terça-feira, 5 de julho de 2016

Patrimônio natural de São Miguel do Gostoso, falésias do Tourinhos são destruídas por vândalos do volante



Por Emanuel Neri
O alerta é para salvar as falésias da praia do Tourinhos, o mais importante e bonito monumento natural de São Miguel do Gostoso. Uma destruição rápida está ocorrendo ali.
Está comprovado cientificamente que aquelas falésias são formadas por dunas petrificadas que foram se solidificando ali ao longo de mais de 2.500 anos. É sem dúvida um tesouro. Tourinhos é considerada uma das praia mais bonitas do Brasil – as falésias, à direita da praia, completam esta beleza.
Pois todo este belo santuário natural corre o risco de acabar. Diariamente, centenas de veículos – motos, quadriciclos, bugues e carros tracionados – sobem aquelas dunas, fazem manobras arriscadas lá em cima, e descem em grande velocidade (foto), carregando areia e destruindo toda a vegetação em volta.
Se não for tomada alguma providência rapidamente as dunas petrificadas do Tourinhos serão totalmente destruídas pela ação destes vândalos do volante.
Para evitar que este estrago continue, Prefeitura, AEGostoso e Ongs foram ao Tourinhos, nesta segunda-feira (4/7), verificar esta terrível destruição. Todos ficaram horrorizados com o acelerado processo de destruição daquele belíssimo patrimônio natural. A prefeita Fátima Dantas estava presente.
Para impedir que veículos continuem subindo a duna, decidiu-se que serão montados bloqueios de pedras – conhecidos por “gabiões”, também usados para barrar o avanço do mar em algumas praias. Serão colocadas ainda placas no acesso às falésias alertando para o crime que se está sendo cometendo  ali.
A Lei federal 9605 pune até mesmo com prisão pessoas que cometam crimes ambientais e destruam o patrimônio público. O Ministério Público e a polícia serão alertados para impedir aquele tipo de vandalismo. Os maiores ofensores das falésias do Tourinhos são condutores de motos e de quadriciclos.
No caso dos quadriciclos, há um agravante. Estes veículos, em sua grande maioria, são conduzidos por turistas que visitam São Miguel do Gostoso. Mas, neste caso, as locadoras de quadriciclos tem grande responsabilidade. Se houvesse uma orientação mais rígida, o turista não subiria aquela falésia.
Mas aparentemente os proprietários de quadriciclos fecham os olhos para este grave crime ambiental. Pelo jeito, estão mais interessados em faturar com o aluguel de seus veículos.  Por isso, Prefeitura e Aegostoso vão procurar estas locadoras para pedir que eles orientem seus clientes a não subirem a falésia.
No sábado passado, o proprietário de uma pousada de São Miguel do Gostoso gravou um vídeo com cenas estarrecedoras. Pelo menos 25 veículos, principalmente motos, faziam perigosas acrobacias sobre a falésia e desciam em velocidade, percorrendo em seguida longos trechos da praia do Tourinhos.
Este vídeo foi divulgado na internet – no Facebook e em grupos de whattsapp - e teve grande repercussão. Na segunda, quando ocorreu a visita às falésias, verificou-se que marco posto no topo da falésia pela Petrobrás, há quase 30 anos, já teve a areia reduzida em torno dele em mais de um metro.
Sinal de que, se não forem tomadas providências, as falésias com suas dunas petrificadas do Tourinhos vão desaparecer. 
Outro monumento da cidade que também sofre rápido processo de deterioração é a Ponta do Santo Cristo.  Também no último sábado, o fotógrafo Marcelo Miotti fotografou um verdadeiro rally sobre aquelas dunas. No meio das trilhas, havia muitos ninhos de tartarugas.
A Ponta do Santo Cristo é mais um monumento natural da cidade que pode desaparecer graças à ação de condutores irresponsáveis de veículos. Quem passa por ali já percebe que a duna que existia antes no local diminuiu muito de tamanho, enquanto o mar está avançando sobre aquele trecho de praia.

