segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Na reta final da campanha de São Miguel do Gostoso, Renato tem chance de vencer Miguel e ser o prefeito



Por Emanuel Neri
A uma semana da eleição, a disputa pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso sai da situação de equilíbrio para começar a se definir. E nesta reta final da campanha o candidato Renato de Doquinha surge com certo favoritismo sobre Miguel Teixeira.
Isso não significa que a eleição esteja definida. Pode ainda haver uma reviravolta e Miguel Teixeira (PR) ganhar a eleição. Mas, no momento, a probabilidade maior é de vitória de Renato, que concorre pelo PSD.
O que sustenta esta maior possibilidade de vitória de Renato?
Um desses fatores é a última pesquisa Consult, divulgada no final de semana. Segundo esta consulta eleitoral, Renato (foto acima) aparece com uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre Miguel. Na ponta do lápis, isso daria uma vantagem em torno de mil votos. O município tem em torno de 8 mil eleitores.
A dúvida é saber como se comportará o chamado interior de São Miguel do Gostoso – ou seja, os distritos que fazem parte do município. Na sede do município, a vitória de Renato, talvez até por larga maioria, parece garantida.  Se esta maioria for acentuada, parece difícil reverter a vitória de Renato.
Nas duas eleições em que se elegeu prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel sempre perdeu na sede do município e ganhou na maioria dos distritos. Com isso, a vantagem no interior superou o resultado da sede e garantiu a vitória de Miguel. Nas duas vezes, o adversário foi Paulo Roberto.
Na eleição de 2012, Paulo Roberto – que nesta eleição é candidato a vereador, com grande chance de ser eleito – se juntou a Fátima Dantas e foi vice na chapa que ganhou a eleição. Fátima governou São Miguel do Gostoso por quatro anos, mas preferiu não concorrer a um segundo mandato.
A maioria da base política da prefeita Fátima Dantas – e de seu marido, João Wilson, que também já foi prefeito de São Miguel do Gostoso – está apoiando a candidatura de Renato. Fazem parte deste grupo de apoio secretários e vereadores que integram o governo e apoiam Fátima na Câmara Municipal.
A leitura que se faz do provável resultado da campanha de 2016 é a seguinte. Se Miguel não tivesse rompido com a atual prefeita e com sua base de apoio, ao que tudo indica estaria eleito prefeito. Como Miguel rompeu com a prefeita, quase toda a base de apoio de Fátima Dantas e João Wilson migrou para Renato.
Na disputa de 2012, Renato foi derrotado por Fátima por uma pequena margem – menos de 300 votos, o que corresponde a pouco mais de 2% do total do eleitorado de São Miguel do Gostoso. Naquela campanha, parecia até haver mais equilíbrio na disputa do que a deste ano.
Pesquisa feita a uma semana da eleição, ou seja, praticamente na mesma data do levantamento da Consult agora divulgado, dava uma vitória de Fátima com uma margem de 3% dos votos. Embora este resultado estivesse dentro da margem de erro, a pesquisa de quatro anos atrás coincidiu com o resultado das urnas.
Se a pesquisa divulgada na última semana para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso estiver correta, Renato pode ganhar a eleição.
Mas, até o dia da eleição, 2 de outubro (próximo domingo), pode acontecer muita coisa, até mesmo a ampliação de uma vitória de Miguel nos distritos, anulando o resultado favorável a Renato na sede do município. É difícil, mas pode acontecer. Em 2004 e 2008, a vitória no interior garantiu vitória de Miguel.
Enquanto o domingo não chega, os dois candidatos partem para os comícios ou outros tipos de manifestação da reta final da campanha. Miguel pretende encerrar sua campanha com comício na noite do dia 28, quarta-feira, para não atrapalhar a festa de São Miguel, padroeiro da cidade, que acontece dia 29.
Já Renato faz a vigília de encerramento de sua campanha no dia 29, último dia permitido pela Justiça Eleitoral para atividades públicas eleitorais (comícios e carreatas).  Renato quer fazer o encerramento de sua campanha na rua dos Dourados para não atrapalhar o trânsito na avenida dos Arrecifes, principal via da cidade.
O fato é que faltam poucos dias para saber quem será o futuro prefeito de São Miguel do Gostoso. É importante que o ganhador oriente seus eleitores e seguidores a festejar o resultado das urnas com respeito aos adversários. E também para evitar que os festejos prejudiquem a rotina da cidade.

