quinta-feira, 7 de abril de 2016

PT abre mão da disputa pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso para apoiar o vereador Beto de Agostinho



Por Emanuel Neri
Novidade no quadro sucessório de São Miguel do Gostoso.
O PT retirou a candidatura do vereador José Jubenick para apoiar o candidato Alberto Charles Belém (PHS), mais conhecido por Beto de Agostinho (foto), que preside a Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso. Na última eleição para deputado, Jubemick foi o mais votado no município.
O acordo entre Beto de Agostinho e o PT ocorreu na última sexta (1/4), em Natal, entre o PT, o PHS e o presidente da Câmara local. Além de petistas locais, entre eles Jubenick e Hildemar Peixoto, estavam presentes à reunião a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e outros dirigentes do PT potiguar.
O PHS, cuja sigla significa Partido Humanista da Solidariedade, é um pequeno partido tanto no Brasil como no RN. Na última eleição, o PHS conseguiu eleger um deputado estadual no Estado. Este deputado, Souza, participou da reunião que selou o acordo com o PT em torno da candidatura de Beto de Agostinho.
Pelo acordo, o PT pode indicar o vice da chapa de Beto de Agostinho. Mas Jubenick informou ontem ao noBalacobaco que seu partido está aberto a entendimentos com outros partidos e políticos, com o objetivo de poder ampliar a base de apoio ao presidente da Câmara.
Até agora quatro candidatos haviam anunciado suas intenções de disputar a eleição para prefeito de São Miguel do Gostoso, no próximo mês de outubro.
Além da prefeita Fátima Dantas (PMDB), que tem direito de concorrer a um segundo mandato, também seriam candidatos Renato de Doquinha (PSD), que perdeu a eleição passada para a atual prefeita, bem como Beto de Agostinho e o próprio Jubenick. Há indefinição sobre o ex-prefeito Miguel Teixeira (PPS).
Agora este quadro vai mudar. Sem Jubenick, o quadro sucessório se limitaria a três candidatos. Mas resta saber se Fátima Dantas manterá sua candidatura. Sabe-se que a prefeita já manifestou intenção a amigos de não se candidatar. Fátima tem dito que prefere cumprir um único mandato, sem reeleição.
Se Fátima não se candidatar, o nome que ela apoiar terá boas chances de se eleger. Sabe-se que a atual prefeita dificilmente apoiaria a candidatura de Renato de Doquinha, cujos vereadores do partido fazem dura oposição a ela na Câmara Municipal. E a prefeita tem capacidade de transferir muitos votos para outro candidato.
O noBalacobaco não conseguiu falar nesta quinta-feira (7/4) com a prefeita Fátima Dantas para saber de sua disposição de manter ou não sua candidatura, bem como da sua opinião sobre o acordo entre o PT e o vereador Beto de Agostinho.
Beto de Agostinho se elegeu presidente da Câmara contra o apoio da prefeita, que apoiou a reeleição de Francisca Pinheiro (Nenê de Lala). Mas, depois de eleito, Beto de Agostinho manteve um bom diálogo com a prefeita, tanto é assim que vários projetos do Executivo foramm aprovados na Câmara.
O próprio PT fazia parte da base de apoio à prefeita. Durante grande parte do atual mandato, o partido administrou a Secretaria de Agricultura, com Hildemar Peixoto. Mas se afastou da prefeita na disputa pela presidência da Câmara. O voto de Jubenick foi decisivo para a eleição de Beto de Agostinho.
“Confesso que a gestão de Beto à frente da Câmara tem surpreendido muito positivamente”, diz Jubenick.  “O Beto tem sido muito hábil na negociação política e organizou muito bem a estrutura e as finanças da Câmara. Até comprou um carro para auxiliar nos trabalhos da Câmara”, afirma o petista.
Tem mais. A aliança entre o PT e Beto de Agostinho está tão firme que o presidente da Câmara vai participar, com lideranças petistas locais e estaduais, do lançamento, em São Miguel do Gostoso, da Frente em Defesa da Democracia. O ato será realizado no próximo sábado (9/4), às 14h, na Câmara.
A Frente em Defesa da Democracia é uma iniciativa do PT e de partidos contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Trata-se de comitês que estão sendo criados em todos os Estados e em grande parte de municípios brasileiros. Seu foco é evitar o afastamento da presidenta, visto como golpe.
Independentemente deste ato, o fato é que a candidatura de Beto de Agostinho a prefeito de São Miguel do Gostoso está lançada, com o apoio do PT. Se ela conseguir o apoio de outros políticos, entre eles a atual prefeita, não há dúvidas de que será uma forte candidatura para a Prefeitura local.

5 comentários:

  1. Então, na verdade que sabe pode ser um bom candidato...saindo um pouco do assunto gostaria pra vc. Fazer um post sobre o paredão que DIARIAMENTE faz o anúncio comercial do Supermercado José por volta das 9h. da manhã, meu amigo o cara anuncia numa altura absurda e ainda coloca um éco na voz, não tem ouvido que aguente!!! Lembrando, não sou contra a propaganda que faz, mas precisa regular A ALTURA DO SOM. O povo sem noção!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Anônimo ai!.
    Hoje para completar ainda começou o paredão do Venâncio,onde vamos parar com isso ??/.Só precisa regula o som,não precisa berrar ,falta de educação é terrível e só faz com que a gente não compre nesses estabelecimentos,vamos para de comprar nestes estabelecimentos que afetam os nossos ouvidos,visse?
    Quero ver quando o estabelecimento ficar vazio,aí eles vão chorar!!!!quem vai pagar os fornecedores???

    ResponderExcluir
  3. Como assim a prefeita pensa em apoiar Beto de Agostinho? Um sujeito que sempre boicotou os projetos da prefeitura!

    ResponderExcluir
  4. como assim boicotou e quais foram esses projetos meu caro,vc estar redondamente enganado.SEU DESPEITADO

    ResponderExcluir
  5. Ninguém suporta mais o incômodo contínuo de algumas pessoas com tudo que acontece neste lugar.
    .. Já que vocês não gostam de barulho se mudem para as Carnaúbas...

    ResponderExcluir