quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ministério Público e polícia adotam medidas para acabar com abuso de som em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
E o abuso de som em São Miguel do Gostoso está com os dias contados.
Por determinação do Ministério Público, a Polícia Militar de São Miguel do Gostoso fez um mapeamento de todos os focos geradores de poluição sonora, que é tipificada como crime de perturbação do sossego alheio.
O tenente responsável pela PM de São Miguel do Gostoso, Marcos Inácio, identificou três focos de poluição sonora na cidade.
1)Bares e casas noturnas.
2)Motos que adulteram canos de escape.
3)Paredões de som e carros de propaganda (foto acima).
O mapeamento da poluição sonora na cidade foi entregue na última quarta-feira (8/6) ao Ministério Público da Comarca de Touros, que responde também por São Miguel do Gostoso. A solicitação foi feita ao tenente Inácio pelo promotor Marcos Adair Nunes. Pedido idêntico foi encaminhado à Prefeitura local.
A partir de agora, o Ministério Público vai regular a situação do abuso de som em São Miguel do Gostoso e em outros municípios subordinados à Comarca de Touros. Vários bares e casas noturnas da cidade foram incluídos no mapeamento, entre elas a Arena Gostoso, o Panela de Barro, o Bar da Carla, entre outros.
Segundo o tenente Inácio, mesmo antes do pronunciamento do Ministério Público, a polícia local já estava tomando providências contra abusos de som na cidade. Inicialmente, a polícia pedia para baixar o som. Se não houvesse atendimento a esta ordem, o veículo ou caixas de som eram apreendidos.
No caso de motos com canos adulterados, que provocam ruídos de motor altíssimo, o veículo é aprendido e só é liberado depois que o proprietário substitui o cano alterado. Outro grande problema, segundo o tenente Inácio, é o barulho causado por paredões de som e carros de propaganda.
Na última apresentação do show da banda Grafite, na Arena Gostoso, no início de maio, paredões de som abusaram do barulho alto na cidade. Alertada pela população, a polícia tomou providências imediatas, advertindo os proprietários dos paredões para baixarem o som, sob o risco de terem o veículo apreendido.
Outro grande problema na cidade é o barulho provocado pelos carros de propaganda. Cada vez mais potentes, estes veículos não respeitam horários  para fazer seus anúncios comerciais. Muitas vezes a movimentação destes carros de propaganda começa antes das 7h da manhã. À noite, ocorre a mesma coisa. O barulho destes carros vai até muito tarde.
Os maiores focos de barulho provocado por carros de propaganda são de supermercados locais e lojas de móveis, inclusive estabelecimentos comerciais da cidade de Touros.
Com a chegada do período eleitoral, este problema de abuso de som com carro de propaganda tende a piorar. Candidatos a prefeito vereadores não respeitam o sossego dos moradores e trafegam com seus carros de propaganda a qualquer hora do dia ou da noite. É um grande problema para a cidade.
É inadmissível que um candidato a prefeito ou vereador, que quer ganhar a simpatia do eleitor, abuso do som alto. É importante que haja limites de horário para este tipo de propaganda – como também a propaganda comercial – para que o som deste tipo de veículos de comunicação (propaganda)  não prejudique  a população.
A decisão do Ministério Público chega em boa hora. São muitas as reclamações de moradores de São Miguel do Gostoso contra o abuso do som alto. A Prefeitura ou a Câmara Municipal já deveriam ter tomado providências, em especial regulamentando horários para o uso de carros de propaganda. Dormiram no ponto neste questão.
Como nenhuma providência foi tomada pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, , agora é o Ministério Público, com o apoio da polícia, que vai controlar o abuso de som em São Miguel do Gostoso.
Então, caro leitor, se qualquer tipo de som ou barulho excessivo o incomodar, não titubeie. Chame imediatamente a polícia, que está orientada a combater este tipo de abuso sonoro.

22 comentários:

  1. Ótimo o primeiro a ter que baixar o som é o carro dos irmãos venâncio que adora ligar bem alto para incomodar os vizinhos

    ResponderExcluir
  2. o segundo é o mercado Jose com aquele ser ridiculo em som altissimo ainda chamando as pessoas pelo microfone,haja paciencia!!!!!
    Façam suas apostas,quem será o próximo?

    ResponderExcluir
  3. Tem que incluir o culto de algumas igrejas também que passa dos limites.

    ResponderExcluir
  4. Se é prá proibir som alto que seja proibido, não importa de quem seja.

    ResponderExcluir
  5. E vejam que o leitor acima tocou num ponto importante. As igrejas evangélicas de São Miguel do Gostoso são de fato um grande foco de barulhos excessivos na cidade. Com todo o respeito que se deve ter aos cultos religiosos - e à liberdade religiosa -, os atos religiosos (cultos)destas igrejas são sempre motivos de reclamação da população local. Ninguém é contra a realização destes cultos. Mas eles têm que ser feitos com moderação, respeitando-se o limite de horário e de excesso de barulho. Muitos destes cultos são realizados ao ar livre. Aí a situação piora mais ainda. Os vizinhos não aguentam a reprodução destes atos em som altíssimo que incomoda a todos - menos, obviamente, a quem está participando dos cultos. O Ministério Público tem sim que cuidar também desta questão. A Igreja Católica, por exemplo, realiza seus atos religiosos (missas, novenas) com som bastante moderado, sem causar problemas para a cidade. Chegou a hora de pastores e responsáveis por igrejas evangélicas de São Miguel do Gostoso ficaram mais atentos para não abusar do som alto que incomoda vizinhos. Devemos todos seguir as leis do país que proíbem o som em excesso, que causa sérios problemas ao sossego da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim chame a policia porque os telefones que foram informados quando agente precisa e liga não atende.

