terça-feira, 13 de setembro de 2016

Empreendedores do turismo, via AEGostoso, querem saber dos candidatos seus planos para setor turístico



Por Emanuel Neri
Não se trata de um debate convencional como os transmitidos por rádio e TV com os dois candidatos a prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel Teixeira e Renato de Doquinha.
Mais vai ser uma espécie de debate/diálogo, com direito a perguntas e respostas, entre a AEGostoso, além de seus associados, com os dois candidatos a prefeito. A data ainda está sendo definida entre os candidatos e a AEGostoso. Mas tudo indica que será no decorrer da próxima semana.
Um detalhe. O debate com os associados da Aegostoso – a entidade que reúne empreendedores locais, incluindo pousadas, restaurantes, comércio e serviços (transporte e passeios) – vai ser com cada um dos candidatos, não com os dois ao mesmo tempo. O candidato deve ser acompanhado por alguns assessores.
Os associados da AEGostoso querem saber como futuro prefeito quer tratar o turismo de São Miguel do Gostoso em sua futura gestão. Para os candidatos, é muito importante este contato com os empreendedores locais. Na economia de São Miguel do Gostoso, tudo praticamente gira em torno do turismo.
São Miguel do Gostoso conta com mais de 60 pousadas (grandes e pequenas), dezenas de restaurantes e bares, além do comércio que abastece grande parte do setor de turismo. E vejam que significativo. O turismo local gera mais de 500 empregos, diretos e indiretos – a maioria trabalhadores nativos.
Para os dois candidatos que vão disputar a eleição para prefeito de São Miguel do Gostoso é muito importante este diálogo com o setor de turismo. É o segmento da economia local mais importante e que, portanto, tem muitos eleitores. E a AEGostoso  quer ouvir o que os candidatos pensam do turismo.
Um deste dois candidatos – Miguel Teixeira e Renato de Doquinha – será eleito em 2 de outubro e vai ser prefeito de São Miguel do Gostoso a partir de 2017. Então é de fundamental importância que os dois falem sobre como pretendem tratar, por exemplo, eventos realizados que atraem turistas para a cidade.
São muitos os eventos que o setor turístico quer ver sua continuidade na próxima gestão. Um deles é a Mostra de Cinema de Gostoso (na foto, cartaz da 1a Mostra) que se realiza todos os anos, em novembro. O outro é o Bossa&Jazz, realizado em maio. Um pouco antes, tem o FLIGostoso, o Festival Literário de Gostoso.
É claro que o futuro prefeito também tem que pensar em festas e eventos locais, como as quadrilhas de São João e o Carnaval. Estes festejos movimentam a cidade e já fazem parte do calendário cultural de São Miguel do Gostoso. Então é importante que o futuro prefeito também fale sobre eles.
Além dos eventos culturais, há também competições esportivas que precisam ter continuidade. Dois deles são as duas etapas nacionais de Beach Tenis – um deles da Confederação Brasileira de Tênis  (CBT) e outra patrocinada por uma marca de material esportivo. Há ainda competições de kitesurf e windsurf.
Embora as regras do debate/diálogo ainda não tenham sido definidas, é bem provável que estas perguntas sejam feitas aos candidatos. Outras indagações, ligadas à preservação ambiental da cidade, também devem ser feitas. Este é o caso da proibição do trânsito automotivo ao longo da orla local.
Além do risco de atropelamento para quem está na praia, o trânsito na orla causa seríssimos danos às centenas de ninhos de tartarugas que existem ao longo da praia. Alem das tartarugas, o tráfego na orla também causa danos a outros tipos de animais, incluindo aves, e à vegetação nativa da região.
Outro foco de perguntas pode ser a questão do excesso de barulho de bares e festas na cidade. Não se trata de querer interferir na cultura local. Mas qualquer cidade tem que ter regras mínimas para enfrentar questões que prejudicam seus moradores e também turistas – muitos vem aqui para repousar.
Enfim, a AEGostoso quer saber como os candidatos pretendem enfrentar estas questões. Os associados da AEGostoso estão enviando perguntas para que sejam feitas aos candidatos. É provável que seja elaborado documento, com questões importantes do turismo, para a AEGostsoso entregar a cada candidato.
Como em outros setores da comunidade, membros do meio turístico também têm dúvidas sobre o candidato a escolher em 2 de outubro. É muito provável que muitos destes indecisos definam seus votos neste debate/diálogo com os dois candidatos.  
Há uma outra tentativa de  segmentos importantes de São Miguel do Gostoso que também querem ouvir os dois candidatos. É um grupo formado por ONGs locais, além de entidades ligadas à agricultura e pesca. Mas ainda não está definida a data deste debate. O foco deste debate será mais social.

