domingo, 17 de abril de 2016

O que está em jogo neste domingo (17/4) é um golpe político de direita que quer conduzir o Brasil ao caos



Por Emanuel Neri
Neste domingo, 17 de março, é um dia decisivo para o futuro do Brasil. É hoje que a Câmara dos Deputados, presidida por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra quem pesa uma série de denúncias de corrupção, vai decidir pelo afastamento ou não da presidenta Dilma Rousseff.
O Brasil está dividido. De qual lado você está nesta "parada"?
De um lado, estão partidos e deputados conservadores, de direita – grande parte deles respondendo a processos de corrupção ou acusados de receberem propinas do esquema Lava Jato – querendo derrubar Dilma. Do outro lado, estão partidos de esquerda, liderados pelo PT, que defendem o mandato da presidenta e repudiam qualquer tipo de ataque à democracia.
Mais do que está a favor de um ou outro partido – o PT, pelo lado de Dilma, o PMDB, PSDB e DEM, do lado que defende o impeachment –, o que está em jogo é a democracia brasileira. O Brasil corre sério risco de mergulhar no caos caso o afastamento da presidenta, ou o "golpe”, como se chama, for aprovado.
Todos sabem que o Brasil está mergulhado numa seríssíma crise política e econômica. E muito desta crise se deve à falta de habilidade de Dilma de conduzir o país, tanto do ponto de vista econômico como político. Mas daí querer dar um golpe e afastar a presidenta, são, como se diz na gíria, outros quinhentos.
Um golpe representa a ruptura institucional – ou seja, desrespeita-se a Constituição para que um nome sem voto, como é o caso do vice-presidente Michel Temer (PMDB), assuma o poder. Dilma obteve na última eleição 54 milhões de votos e derrotou o candidato da oposição, Aécio Neves (PSDB).
Foi aí que a crise tomou conta do Brasil. Aécio até hoje não aceitou a derrota. Inicialmente, colocou o processo eleitoral sob suspeição e pediu recontagem de votos. Depois, passou a obstruir, junto com deputados  conservadores, todos as iniciativas do governo de combate à crise econômica.
Aécio e sua turma jogaram o tempo todo no “quanto pior, melhor”.
A partir daí Aécio e sua turma aliaram-se a Eduardo Cunha para derrubar Dilma. O fato é que, está provado, não há um único crime de responsabilidade, o que justificaria o impeachment contra Dilma. Alega-se apenas que ela fez manobras fiscais para fechar pagamentos do governo.
Mas “pedaladas fiscais”, como esta manobra é chamada, não é crime de responsabilidade. Todos os presidentes anteriores a Dilma, inclusive Lula e Fernando Henrique Cardoso, também lançaram mão deste expediente fiscal. Por que então só Dilma tem que pagar com seu mandato? Por isso, é golpe o afastamento de Dilma.
O PT, partido da presidenta e de Lula, cometeu pecados graves por não proteger o governo, em especial a Petrobrás, contra a corrupção. Este é um processo que está sendo conduzido pela operação Lava Jato, que já mandou várias pessoas para a cadeia. Mas é fato que não há uma única prova contra Dilma.
É por este motivo que a tentativa de cassação do mandato de Dilma vem incendiando o país. Milhares de pessoas estão saindo às ruas do país para protestar contra o golpe (na foto, ato pró-Dilma em Brasília nesta manhã de domingo). Da mesma forma, milhares de pessoas também estão nas ruas, pedindo o afastamento de Dilma. O Brasil precisa de equilíbrio.
Do jeito que a coisa foi conduzida, uma presidenta honesta, contra quem até agora não há uma única prova de corrupção, pode ser cassada por um Congresso contraminado pela corrupção – a começar pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Se o impeachment passar, a crise será muito pior.
E é isso que vem alertando a imprensa estrangeira. Um golpe no Brasil pode levar o país ao caos. Michel Temer não tem credibilidade política na sociedade para comandar o país. E se Temer chegar lá, seu vice será o “carimbado moralmente” Eduardo Cunha, que passa a ser o primeiro na linha sucessóría.
Ainda há tempo para a Câmara dos Deputados – e o Senado, que julgará em seguida o processo contra Dilma – pôr a cabeça no lugar e evitar que o Brasil mergulhe na pior crise de sua história. Talvez de consequências até piores do que o golpe militar de 1964, que supriu liberdade, matou milhares de pessoas e mergulhou o país na escuridão. 
Abaixo, links sobre o processo de impeachment contra Dilma e suas repercussão, tanto no Brasil como no exterior, como reportagem do insuspeito The New York Times, considerado o mais influente jornal do mundo.

