domingo, 19 de junho de 2016

Vaquejada com som alto incomoda moradores. Para polícia, acidente fatal pode ser por excesso de bebida



Por Emanuel Neri
Foi um tipo de “festa de arromba”, com horário para começar e sem hora para terminar. E com um agravante. A tal “festa de arromba” usou barulho excessivamente alto por toda a noite, horas e horas, e os excessos alclicos de um frequentador da festa, segundo a polícia, podem ter causado um grave acidente de carro na cidade, com a morte de um jovem.
Foi isso o que ocorreu na sequência da vaquejada, realizada em São Miguel do Gostoso, na noite de sábado e manhã deste domingo (19/6).  O som, durante toda a noite e manhã do domingo, foi altíssimo, incomodando moradores de São Miguel do Gostoso. Em alguns momentos, o barulho era insuportável.
O barulho excessivo da vaquejada incomodou principalmente moradores das ruas centrais da cidade e do bairro do Maceió. A rua dos Dourados, uma das principais vias da cidade, principalmente para casas próximas do local do evento, foi uma das mais prejudicadas. O som alto incomodou mesmo a quem mora na praia do Maceió.  
E ao que tudo indica a vaquejada não tinha alvará da Prefeitura para poder funcionar. Este blog consultou um secretário municipal, mas ele desconhecia qualquer pedido de alvará de funcionamento para o evento. A vaquejada é realizada no chamado Pátio Teixeira, de propriedade da família Teixeira.
A vaquejada foi um evento grande, com a participação de muitos vaqueiros da região. Houve ainda festa com som alto, durante toda a noite. O local em que esta vaquejada é realizada já foi mais isolado da cidade. Mas com o crescimento urbano, este pátio de vaquejada, no final da rua dos Dourados, ficou dentro da cidade.
Segundo a polícia, um frequentador da vaquejada, realizada na noite de sábado, acabou por provocar um grave acidente, com a morte de um jovem. Segundo a polícia, o motorista estava na vaquejada e, ao dirigir o veículo, estava supostamente embriagado. O motorista fugiu, mas a polícia já tem seu nome.
Mas isso não significa que os responsáveis pela vaquejada têm responsabilidade pelo acidente. O que a polícia diz é que o motorista do veículo acidentado estava na vaquejada, onde provavelmente bebeu, e que, ao dirigir supostamente embriagado e em velocidade,  acabou por provocar o acidente.
O jovem que morreu chama-se Gleison Silva.  Na hora do acidente, ele estava na carroceria da caminhonete, tipo Strada, que capotou, já pela manhã, em uma estrada de terra próxima a São Miguel do Gostoso. Para a polícia, provavelmente o motorista trafegava em alta velocidade, além da suspeita de estar embriagado.  
Este tipo de vaquejada, uma tradição ainda muito comum no Nordeste, é um evento violento por natureza. A vaquejada maltrata os animais – tanto os cavalos como os bois, que são arrastados por vaqueiros e derrubados. Muitos destes bois quebram pernas e tem outras fraturas. Alguns morrem ou são sacrificados.
Mesmo respeitando-se as tradições, é importante dizer que vaquejada é um evento violento, que deve ser combatido. Em várias partes do país, depois de iniciativas de ambientalistas e de entidades protetoras de animais, as vaquejadas (foto acima) foram proibidas. Mas infelizmente ainda existem em outros locais.
São Miguel do Gostoso é uma das cidades em que as violentas vaquejadas continuam a existir. E comum o maltrato aos animais. Os cavalos levam chibatadas e são furados por esporas, para correrem mais rápido. Os bois sofrem mais. Às vezes o rabo do boi é quebrado, tamanha a força do vaqueiro para derrubar o animal.
Além disso, há outro tipo de riscos em ambientes de vaquejada. Muitos dos vaqueiros correm embriagados para derrubar os bois. E isso pode provocar acidentes fatais. É muito comum haver bebedeira em ambientes de vaquejadas. Perguntem a um vaqueiro desse se ele corre atrás do boi sem ter ingerido algum tipo de bebida alcoólica.
Além dos vaqueiros, muita gente que frequenta vaquejadas costuma beber. E aparentemente foi isso que aconteceu, segundo a polícia, com o responsável pelo acidente fatal. A polícia informou que o motorista da caminhonete vai responder criminalmente pela morte . Se for menor, os pais serão responsabilizados.
Então são dois tipos de sérios problemas causados por esta vaquejada realizada em São Miguel do Gostoso. Primeiro, o som excessivamente alto, causando problemas a moradores da cidade. O segundo é o excesso de bebida alcoólica que pode levar um motorista a provocar acidente com morte, como o que ocorreu.
Este blog se coloca à disposição de seus leitores para abrir uma nova frente de debate sobre vaquejadas em São Miguel do Gostoso. Diga o que você acha sobre este tipo de evento que, além de maltratar animais, pode também provocar, indiretamente, acidentes como o que provocou a lamentável morte de um jovem.

