quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

São Miguel do Gostoso pede ao MP para controlar som alto; "Desafio de Paredões" quer "fazer tremer"



Por Emanuel Neri
E a população de São Miguel do Gostoso vai mais uma vez à luta contra som alto que causa sérios problemas para moradores locais.
Na última terça-feira (26/1), um grupo de moradores da cidade entregou um abaixo-assinado ao Ministério Público, em Touros, pedindo providências urgentes contra uma série de abusos que estão ocorrendo na cidade. O promotor se comprometeu a tomar providências antes do Carnaval.
O abaixo-assinado tinha a assinatura principalmente de moradores do bairro do Santo Cristo, em especial dos que vivem do lado oposto da praia, depois da via de acesso à cidade. É que é ali têm surgido problemas com uma casa noturna, próxima ao Posto de Combustível São Tomé, que realiza festas até alta madrugada.
Por várias vezes moradores têm pedido ajuda da polícia para parar a festa. Quando a polícia interrompe a festa, pessoas saem dali e ligam as caixas de som de seus carros em volume altíssimo, o que deixa sem dormir parte da população que mora ali. As pousadas do bairro também reclamam muito.
É inadmissível que proprietários de bares e donos de carros – alguns chamados “paredões de som” – não respeitem o sossego de quem quer dormir à noite. O Brasil tem leis que proíbem o som alto e abusivo. Festas podem existir, mas devem respeitar limites de som e não se prolongar noite à dentro.
Desafio de Paredões de Som
Vejam que a coisa pode piorar ainda mais. Nesta quarta-feira (27/1) um carro de som dizia que São Miguel do Gostoso “vai tremer” com um chamado “Desafios de Paredões de Som” que ocorrerá no próximo final de semana na cidade. Polícia e Prefeitura têm que ficar atentos para esta bagunça do som.
E o pior é que o tal “Desafio de Paredões de Som” conta com o apoio de estabelecimentos comerciais da cidade, entre eles supermercados. Cabe ao cidadão que é contra este tipo de abuso boicotar supermercados e outros estabelecimentos comerciais que promovam eventos prejudiciais à população.
Quem organiza um evento deste porte está em total confronto com a lei. Por isso é importante que a Prefeitura não libere alvará para a realização deste “Desafio de Paredões”. E a polícia tem que ficar atenta a isso, até porque a própria Polícia Militar do RN faz operação contra este tipo de irregularidade.
No último dia 16 de janeiro, a Polícia Militar do RN iniciou operação em Natal e praias do litoral Norte e Sul contra o som alto. A operação, que é chamada “Em Baixo e Bom Som”, conta com o apoio do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do RN. O alvo são estabelecimentos comerciais e casas de veraneio.
A operação “Em Baixo e Bom Som” já fechou casas de show e apreendeu paredões de som em bairros de Natal e em praias do litoral Norte e Sul. É provável que nos próximos dias esta operação chegue a São Miguel do Gostoso. Para reclamar conta som alto deve-se ligar para a polícia, pelo190.
Para a o Carnaval, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso decidiu respeitar o limite das 2h da manhã para encerrar os shows na praia da Xepa. Além de ser uma iniciativa de bom senso, a decisão da Prefeitura atende desta forma à orientação do Ministério Público e da Polícia de evitar festas até de manhã.
Veja, abaixo, links sobre leis que proíbem o som alto e a Operação “EM Baixo e Bom Som” que a Polícia do RN está fazendo no Estado para proibir abusos com som alto.

29 comentários:

  1. Qual é o lado oposto da via de acesso à cidade?

    ResponderExcluir
  2. O evento dos "paredões" de som ocorrera dentro da cidade ou em um local afastado? no post não fala sobre isso, seria bom especificar e deixar claro para não haver equívocos.