18 comentários:

  1. Atenção sem-terras, bolsistas família e petistas: vão ter que trabalhar!!! Acabou a farra com meus impostos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, quanta mentira e HIPOCRISIA... Quanto preconceito! Que postura desumana. Como não tem vergonha de escrever uma infâmia dessas?!
      Não são os impostos de uma minoria arrogante, intolerante e desrespeitosa que movem o Brasil.
      Mas os frutos do trabalho duro da maioria do povo brasileiro, da classe trabalhadora que é o alicerce desse país.
      Proporcionalmente, o pobre, o trabalhador paga mais impostos do que vc, seu/sua arrogante gabola!
      Se acredita tanto no que escreveu, então mostre a cara, se revele e venha pro debate às claras
      Eu sou Hildemar Peixoto, petista e trabalhador, com muita consciência e orgulho
      Nenhum/a covarde/a autoritário/a vai tirar minha auto-estima, minha história de tantas lutas e aprendizados, meu orgulho, minha consciência. Muito menos minha educação, que minha mãe, mesmo pobre e com muita dificuldade, conseguiu me dar. Coisa que a sua, que pena, não conseguiu!

      Excluir
  2. Fora Cunha! Fora Renan! Eita, não, perai... Renan é aliado do PT... Fica Renan!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo,vamos trabalhar gente e chega de ficar sentado olhando quem passa enquanto pagamos toda essa farra com os impostos mais altos do mundo e ainda dizem que a Dilma é inocente!!!tão por fora,inocentes!.
    Espero que agora saibamos votar com consciência e não porque conheço a família ou este ou aquele amigo do candidato.
    A eleição para Prefeito está batendo na porta aí já!!!,vamos pensar e analisar em quem votar.

    ResponderExcluir
  4. 3 sugestões de abrigo para Lula e Dilma, antes da delação das empreiteiras: Cuba, Venezuela , Coréia do Norte. Excelentes países onde o comunismo está presente.

    ResponderExcluir
  5. Na época do Collor, Lula foi um dos mais favoráveis ao impeachment . Agora é golpe?

    ResponderExcluir
  6. Obrigado deputados do nosso RN. Seguiram a vontade do nosso povo! Fora PT e Dilma

    ResponderExcluir
  7. Essa história que é golpe foi o nome arranjado para os PT tentar sair dessa farsa que entrou o que Dilma fez foi crime de responsabilidade fiscal e esse crime é proibido portanto aceitem o afastamento da ditadora e tchau querida

    ResponderExcluir
  8. Os petistas continuam cegos!.Não precisa mostrar a cara se eles estão tão cegos que querem continuar a farra com o nosso dinheiro,que vai pra Cuba,Bolívia e tantos outros cúmplices desta farra louca.
    Filhos de Lula!!!!! vão todos pra Cuba que fica mais fácil e aproveita pra levar os médicos com diploma falso que a D. Dilma nos brindou com este presente de grego mas antes não esqueçam de devolver o dinheiro que tanto surrupiaram.
    Obrigado deputados do RN por seu voto contra a Dilma!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Alguém poderia descrever objetivamente qual CRIME a Presidente cometeu para ser impedida. Me refiro a pessoa da Presidente. Descrevendo-o de forma clara e precisa. Qual foi sua conduta que se qualifica como CRIME?
    É legítima a insatisfação com o governo, mas justamente para isso servem as eleições periódicas, para substituir governantes com os quais o povo não esteja satisfeito.
    Lembro, para os curta memória, que o caso do Presidente Collor foi diferente. Ele cometeu crime de corrupção passiva, foi beneficiado pessoalmente com propina oriunda de tráfico de influência de PC Farias.
    Procurem analisar a situação friamente, sem paixão partidária, e sem se deixar influenciar por bombardeios da mídia. Jornais devem servir para informar, não dizer o que vcs devem pensar. Ouçam os 2 lados e formem sua propria opinião. Hoje o que vemos é que muitos repetem apenas o que vêem na Globo, Veja, etc.