29 comentários:

  1. Ex Prefeito Miguel Teixeira está na lista dos inelegíveis do TCE em dois boletos processos um no ano de 2006 e o outro no ano de 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correções. A lista divulgada pelo TCE não significa inelegibilidade automatica. É uma lista dos gestores que tiveram alguma rejeição pelo TCE ou Câmaras, que é enviada corriqueiramente aos TRE's em épocas de eleição. QUEM DECIDIRÁ SE É CASO DE INELEGIBILIDADE OU NÃO É O TRE, quando do registro das candidaturas.

      Excluir
  2. Uai, moço... num vai publicar meus comentário não sô???
    Só pruquê citei os ficha suja do seu irmão e do seu primo?
    Faz uma matéria sobre o causo aí sô. Garanto que vai estourar a boca do balão de tanto acesso e comentário!

    ResponderExcluir
  3. povo besta essa lista ainda vai ser avaliada pelo TRE deixem de ser ignorantes o nome de Miguel está na lista mas ele nunca roubou dinheiro publico e nunca deixou de pagar ao funcionário sem receber como certos prefeitos fizeram o nome dele foi citado mas o erro não foi dele e sim de um secretário que por falta de experiencia usou o dinheiro para comprar comida para a saúde onde na verdade esse dinheiro era pra comprar material de limpeza ou seja :não houve roubo e sim uma troca de material na hora da compra mas isso não dar cadeia nem impede dele ser candidato bando de gente burra e ignorante

    ResponderExcluir
  4. era só o que faltava MMA aqui em Gostoso agora eu quero ver o índice de briga aumentar o povo já vive brigando por causa de besteira imagine agora que sabem lutar esse tal Jean devia inventar outra coisa pra o esporte local ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo o MMA não forma vândalos, se a pessoa briga não é por causa do esporte e sim pq essa pessoa já tem em seu DNA uma má índole. Acho que vc é uma pessoa muita leiga em relação ao nosso esporte. Por favor nos respeite pois somos profissionais no que fazemos.

      Excluir
    2. Rapaz acredito que vc seja uma pessoa totalmente leiga nesse esporte pois somos formadores de pessoas de caráter e na maioria das vezes tiramos pessoas das ruas e formamos cidadãos, então não nos julgue estamos só querendo o melhor pra cidade e pro nosso esporte

      Excluir
    3. Jean roberto ou jeanjitsu sou eu14 de julho de 2016 às 13:41

      Dentro de uma aula de MMA a disciplina é uma das exigências. "Ensinamos as técnicas e defesa, mas também acontecem momentos teóricos onde enfatizamos que estamos treinando um esporte e não fazendo uma aula para incentivar a violência e a agressão nas ruas"

      Excluir
  5. Acho difícil derrotarem Miguel Teixeira. Afinal com o apoio da Prefeita a candidatura de Renato de Doquinha, perdi a confiança em Renato definitivamente. Nao adianta trocar de vice. Afinal quem vai mandar vai ser j. Wilson e Azenate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que fafá vai apoiar Renato e azebre anônimo ae de cima, isso é calúnia.

      Excluir
    2. Rapaz? Calúnia não, eu não sei nem quem é o anónimo acima que postou isso, mais o que se sabe é que a prefeita mel do disse que entre Miguel e Renato é pra o pessoal votar em renato, se Vc não ver isso como apoio não sei o que seja mais. Isso palavras de gente contratada que ela disse isso

      Excluir
  6. muita violencia nesse esporte eu particularmente não gosto prefiro esportes aquáticos ou com bolas acho algo mais saudável vendo essas lutas me faz lembrar de uma Grécia antiga onde tudo começou eu vejo o MMA e jiu jits algo que violenta seu corpo deixa marcas que muitas vezes nunca vão sarar eu jamais faria um esporte desses

