados. Um deles é o trânsito na orla urbana de São Miguel do Gostoso. Muito já se fez, por outras administrações, para que o trânsito nas nossas praias acabasse. Mas, infelizmente, ele ainda continua pondo em risco a vida de pessoas, especialmente crianças, que estão nas praias.
Outra questão é o controle do som abusivo que, por mais que parte dos moradores e visitantes reclamem, ainda existe na nossa cidade. E isso ocorre com paredões de som e festas em bares e praças que rolam a noite toda. Nossa população gosta de festas – e isso é natural. Além disso, aqui há uma cultura popular invejável. Tudo isso precisa ser mantido e respeitado.  Mas tem que haver regras mínimas para que o barulho excessivo e a extensão de festas até altas horas da madrugada ponham a perder tudo o que se fez até agora para que a cidade cresça com harmonia e com regras básicas de civilidade – isso é, também de comportamento.
Você, Renato, também tem que ficar de olho na importância dos eventos culturais para estimular o turismo da cidade. O nosso colorido e animado São João deve continuar sendo incentivado, assim como outras festas locais, como o Carnaval.  Mas também são de fundamental importância eventos como a Mostra de Cinema de Gostoso, o  Bossa&Jazz,  o FliGostoso (Festival Literário) e outras atividades culturais aqui realizadas. Vale o mesmo para os eventos esportivos. As etapas nacionais de campeonatos de beach tênis, os eventos de vela, em especial do kitesurf e windsurf, todos são decisivos para atrair mais turistas, gerando renda e mais empregos no município.
É bom lembrar que muitas destas questões já constavam do documento entregue ao hoje prefeito eleito e a seu adversário, Miguel Teixeira, durante encontro com o setor empresarial, representado pela AEGostoso, uma semana antes da eleição. Mas este jornalista, como formador de opinião, decidiu reforçá-las nesta Carta Aberta ao nosso novo prefeito. E este blog estará sempre à disposição da nova administração para anunciar medidas que sejam tomadas em benefício do município.
É isso, Renato. Seu grande desafio é fazer São Miguel do Gostoso continuar crescendo. A meta é continuar andando para a frente (ou para cima), sempre! Nosso município tem um talento enorme para o desenvolvimento. E tem um povo incrível que quer ver a cidade no caminho certo. Você é que vai conduzir os destinos do município pelos próximos anos. Mãos à obra, Renato! Não deixe a cidade caminhar para trás. Não mate a nossa galinha dos ovos de ouro.
Renato, tenho certeza que, com você à frente da administração do município , São Miguel do Gostoso vai dar mais um enorme passo à frente, sempre em busca do desenvolvimento e o progresso do município e do  bem-estar da nossa população.
Boa sorte, Renato!São Miguel do Gostoso confia em você.

Atenciosamente.

Emanuel Neri
Jornalista, responsável pelo blog noBalacobaco.

Observação: Esta carta é dirigida a Renato, prefeito eleito, mas também seria dirigida a Miguel Teixeira, caso ele tivesse sido eleito. Este blog não tem lado político/eleitoral nas disputas locais. O partido do noBalacobaco é o alinhamento incondicional com o desenvolvimento de São Miguel do Gostoso.

8 comentários:

  1. Muita boa a matéria, desejando sucesso ao novo prefeito, mais tb chamando a responsabilidade com a administração pública e o compromisso com o turismo, saúde, educação,s saneamento, ordenamento da cidade, que faz o diferencial dos municípios e nesse momento de crise Gostoso continue crescendo, vamos dar todo crédito ao novo prefeito que ele possa fazer uma boa administração e atenda as expectativas da população.
    Parabéns Emanuel.

    ResponderExcluir
  2. Izabel Cristina Neri5 de outubro de 2016 às 19:30

    Parabéns Renato, que vc juntamente com sua equipe possa administrar esta cidade linda, parabéns Emanuel por seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel, excelente a matéria que você fez dirigida ao prefeito atual de S. Miguel de Gostoso, Renato de Doquinha.
    Vc falou através do coração, falou através da alma, falou através do anseio que o povo simples de Gostoso espera da nova administração.
    Parabéns por todo esse grito literário que você carrega dentro de si.
    É de encher os olhos, é uma coisa muito bonita de se vê.
    Nossa, quanta honra em ter você como um filho também de S. Miguel de Gostoso, ter toda essa veia dinâmica que nos faz ler o seu blog, como tivéssemos deliciando um excelente prato ultra saboroso, que você transforma em arte nua e crua.
    Bjs e comece o novo livro..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Renato pela vitoria foi maravilhosa, e parabéns ao Emanuel por ter escrito coisas belíssimas, que Deus te ilumine sempre para escrever neste blog.

    ResponderExcluir
  5. Atual é Fafá,e não Renato!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Renato por essa brilhante vitória, e que deus te iluminar nas suas futuras decisões que você irá tomar para dá início a sua gestão, como sabemos não é nada fácil, são muitas cobranças e prá isso é preciso paciência e sabedoria para colocar pessoas que já tenham experiência em cada área, arrumar a casa desde o início é muito importante para uma boa administração, pois muitos farão cobranças de empregos, mas será que essas pessoas sejam capazes mesmo?, Vamos torcer para que tudo dê certo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Renato. Nós que não moramos em SMG mas temos investimentos por aí, contamos com sua boa administração para continuar investindo.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Renato pela brilhante vitória, agora é tentar começar com o pé direito na sua administração.

    ResponderExcluir