    ResponderExcluir
  3. Como é que a prefeitura vai coibir os paredões de som quando a própria prefeita utilizou um carro de som para veicular sua mensagem de fim de ano aos munícipes? Por vários dias, na época do Natal, durante várias horas e percorrendo toda a cidade, a prefeita contribuiu para a poluição sonora em nossa cidade, já que um carro de som veiculava sua mensagem em volume absurdamente ensurdecedor. Quanto a isso, não vi nenhuma reclamação aqui. Quem não faz o dever de casa, não tem como cobrar dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante saber definir o que é um carro de som e um paredão de som. O carro de som tem como objetivo informar; já o paredão de som tem como alvo bagunçar o bem-estar do cidadão/moradores e detonar São Miguel do Gostoso. Voltando ao carro de som. Em uma cidade que têm poucas alternativas de divulgação e comunicação, como é São Miguel do Gostoso, tem sim que utilizar canais de informação (divulgação/comunicação) como os carros de som. Só que isso tem que ser usado com parcimônia e em horários definidos. É um absurdo que carros de som circulem na cidade tarde da noite anunciando festas e outros eventos. Do mesmo jeito que é grave o carro de som já estar na rua às 7h da manha,vendendo fogão e outras quinquilharias, e incomodando muita gente. O uso e horário do carro de som - repito, um veiculo de comunicação/divulgação importante - tem que ser regulamentado por leis. Se a Prefeitura ainda não tomou esta providência, o que é uma enorme pisada na bola, a Câmara Municipal (alô, vereadores!) tem que adotar urgentemente esta iniciativa - ou seja, uma lei que regule esta bagunça. Aliás, 2016 é ano eleitoral. E ninguém aguenta mais nesta cidade a barulheira terrível que é a propaganda eleitoral em carros de som. Isso sim é um absurdo e um enorme desrespeito à população. Quem mora em São Miguel do Gostoso - e zela pelo seu bem-estar e sua saúde - não pode concordar com este abuso que candidatos a prefeito/a e a vereadores/as fazem em suas campanhas eleitorais.

      Excluir
    2. Os dois prejudica o aparelho auditivo, pq não tem como diferenciar o que é informação de bangunca, o certo é ter noção de volume tanto um como o outro
      quando se estar acima de 65 decibéis já estar alterado

      Excluir
  4. No post não vi a respeito sobre o som e festas promovidas no Restaurante/Bar Girassol, será porque as autoridades participam de tais eventos? Não sou a favor de sons altos em lugar algum, mas seja mais preciso ao falar de questões de afetam nossa Cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAe o cidadão aí de cima tiver memória - e se lê regularmente este blog - vai saber que o nobalacobaco já criticou o som do girassol pela perturbação que o mesmo causa aos vizinhos e grande parte do bairro do Maceió.

      Excluir
  5. os paredões de som será no arroz um sítio afastado da cidade lá só tem raposa e passarinho podem ficarem despreocupados que não vai incomodar os moradores da cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejam o absurdo do que fala o cidadão/ã aí de cima. Quer dizer que raposas e passarinhos, ou seja, animais/aves, podem sim ser incomodadas com o som absurdamente alto dos paredões de som. Ou seja, se o tal "desafio" de paredões de som for no Arroz, que é colado a São Miguel do Gostoso, não vai incomodar os moradores da cidade, o que este blog tem certeza que vai acontecer, então animais/aves que se ferrem. O respeito ambiental e à natureza passou aí muito longe do cidadão que escreveu esta babaquice aí de cima.

      Excluir
    2. O que falta em certas pessoas e respeito a seres humanos e animais, porque eles não fazem esse tão paredão no quintal da casa deles, afim de chegaram a uma conclusão o mal que causa uma imundice dessa.

      Excluir
  6. Essa imundice de paredão de som independente onde ocorra deve ser proibida em qualquer lugar, independente onde seja, é ainda tem vereadora CLESIA apoiando a imundice.

    ResponderExcluir
  7. Essa imundice de paredão de som independente onde ocorra deve ser proibida em qualquer lugar, independente onde seja, é ainda tem vereadora CLESIA apoiando a imundice.