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente a pessoa querer comparar a atual administração com a administração passada não dá para entender, deixou vejamos: a administração passada deixou obras inacabadas por mais de 80% para fazer todo mundo quais foram não é preciso nem dizer, o lixo tomou conta das ruas da nossa cidade pois só tinha um trator que fazia a coleta do lixo, na saúde faltava dos médicos aos medicamentos, na segurança quando tinha dois soldados na cidade era uma novidade, deixou de pagar o INSS dos funcionários causando um enorme prejuízo a atual administração, hoje na atual administração tudo voltou a funcionar muito bem, primeiramente fez as obras que o ex-Prefeito deixou inacabadas, na limpeza funciona pois existe vários carros fazendo a colete do lixo, hoje temos melhores atendimentos no centro de saúde pois não falta médicos, conseguiu comprar vários carros para atender a saúde, na segurança o efetivo policial tem vários policiais e viaturas, como também conseguiu várias máquinas para o nosso Município como: retroescavadeira, caçamba e tratores, conseguiu ônibus para Educação, por isso é que o ex-Prefeito Miguel Teixeira anda revoltado, como todo mundo sabe ele e sua turma foram sempre quem fizeram oposição a atual administração, e hoje ele quer se promover ao cargo de Prefeito Novamente, mas fique sabendo Miguel que se a atual Prefeita quisesse ser candidata novamente seria e tinha como pedir o voto do nosso eleitorado novamente, mas como ela não quis ser candidata novamente deixou o seu grupo bem a vontade para todos escolhessem quem quisesse que fosse, e isso aconteceu por unanimidade e todos querem eleger uma nova pessoa para governar esse Município, que é Renato de Doquinha, um rapaz simples e que com certeza fará também um grande trabalho a frente do poder Municipal do nosso Município, por isso andam inventado de tudo que Renato não vai governa, procurem o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o anónimo acima esqueceu de comentar o chute que Renato já deu no pmdb e que o pmdb teve que ir se humilhar novamente nos pés dele pra ter pelo menos algum lugar pra lançar seus vereadores já que Miguel não aceitou o grupo de volta ai agora tem que aceitar conforme Renato tocar a musica quem diria que na politica de nossa cidade o pmdb fosse chegar a esse nivel hj

      Excluir
    2. Querido anônimo dê uma olhada no portal da transparência pra poder falar nessas tais obras que você diz que a atual gestão realizou. É triste ver pessoas como você, eis no mínimo UM que faz parte do grupo e come no mesmo prato dos que defendem.

      Excluir
  8. Que Miguel não aceitou o grupo de volta, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa, assim que o PMDB aliou-se a Renato, um Vereador do lado do Ex-Prefeito Miguel tirou foto do grupo reunido e foi mostrar de porta em porta nas casas do podo do nosso Município, pois muito bem só que agora nós estamos felizes ao lado de Renato que será o nosso próximo prefeito, pois se o PMDB fez uma coisa certa na política do nosso Município foi ficar contra o ex-Prefeito Miguel Teixeira, que quando foi prefeito só fez muito foi perseguir os funcionários e o povo em geral que não votarem nele, pois é gente agora estamos dando o troco a ele, se ele diz que não precisa do grupo como anda procurando e mandando pessoas conversarem com pessoas do nosso grupo que estamos apoiando Renato, pois é galera agora quem vai tocar a música é mesmo Renato e com todo o apoio do PMDB e demais partidos, ele tocando e nós dançando comemorando a grande vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá bastante equivocado(a) dizer que o PMDB não procurou o Ex Prefeito, (Muitos Risos) quem o procurou foi o esposo da atual prefeita e quem não quis o apoio deles foi Miguel. Acho que quem tá lhe passando as informações está contando pela metade. Inclusive até Renato procurou Miguel pra uma possível união, mas ele também não quis. Só digo uma coisa, aguardem as surpresas que ainda estão por vir, Renato só vai decidir quem será seu vice horas antes da convenção. Pena que os cegos não estão enxergando o jogo político de nosso Município. Veremos!

