quarta-feira, 31 de agosto de 2016

31 de agosto entrará na história como o dia em que a democracia do Brasil sofreu terrível golpe de Estado



Por Emanuel Neri
O 31 de agosto de 2016 vai entrar para a História do Brasil como um dia triste para a democracia do nosso país.
Neste dia, por volta das 13h, o Senado votou pelo afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff, legitimamente eleita, em 2014, pelo voto de quase 55 milhões de brasileiros. O conservador Michel Temer (foto) é o novo presidente do Brasil.
Os 61 senadores que votaram pelo afastamento de Dilma – 20 votaram contra – sabem que deram um golpe de Estado. Não foi provado um único crime de responsabilidade contra a agora ex-presidenta. Inventaram uma tal “pedalada fiscal” que, mesmo sem ser comprovada, levou ao impeachment de Dilma.
Então, se não há crime de responsabilidade – Dilma não praticou nenhum delito contra a Nação – a palavra golpe é a única definição correta para esta manobra suja do Congresso. O golpe foi parlamentar, a exemplo do que já havia ocorrido há pouco tempo atrás no Paraguai. Triste América Latina.
Para a imprensa estrangeira e organismos internacionais que acompanharam os últimos acontecimentos do Brasil, houve, sim, um golpe de Estado. Quem está por trás do golpe? Partidos, PSDB à frente, reforçado mais recentemente pelo PMDB, que boicotam o governo Dilma desde que ela ganhou a eleição de 2014.
Para quem conhece o posicionamento deste blog, sabe que o noBalacobaco não poderia ficar omisso a este triste acontecimento da democracia brasileira. O Brasil democrático está de luto. Ganharam os conservadores senadores e deputados, em sua maioria corruptos e comprometidos com o atraso do país.
Nada menos que dois terços do Congresso, incluindo Câmara dos Deputados e Senado, respondem pelos mais diversos tipos de crimes, inclusive homicídios e desvio de dinheiro público. Que moral então têm estes parlamentares para afastar uma presidenta contra quem não se provou um único crime?
E o pior de tudo isso é que a principal vítima não é Dilma Rousseff. Quem mais vai sair perdendo contra esta rasteira na democracia brasileira é o povo. Podem aguardar para ver o que vem por ai. Conquistas trabalhistas e sociais que levaram anos para serem conquistadas vão ser rapidamente revogadas.
O governo do suspeito Michel Temer – que já foi citado no esquema Lava Jato como tendo se beneficiado de propinas – vai passar um rodo em tudo quanto foi avanço social dos últimos tempos. Tudo para agradar uma burguesia, entre as quais a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), que se beneficia do atraso do país.
E o serrote conservador de Michel Temer já começou a funcionar. No último final de semana, o governo anunciou o fim do programa de combate ao analfabetismo. É uma nódoa para qualquer Nação o fato de se evitar que analfabetos aprendam a ler e escrever – e, assim, tornem-se cidadãos.
E aguardem mais cortes nas conquistas sociais. O governo já anunciou que cortará parte do Bolsa Família, programa que dá de comer a famílias famintas do país, e ao Minha Casa Minha Vida, maior projeto de habitação popular já feito no Brasil. Todos estes programas foram criados nos governos Lula e Dilma.
Outros alvos também estão no foco de um dos governos mais retrógrados que este país está para conhecer nos últimos anos – talvez até mais insensível do que o período da cruel ditadura militar, que governou o país entre 1964 e 1985. A Previdência vai ser alterada, aumentando-se o prazo para aposentadorias.
A mesma navalha de Temer vai desfigurar a CLT, que garante direitos mínimos para os trabalhadores brasileiros. Criada em 1943, ou seja, há mais de 70 anos, a CLT corre o risco de não dar mais garantias mínimas ao trabalhador, como férias, décimo terceiro e horas extras. Quem vai ganhar com isso?
Outro alvo de Temer é o projeto de Transposição do Rio São Francisco, criado por Lula, para dar água a milhões de nordestinos que sofrem os terríveis efeitos da seca. Querem maior crueldade do que isso? Preparem-se porque vem aí uma nova Indústria da Seca – até água serve para ser trocada por votos.
Ah, sim, programas como Prouni, que levou milhares de estudantes pobres às universidades, principalmente negros, também vai ser em parte rifado. O mesmo vai ocorrer com o Fies. E o Ciências Sem Fronteiras, que levou estudantes brasileiros a universidades do exterior, vai ser igualmente limado.
Tem mais. O governo já anunciou que vai privatizar áreas da saúde e da educação. Pior. Quer entregar de mão beijada o Pré-Sal para a exploração de grandes petrolíferas estrangeiras – ou seja, o petróleo que sempre foi do Brasil (lembram-se do “Petróleo é Nosso?”) agora também será de países estrangeiros.
Assim será o governo de Temer que, oficialmente, começou às 16h desta quarta-feira, 31 de agosto de 2016, algumas horas após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff. Anotem: o governo Temer, apoiado por oportunistas e corruptos, vai mergulhar o país num abismo sem precedentes.
Triste do Brasil, que tem uma elite conservadora que não consegue conviver com um país com distribuição de renda e igualdade social na base de sua população predominantemente pobre. Para esta elite – se quiser, pode chamar de burguesia – quanto mais atraso, melhor para o seu domínio sobre a sociedade.
É quase um retorno do período escravocrata.
O norte-americano Gleen Greenwald, um dos maiores jornalistas do mundo, ganhador de todos os principais prêmios do jornalismo internacional, assim definiu o golpe que acabou de acontecer no Brasil. “A burguesia cansou de perder eleições. Então, em vez de continuar tentando, resolveu destruir a democracia”.
Nos links abaixo, uma série de textos para você entender melhor o que está por trás do golpe de 31 de agosto de 2016 que, seguramente, é um dos maiores retrocessos institucionais do Brasil desde o golpe militar de 1964.

