segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Equilíbrio na disputa para prefeito de São Miguel do Gostoso. Eleitor quer conhecer programas de governo



Por Emanuel Neri
E a campanha eleitoral de São Miguel do Gostoso, como de resto em todo o Brasil, entrou na reta final. Daqui a pouco mais de um mês, eleitores de todos os municípios brasileiros vão às urnas para escolher  prefeitos e vereadores. A eleição será no dia 2 de outubro.
No caso de São Miguel do Gostoso, dois candidatos – Miguel Teixeira (PR) e Renato de Doquinha (PSD) – disputarão a Prefeitura local. A população vai escolher entre um e outro. Quem não concordar com nenhum dos dois, tem a opção de anular seu voto ou deixá-lo em branco.
Miguel Teixeira já foi prefeito de São Miguel do Gostoso, eleito em 2004, governou por dois mandatos. Foi reeleito em 2008 para mais quatro anos. Em 2012, a eleita foi Fátima Dantas (PMDB), que é prefeita até hoje. Mas Fátima, embora tenha feito uma boa gestão, preferiu não se candidatar a um novo mandato.
O outro candidato, Renato de Doquinha, foi vereador. Na última eleição, foi derrotado por Fátima Dantas. Ainda é cedo para ser feito um diagnóstico mais preciso do resultado da eleição. Mas a impressão que se tem é que há muito equilíbrio entre os dois candidatos. E é esta a opinião de pessoas com experiência na política local.
No início da campanha, aparentemente Renato de Doquinha estava em vantagem. Mas, ao que tudo indica, o jogo foi equilibrado. E hoje não se sabe ao certo quem será eleito. Miguel Teixeira foi hábil ao escolher o vereador Márcio Neri como vice. Márcio é de uma tradicional e numerosa família da cidade.
A escolha de Márcio como vice de Miguel talvez tenha sido o fator decisivo  no equilíbrio da disputa em São Miguel do Gostoso.
Mas os dois candidatos precisam deixar mais claro quais são suas propostas para administrar a cidade. Sabe-se que os dois programas de governo, por exigência da Justiça Eleitoral, já foram feitos. Mas Miguel e Renato precisam dar visibilidade a suas propostas para que os eleitores façam suas escolhas.
Como tudo na vida, as eleições municipais, mesmo em cidades pequenas como São Miguel do Gostoso, eram ganhas com tapinhas nas costas, apertos de mãos, promessas vagas e favorecimentos (inclusive com dinheiro) a eleitores. Agora, o eleitor está mais esperto. O  candidato tem que ser ais transparente para conquistar a confiança – e o voto – do eleitor.
E ser mais transparente é dizer, de forma clara e objetiva, tudo o que cada candidato pretende fazer. No caso de São Miguel do Gostoso, a população quer saber principalmente sobre educação, saúde, limpeza e pavimentação urbana e turismo, que é mola propulsora do desenvolvimento do município.
Como órgão de comunicação da cidade, o noBalacobaco se coloca à disposição dos dois candidatos para divulgar seus programas de governo. Senhores candidatos (ou assessores): façam um resumo de suas propostas de governo e enviem  para este blog, que elas serão divulgadas. A população quer saber o que pensam os candidatos. E, a partir daí, fazer a escolha daquele que será melhor para governar o município.
Este blog aproveita para fazer um esclarecimento. Muitas mensagens têm sido enviadas ao noBalacobaco falando que Miguel está com “ficha suja”  e que, por isso, não pode se candidatar. Tudo isso porque o Tribunal de Contas rejeitou algumas das contas de sua gestão anterior. Mas a questão não é bem assim.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, para que um candidato torne-se inelegível, ou seja, não possa se candidatar, a Câmara Municipal dará a palavra final sobre a rejeição das contas de um candidato que foi prefeito. No caso de Miguel, a Câmara não o tornou inelegível. Então ele pode se candidatar.
O noBalacobaco vai acompanhar a campanha eleitoral de São Miguel do Gostoso. E fazer de tudo para que esta campanha seja transparente – o candidato tem que falar a verdade para o eleitor - e com conteúdo, ou seja, com propostas de governo que, eleito, o candidato possa por em prática.
Abaixo, links para você conhecer calendário e regras da eleição municipal. Este ano (veja abaixo), o eleitor tem à sua disposição um aplicativo de celular, conhecido por Pardal, pelo qual qual pode fazer denúncias sobre irregularidades na eleição. O TSE também disponibilizou o “Denuncie Online”, para denúncias.