    ResponderExcluir
  10. Esse petista que escreveu por último é mesmo alienado. Deve ter se formado numa dessas escolas da era petista, onde o semi-analfabeto recebe diploma de segundo grau, e não sabe sequer as operações básicas da matemática (e depois entra na faculdade com uma cota, se forma em grau superior e vai vender cachorro quente porque ninguém o emprega ); basta conhecer a tabela de imposto de renda e saber quem sustenta esse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É deveras triste constatar que um serhumano pode mesmo ser tudo de ruim. Até mesmo ser um FASCISTA, sem sequer saber. Saiba e envergonhe-se, fascista: o fascista é tosco, violento, machista, intolerante, torturador, hipócrita e, ainda por cima, abusa da ignorância. Um energúmeno. Um inculto. Um incauto! Que quer eliminar tudo e todos que forem diferentes de sua própria aberração, seu próprio mundo paralelo, criado na sua cabeça de psicopata.
      Mas eu tenho Fé, fascista, até pra vc existe o Deus de Misericórdia...!!

      Excluir
  11. Para os petistas nada é crime, afinal são os defensores dos direitos humanos somente para os bandidos

    ResponderExcluir
  12. - Respeito a opinião de todos e todas acerca do assunto em tela, ao tempo em que espero que as pessoas que adotam posicionamentos contrários ao do PT, também o façam.

    - De uma coisa tenho certeza, as pessoas que antes dos governos do PT, passaram fome (muita fome literalmente), as pessoas que precisavam viajar dezenas de km para carregar água, as pessoas que não tinham energia elétrica, as pessoas que as expectativas de vida na ocasião era apenas a motivação para conseguir o alimento do dia seguinte, digo-lhes, estas pessoas ficam com LULA, com Dilma e com o PT.

    - As pessoas as quais me refiro acima, hoje se alimentam pelo menos três vezes ao dia, essas pessoas em sua maioria tem reservatórios com capacidade de armazenamento de água de 16 e 52 mil litros, essas pessoas agora tem luz elétrica, essas pessoas agora tem diversas outras motivações, por exemplo, estudar, concluir o curso superior, ter um profissão digna e construir um futuro melhor.

    - No entanto, dos que defendem a derrubada do governo do PT, o que a gente sente é ódio nos comentários e maldade, poIS não se identificam e quando se identificam fazem com nomes falsos.

    - Nosso estado, é o estado da federação que mais reelege, que tem os maiores índices de paternalismo, não poderíamos esperar posicionamento diferente dos nossos representantes naquela votação do impedimento. Políticos de PROVETA, o filho de Garibalde, o filho de Robson, o filho de Ricardo, o filho de Agripino, o filho, o filho, o filho, que vergonha!!! SE VC SE SENTE REPRESENTADO POR UM DELES AMIGO, É PQ VC É UM DELES, VC É COXINHA TAMBÉM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não me representa é Zenaide Maia! :)

      Excluir
  13. verdade não vamos reeleger ninguém, absolutamente ninguém, começando por nossa cidade, entenderam? ninguém.

    ResponderExcluir
  14. Paternalismo na política do nosso Estado é grande, vejamos o que o anônimo citou no texto acima, só pode ser coisa muito boa entrar na política, e tudo isso é consequência da forma como se faz política no Brasil, pai coloca os filhos os filhos colocam os netos e daí por diante, afinal no fundo só pode existe algo de muito bom para todos quererem desfrutar, besta somos nós que muita vezes só presenciamos esses políticos em nossa cidades de quatro em quatro anos quando eles precisam do nosso voto novamente, e ainda tem gente que puxa o saco dessa classe tão desacreditada, como temos presenciado tantos escândalos envolvendo o dinheiro Público, uma coisa é certa todos são iguais, ninguém e melhor que ninguém.

    ResponderExcluir