29 comentários:

  1. Esse dia entrará para história como o dia em que o Brasil deixou de ser colônia da Venezuela! Viva a independência do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que houve golpe, começou no momento em que a presidente mentiu para os eleitores, ocultando a real situação do país. E mais, ela deveria ter ficado inelegível como previsto na Constituição. Impeachment está previsto na Constituição, lembra do caso Collor? Dos pedidos dos comunistas na época do FHC? Aceita que dói menos.

    ResponderExcluir
  3. Como registrado por Emanuel, o golpe é contra a democracia e as conquistas sociais e políticas dos últimos anos. Quem mais vai sofrer são os Brasis que por séculos permaneceram invisíveis ao estado Brasileiro. Não é pouca coisa um ministério sem negros e mulheres, ainda mais quando este governo, ainda interino, se apressa em fechar os espaços governamentais dedicados a atender a esta população.
    Parabenizo o blog pelo registro e tenham certeza que continuamos na luta por um Brasil menos desigual e sustentável.

    ResponderExcluir
  4. Agora é hora de devolver os cubanos para a vida medíocre em seu país de origem, e parar de alimentar a ditadura cubana com os impostos brasileiros

    ResponderExcluir
  5. Alguns senadores mudaram o seu voto e ela não ficou inelegível, mas com certeza isso vai rolar no supremo, viva a nossa democracia, fora esses golpistas que deixaram o nosso país no prejuízo.

    ResponderExcluir
  6. Esse dia 31 de agosto entra para a história como o dia que o Brasil se libertou das mentiras do PT e você Emanuel sabe muito bem disso mas é amiguinho de Fátima Bezerra que prometeu fazer uma creche modelo aqui em Gostoso e até agora nada kkkk só promessas e ainda teve o prazer de ser cidadã gostosense kkkk esse titulo era pra ser para quem arborizou a rua da creche com a consciência de uma cidadão o paulo Teixeira que vinha todo dia com um balde com água regar as árvores que ele plantou pensando na preservação do meio ambiente e em termos uma cidade que ar puro esse sim é um verdadeiro cidadão

    ResponderExcluir
  7. Muita gente chiando com a saída da Dilma! Principalmente aqui no nordeste. Deve ser porque realmente é mais fácil viver dos impostos dos outros do que ter que trabalhar .

    ResponderExcluir
  8. É GÓPI! kkkkkkkkk
    Chora ptzada, podem derramar suas lágrimas de crocodilo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por ter lembrado desse ilustre morador de são Miguel do gostoso. E que ele receba também os meus parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Vamos gente essa e a hora já que ele foi lembrado por alguém.vamos dar um OK! Quem também concordou que ele é um exemplo de cidadão.

    ResponderExcluir
  11. Peço desculpas antecipadas, mas sinceramente não tenho muita paciência com pessoas que, sem argumentos racionais próprios, repetem feito papagaios um discurso artificial de outras pessoas. Imagino logo uma situação caricata do sujeito, um leigo ignóbil. Mas respeito os "achismos" de cada um.
    Parece que estamos explicando o que esta ocorrendo a uma criança de 5 anos. Vamos lá.
    Primeiro, afastanda qualquer ideologia política, não há como negar que se tratou de um golpe. Forças políticas que se confrontaram, e uma perdeu.
    O fato é que o grupo (político e econômico) derrotado nas eleições procurou todos os meios e desculpas para depor a Presidente eleita. Desde o inicio do 2º mandato as forças políticas e econômicas contrarias aos partidos de esquerda, e à Presidente Dilma (refiro-me a ela como Presidente por não reconhecer legitimidade em que ocupa o poder atualmente), criaram factoides e manobras para desestabilizar o governo.
    Nada conseguindo, forçaram uma situação esdrúxula para poder depor a Presidência, e enfraquecer um partido que não conseguia derrubar nas urnas.
    Não houve nenhum crime cometido pela Presidente, seja comum ou de responsabilidade. E todos sabiam disso, inclusive vários senadores reconheceram que votaram pela deposição da Presidente por esta não ter mais base política (traduzindo: queriam ficar bem, paparicar o quem está no poder).
    O PMDB (a p... velha de sempre aproveitou a oportunidade: “para que vou ser leal, e continuando pedindo minha fatia do bolo, se posso ficar com o bolo todo?” E rápida e despudoradamente aderiu a onda de desestabilização, e conspirou para que tudo se consumasse (convenhamos, um Vice-Presidente minimamente honesto, ficaria ao menos neutro à situação. Mas isso seria esperar demais).
    O PT e o governo (inclusive o PMDB – sim, ele era governo) cometeram erros? Claro que sim! Mas isso se corrige nas urnas. Pra isso temos eleições periódicas.
    Agora, aparentemente consumado o estratagema, vamos ter ao menos honestidade intelectual para admitir os fatos, sem subterfúgios ou eufemismos; foi um golpe político (é esperado que os que têm que manter uma aparência pública inutilmente o negue). Forças políticas e econômicas se juntaram para depor a Presidente.
    Agora virão as consequências do golpe: Para o povo, com um projeto de governo que não foi aprovado pela sociedade; e para o país, que fica rachado internamente e perde a credibilidade internacional.
    Reitero o pedido de desculpas pela falta de paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você admite que é papagaio, essas estória de golpe já cansou.