25 comentários:

  1. Gente se falam muito em som alto em nossa cidade, mas o som dessa vaquejada foi extremamente pertubador aos nossos moradores, olha que moro aqui na avenida dos arrecifes em escutava tudo bem alto, isso começou no sábado e só terminou no domingo já próximo do meio dia, e mais aquela coisa chata parecia um narrador, só sei que incomodou o sono de muita gente, imagine quem mora nas proximidades do local da vaquejada com certeza passou a noite sem poder dormir, mais uma vez isso aconteceu e acho que nossas autoridades devem tomar as devidas providências e combater o abuso de som alto em nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e danado mesmo,quando se faz festa,que beneficia as pousadas de gostoso,ninguem fala nada..pq as pousadas so pensam no financeiro dela,emanuel neri..ta bom de vc se mudar de gostoso....pq vc quer mandar em tudo..aqui em gostoso..

      Excluir
  2. E vejam que essa vaquejada vem funcionando irregular desde anos anteriores, mais um motivo justo para que sejam tomadas as providências, além do som muito alto que prejudicou o sono dos nosso moradores, não sou contra que exista esse tipo de evento em nossa cidade, mas desde já que cumpram com suas obrigações, pois sabemos muito bem que para se executar esse tipo de festa em nossa cidade é preciso procurar o poder Público de nossa cidade para poder funcionar corretamente, agora fazer certos tipos de eventos só para se beneficiar
    e não cumprir com certas determinações exigidas é um erro de quem organiza.

    ResponderExcluir
  3. Espero que esse ano os candidatos tenham mais Bom senso com relação aos marketing das campanhas eleitorais. Até porque o povo não é surdo e nem besta.

    ResponderExcluir
  4. Sem querer criticar, vou fazer umas simples perguntas. A policia de serviço na cidade não ouviu a musica? Agiu? Vistoriou o local com o pedido de documentos a autorizar a festa?
    A Prefeitura reuniu com a Polícia hoje perguntando e pedido medidas?
    É sempre o mesmo blá blá depois, e a musica continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ter festa ,e vaqueijada mesmo..quem naõ quiser ouvir,so alto q se mude da cidade..ou va se hospedar na pousada de emanuel neri..kk

      Excluir
    2. Vc é triste mesmo. Quem falou em proibir a vaquejada?
      Falo do som alto que ultrapassa e muito o que a lei federal permite. Entendeu?
      Ia responder mais mas, era confusão a mais para vc entender. Passar bem e é vaquejada e não vaquei
      jada

      Excluir
  5. Esse som da vaquejada foi ouvido ate em São José ,muito chato e sobretudo sabendo que animais estão sendo maltratados e mortos.Já é hora da cidade se levantar e defender o seu direito de não ser perturbado,
    Aló Prefeitura ,Ministério Público ,precisamos de socorro!!!!!!!!.
    Enquanto esses irresponsáveis não forem punidos continuaremos com essa maldade e falta de respeito.Só se leva a sério quando dói no bolso.

    ResponderExcluir
  6. É preciso proibir esse tipo de som alto em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. O som realmente estava muito alto mas eu acredito que faltou bom senso da organização em baixar esse som ,mas vejo que o senhor Emanuel está querendo mudar a cultura de um povo porque toda festa que se tem aqui dos nativos ele fica reclamando ,eu vejo que quando ele tiver 70 anos ninguem vai aguentar o abuso desse homem que pra mim já é um chato e abusado vem lá de Sao Paulo só encher o saco do povo de Gostoso aqui agente não pode fazer nada porque ele sempre está reclamando olha você quer sossego vá lá pra o espaço leve sua pousada junto e fique por lá porque o povo de Gostoso já está de saco cheio de tanta reclamação sua .volte pra Sao Paulo e vá viver por lá

    ResponderExcluir
  8. Acho engraçados esses comentários do Sr. Emanoel, pois não vejo os mesmos comentários quando as festas privilegiam os seus parceiros comerciantes, ai quando a festa é do povão ele sempre reclama no seu blog, por falar em blog esse seu é a serviço do povo ou só do seu grupo. Ha vaquejada é um bem nordestino que temos que preservar, mas o senhor só é bom de pedir preservação nas coisas dos outros, no pessoal do seu grupo não vejo isso. Sebar faz festa toda semana e esta invadindo a praia, alguns outros colegas seus ja fecharam quase toda a nossa lagoa que margeava todas as nossa praias incluindo o senhor e ai o senhor diz oque? Nada a declarar.

