segunda-feira, 16 de maio de 2016

Etapa de Beach Tênis em São Miguel do Gostoso é sucesso, atrai público e movimenta turismo local



Por Emanuel Neri
Foi um evento para encher os olhos e provocar fortes emoções a todos que foram à praia da Ponta do Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso, entre a sexta-feira (13/5) e o último domingo (15).
A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Beach Tênis (foto), promovido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), reuniu cerca de 200 atletas de todo o país. O beach tênis é um dos esportes que mais crescem no Brasil. Atletas de São Miguel do Gostoso também participaram da competição.
Muitos atletas ranqueados – e até um campeão mundial, um dos integrantes da dupla que ganhou o principal título do torneio  – participaram da competição. A etapa anterior foi no Rio de Janeiro, mas os organizadores do evento já avisaram que voltam a São Miguel do Gostoso no próximo ano.
Para o turismo da cidade, foi um grande acontecimento. Além dos cerca de 200 competidores, amigos e familiares destes atletas também vieram à cidade para acompanhar a competição. Resultado: pousadas e restaurantes estiveram sempre cheios. O evento movimentou a baixa estação do turismo local.
E São Miguel do Gostoso esteve muito bem representado na competição. Várias duplas de atletas avançaram em suas chaves. Ricardo Seade foi o ganhador de sua categoria, de atletas acima de 45 anos. Uma dupla de jovens gostosenses foi a sensação da competição e por pouco não foi às finais.
Trata-se de Caio Modesto, de apenas 14 anos, que fez parceria com outro jovem, Pedro Victor, filho de Marcos Açoite, conhecido músico da cidade. Caio é filho de Seissa Modesto, educadora que é coordenadora de ensino da Escola Ana Ribeiro. Seiça é também dona da Creperia Cardeiro.
Acompanhados de entusiasmada torcida de amigos, Caio e Pedro superaram várias duplas rivais. Era uma das duplas mais jovem da competição. Perdeu, em um jogo equilibradíssimo, nas quartas de finais. Por pouco não foi às semifinais. A dupla que os derrotou foi campeã em sua categoria, a B.
Foi sem dúvidas um ótimo evento esportivo em São Miguel do Gostoso. Pena que a população local não tenha prestigiado a competição. Apenas torcedores das duplas que estavam competindo – como foi o caso dos amigos de Caio e Pedro – compareceram par torcer por eles. Pouca gente da cidade foi vista ali.
Mas o evento atraiu muita gente de fora. As ruas que davam acesso à Ponta do Santo Cristo ficaram cheias de carros estacionados. Em alguns acessos à praia houve congestionamentos. Havia muitos carros com placas de Natal e de cidades do Nordeste, principalmente Recife, João Pessoa e Fortaleza.
Pontos para a Prefeitura de São Miguel do Gostoso que foi uma das patrocinadoras do evento. Coube à Prefeitura oferecer toda a infraestrutura para a realização da competição, inclusive tendas, carros de som, caminhões-pipa para abastecimento de água e geradores para eventuais falhas de energia.
São Miguel do Gostoso está de parabéns por ter realizado mais um evento esportivo. E mais ainda por ter trazido para a cidade uma competição esportiva de prestígio nacional, com atletas de ponta. Mais ainda por fazer movimentar o turismo da cidade em um período de baixa estação.
Que São Miguel do Gostoso continue sendo, nos próximos anos, sede deste importante circuito de Beach Tênis.  E que estes eventos esportivos, como também os culturais – como Mostra de Cinema, Fest Bossa&Jazz, Festival Literário – tenham continuidade, independentemente de quem for o próximo prefeito/a da cidade.

2 comentários:

  1. Estive acompanhando o evento no sábado e gostei da organização e do astral das pessoas. Parabéns a todos que contribuiram para o sucesso do evento. Compartilho da sua percepção, faltou o público local prestigiar o evento, diga- se de passagem, era gratuito.

    ResponderExcluir
  2. Estive acompanhando o evento no sábado e gostei da organização e do astral das pessoas. Parabéns a todos que contribuiram para o sucesso do evento. Compartilho da sua percepção, faltou o público local prestigiar o evento, diga- se de passagem, era gratuito.

    ResponderExcluir