      Excluir
  12. O que se ver agora é gente querendo culpar Michel Temer, os bancos estão para entrar em greve a culpa é dele, tudo agora a culpa é dele, gente vamos torcer para que ele faça uma boa administração, ruim estava com o governo do PT, que deixou o nosso país na maior crise do mundo, governo do PT pegou o beco prá nunca mais voltar.

    ResponderExcluir
  13. Vamos ter um governo sério e comprometido com o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  14. Gente revoltada deixem o cara trabalhar.

    ResponderExcluir
  15. Gente algo estranho passou uma pesquisa em nossa cidade e a pessoa que estava fazendo essa pesquisa fazendo diferentemente de outras que já tem passado por aqui, segundo moradores de nossa cidade o entrevistador procurava certos pontos de nossa cidade, como B por exemplo perguntou onde era a rua da delegacia e a rua do pescador, estranho esse fato.

    ResponderExcluir
  16. Ela saiu porque foi a pior presidente da história do país. Colocou o Brasil na pior crise econômica da sua história. Se fosse competente não teriam tirado ela.

    ResponderExcluir
  17. Se as pessoas pensassem como o ex Prefeito Miguel Teixeira deixou o nosso Município jamais votariam nele, foi péssimo na saúde, segurança, educação e turismo, sem falar na lixarada que ficou nas ruas da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  18. Se não votamos em Miguel vamos votar em quem hoje depois do comício o pessoal de Renato quase não deixava o pessoal dormir com as moto fazendo barulho

    ResponderExcluir
  19. Ontem depois do comício de Renato tava parecendo um rally em são Miguel era um barulho ninguém conseguiu dormir direito

    ResponderExcluir
  20. Esses fogos exagerado que o parttido do Renato de doquinha está assustando meu filho de 2 meses a cada foguetão que soltam ele toma um susto eu acho um absurdo esses fogos e digo que pra ganhar eleição não é preciso soltar fogos isso é muito pronvincial

    ResponderExcluir
  21. Estamos livres de virar a Venezuela. Adeus Dilma e PT nunca mais

    ResponderExcluir
  22. Ruim é votar em uma pessoa que passou pelo o poder e foi uma decepção, menos prá meia dúzia dele.

    ResponderExcluir
  23. Esse mesmo plano de governo dele agora é o mesmo das eleições passadas, nunca cumpriu praticamente com nada, e agora anda dizendo que vai fazer isso e aquilo, o povo merece mesmo é dá o troco a ele nas urnas, pois já vem se aproximando e dessa vez ele vai pegar o beco e passar mais uma temporada sem botar os pés em nossa cidade, pessoas do lado dele diziam por aí que ele não era ficha suja, e agora já dizem que a justiça tirou o nome dele, olha quem tem processo na justiça como ficha suja sempre vai continuar sendo, pois se não fosse não teria os processos de nº 006481/2006 e 010715/2007 julgados pelo Tribunal de Contas do Estado, antes disso ele dizia por anda andava que o seu primo e ex Prefeito João Wilson era ficha suja porque tinha processos na justiça, e agora o que ele tem a dizer ao eleitor pergunta-se?.

    ResponderExcluir
  24. Vou votar em um candidato que ainda não administrou o nosso Município, pelo menos vamos dá um voto de credibilidade aos novatos, agora votar em quem já foi Prefeito e não correspondeu é da um tiro no escuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anônimo está equivocado.
      Tiro no escuro é votar em um vaqueiro para administrar uma empresa, opa errei, cidade.

      Excluir
  25. O anónimo que ta falando que vai vota nunha pessoa que ainda não administrou nosso município esqueceu que ele já foi vereador e presidente da câmera dos vereador e sem falar que por trás dele vai a atual gestão desse jeito vai continuar do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  26. Ao anônimo acima, não queira descriminar o candidato Renato, pois ele tem o mesmo grau de estudo do Ex Prefeito Miguel, que foi prefeito e não correspondeu.

    ResponderExcluir
  27. Pelo menos Renato mora definitivamente em nossa cidade e conhece o nosso povo, diferentemente do ex Prefeito.

    ResponderExcluir