35 comentários:

  1. No link abaixo, so site do TSE, é possivel ver as propostas de governo, e acompanhar os gastos dos cadidatos:

    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/divulgacao-de-candidaturas-e-contas-eleitorais

    ResponderExcluir
  2. Estou muito satisfeita com a candidatura de Miguel Teixeira porque é notório a aceitação dos moradores do municipio ,uma pessoa com experiencia administrativa e com o cuidado em fazer o melhor para nossa educação porque Miguel sabe que a educação é a base de tudo ,ele tem toda uma administração voltada para o educador e o educando bem diferente da gestão atual que não tem essa preocupação isso é bem claro quando deixam de pagar o piso salarial ao professor contratado e tambem a falta de respeito aos estudantes universitários e do IFRN que deixam de ir a aulas por falta de transportes por não pagarem o combustível isso tudo traz uma falta de compromisso com a educação local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo que o pagamento do piso é obrigação, mas pagar transporte para os universitários não é obrigação da prefeitura.

      Excluir
  3. Kd o plano de governo do 55? Só escuto zuada de fogos na ruas, e nada de propostas decestes.

    ResponderExcluir
  4. Até agora não entendi porque tantos fogos na cidade?? E réveillon. Emanoel fale um pouco do réveillon da classe A+A. Imagina que Gostoso!!

    ResponderExcluir
  5. A anônima acima se equivoca quando diz que o ex Prefeito Miguel Teixeira pode fazer o melhor pela educação do nosso Município, se ele foi prefeito por oito anos e não fez nada, deixando principalmente o salário dos Professores Efetivos defasados, pois sou Professora e na época o meu salário não chegava a dois salários mínimos, e agora na atual gestão chega a mais de 04 (quatro) salários mínimos é muita diferença, e ainda tem gente achando que ele fez alguma coisa pelo Professor, olha o piso salarial do Professor efetivo nós recebemos agora nessa atual gestão, pois na passada foi só negação, pois até a água natural nós Professores tínhamos que comprar, agora esse rapaz anda por aqui dizendo que vai melhorar tudo, já passou oito anos no poder e só fez muito foi perseguir muita gente, principalmente quem não votou nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro se passando por professor para denegrir Miguel. Faça essas contas direito!

      Excluir
  6. Só para constar a Sr.(a) a prefeita atual ela não é candidata mas é bem apoia nehum então deixe ela terminar o seu mandato em paz o que eu vejo e o pessoal do 22 falando asnera vamos falar a verdade para o povo que é mais bonito apesar que o Sr do 22 não vai ganhar essa eleição

    ResponderExcluir
  7. Como seria importante se algum plano de governo fosse cumprido em nosso país, mais nada disso nunca aconteceu e nunca irá acontecer, vejamos algumas das diretrizes que foram citadas pelo Ex Prefeito Miguel:
    Garantir a perfuração de poços tubulares, na sua gestão passada não perfurou poços.
    Realizar a manutenção das estradas que dão acesso aos Distritos, durante sua gestão as estradas eram péssimas só daria para andar a pé ou de jumento.
    Disponibilizar carroção para o transporte das embarcações locais, olha gente na sua gestão passada, o rebocador ficou abandonado todo o tempo pois ele nunca sequer usou para tal finalidade, rebocador adquirido pelo prefeito anterior a ele.
    Garantir e melhorar o acesso da população aos serviços da saúde, na sua
    Reivindicar o aumento do efetivo policial para o nosso Município, na sua gestão quando se tinha dois policiais já era muito.
    Valorizar os profissionais da Educação com análise e revisão do plano de cargos e salários, na sua gestão o salário do Professor ficou defasado por todo o seu tempo, todos os professores efetivos são testemunhas disso, no seu tempo o Professor ganhava dois salários mínimos, hoje chega a quatro salários mínimos.
    Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de saúde, na sua gestão faltava de tudo do médico aos medicamentos e findou deixando a obra do centro de saúde inacabada por mais de 70% setenta por cento.
    Investir na divulgação de São Miguel do Gostoso no Brasil e no exterior, consolidando-o como o 3º pólo turístico do RN, essa é brincadeira na sua gestão passada o Turismo foi totalmente esquecido, fala também em reformar a entrada da cidade, que mentira se ele deixou a obra da entrada da cidade inacabada.
    E assim todos nós somos testemunhas que sempre esses planos de governo de certos políticos servem mais para confundir a cabeça do eleitorado, porque na prática quase nada é feito, uma administração se faz com realizações e não com planos de governo que jamais será executado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse cidadão que escreveu foi querente em suas palavras concordo plenamente com que ele falou a mais pura verdade se alguém não concorda e pq esta querendo uma teta para "mamar"

