terça-feira, 5 de abril de 2016

FliGostoso é o festival literário que vai movimentar, em abril, cultura e turismo de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Depois da Mostra de Cinema e do Fest Bossa&Jazz, agora chegou a vez de São Miguel do Gostoso realizar outro grande evento cultural na cidade. Trata-se do FliGostoso, festival literário que será realizado entre 28 e 30 de abril.
O FliGostoso será destinado ao público infanto-juvenil. Será o primeiro festival literário do Rio Grande do Norte com este foco. Este é um alvo bastante visado nos dias atuais pelas grandes editoras. As feiras de livros realizadas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro vendem bastante para o público infanto-juvenil.  
Promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), o FliGostoso foi apresentado nesta quarta-feira (6/4), no Centro de Cultura da cidade, aos empresários da AEGostoso, a associação de empreendedores da cidade. Antes o FligGostoso foi  apresentado à prefeita Fátima Dantas.
A Prefeitura local será parceira do Sesc na realização do FliGostoso.
Com o FliGostoso, a cidade passará a ter eventos em três importantes campos culturais:  cinema (Mostra de Gostoso), música (Fest Bossa&Jazz) e agora a literatura (FliGostoso).
Até agora o Sesc-RN organizava dois outros festivais literários: o Flipipa, realizado na praia da Pipa, e o Festival Literário de Natal, ambos realizados no segundo semestre. O FliGostoso vai ser o único festival literário a ser realizado no Rio Grande do Norte no primeiro semestre.
Embora seja ainda sua primeira edição, o FliGostoso promete trazer muita gente a São Miguel do Gostoso. Bom para a cultura da cidade e para o turismo local. Além de escritores, o evento deve atrair pessoas que costumam acompanhar este tipo de evento em Pipa e Natal.
E uma cidade turística como São Miguel do Gostoso precisa deste tipo de evento. A exemplo da Mostra de Cinema de Gostoso, realizado em novembro, e o Fest Bossa&Jazz , em agosto (este ano será em maio), o FliGostoso chega agora para movimentar a chamada “baixa estação” do turismo da cidade.
Com o FliGostoso, o turismo local vai ser “aquecido” pelo menos nos dias da realização deste importante evento. Isso significa que pousadas, restaurantes e bares – e o comércio de um modo geral – vão se movimentar com a chegada deste novo evento para São Miguel do Gostoso.
Mas o FliGostoso também é de fundamental importância para a cultura da cidade.
O FliGostoso será realizado no Centro de Cultura da cidade. No Centro de Cultura, serão erguidas tendas em toda a extensão de seu terreno para que o evento tenha maior amplitude e consiga reunir barracas de autores e de outras atrações do FliGostoso.
Além da vinda de escritores a São Miguel do Gostoso, o FliGostoso terá uma série de outras atividades. Toda a programação do evento será distribuída nas escolas e na cidade. Mas já está definido que, além das atividades literárias, também haverá apresentações teatrais e exibição de filmes.
Um dos pontos fortes do FliGostoso será a ação de formação, no campo literário, de educadores e de alunos da rede pública local. Haverá várias oficinas de incentivo à leitura, especialmente para alunos.
Outro ponto importante do FliGostoso serão os  bate-papos e palestras com escritores de literatura infanto-juvenil que virão à cidade para falar de suas obras.
O Sesc divulgou a programação oficial do FliGostoso. Mas, por enquanto, ela só pode ser vista no site do Sesc-RN. Depois impressos da programação serão distribuídos na cidade. Há escritores de literatura infanto-juvenil de vários Estados brasileiros que virão a São Miguel do Gostoso. Também participarão do evento escritores potiguares.
Festival literário é sucesso em qualquer cidade em que é realizado. O principal evento deste tipo no Brasil é realizado em Paraty, cidade histórica e turística do Rio de Janeiro. Escritores brasileiros e de outros países comparecem todos os anos a Paraty para participar deste festival.
É grande o número de público que vai a Paraty exclusivamente para participar do Flip. Todas as pousadas da cidade ficam lotadas. Em Paraty, muitos dos debates e bate-papos com escritores são realizados nas próprias ruas (veja foto acima).
O FliGostoso será, sem dúvida, uma grande oportunidade para também movimentar a cultura e o turismo de São Miguel do Gostoso.

3 comentários:

  1. Tem duas secretarias que se destacam em SMG, turismo e saúde, é notável a evolução no trabalho realizado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom isso, enquanto em outras cidades nada funciona.

    ResponderExcluir
  3. Esses eventos são bons para tornar Gostoso cada vez mais conhecido, parabéns. Entretanto, ainda há muita coisa a ser feita, A secretaria de turismo e meio ambiente tem que abrir os olhos com a questão desses quadricíclos que estão acabando com a vegetação das dunas, passando por cima dos ninhos das tartarugas, e pondo em risco a vida dos banhistas. NÃO sou contra esse tipo de serviço, porém deveria haver mais organização e até alguma lei municipal para cadastrar e fiscalizar a atividade, funcionando os passeios com guias como é em outras cidades litorâneas, outro problema é a questão da estrada do tourinho que como sabemos já deveria ter sido fechada o trecho que vai do tourinho até o varame, e até agora nada.
    José de Anchieta

    ResponderExcluir