      Excluir
  9. E a Vitória vai ser certa se Deus quiser . o Sr.miguel fala que fez uma boa administração fez uma porcaria até deixar o pessoal da entrada da cidade comendo poeira com aquela porcaria que ele tentou fazer na entrada da cidade. Ele vai entar na disputa pra perder e vai perder frio que vai se mudar da cidade aliás ele nunca morou aqui em São Miguel do gostoso agora é nos e depois de nós e nos de novo olhe que não gosto de política mas agora vai

    ResponderExcluir
  10. Dizer que o Ex-Prefeito João Wilson procurou o ex-Prefeito Miguel para se aliar a ele é brincadeira, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, jamais, e se ainda tivesse acontecido esse absurdo depois do que o Ex-Prefeito fala deles ele iria sozinho, pois o grupo somos nós vereadores, lideranças e o povo que nos acompanha, o desespero já começou por parte do grupo do ex-Prefeito, agora é PSD,PMDB, DEM e outros partidos, aliás agora somos nós. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Fafá você é uma pessoa compreensiva, afinal você não quis ser candidata novamente, mas nem por isso pensou em apoiar o ex-Prefeito que faz parte de sua família, deixando todo o seu grupo a vontade para apoiar quem bem quisesse, afinal isso só demostra a sua tranquilidade e generosidade de outras pessoas de outra família também poderem governar o nosso Município, parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Ao senhor vanilsom Barbosa, que criticou a foto de Azenate, Renato e o Governador, dizendo que faltava só a Prefeita, olha ela o nosso grupo não deveria mesmo era está ão lado do ex Prefeito, que anda por aí agora revoltado porque dizia não querer o apoio dela mas sim do povo do grupo dela, pois bem o rapazinho se enganou, o nosso grupo é unido e todos juntos iremos festejar a vitória de Renato, pois toda revolta do ex Prefeito é porque deixou o nosso Município abandonado, e hoje graças a atual administração tudo mudou para melhor, o povo é testemunha disso, comparem o passado com o presente de agora que são Miguel modou e hoje tudo funciona melhor, e ao paraz revoltado diga a ele que junte as malas e volte para São Gonçalo, e só volte aqui para veraneio como é de seu costume kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel Teixeira revoltado? Hãm? Tá louco(a)? Poupe as pessoas de comentários idiotas e mentirosos. Tá ganhando quanto ou te prometeram o que pra falar bem dessa gestão e de Renato?

      Excluir
  13. Dessa vez já era Miguel, é melhor arummar as malas de vez e ficar em são Gonçalo, pois a rapadura agora é muito dura e nem todos conseguem quebrar.

    ResponderExcluir
  14. Verdade agora a rapadura tá muito dura faz as malas miguel não gaste dinheiro que você vai perder feio

    ResponderExcluir
  15. Quanta bobagens a mesma pessoa fazendo comentários sobre Renato de Doquinha e um ídolo mesmo faz me rir.e família 👪 então nem se fala so tem autarquia e se falando nos apoio ai e que desanda de vez mesmo.a já tinha esquecido o vice Azenate pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teria vice melhor a propósito vamos pra frente e vocês vão ver quem vence

      Excluir
  16. Olha ele ai comentando denovo! Vai vencer sim. Com o seu voto e o de meia dúzia que não sabem viver sem o poder. Podem esperar. Vai ser todos saindo junto dessa vez podem se uniram pois ninguém aguenta mais vocês.

    ResponderExcluir
  17. O ex-Prefeito mandou-se para São Gonçalo e já faz uns quinze dias que não dá as caras em nosso Município, parece que a divulgação do nome dele na listagem dos políticos inelegíveis o fez fugir e já dizem por aí que ele não é mais candidato a Prefeito.

    ResponderExcluir
  18. Uma vergonha desse tamanho e Porque ele é honesto kkkkkk piada sem gosto bando de sang suga querendo voltar ônibu já mais outra coisa ele não mora aqui como é que ele estaria na cidade

    ResponderExcluir