      Excluir
  8. Chegou a hora da mudança, votar no ex Prefeito Miguel Teixeira é da continuidade de governar a uma família que vem governando há vinte anos o nosso Município, esses já passaram no poder e precisamos dá oportunidade de governar a outras pessoas também, pois quem representa a verdadeira mudança é Renato o nosso Futuro Prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em quanto são Miguel do gostoso sofre com falta de água,carros da saúde e educação sem combustível alunos nas ruas. Os secretários da prefeitura todos fazendo a Campanha de Renato de Doquinha. Que absurdo!

      Excluir
  9. Hoje em nosso país plano de governo é considerado uma farsa para o eleitor, porque ninguém cumpre mesmo, no papel é muito fácil querer iludir o eleitor dizendo que tem um plano de governo, agora cumprir com ele nunca foi visto em nosso país.

    ResponderExcluir
  10. Caraca nunca pensei de ver isso ,o candidato ao invés de ir pedir voto de cada em casa manda a mulher mas 4 pessoas tem medo de mostrar a cara a população ?como é que o povo quer votar em um cara que manda a mulher pra servir de escudo ? Pois é o candidato do 22 faz isso tem medo das pessoas faça mil favor

    ResponderExcluir
  11. E votar em Renato e reconduzir Azenate e família para dentro da prefeitura pois os mesmos eram fortes no governo de joão e no de Miguel e no de Fafa quem manda e Azenate, pois se vc for pedir uma coisa a Fafa ela sempre diz vou ver com Azenate, pergunte a qualquer secreario para ver se não é assim. e esse povo do 55 diz que gostoso vai mudar.

    ResponderExcluir
  12. Ao anônimo acima, procure tomar conhecimento dos fatos, olha se uma pessoa procura a prefeitura para resolver alguma coisa e a Prefeita manda procurar um funcionário dela é porque tem que ser assim mesmo, tudo hoje numa administração passa por um processo quando se trata de gasto com o dinheiro público, prá isso existe aquele determinado funcionário que é quem resolve, isso funciona assim não só aqui, mas no Brasil inteiro, portanto procure ou pesquise como tudo funciona.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na prefeitura só existe um funcionário é. Amigo acho quem precisa pesquisar é vc, pois a função dele(controlador) é verificar se os processos estão correto e não administrar a prefeitura.

      Excluir
  13. A verdade é que o ex Prefeito BN pensava que o grupo da atual Prefeita fosse apoiar ele, pois não aconteceu isso, pois agora nessa atual gestão náo existe perseguição, como todos nós sabemos ainda continuam trabalhando vários familiares e amigos do ex Prefeito Miguel Teixeira e ela não tirou ninguém, pois se fosse o contrário todos já estariam fora a muito tempo, e isso todo mundo aqui sabe.

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao inteligente anônimo acima, olha cada secretário tem sua pasta, mas tudo que passa pela Prefeitura tem que passar pelo controlador e pra isso tudo tem que ter o seu aval, não importa que despesas seja, mas a controladoria tem que tomar conhecimento de tudo, é assim que funciona, pois uma administração é feita por muitos cargos públicos e cada um com o seu limite de tomar as decisões, fique sabendo.