    ResponderExcluir
  9. Ignorando os comentários que pouco ou nada acrescentam, a situação não é tão simplória. De um lado não podemos simplesmente proibir as vaquejadas. Elas são um patrimônio e expressão cultural do povo nordestino, e como tal deve ser valorizada a tradição que remonta a tradição dos vaqueiros do sertão brasileiro.
    Contudo, não podem ser realizadas da forma como ocorreu no último fim de semana. Aquilo foi um absurdo. Um desrespeito e irresponsabilidade dos realizadores, e omissão pela falta de fiscalização. As vaquejadas, assim como qualquer evento privado (religioso ou festivo) devem ter as normas de sua realização regulamentadas por Lei Municipal, fixando normas de segurança (capacidade/limite de público, estrutura física, segurança privada, controle de entrada de menores, etc.), de saúde (volume/decibéis do som, condições sanitárias, condições de saúde e acondicionamento de animais, etc.) e outras questões como limite de horário.
    Ao invés de proibir, deve-se regulamentar e fiscalizar a realização de eventos privados no Município, para que não se repita absurdos como o do último fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Não vai dizer nada. Vai continuar desfrutando daquilo que o capitalismo proporciona: comida boa, vinhos, viagens. E com essa conversinha de comunista . O famoso esquerda caviar!!!

    ResponderExcluir
  11. isso mesmo o esquerda caviar só pensa em favorecer o lado dos hóspedes é assim que ele vive aqui ,porem saiba que ;o povo já está de saco cheio de suas reclamaçoes se você está se incomodando com o barulho vá pra marte que lá não tem barulho voc~e está querendo mudar o costume de um povo?meu amigo você nunca vai consegui

    ResponderExcluir
  12. é facil atacar o Sr Emanoel(que é da terra e tem a sua família aqui) que defende os costumes civilizados de cualquer cidade decente .ja está parecendo 'republica de São Miguel do Gostoso',será que só aqui tem que imperar a desordem e o som alto,por que?.
    Vamos acabar com esse sacrifício dos animais sim,e vão se divertir de outra forma.
    Duvido que essa gente que tanto reclama dos 'de fora'nunca se beneficiou com o dinheiro das terras que vendeu a eles,que atire a primeira pedra quem não tem um tio ,irmão ou pai que vendeu uma terrinha aos de fora e ficou bem feliz com esse dinheiro e agora reclamam que deram de 'bandeja'a cidade para eles.Agora é tarde e eles vão fazer as novas leis que são válidas no pais inteiro pois são os que pagam os impostos sem reclamar e fazem a economia se mover na cidade.

    Vão achar alguma coisa para fazer,estudar,se informar do mundo ao invés de reclamar das pessoas que trazem coisas boas para a cidade e colocam a cidade no topo das preferencias de destino no Brasil atualmente,apesar de todas as suas mazelas

    ResponderExcluir
  13. Querem ver piada maior. Anda circulando alguns carros com o adesivo com os dizeres. Gostoso quer mudança agora é nos. Como assim mudança? E quem é nos?

    ResponderExcluir
  14. Vejam os carros e quem são os donos. Simples assim. Uma piada 😆 mesmo! A quem eles querem enganar? A população?

    ResponderExcluir
  15. O som alto continua sendo um problema seríssimo em São Miguel do Gostoso. Se não forem tomadas providências imediatas, isso poderá prejudicar enormemente o turismo da cidade. Na noite desta sexta-feira (24/6), houve um problema com um paredão de som na praia da Xepa, mas felizmente a polícia conseguiu controlar a situação. Depois de encerrada a festa junina da Xepa, organizada pela Prefeitura, já quase 1h da manhã, um paredão de som começou sua festa particular, com som altíssimo. O veículo - uma caminhonete, com enormes caixas de som na carroceria - estava estacionado ao lado do restaurante Jardim do Seridó, que estava fechado. O som era altíssimo e pessoas dançavam, ao lado do paredão, quase todas bebendo.O som era altíssimo e incomodava moradores que residem nas imediações da praia da Xepa. É importante deixar claro que este som abusivo não foi gerado pela festa junina da Xepa. Várias quadrilhas se apresentaram, numa festa tradicional e bonita, sem causar problemas aos moradores. Mas o som do paredão, que começou depois de encerrada a festa junina, era tão alto o som, que até moradores do bairro do Maceió - principalmente os que moram próximo à orla marítima. Alertado por moradores, a polícia foi ao local e mandou que o paredão de som fosse desligado. Já eram quase 2h da manhã e só assim os moradores da cidade conseguiram dormir em paz, sem ser incomodados por irresponsáveis que acham que podem ligar seus paredões de som, incomodando toda a população. Já há muitas reclamações de turistas que vêm à cidade, para desfrutar de sua tranquilidade, e vão embora revoltados devido ao excesso de barulho na cidade. Uma destas reclamações de turistas chegou à AEGostoso, a associação de empreendedores de São Miguel do Gostoso. Um turista, que já tinha vindo várias vezes à cidade, foi embora revoltado com o desrespeito com a questão do som abusivo. As autoridades e os responsáveis pelo turismo de São Miguel do Gostoso precisam tomar imediatas medidas para evitar este tipo de abuso com som alto. Se não houver providências, o turismo local vai sofrer um grande baque - ou seja, o nosso turismo, que traz renda para e emprega muita gente na cidade, pode caminhar rapidamente para o seu fim. O que será lamentável para São Miguel do Gostoso. O noBalacobaco vai voltar a este tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE PREOCUPA NÃO. SEU PREFEITO RENATO VAI RESOLVER ISSO DAÍ

