quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Tão importante quanto a escolha do prefeito de São Miguel do Gostoso, é a eleição da Câmara Municipal



Por Emanuel Neri
Tão importante quanto a eleição para prefeito, é a escolha dos vereadores que vão integrar a Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso.
É importante que o eleitorado local escolha vereadores comprometidos com o desenvolvimento local e com o bem-estar da população. A Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso é composta por nove vereadores.
Cabe à Câmara Municipal papel fundamental na gestão municipal. É de responsabilidade da Camara – formada pelo conjunto de seus vereadores – fiscalizar os atos do prefeito. Além disso, também é papel da Câmara discutir e, se for o caso, aprovar, leis enviados pelo executivo (prefeito) ou de iniciativas dos próprios vereadores.
Há em torno de trinta candidatos disputando as nove vagas de vereadores do município. Muitos deles já são vereadores e estão concorrendo há mais um mandato. A população precisa fazer uma análise sobre o trabalho de cada um dos atuais vereadores e reeleger aqueles - já vereadores ou não - mais comprometidos com a cidade.
O noBalacobaco tomou a iniciativa de listar alguns dos atuais vereadores que, na opinião deste blog, poderiam ser reconduzidos às suas cadeiras na Câmara Municipal - o mesmo ocorrendo com os candidatos postulantes a vereador.
Entre os atuais vereadores, dois nomes se destacam pelo bom trabalho desempenhado na atual legislatura. Um deles é o de Francisca Pinheiro, a Nenê de Lala (PMDB), o outro é Josè Jubenick (PT). Nenê de Lala (na foto, à esquerda, ao lado da prefeita Fátima Dantas) tem atuação importante na limpeza urbana da cidade.
Durante seu mandato, Nenê de Lala presidiu o Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso e foi responsável por uma série de iniciativas para melhorar a segurança da cidade. Nenê de Lala acompanhou de perto a atividade turística local – e por isso tem a simpatia de empresários do turismo local.
Junenick esteve presente – e sempre com papel de destaque – em todas as comissões e decisões da Câmara Municipal, entre as quais a aprovação do Plano Diretor da cidade.
Mas tem também a Clésia(PSD), que teve papel atuante na Câmara, bem como Beto de Agostinho, que preside a Câmara, e chegou a ter seu nome colocado na disputa da Prefeitura. Beto retirou a candidatura para apoiar  Miguel Teixeira (PR), que concorre a mais um mandato de prefeito.
Mas existem outros nomes disputando a Câmara Municipal e que, na opinião do noBalacobaco, prestam bons serviços à comunidade. Por este motivo,  também deveriam integrar a nova formação da Câmara Municipal.
Entre estes nomes estão o do atual vice-prefeito, Paulo Roberto. Nos quase quatro anos de administração da prefeita Fátima Dantas, que não concorre à reeleição, Paulo Roberto esteve sempre presente em iniciativas municipais. Tem papel de destaque no Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso.
Também merece integrar a lista de novos vereadores o nome de Rubens Eduardo, que atuava na Prefeitura como uma espécie de agente da Comunidade, coordenando uma serie de atividades, parte delas ligadas à defesa do meio ambiente, como o Comitê Orla.
O Comitê Orla, do qual também fazem parte Ministério Público, Idema e Patrimônio da União, decide questões ambientais de São Miguel do Gostoso. Rubens Eduardo teve papel importante na coordenação local deste órgão, reunindo Ongs e empresários  para tratar de temas de interesses ambientais.
Outro nome que está disputando a Câmara Municipal e que tem papel de destaque no movimento de defesa da mulher é o de Katiana (PT). Integrante de conselhos de Defesa da Mulher, Katiana representou o Rio Grande do Norte em mais de uma reunião nacional deste segmento social, em Brasília.
É claro que têm outros nomes igualmente importantes disputando a Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso. E por este motivo o noBalacobaco abre espaço para que outros candidatos, que concorrem à Câmara Municipal na eleição de 2 de outubro, também se manifestem, enviando comentários para este blog.
A decisão agora está com a população. Cabe ao eleitorado de São Miguel do Gostoso selecionar e escolher nomes que sejam identificados com o desenvolvimento local e com o bem estar da comunidade – e que podem desempenhar um bom trabalho na Câmara Municipal a partir de 2017.

4 comentários:

  1. Todo político que suas contas foram julgadas e reprovadas pelos orgãos fiscalizadores, todos são fichas sujas, que queiram ou não ele sempre continuará como ficha suja, se sua candidatura foram deferidas pelo TRE não está dizendo que no futuro o mesmo não seja ficha suja, porque um dia será julgado em definitivo, andam dizendo que o pessoal do partido de Renato peçam desculpa por chama-lo de fichas suja, gente caiam na real estão falando simplesmente a verdade, porque que divulgou isso foram os orgãos que fiscalizam os recursos Públicos, o que se ver hoje em dia são muitos políticos que tiveram suas contas reprovadas não querem ser chamados de fichas sujas, para isso é preciso saber usar a destinação devida dos recursos que são repassados, e ainda assim quem colocar a culpa no candidato que é seu adversário, é incrível uma coisa dessa, agora seria importante que o candidato Renato fosse a justiça e o denunciasse por falsa acusação, por que esse fato ninguém inventou e todo o rio grande do norte sabe que foi dos orgãos fiscalizadores que divulgaram.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ao Blog por lembrar do nosso trabalho, espero sim estar na Casa Legislativa, representando o muncipio de São Miguel do Gostoso, com o trabalho, experiencia e compromisso nestes 19 anos de funcionário desta entidade, espero que os munícipes, analisem as propostas e trabalhos de cada candidato a verteador e a prefeito, conto com o apoio de todos vcs. Agradeço novamente por este espaço, e me coloco a disposição de qualquer dúvida, discussão e apresentação das minhas propostas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho Emanuel Parabéns!!! Eu conheci a Katiane na convenção de Mineiro em Natal com a presença de Lula e ela ganhou das minhas mãos uma bandeira do PT de luta e de vitória como também desejos a mudança os bons que continuem também o jubenick que eu o conheci já na urca boa eleição e voto consciente com o melhor programa (projeto) para 4 anos Abraços...

    ResponderExcluir
  4. A veriadora Clesia eleita não se afastou de seus cargos ! Enganou a todos que não sairia candidata e de última hora lancou-se.

    ResponderExcluir