terça-feira, 12 de abril de 2016

São Miguel do Gostoso corre contra tempo e garante projeto de sanemanto de R$ 25 milhões para a cidade



Por Emanuel Neri
Quando, no final de fevereiro, a imprensa noticiou que São Miguel do Gostoso poderia perder verba de milhões de reais para implantar seu sistema de saneamento básico, parecia que o município estava perdendo o bonde da história. Ou seja, ia jogar no lixo a oportunidade de ser uma cidade saneada e de melhores condições sanitárias para a sua população.
Mas, antes do final de março, data limite estipulada pelo governo do Rio Grande do Norte para a entrega da proposta de saneamento básico, o projeto foi entregue pela prefeita Fátima Dantas à Caern (Companhia de Agua e Esgoto do RN), responsável pela elaboração da obra. Foi, sim, um alívio para todos.
O saneamento de São Miguel do Gostoso, maior projeto de infra-estrutura do município, faz parte do RN-Sustentável, cujo objetivo é criar projetos de desenvolvimento em regiões do Estado, em especial em cidades turísticas. O saneamento da cidade vai custar 25,4 milhões, que já tem verba garantida.
Este projeto de saneamento será financiado por empréstimo do Banco Mundial para o RN-Sustentável. Apenas duas cidades do RN foram contempladas com verbas deste tipo – a outra é Cerro Corá, na região serrana do Estado. A licitação para esta obra deve começar ainda neste semestre.
Se tudo correr bem e não houver atrasos no processo licitatório, São Miguel do Gostoso (foto acima) estará saneada em no máximo três anos. Quando concluído, o projeto terá capacidade de interligar 1.560 imóveis. O Rio Grande do Norte conta com poucas cidades com saneamento básico.
Pontos para a prefeita Fátima Dantas. Esta obra é tão importante que, por si só, é capaz de  marcar positivamente a administração de qualquer gestor municipal.
O saneamento é um projeto que vai mudar a cara de São Miguel do Gostoso. Uma cidade saneada proporciona melhores condições de saúde para a sua população. E isso ocorre principalmente em relação à não poluição da água  no subsolo da cidade. Atualmente, o lençol freático local está comprometido.
Isso ocorre principalmente devido à existência de fossas sépticas em todas as residências da cidade. Fezes e outros tipos de detritos lançados nestas fossas contaminam a água do subsolo. Por este motivo, a água retirada das centenas de poços artesianos da cidade não é apropriada para o consumo humano.
O saneamento de São Miguel do Gostoso, como de qualquer outra cidade, é um projeto complexo. No caso local, ele contará com uma lagoa de estabilização, onde o esgoto será tratado. Por este motivo, esta lagoa tem que ficar distante do centro urbano para evitar mau cheiro na cidade.
A lagoa de estabilização de São Miguel do Gostoso ficará a mais de 5km da avenida dos Arrecifes, principal via da cidade. Sua localização precisa será na parte dos fundos da Fazenda Ana Maria. Mas, para que o esgoto da cidade chegue a esta lagoa, ele passará antes pelas chamadas estações elevatórias.
São Miguel do Gostoso contará com quatro estações elevatórias. Duas delas ficarão no acesso para a praia do Santo Cristo, próximo à avenida dos Arrecifes. Uma terceira ficará na rua que dá acesso à praia da Xepa, enquanto a quarta estação elevatória ficará no final do calçamento da rua dos Dourados.
Todas estas estações elevatórias estarão interligadas por tubulação que levará o esgoto até a lagoa de estabilização. Apesar do nome, este tipo de estação não fica erguida sobre o solo, como uma caixa d’água. Elas são mais semelhantes a cisternas, que ficarão enterradas no solo, sem maior interferência no visual da cidade.
É muito importante este projeto de saneamento para o futuro de São Miguel do Gostoso. Além dos benefícios à população, o saneamento é uma garantia para o crescimento do turismo por garantir mais qualidade sanitária. Uma cidade saneada atrai mais investimentos turísticos, além de diminuir riscos de doenças em turistas.
Felizmente São Miguel do Gostoso conseguiu ser contemplado com um projeto desta grandeza. Agora é torcer para que este saneamento saia o mais rápido possível, pois só assim a saúde da população local vai ter outro padrão de qualidade, melhorando as condições sanitárias e amenizando muitas das doenças existentes na cidade.

7 comentários:

  1. Esta notícia é espetacular. Viva a prefeita e sua equipe!!!

    ResponderExcluir
  2. Resta Saber se esse Projeto Vai contemplar toda a população inclusive as do bairro do maceió pois lá a Situação é Precária.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom para a cidade, mas tem uma coisa, funcionários do saae( centro de abastecimento de água de Gostoso) não pagam água, um dos funcionários tem uma enorme piscina abastecida com água da rua e não paga água, vocês acham isso certo ?

    ResponderExcluir
  4. Queremos saber se todos vão pagar esta conta que virá agora ,pois até onde eu sei o Maceió e a Ponta de Santo Cristo são as mais afetadas.
    Outra coisa:
    hoje em dia ,quem pode abre um poço e acaba com o problema da falta dágua,o que acontecerá com essa gente que já tem poço e que não vai querer pagar a conta que virá?Será obrigatório para todos ou aquele funcionário da Saae continuará sem pagar a conta de água que é cortada quando os simples seres humanos atrasam o pagamento desta conta?
    Emanoel ,espero que nos esclareça estas dúvidas e que fique claro que estamos torcendo pelo sucesso desta nova empreitada da nossa Prefeitura,sucesso para eles e que Deus os abemçõe.

    ResponderExcluir
  5. Que façam e que seja bem feito é muito dinheiro para uma cidade do porte de Gostoso, a falta dágua é um problema em nossa cidade e saneamento que também não existe, que esse dinheiro seja gasto com serviço bem feito a não fazerem só remendos como é de costume de nossos políticos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns blogueiro, colocou o tema a população opinou, de forma democrática, assim que caminhamos em uma direção, acho que todo evento deve ser posto à população afim de opinar, assim como obras públicas do município, afinal é patrimônio nosso também.

    ResponderExcluir