    ResponderExcluir
  15. PREFEITA FEZ UMA GRANDE BOBAGEM DEU O ONIBUS E ALUNOS TIVERAM QUE PAGAR COMBUSTÍVEL AGORA OS ALUNOS TEM A NOTA FISCAL OS ALUNOS VÃO AO PROMOTOR E A PREFEITA TERÁ QUE DISPONIBILIZAR A ONIBUS E DEVOLVER O DINHEIRO AO ALUNOS

    ResponderExcluir
  16. TERÇA FEIRA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS VÃO A PROMOTORIA EXIGIR O PROJETO DE LEI QUE ESTÁ ENGAVETADO NA GAVETA DA SENHORA FAFÁ PAR QUE ELA ASSINE POIS A LEI EXISTE E OS ALUNOS TEM ESSE DIREITO

    ResponderExcluir
  17. Gente promotor nenhum vai mandar um gesto pagar uma ordem de combustível porque os alunos foram quem pagaram, com certeza a justificativa do poder Público vai ser acatada pelo promotor, assim seria obrigatório em muitas cidades do nosso Estado gestores colocarem ônibus gratuitamente para fazer o transporte de alunos universitários, diferentemente da gestão passada do Ex-Prefeito Miguel, que nós Professores eram quem compravam a água mineral para o nosso consumo, afinal gente essa família já está no poder a vinte anos e agora com certeza chegou a hora do povo fazer essa mudança, elegendo uma outra pessoa para administrar o nosso Município.

    ResponderExcluir
  18. Engraçado gente é que tem pessoas que estão fazendo críticas pela falta do transporte dos universitários sem olhar para o seu próprio lado familiar que prestam serviço de locação a Prefeitura Municipal.

    ResponderExcluir
  19. Cara, a prefeita já está no final do mandato, ela está só recebendo...da onde que aprefeitura não tem duzentos reais pra abastecer um ônibus, tá de brincadeira Sr PREFEITA? Acho que porque a mesma não vai mais se eleger, está trabalhando do jeito que bem entende, seria certo isso?

    ResponderExcluir
  20. E o que isso tem a ver? Não entendi nada!

    ResponderExcluir
  21. Essa história de Miguel de novo chega, existe pessoas que já esqueceram como ele deixou o Município, totalmente abandonado, quem não lembra das obras inacabadas, saúde não funcionava, o lixo que tomou conta dos quatro cantos da nossa cidade, o INSS dos funcionários que ele deixou de pagar, e tantos outros funcionários que tinham praticamente uma ação ganha na justiça e logo o advogado dos funcionários disse que estava perdida, isso fui muito estranho, o que foi que realmente aconteceu?, Povo da mente fraca agora chegou a hora da mudança que é votar em Renato, uma só família no poder a vinte anos, vamos renovar.

    ResponderExcluir
  22. Essa renovação a cada dia se aproxima com Renato de Doquinha Prefeito do nosso Município, vamos fazer essa mudança elegendo um rapaz de família humilde e que conhece mais de que nunca as necessidades do povo do nosso Município, hoje todos nós sabemos que o nosso candidato Renato e uma pessoa presente e sempre será quando for Prefeito do nosso Município, diferentemente do ex Prefeito Miguel que prá dizer a verdade não conhece nem um quarto do eleitorado do nosso Município, e já foi Prefeito por oito anos e muitas vezes quando alguém o procurava na prefeitura seus funcionários diziam que ele tinha viajado a Brasília, sendo mentira pois o mesmo se encontrava em Natal fugindo e se escondendo do povo, depois que tirou o seu tempo de mandato fui embora de vez prá Natal novamente, agora esse rapaz deu as caras novamente e pregando tudo aquilo que ele não fez durante oito anos que passou na prefeitura, imagine gente que agora que irão acabar com a reeleição, como será, quem não lembra das perseguições e os maus atendimento dos seus secretários durante aquele período, hoje nós esperamos que esses mal feitores que passaram no comando do nosso Município e tenta chegar novamente o povo dêem o troco nas urnas, pois todos nós sabemos como ele deixou o nosso Município, totalmente abandonado, e quem não lembra disso, mas o povo está convicto que essa mudança se realizará depois de vinte anos em nosso Município só uma família a frente do poder Municipal.

    ResponderExcluir
  23. o povo tem uma besteira de falar que essa família governa a anos e vamos tirar. isso se chama invejara não vejo nem um problema nisso o problema é se administra bem a cidade seja uma família só ou não mudar de família não quer dizer que vai ser melhor ou pior na maioria das vezes as pessoas querem mesmo é novidade ai depois as expectativas não corresponde fica falando merda

    ResponderExcluir
  24. O anônimo que tá pedindo renovação, cuidado com esse desejo, pois por trás dele vem as mesmas pessoas da gestão atual, que deixar faltar combustível para condução dos alunos.