34 comentários:

  1. É bom saber das propostas para o turismo, agora como nós sabemos a gestão passada do ex Prefeito Miguel, foi uma decepção nessa área, mas como de costume nós sempre observamos na época das campanhas os candidatos dizem que irão resolver tudo, quanto na verdade nenhum deles não cumpre nem com 10% (dez) por cento das diretrizes dos seus planos de governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao anônimo pilantra ae de cima, gestão atual ninguém olha? Emanuel Neri já está chato, não estou defendendo Miguel, pessoal vamos olhar para gestão atual, atual. Deixem de falar asneiras, Miguel com o vice Aroudo, tiveram uma ótima gestão na área do turismo e . e ponto final

      Excluir
    2. A jetao do prefeito Miguel Teixeira levo são Miguel do gostoso ao fundo do poço o prefeito João wilson entrego a cidade ótima só qui vc não tem o qui fala e muito mal sabe fala politica ta

      Excluir
  2. O anônimo acima endoidou, dizer que na administração de Miguel o turismo funcionou, é só perguntar ao pessoal que depende do turismo se foi assim, o certo é que na administração passada o ex Prefeito não moveu uma palha para que o nosso Turismo se desenvolvesse, agora na atual gestão todo mundo sabe do avanço que deu nesta área, mas é assim mesmo quando chega na época das eleições os falsos profetas saem mentindo dizendo que fez sem ter feito, e mesmo assim ainda existe gente que acredita, o povo sabe da verdade e irão dá o troco nas urnas no dia 02 de Outubro.

    ResponderExcluir
  3. O anônimo acima endoidou, dizer que na administração de Miguel o turismo funcionou, é só perguntar ao pessoal que depende do turismo se foi assim, o certo é que na administração passada o ex Prefeito não moveu uma palha para que o nosso Turismo se desenvolvesse, agora na atual gestão todo mundo sabe do avanço que deu nesta área, mas é assim mesmo quando chega na época das eleições os falsos profetas saem mentindo dizendo que fez sem ter feito, e mesmo assim ainda existe gente que acredita, o povo sabe da verdade e irão dá o troco nas urnas no dia 02 de Outubro.

    ResponderExcluir
  4. É muita demagogia quando o ex Prefeito Miguel Teixeira fala na valorização dos professores, pois na sua administração passada ele congelou o salário do professor, ficando o professor ganhando uma miséria de salário, agora anda prometendo que vai melhorar é muita mentira, sou professor e durante a gestão dele passei por grande deficuldade, mas graças a deus a atual gestão sob nos valorizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "deficuldade"?! Sério!? Você é mesmo professor?

      Excluir
  5. É verdade anônimo acima, ganhavamos menos de dois salários mínimos, hoje graças a Deus e a atual gestão chega a mais de 04 salários, saí mentindo é muito fácil, difícil é valorizar os salários dos funcionários quando consegue se eleger.

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo de 15/09 15:03 se informe mais, digo mais, dia 2 de outubro vamos votar certo, em um prefeito e um vice(na gestão de Miguel não teve dois prefeitos), não em dois prefeitos e um vice(aquela velha panelinha que João Wilson é o master chef, chefe esse, que fez comida sem sal para cidade.) Emanuel Neri, Renato estou fora!!!
    Não tem ideia a maioria que vota em Renato, questionei um, disse que votava porque Renato foi um vaqueiro bom na cidade, e perguntei novamente, mais ele não vai adiministrar uma cidade? O que tem a ver vaqueiro com administrar uma cidade, ficou sem palavra. Meu ponto de vista, Renato não vai saber administrar a cidade e com certeza outra pessoa vai estar por trás, não sei para bom ou pior. Não voto por que não tem experiência administrativa, por mais honesto que seja...

    ResponderExcluir
  7. O importante é não ter nenhum sanguessuga da esquerda (PT, PC do B , etc)

    ResponderExcluir
  8. Cuidado Renato estão tentando te prejudicar de todas as formas, procure fazer o seu trabalho mostrando o seu plano de governo na área do turismo visitando todos os donos de pousadas individualmente como você tem feito até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério anônimo? Chamar de ficha suja também não prejudica, vcs estão cegos, Renato entende o que de turismo? O que ele fez pelo turismo? Deixa de escrever besteira.
      Renato ficaria melhor como vereador, votaria nele novamente!

