terça-feira, 30 de agosto de 2016

Pipa se consolida como polo turístico com uma ótima estrutura para prestar melhores serviços aos turistas



Por Emanuel Neri
É claro que São Miguel do Gostoso não quer e não deve se transformar numa nova Pipa.
São Miguel do Gostoso tem tudo para optar por um futuro diferente de Pipa. E vai conseguir isso. O lema que deve ser seguido aqui, em relação a Pipa, é o seguinte:”Nem melhor nem pior; apenas diferente”.
Dito isso, é importante afirmar que São Miguel do Gostoso, mesmo sem querer seguir os passos de Pipa, tem que se estruturar melhor para continuar crescendo e consolidando seu turismo como terceiro polo turístico do RN. Pipa, ao sul do litoral potiguar, é o segundo polo turístico do RN.
No último final de semana, Pipa realizou mais uma edição de seu Bossa&Jazz, evento musical que começou lá e que, a cada ano, arrasta multidões para a cidade e faz com que toda a rede hoteleira fique ocupada. Restaurantes, bares, passeios, todo o turismo de Pipa ganha com o Bossa&Jazz.
Citei o Bossa&Jazz só para dar um exemplo de como um destino turístico, como Pipa, sabe tratar de seus eventos para que, a cada ano, mais e mais turistas possam visitar a cidade. Mas não é só o Bossa&Jazz que movimenta Pipa. Muitos outros eventos são feitos para movimentar o turismo local.
Mais do que isso, Pipa se prepara cada vez mais para melhorar sua estrutura turística. Por exemplo. Pipa não pensa só em construir pousadas e restaurantes para atrair mais turistas. Uma série de outros equipamentos são feitos na cidade. A novidade agora são os mini-shoppings (veja foto da fachada de um destes estabelecimentos, acima).
São equipamentos pequenos, charmosos, com boas soluções arquitetônicas, que não agridem a natureza e o meio-ambiente da cidade.
Pelo menos dois mini-shoppings, na rua central da cidade, foram feitos na cidade. Construídos com no máximo dois pavimentos, tem em torno de dez lojas, além de cafés, sorveterias e bares. E estes mini-shoppings serviram para resolver um problema crônico de Pipa, que também existe em São Miguel do Gostoso.
No fundo destes mini-shoppings, há uma série de serviços, como o de caixas eletrônicos. Antes, a exemplo de São Miguel do Gostoso, Pipa também enfrentava problemas com caixas eletrônicos, que eram sempre alvos fáceis de ladrões. Com os mini-shoppings, este problema foi resolvido.
Como os caixas eletrônicos ficam no fundo destes mini-shoppings, há muito mais segurança para que eles não sofram ação de ladrões. E vejam o resultado. Com os mini-shoppjngs, pelo menos dois caixas eletrônicos 24 Horas – que atende a várias bandeiras de bancos – foram instalados em Pipa.
Este é o caminho que tem que ser seguido por São Miguel do Gostoso. A cidade já comporta implantação de pelo menos um destes mini-shoppings, para abrigar caixas eletrônicos, inclusive o do tipo 24 Horas, para poder facilitar o serviço de acesso e saque de turistas em suas contas bancárias.  
Mas não é só a construção de mini-shoppings que tem estruturado Pipa para receber melhor seus turistas.  Um dos focos é a questão do barulho à noite. A própria comunidade se mobilizou para evitar que, depois da 1 hora da manhã, bares continuem com música alta incomodando turistas que estão na cidade.
Todas as noites, a 1h da manhã, guardas da Prefeitura de Tibau do Sul – Pipa é apenas um distrito, não é sede de município - passam em bares e pedem para que o som seja parado. Quem não obedecer, é multado. E quem quiser  continuar se divertindo pode se dirigir a boates que funcionam na cidade.
Assim é Pipa. Festas barulhentas até mais tarde, só em datas comemorativas, como Ano Novo e Carnaval. E assim seu turismo vai crescendo e atraindo cada vez mais gente que quer conhecer a cidade.
Tem mais. A segurança em Pipa tem melhorado muito. Polícia Militar, Prefeitura e setor empresarial se mobilizam para que aquele destino turístico seja muito mais seguro – e com isso deixem mais tranquilos os milhares de turistas que visitam a cidade.Você se sente tranquilo andando pelas ruas de Pipa.
São Miguel do Gostoso também precisa de uma melhor ação na área de segurança.
Agora é chegada a hora de São Miguel do Gostoso seguir estes exemplos de Pipa. E para isso é fundamental que os candidatos a prefeito da cidade se comprometam em fazer com que o turismo local continue crescendo. O turismo traz investimento e gera empregos para São Miguel do Gostoso.
É importante que o novo prefeito, a ser eleito em setembro, aposte nesta vocação turística de São Miguel do Gostoso. Para isso, é fundamental que se estimule o crescimento da estrutura turística, bem como que se mantenha os eventos que já existem e que se criem reagras para a boa convivência turística.
Mais disciplina do som de bares e casas noturnas, boa infra-estrutura turística, inclusive construção de mini-shoppings, manutenção e criação de novos eventos – tudo isso vai fazer com que o turismo de São Miguel do Gostoso, a exemplo de Pipa, também se estruture melhor para atender consolidar seu turismo.
Abaixo, links com mais informações sobre o Bossa&Jazz em Pipa e São Miguel do Gostoso.