    ResponderExcluir
  25. É VERDADE SENHOR ANÔNIMO, PRECISAMOS MUDAR ESSA FORMA DE GOVERNAR O NOSSO MUNICÍPIO, E PRÁ ISSO E VOTAR EM OUTRAS PESSOAS QUE BUSCAM O MELHOR PRÁ TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
  26. Renato nós temos certeza que você irá manter o transporte com alunos universitários para Natal, Prefeita pelo menos tenha um diálogo com nós alunos, chegou a hora de nós eleger-mos outra pessoa e que não seja da sua família prefeita, vamos acabar com esse reinado que a 20 anos está no poder.

    ResponderExcluir
  27. no comício de MIGUEL ELE FALOU SOBRE TRAZER UMA AGENCIA DO BANCO DO BRASIL PARA GOSTOSO FOI TRANQUILO FALOU TAMBEM NO ENVESTIMENTO EM CURSINHO PREPARATÓRIOS PARA O ENEN E IFRN INFELIZMENTE TAMBEM COLOCOU NO SEU PLANO DE GOVERNO O TRASPORTE ESCOLAR QUE NÃO VAI FALTAR QUE NÃO PRECISAVA MAS DEVIDO A ISSO QUE ACONTECENDO ESTÁ NO PLANO DE GOVERNO DELE FALOU MUITO SOBRE TURISMO MUITO MESMO SOBRE APOIO AOS ESPORTES OS POSADEIROS FALOU SOBRE QUE NÃO QUERIA FOGOS NA FALA DELE A NÃO SER UMA QUANTIDADE BEM PEQUENA FALOU NO RESPEITO AOS IDOSOS E CRIANÇAS NÃO TENHO CANDIDATO A PREFEITO AINDA MAIS NO PALANQUE DE miguel ouvir propostas boas já nos videos que ouvir do outros era uma coisa vazia sem propostas ums relatos nada ver bom diaaa

    ResponderExcluir
  28. Os anônimos que pedem Renato na prefeitura fique sabendo que se Renato ganhar o mesmo grupo da atual gestão vai continuar na prefeitura

    ResponderExcluir
  29. No seu plano de governo consta diretrizes que faziam parte do seu plano de governo na sua gestão passada, é muito fácil fazer um jornal inteiro citando as diretrizes do seu plano de governo, ou subir no palanque e dizer mil coisas que pretende fazer, tudo isso são artes manhas de certos políticos para conquistar o voto do eleitorado, mas quando se trata das realizações é que nós observamos que quase nada é cumprido, e aqui em Gostoso não tem sido diferente, hoje se fala em atender os donos de barcos no transporte com o rebocador, olha na gestão do ex Prefeito Miguel o rebocador ficou abandonado todo tempo e quando os proprietários dos barcos precisavam do serviço tinham que pagar, pois o serviço era feito por tratores de particulares, citou em rever o plano de salários dos professores, olha gente em toda a sua gestão o salário do professor ficou estacionado, pois não cumpriu com o piso salarial, lembro que o professor não ganhava dois salários mínimos, hoje chega a a mais de quatro salários mínimos, no turismo ficou no abandono não fez nada, isso estou citando só três exemplos, e são tantas promessas não realizadas que se fosse citar todas daria para fazer um livro, e quem não lembra como ele deixou o Município, com o lixo nas ruas, obras inacabadas, sem segurança, na saúde nada funcionava, INSS dos funcionários à pagar, sem fazer a manutenção de praças e quadras isso porque foi construido na administração anterior a dele, agora vem novamente prometendo o céu é as estrelas a toda nossa população, pensando que o povo tem mente curta e que vai se eleger novamente, agora chegou a vez de todos nós gostossenses dá bobtroco a ele elegendo Renato de Doquinha o nosso futuro Prefeito.

    ResponderExcluir
  30. Você está totalmente enganado, Renato Prefeito vai fazer uma varredura na Prefeitura Municipal deixando só os funcionários efetivos, e depois continuar chamando onde for preciso, pelo menos é assim que deve ser feito, e com certeza uma coisa é certa logo de imediato ele demitirá esses contratados que trabalham e não estão com ele agora, principalmente os parentes e familiares do ex-Prefeito.

    ResponderExcluir