      Excluir
  9. Com o aquecimento e consequentemente um certo grau de radicalismo na campanha para prefeito de São Miguel do Gostoso, muitos leitores deste blog têm enviado para o noBalacobaco comentários com citações agressivas a outros candidatos. "Candidato ficha suja","candidato vaqueiro" - estas e outras expressões, além de outras bem mais agressivas, aparecem com frequência nestes comentários. O noBalacobaco pede para que os leitores do blog se preocupem com uma campanha construtiva, positiva - ou propositiva, como se costuma chamar campanhas que se preocupam com propostas de gestão e não de xingamentos. Nada de partir para o confronto, tentando desqualificar o candidato contrário.Chegou a hora de São Miguel do Gostoso pensar racionalmente (com a cabeça) na campanha. no que está falando cada candidato, e escolher aquele candidato que, como prefeito, será melhor para a cidade. Continuem enviando seus comentários para este blog. Eles serão sempre bem-vindos. Mas evitem as agressões, o desrespeito (a candidatos adversários)e o xingamento radical e desnecessário. A AEGostoso, por exemplo, abriu uma frente de diálgo/bate-papo com os candidatos. O ex-prefeito Miguel Teixeira se reúne com empreendedores de turismo, comércio e serviços de São Miguel do Gostoso na próxima terça-feira (20/9). É importante que Renato de Doquinha, outro candidato, também abra sua agenda para o turismo local, atividade que mais gera renda e mais emprega em São Miguel do Gostoso. O turismo é a maior atividade econômica de São Miguel do Gostoso. É assim, conversando com candidatos, que deve ser feito. Os setores empresariais e sociais do município devem se reunir com os dois candidatos para saber efetivamente como eles pretendem administrar São Miguel do Gostoso. Este é o caminho. Conversar com os dois candidatos para saber o que passa pela cabeça deles para administrar nossa cidade. Este é o modelo de campanha civilizada que deveria ser feita em São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Emanuel Neri, um ótimo ponto de vista.

      Excluir
  10. Gostoso hoje tem uma rádio comunitária, que deve fazer jus a essa condição prestando serviços de utilidade pública, abrindo espaço para o debate politico. A AE Gostoso deveria procurar parceria com a FM Gostoso para realizar e transmitir essas entrevistas com os candidatos. Aliás, curiosa a ausência de propaganda eleitoral nessa mídia.

    ResponderExcluir
  11. ate por que não tem candidatos ficha suja. Ou não seriam candidatos.

    ResponderExcluir
  12. Fichas suja não é permitido a eles registrar suas candidaturas.

    ResponderExcluir
  13. O que se ver e alguém que não tem nada de bom para oferecer ai fica so tentando atacar o outro

    ResponderExcluir
  14. O cara passou oito anos no poder e não fez com que o nosso Turismo se desenvolvesse, agora diz que vai fazer de tudo, é muita mentira e demagogia.

    ResponderExcluir
  15. Senhor eleitor já anda candidatos comprando votos em nosso Município, comprar voto é crime, apartir do momento que o eleitor vende o seu voto já perdeu o seu valor para aquele candidato, quem lhe der dinheiro receba e vote naquele que seu coração pedir, vamos ficar atentos a este crime que já está acontecendo em nosso Município, chega de tanta politicagem suja, vamos dá um voto de confiança eleger o seu candidato para depois você eleitor possa cobrar do seu Prefeito aquilo que seja útil a você e a todos os nossos moradores, fiquem atentos, comprar voto é crime e o candidato pode perder o seu mandato, vamos ficar ligados a esse crime que muitos candidatos nessa época procuram se aproveitar das condições financeiras das pessoas carentes, não se iluda com essas pessoas que já conhecemos, vamos denunciar a compra de voto.

    ResponderExcluir
  16. Se a atual gestão não se manifesta politicamente mas seria importante que fizéssemos algumas comparações entre a atual gestão e a gestão passada do Ex Prefeito Miguel, vejamos:
    Na saúde gestão passada: faltava de tudo dos médicos aos medicamentos.
    Na atual gestão: tudo voltou a funcionar muito bem, tudo por graças a ex Secretária Tereza Neri que ergueu o funcionamento da saúde do nosso Município, e como também executou a obra do centro de saúde deixada pela administração passada em mais de 80% a ser concluída.
    Na segurança: na gestão passada faltava de tudo do efetivo quando se tinha dois policiais na cidade era uma novidade, e assim mesmo faltava viaturas.
    Atual gestão: hoje temos um bom número de policiais na cidade, com viaturas, fazendo com que os nossos moradores tenham melhor segurança.
    Funcionários Públicos:
    Na gestão passada: todo o quadro de funcionários do Município ficaram com seus salários defasados, inclusive até os pobres dos garis recebiam em diárias isso porque a coleta não era feita todos os dias, os Professores ficaram com seus salários defasados durante toda a sua gestão pois o mesmo nunca cumpriu com o piso salarial do Professor Estabelecido pelo governo federal para todo o nosso país, todos chegaram a ganhar menos de dois salários mínimos, e isso foi em todas as áreas, inclusive até de funcionários do quadro de frente da sua gestão.

