quinta-feira, 5 de maio de 2016

Conheça as propostas de empresas de SP para suas festas de réveillon/2017 em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
O tema é polêmico e toda vez que é discutido levanta opiniões a favor e contra.
Assim tem sido a discussão sobre o réveillon que empresas organizadoras de grandes eventos, de São Paulo, querem fazer em São Miguel do Gostoso no final deste ano. Algumas pessoas acham que a cidade não tem estrutura hoteleira e de restaurantes para  suportar uma demanda que, por baixo, pretende reunir em torno de 1.500 pessoas.
Outra parte, formada por proprietários de pousadas e de restaurantes, concordam com a proposta da festa, desde que ela se adapte às condições de infraestrutura e ambientais de São Miguel do Gostoso. Hoje este grupo é maioria e, com o apoio da Prefeitura local e da Aegostoso, dão sinal verde para a realização da festa.
E os organizadores do réveillon/2017, tendo à frente a empresa Mates, de São Paulo, flexibilizaram ao máximo a proposta para poder realizar parte das suas festas em áreas próximas à cidade e outra parte em um condomínio, chamado Paradise, que fica próximo ao farol do Calcanhar, no município de Touros.
Estas empresas já realizaram réveillons semelhantes (foto acima) nas praias de Trancoso (BA), São Miguel do Milagres (AL) e na Ilha de Fernando de Noronha. Todas estas festas atraíram grande quantidade de jovens principalmente de São Paulo e outras regiões do centro-sul do país.
Mas o fato é que o “apelo” de marketing desta festa é mesmo São Miguel do Gostoso. É esta cidade, hoje importante polo turístico do Nordeste, que desperta interesse de empresas para a realização de suas festas. A opção pelo Paradise é porque Gostoso não tem condições para atender todo este público.
Na noite da última terça (4/5), hoteleiros e donos de restaurantes de São Miguel do Gostoso se reuniram com a prefeitura e com a Aegostoso para conhecer a proposta das empresas para esta festa do final do ano. Uma delas é que só 800 pessoas (apenas casais) do total de 1.500 ficariam na cidade.
Estas 800 pessoas seriam distribuídas pelas pousadas locais, mas apenas se o proprietário destes estabelecimentos concordarem em aceitar este público. Por exemplo: se uma pousada tem 20 chalés, pode disponibilizar a metade para este evento. Mas tem a opção também de não disponibilizar nenhum.
O mesmo vale para restaurantes. Dependendo de sua capacidade, um restaurante pode vender, por exemplo, por meio de “vaucher”, 20 ou mais refeições para almoço ou jantar. Mas isso fica a critério de cada estabelecimento. Se ele quiser, não vende nenhuma refeição para o grupo.
Havia informação de que os dois grupos empresarias - a Mates e a New Fun -, que estavam disputando a festa em São Miguel do Gostoso, se juntaram para organizar um único evento. A New Fun nega. Mas é fato que a base desta festa será mesmo o condomínio Paradise, no Farol do Calcanhar. Ali será montada estrutura de alimentação para atender o público da festa.
As festas noturnas, inclusive as com música eletrônica, serão no Farol do Calcanhar. Mas as empresas pretendem fazer festas diurnas em São Miguel do Gostoso. Mas nenhuma delas será na beira da praia. Provavelmente serão alugadas propriedades para que estas festas possam ser realizadas ali.
Vejam a programação das festas. Em áreas próximas a São Miguel do Gostoso, sempre durante o dia, haveria festas dia 28 de dezembro, outra no dia 30, com samba e feijoada, e duas outras, sempre com músicas brasileiras, nos dias 1 e 2 de janeiro. As outras festas, noturnas, como o réveillon, serão no Farol do Calcanhar.
Alguns terrenos estão sendo vistos para a realização de festas em São Miguel do Gostoso. Um deles é uma área de propriedade de uma paulista que fica na estrada que liga Gostoso ao distrito do Reduto. Outra é uma arena de festas da família Venâncio, na estrada do Nogueira, continuidade da rua dos Dourados.
Mas estas festas  podem ser também em bares urbanos da cidade, sempre se seus proprietários aceitarem vender seu espaço para estas festas. O evento também quer prestigiar o comércio local, comprando gêneros alimentícios em supermercados, e disponibilizar ônibus para o trajeto entre a cidade e o Farol do Calcanhar.
Os organizadores da festa pretendem vir a São Miguel do Gostoso no final de maio ou início de junho. Eles vão detalhar a capacidade que pousadas e restaurantes podem disponibilizar para o evento. Pretendem comprar dois tipos de pacotes em pousadas – um que vai de 26/12 a 2/1 e outro de 28/12 a 2/1.
Como vocês podem ver, não há intenção de fazer festas na Ponta do Santo Cristo ou em outras áreas de praia, para evitar impacto ambiental principalmente em relação a ninhos de tartarugas.  Os organizadores da festa prometem fazer outra evento na cidade, na baixa estação, patrocinada por uma grande marca de produtos esportivos.
No link abaixo, post anterior deste blog sobre as festas de réveillon que estas empresas querem realizar em São Miguel do Gostoso.

6 comentários:

  1. Teve algum voto para afirmar que a maioria das empresas concordem com esse evento??

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bem este estilo de evento, no entanto a data do evento é , e na minha opinião completamente despropositada, Se já começam a apareçer interessados em alugar no fim do ano. Se todos sabem que é data de esgotar dormidas e comida, qual a lógica de organizar algo nesta data?
    se a proposta fosse para uma data entre abril/ Setembro isso era maravilha. Assim estou completamente contra.

    ResponderExcluir
  3. "Outra parte, formada por proprietários de pousadas e de restaurantes, concordam com a proposta da festa"
    todo mundo sabe que isso não é bem a realidade! A festa iria acontecer em Touros e SMG ficou apenas com a batata quente na mão!

    ResponderExcluir
  4. Grande exemplo de falta de democracia e falta de visão mas esperamos que os verdadeiros empresários e visionarios façam suas escolhas certas ,

    ResponderExcluir
  5. Grande exemplo de falta de democracia e falta de visão mas esperamos que os verdadeiros empresários e visionarios façam suas escolhas certas ,

    ResponderExcluir
  6. O Terreno das paulistas nas Carnaúbas, locais onde estão maior parte de desova das Tartarugas.

    ResponderExcluir