3 comentários:

  1. Qualquer que seja o resultado da eleição de outubro, em São Miguel do Gostoso, o prefeito eleito tem que olhar com muita atenção para o turismo local. O turismo é hoje importante fonte de renda e de empregos para a cidade. Qualquer passo incerto, pode pôr por terra tudo o que foi construído, nos últimos anos, para a transformação da nossa cidade no terceiro maior polo turístico do RN. Tanto Miguel Teixeira como Renato de Doquinha, os dois candidatos que concorrem a prefeito, têm que dizer o que realmente pretendem fazer para que nosso turismo se consolide e continue sendo a principal atividade econômica de São Miguel do Gostoso. Tem mais. Numa eleição equilibrada como parece ser a de São Miguel do Gostoso, contar com o apoio de empresários e empregados do turismo é um passo importantíssimo para um dos dois candidatos ganhar a eleição. E vai ganhar a eleição aquele que apresentar melhores propostas de governo, incluindo atividades e projetos na área de saúde, educação, abastecimento, transportes e, em especial, o turismo, que é mola propulsora do desenvolvimento de São Miguel do Gostoso. Pois é pensando em todas estas questões que a AEGostoso, a associação dos empreendedores de São Miguel do Gostoso, pensa em realizar, se possível na primeira quinzena de setembro, um debate, separado, com os dois candidatos. A AEGostoso e seus associados querem saber qual é o rumo que Miguel Teixeira e Renato de Doquinha pretendem dar ao nosso turismo. Dependendo das propostas de cada um, surge aí um bom caminho para que o candidato que melhor se identifique com os anseios do setor turístico receba o apoio de empresários e empregados ligados ao turismo de São Miguel do Gostoso. O setor de turismo da cidade (empresários, empregados e fornecedores, assim como o comércio, que também se beneficia com o turismo) quer saber o que os dois candidatos pensam sobre o futuro do nosso turismo.

    ResponderExcluir
  2. Vamos esperar que o nosso turismo continue se desenvolvendo, agora uma coisa todo mundo sabe e principalmente os donos de pousadas da nossa cidade, que a administração passada não moveu sequer uma palha para que o turismo se desenvolvesse, ainda bem que nessa gestão atual todo o apoio foi dado através da Prefeita Fátima Neri.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem posto seus comentários Emanuel, de fato tive em Pipa recentemente e observei isso tudo que vc. Comenta, pipa os turistas se divertem na noite, não há incomodo algum, gostei muito da estrutura como eles se organizam pra melhor servir o turismo.

    ResponderExcluir