      Excluir
  6. Bom dia !
    Caros leitores desse veículos de comunicação, vejamos tando indignação do próprio blogueira, quando se refere, as igrejas, mas ainda quando se refere a evangélico, percebemos um pouco de raiva.
    por que será?
    Acredito eu que seja por ser uma das poucas, denominação que pregue algo que o blogueiro faça, que seja errado,..



    deus ama a todos e nunca deixou de te amar.
    Ele só não fica feliz quando não estamos fazendo a sua vontade..
    Que deus te abençoe
    Amém

    ResponderExcluir
  7. E o 190 acho que deixaram fora do gancho por so cai em natal na central.

    ResponderExcluir
  8. a todos os irmãos em Cristo é bom lembrar que não precisa gritar na hora de louvar porque Deus ouve até nosso silÊncio portanto não é necessário ter som tão alto para louvar e não é necessário perder o controle na hora do culto só para se mostrar falante louve com moderação porque Deus ouve nosso pensamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom caro anônimo!!!,

      disse tudo o que eu quis sempre falar a essas pessoas que acham que serão ouvidas com seus gritos.
      Deus está conosco em todo lugar,Sera que eles entenderão ou se sentirão ofendidos de novo?

      Paz do Senhor!!!

      Excluir
  9. respostas sobre son alto nos arraias e festas por fabor?

    ResponderExcluir
  10. Tudo mentira! A polícia após várias solicitações devidas a uma festa que aconteceu até as 3 da manhã com volume altíssimo no restaurante veleiros, melhor conhecido como bar da Carla, ontem à noite simplesmente falou que não podia ser feito nada porque tinham alvará para fazer a festa. Tenho varias perguntas a ser feitas a prefeitura, ao conselho de segurança, ao tenente Inácio e ao ministério público.
    1. um alvará para fazer uma festa é um passe livre para desrespeitar a lei?
    2. É verdade que a PM está novamente sem um decibelímetro para medir a poluição sonora, como informado ontem à noite pelo policial Cleiton?
    3. Se a prefeitura tem uma ordem do ministério público para proibir este tipo de comportamento porque concede um alvará para fazer uma festa até as 3?
    4. Um bar ou restaurante que seja, sem alvará de funcionamento regular pode fazer uma festa paga e vender alimentos ou bebidas?

    Pelo que sem houve a pouco uma reunião do conselho de segurança e talvez este argumento possa ter sido tratado. Qual a utilidade dessas reuniões se após tudo isso os policias do tenente Inácio tem esta atitude e a festa acontece até as 3 da manhã sem que o volume seja minimamente diminuído?

    Umberto

    ResponderExcluir
  11. 23:05 o que dizer dese som absurdo no pátio de vagurijafa dos Teixeiras Neris ??? Isso vai até amanhecer dia alem do som a maltratacão com os animais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo aí de cima está enganado. Esta vaquejada não tem nada a ver com os Neris, como ele afirmou. A vaquejada, pelo que se sabe, é organizada por membros da família Teixeira. Mas houve, sim, abuso no volume excessivo do barulho da vaquejada e o longo horário de realização do evento - o barulho infernal só terminou por volta do meio dia deste domingo. Ministério Público e Polícia também precisam direcionar suas ações para este tipo de evento, terrivelmente barulhento, que incomoda os moradores de São Miguel do Gostoso. O noBalacobaco vai escrever sobreesta vaquejada.

      Excluir
  12. não tenho religião , mas pelo que vejo , os evangelicos sempre terminam seus cultos ou suas festas no horário cedo , mas a igreja catolica alem de ser vários dias de festa , é a noite toda , pertubação total . som alto , e o povo parece que nao enxerga , gostam mesmo de cair na gandaia , essa é a realidade , os crentes respeitam mil vezes mais

    ResponderExcluir
  13. Pelo contrário acho que o anônimo acima está totalmente equivocado, estamos falando de som alto, e todos nós sabemos quem realmente coloca som alto em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com o Umberto,Como conseguiram alvará de funcionamento se estão proibidos pelo Ministério Publico?
    Bem que eu pensei ,aos poucos estão voltando com o barulho ,será que não teremos sossego nunca meus caros leitores?Este é um lugar de sossego e as pessoas não estão dispostas a ouvir esse som até as 3 da manhã,será por causa do protecionismo só de alguns poucos que a Prefeitura libera?
    Onde estão os nossos direitos?

    Deoclésio Gonçalves

    ResponderExcluir
  15. Povinho medíocre... Vcs chegam em nossa cidade e querem mandar é... #vivalavida

    ResponderExcluir
  16. Emanuel vá morar no meio da mata com os passaros e raposas se quiser silencio voce é muito radical

    ResponderExcluir
  17. Mediocres são os que se recusam a aceitar as leis que são válidas no país inteiro,chegou a hora desses mediocres sim irem morar no meio do mato e fazer o barulho que precisam para esses ouvidos medíocres também.Vão estudar e se formar para entender melhor o mundo e saber tratar as pessoas e também os animais que não suportam esses maus tratos.

    De saco cheio

    ResponderExcluir
  18. Mediocres são os que se recusam a aceitar as leis que são válidas no país inteiro,chegou a hora desses mediocres sim irem morar no meio do mato e fazer o barulho que precisam para esses ouvidos medíocres também.Vão estudar e se formar para entender melhor o mundo e saber tratar as pessoas e também os animais que não suportam esses maus tratos.

    De saco cheio

    ResponderExcluir