    Na atual gestão: hoje todos os funcionários do nosso Município foram valorizados com melhores salários, inclusive os garis que h=ganhavam um miséria de salário hoje a situação deles melhorou, pois todos ganham até mais de um salário e meio, na saúde graças a deus voltou a funcionar muito bem só os cêgos que não veêm, mas é prestigiada até por pessoas moradoras de outros Municípios, temos sempre os atendimentos necessários, e a mesma concluiu a obra do centro de saúde deixada pela administração anterior.
    Vejam também, hoje a atual gestão: conseguiu comprar vários carros para atender melhor na saúde do nosso povo,
    Conseguiu varias máquinas para o desenvolvimento do nosso Município.
    No Turismo na gestão passada: completo abandono nessa área.
    Na atual Gestão: tudo mudou para melhor todos os nossos empresários são sabedores disso,
    Na gestão passada: aconteceu muita perseguição ao povo.
    Na atual gestão: todo mundo foi tratado com igualdade.
    Vejam a diferença, todos nós sabemos disso, só não sabem aqueles que tem a mente curta.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é a realidade atual e podo perguntar a qualquer morador. Agora o que tentam fazer com Miguel e denegrir pois sabem que ele é o melhor para são Miguel do gostoso.

      Excluir
    2. E quanto a ser perseguidor com pessoas como vc que so ver seu próprio umbigo ele é sim. Vai perder a mamada vai ter que trabalhar.

      Excluir
  17. Gente certos candidatos estão usando a palavra de Deus na política, como está no face, jamais uma pessoa que tem sabedoria fará uma coisa dessa, como sabemos é nesse meio político que se ver tanta injustiça, roubo, perseguição, mentiras e demagogia.

    ResponderExcluir
  18. Seria importante para acabar com essa onda de comprar voto, que alguém denuncie, ou alguns cabras de peia os persigam e levem o dinheiro deles.

    ResponderExcluir
  19. Vocês não está lembrado qui na jental do prefeito João wilson tenha laje para o jovem como capuera o pente findo o prefeito Miguel Teixeira na jetao dele 8 ano de detrimento na sidade de São Miguel do gostoso acabo com a saude o esportes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi nada que você falou :(

      Excluir
  20. Não faltava mais nada um analfabeto e mentiroso elogiar João Wilson. Já dar até para imaginar quem possa ser. Todos sabem que Miguel foi um grande incentivador do esporte que hoje ta esquecido.

    ResponderExcluir
  21. Emanoel faça algum comentário sobre o lichao de touros que saiu de Santana Luzia eveio para no nosso município, os carros que carrega o lixo de touros estão deixando o lixo no nosso lixão. Quem fez acordo com o prefeito de Touros
    Para vc ver e só ficar em frente ao centro de cultura que eles entram na rua do cemitério e vão descarregar. Oque vc diz já vc é o m grande defensor da natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lamentável o que está acontecendo em São Miguel do Gostoso em relação ao lixo produzido em Touros. Desde a última quinta-feira, caminhões transportando lixo de Touros estão atravessando as ruas de São Miguel do Gostoso para descarregar a carga no lixão do município. Isso não pode ser permitido. Mas, ao que tudo indica, a Prefeitura local permitiu que o lixo produzido no município vizinho fosse depositado em São Miguel do Gostoso. A reação da população local foi importante para que isso parasse. Ao que tudo indica, a operação já parou desde esta última sexta-feira. Mesmo com a paralisação da operação, é lamentável que isso tenha ocorrido. A população tem que ficar alerta para que operações lamentáveis como esta não mais se repitam.

      Excluir
  22. Gente se for escrever os compromissos assumidos pelo ex Prefeito Miguel e que ele não cumpriu na administração passada dele dá pra fazer um livro,engraçado que agora ele anda dizendo que vai fazer de tudo, é muita prepotência de um administrador que passou oito anos no poder não fez nada é agora quer enrolar o povo novamente, está pensando que o povo não aprende com o passar do tempo, chegou a hora de eleger uma pessoa de outra família, como todo mundo sabe já faz vinte anos que quem governar esse Município de são Miguel do Gostoso é uma só família, o povo acordou desses detalhes, e querem fazer uma grande renovação que é elegendo outros candidatos.

    ResponderExcluir
  23. Espero quê Renato de doquinha não seja eleito uma pesquisa que saio que ninguém sabe se é verdadeira teve esse barulho todo hoje não deixando o pessoal descansar sossegado imagine se ele ganhar o barulho que vai se em São Miguel

    ResponderExcluir
  24. Pois Renato é que vai ganhar querendo você ou não. Miguel já tá arrumando as malas pra voltar pra São Gonçalo,vai montado num jumento. Pense numa cacetada.

    ResponderExcluir
  25. Vai ter barulho mesmo, afinal vale a pena vencer o Coronel Saruê, o nosso povo precisa de mudança e essa mudança é Renato.

    ResponderExcluir