18 comentários:

  1. Essa é de Renato e ninguém toma, o povo quer mudança... Se eu fosse Miguel desistia porque a pancada vai ser grande em São Miguel do gostoso.. Renato ganha dentro da sede com mais de 600 votos e Miguel não terá maioria em nem um dos distritos. Vai perder feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudança com o apoio do João Wilson? Só pode ser piada.

      Excluir
  2. Com certeza agora chegou a hora de Renato ser o novo Prefeito de são Miguel do Gostoso, como todos nós sabemos a vinte anos que o poder Municípal do nosso Município é governado pela família Teixeira, e nada mais justo do que eleger pessoas de outras famílias, até porque o desgaste de todo esse período é grande, o ex Prefeito Miguel passou pelo poder durante oito anos, e todo mundo sabe qualquer sua forma de governar, o mesmo fez uma fraca administração, foi um administrador só para um pequeno grupo seu, Renato tem tudo para fazer uma boa administração, é uma pessoa que sempre esteve e está aqui presente no meio do povo da nossa população, e isso é muito importante, em seus discursos nos palanques o mesmo tem citado em dá oportunidade aos moradores da nossa terra e que isso é muito importante acreditar no potencial das pessoas que temos aqui, ao contrário do ex. Prefeito que colocou no seu quadro de frente só pessoas de outras cidades, acreditamos que Renato seja o nosso futuro Prefeito e para isso é a cada dia dessa semana buscar mais votos e sacramentar com una grande Vitoria se deus quiet.

    ResponderExcluir
  3. Hoje apesar de algumas falhas a atual gestão de dona Fátima está muito melhor que a do ex Prefeito Miguel Teixeira, quem tiver dúvida tire agora vejamos e façamos a comparação:. Na saúde a administração passada foi um descaso, faltava de tudo, até a obra da unidade mista de saúde ele deixou por mais de 80% para fazer. Na atual gestão tudo mudou para melhor, e concluiu a obra abandonada pelo ex Prefeito. Na segurança, a gestão passada quando se tinha dois policiais na cidade era uma novidade, faltava viaturas e os roubos eram constantes em nossa cidade. Na atual gestão, o quadro de efetivo de policiais só aumentou, hoje se tem viaturas e os roubos em nossa cidade diminuíram constantemente. Na gestão passada, o Município não tinha nenhuma máquina ou sequer comprou nenhum carro para a secretária de saúde.
    Na gestão atual, conseguiu compra carros para atender na saúde, e conseguiu várias máquinas para o nosso Município, como perfuratriz, retroescavadeira, e caçamba. Na limpeza pública a gestão passada, deixou as ruas da nossa cidade um lixão pois só tinha o trator alugado de Geraldo do Reduto que fazia a limpeza, os garis recebiam por diária e os mesmos recebiam miseráveis salários. Hoje na atual gestão, se conseguiu carro padrão para o lixo, tem tratores e caminhão que faz a limpeza, hoje se ver as ruas da nossa cidade limpa, os garis deixaram de ganhar aquele miseráveis salários que eram pagos em diárias e os mesmos recebem salários dignos por seus trabalhos. Salários dos funcionários, a gestão passada congelou por todo o tempo o salário dos funcionários, até mesmo o piso salarial do professor ele nunca cumpriu e deixou os Professores ganhando menos de dois salários mínimos, e todo o seu quadro de funcionários foram prejudicados. Hoje na atual gestão, foi tudo modou para melhor, todo o quadro de funcionários recebem melhores salários, do gari ao professor, hoje o professor efetivo ganha de acordo com o piso salarial determinado pelo governo federal se antes não chegava a dois salários mínimos, hoje o professor foi valorizado e ganha mais de quatro salários, e assim todo o quadro de funcionários foram reconhecidos. Na gestão passada foi um governo para poucos, pois existia perseguição e se usava o dinheiro público só prá os alguns digo os seus. Hoje na atual gestão, foi um governo para todos, sem perseguição a nenhuma pessoa, todos são tratados por iguais, cito por exemplo até hoje tem vários funcionários como também familiares do ex Prefeito que continuam trabalhando e nem por isso foram demitidos,hoje podemos dizer que a atual gestão usa o dinheiro público sem restrições nenhuma, imaginem se fosse o contrário seria assim?. O povo precisa fazer essas comparações, vamos dá oportunidade também a outras pessoas de nos governar, e acabar com tanta mentiras e falsidades com o povo, quem não tem mente curta que fique sabendo da verdade.