      Excluir
  16. Desculpa que o tema abordado não ser esse, mas a nossa política local anda cheia de muitos boatos e inverdades, o certo é que por aqui agora certas alianças já começam a serem construídas no quadro local do nosso Município, existe alianças que está causando medo a alguns candidatos, como por exemplo o PMDB e outros partidos apóiam Renato para Prefeito, e isso fez com que o Ex-Prefeito e alguns seus aliados não se conformem com essa aliança, pois os mesmos andam atirando para todos os lados por motivo da aliança ao candidato Renato, pois sabem muito bem que o candidato Renato se torna muito forte com essa forte aliança, por outro lado existe pessoas ligadas ao Candidato Renato que querem que o mesmo não aceite essa aliança, acho sinceramente que certos candidatos não devem mesmo dá ouvidos a certos eleitores porque não gostam de tal pessoa que se diz votar em seu candidato, pois política se faz somando e não diminuindo, um candidato não pode rejeitar uma aliança formada por vários candidatos a vereadores e lideranças políticas, pois por certos motivos que muitas vezes se perde uma política que se tem por praticamente definida, política se faz com grupo e união aceitando as indiferenças de todos.

    ResponderExcluir
  17. verdade o que o anonimo acima diz, como se pode ganhar uma eleição se não JUNTAR votos, alianças, essa aliança de renato com o pmdb vem ajustando o ex prefeito, que anda inventando mentiras para tirar a atenção dos eleitores, renato vai ser prefeito, melhor se conforma, e sobre as alianças, cabe a renato saber administrar a cidade, o ex prefeito miguel chega 3 meses antes da eleição e quer ficar inventando historias e inverdades.... kkkkkkk.... o povo nao vai cair nas suas conversas.... ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A QUEM E MESMO QUE VC QUER ENGANAR. OS MESMOS DE SEMPRE QUEREM SE ARTICULAR ,E AINDA PIOR SE PASSAR POR NOVO. EM QUE VAI MUDAR COM ESSE GRUPO QUE JUNTA-SE A RENATO . COBRA ENGOLINDO COBRA ,MUITO CUIDADO. EU REPUDIO TUDO ISSO

      Excluir
  18. muito bem ! qual foi o cargo que ele (Renato de Doquinha ) lhe prometeu mesmo? por que ja estão todos preenchidos por estas pessoas que vc diz que vieram para somar , mas que na verdade não querem e sair do poder. isso e uma piada ou melhor UM GOLPE!

    ResponderExcluir
  19. É isso mesmo que Renato não vá na onda de meia dúzia de seus eleitores que ficam falando bobagens não querendo um grande apoio desse, com vários candidatos a vereadores e lideranças políticas, gente caiam na real quando a pessoa se elege quem manda é ela e pronto, agora ruim é se um apoio desse passe para se juntar ao ex-Prefeito aí o caldo engrossa e o que está praticamente ganho dificilmente se elegerá, isso só acontece aqui em Gostoso, porque infelizmente pessoas que se dizem políticos não entendem de política.

    ResponderExcluir
  20. O grupo do ex Prefeito anda jogando pra todos os lados, agora que vê a chance do ex Prefeito ficar cada vez menor de ganhar as eleições, tudo isso porque o PMDB e outros partidos apoiarão Renato para Prefeito, o certo é que o PMDB e outros partidos querem ficar com Renato para tirar todas as chances do ex Prefeito, pois com certeza quem decidirá as próximas eleições do nosso Município será quem ficar com esse grande apoio que hoje conta com vários vereadores e lideranças políticas, só cabe o candidato Renato fechar e partir para vitória, como também se reunir com certas pessoas do seu grupo e pedir para não atrapalhar a sua candidatura, pois como sabemos o feitiço muitas vezes vira contra o feiticeiro.

    ResponderExcluir