    ResponderExcluir
  4. Só se for até essa data mesmo, é ruim saber da verdade, o ex Prefeito anda fazendo uma politicagem suja mentindo para o povo, já está dando demostração de desespero, tenha paciência e espere até domingo, pois você vai levar uma cassetada do nosso candidato Renato.

    ResponderExcluir
  5. Vocês sabem quem é o coronel Saruê?, Pois bem é o ex Prefeito, pense num apelido que dá certo prá ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem ,Renato é Santo dos anjos.
      Na novela saruê perde a campanha pra namorada de Bento dos anjos

      Excluir
  6. Emanoel seu lixo. Por que você so posta comentários contra Miguel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganado - e extremamente agressivo. Para início de conversa, eu não sou lixo. E você sabe que eu não sou lixo. Esta sua expressão demonstra apenas seu desespero e desrespeito pelas pessoas. Em segundo lugar, aqui não saem só comentários contrários ao Miguel Teixeira. Aqui saem comentários dos dois lados. Podem ser comentários críticos a Renato de Doquinha e a Miguel. Pode enviar seu comentário que ele será publicado. Desde que não seja ofensivo a um ou outro candidato. Quem acompanha este blog, sabe que aqui saem comentários críticos. Inclusive quando o cidadão acima chama o autor deste blog de lixo. Mas por favor evitem os comentários ofensivos, pois eles não serão publicados. Este blog não apoia candidato A ou candidato B. O noBalacobaco tenta manter o equilíbrio na disputa pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Tanto na campanha eleitoral como na administração de quem ganhar a eleição o noBalacobaco vai ser sempre atento para a gestão - e crítico quando houver necessidade. Mas nenhum leitor do blog vai ver um único post ofensivo contra quem quer que seja. Muito menos chamar alguém de lixo.

      Excluir
  7. kkk #mimijandoderir até 222222 - quero ver qual é o lado do desespero quando os quatro carros de som da campanha de Renato estiverem nas ruas tocando o áudio do direito de resposta do nosso CORONEL MIGUEL TEIXEIRA!! Melhor ser Governado pelo Coronel dos Teixeiras do que dos neris... #soumaisosteixeiras

    ResponderExcluir
  8. E mais, sabe pq tantos fogos de artifícios?? Pq dia 02 não vai ter mais mentira para comemorar!! #rindoaté22222222 #soumaisosteixeiras

    ResponderExcluir
  9. Cadê o Saruê que nem mesmo andar nas ruas de nossa cidade tem andado, o negócio dele é os distritos, só que não é como ele está pensando.

    ResponderExcluir
  10. A Consult nas outras eleições do ex Prefeito era quem fazia a pesquisa dele, por que era competente, agora não presta, só sei que a Consult é seria e agora nessas eleições está fazendo pesquisa em todo o Estado.

    ResponderExcluir
  11. Liga não Emanuel isso é desespero mesmo, ninguém aqui tem nada contra Miguel só que prefeito de São Miguel do Gostoso nunca mais ele será, foi o pior prefeito e agora se faz de bonzinho. Agora esse anônimo aí acima deve ser um babão que tá despeitado.

    ResponderExcluir
  12. Não sou morador de São Miguel do gostoso não mais o que eu vie hoje o pessoal que vota em Renato fazendo em São Miguel do gostoso foi um absurdo era um barulho de moto política não se ganha desse jeito não

    ResponderExcluir
  13. O leitor acima está enganado. Aqui se publica comentários que sejam críticos, não ofensivos. Este blog não beneficia a um nem outro candidato. Basta ler com mais atenção que há críticas aos dois candidatos. O problema é que chegam muitos comentários ofensivos contra candidatos - e isso o noBalacobaco se recusa a publicar.

    ResponderExcluir
  14. Já tem resultado de quem ganhou? se tiver por favor informe quem ganho!

    ResponderExcluir