    ResponderExcluir
  8. Este blog não sabia que a vereadora Clésia apoia este tal desafio de paredões de som. Se for isso, é lamentável que uma vereadora, que deve ser responsável pelo desenvolvimento e bem-estar de São Miguel do Gostoso,dá apoio exatamente a um evento que vai perturbar a ordem pública,tirar o sossego de quem quer descansar e ainda contribuir fortemente para detonar o turismo de São Miguel do Gostoso. Mais. Cai muito mal à vereadora apoiar um evento que é proibido legalmente (lei do silêncio)e que não tem autorização (alvará) nenhuma da Prefeitura local para poder ser realizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Dá pra creditar em político? Ou são totalmente sem noção ou tão tirando proveito político, já que o tal evento é pra jovens, entendeu!!!

      Excluir
  9. esse encontro de paredões será no arroz bem encostado em São Miguel e é claro que será ouvido na cidade inteira ou pensam que não? e os animais como ficam nessa imundicie????Polícia e Ministério Público já nesta pouca vergonha e aproveitem pra ver ver o som alto que tem na Rua dos Dourados aos domingos,é uma falta de respeito incrível ao ouvido humano ,tem que acabar com esta pouca vergonha,não sei como os vizinhos aguentam,socorro polícia!!!!!
    Aliás esse altofalante tem que acabar também pois o mercado anunciando liquidação às sextas feiras é outra pouca vergonha e desrespeito aos ouvidos às 8:30 da manhã,


    José Amadeus(Revoltado e triste)

    ResponderExcluir
  10. tem informações erradas ai... pq não vai ser racha de som! apenas uma amostra!

    ResponderExcluir
  11. Ohhh meu Deus KKKKKKKK.. Pois que se ferrem, Eu bem que vou ta lá nos Paredões KKKKKK

    ResponderExcluir
  12. Essa cambada de Vereadores que nada fazem !!!, só tão recebendo todo final de mês seus salários, vem eleição ao viu, RUA!!! E que merecem não fazem nada...... Cidade abandonada.

    ResponderExcluir
  13. " E preciso amar a cidade" pra mostrar pro Brasil e pro mundo que temos uma cidade bem cuidada, hospitaleira, vamos pessoal depende de nós não esperemos por políticos façamos a nossa parte.

    ResponderExcluir
  14. Protetor auricular, em seus ouvidos vão te fazem bem, pra não estourar os tímpanos

    ResponderExcluir
  15. Não é nenhuma novidade Clésia apoiar som alto porque durante muito tempo ela fez barulho na casa de show que ela tinha os vizinhos tinham que aguentar todo o barulho fora as bagunças que aconteciam depois do baile .por isso que os eleitores dela são os jovens porque ela apoa toda festa que houver na cidade .mas eu particularmente acho que vc Enmauel está sendo muito radical quanto ao silencio na cidade e tudo isso é pra dar bem está aos seus hóspedes lembre-se que vc não manda em Gostoso e se vc quiser silencio faça uma pousada no meio do oceano ou no meio da mata atlantica porque aqui meu caro mora gente alegre que gosta de festa e de se divertir e vc não pode querer que o povo viva na sua cafonice temos os problemas mais sérios aqui como por ex: os assaltos em plena luz do dia na rua das ostras e a policia cadê? estou esperando pela paz na cidade porque bandidos aqui tem muitos e as bocas de fumo já estouraram alguma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas considerações sobre o comentário do anônimo acima.
      1)Quanto ao posicionamento (político?) da vereadora Clésia sobre o abuso do som alto na cidade, inclusive o tal "desafio dos paredões de som", cabe a ela explicar - para a comunidade e para seus eleitores.
      2)Este blog, como seu autor, não são contra festas e alegria da população de São Miguel do Gostoso. Tampouco querem que os hóspedes da Pousada dos Ponteiros sejam colocados numa espécie de "redoma" para não ouvir o barulho da cidade. Isso é ridículo e não tem o menor sentido. A Pousada dos Ponteiros tem tradição em São Miguel do Gostoso (16 anos), faz parte da história do turismo local, e está em absoluta sintonia com a nossa cultura - e a da nossa população. Somos a favor do Carnaval, sim, porque o Carnaval, além de divertido, faz parte da cultura de São Miguel do Gostoso e do Brasil. Viva o Carnaval brasileiro e da nossa cidade.
      3)O que este blog e seu autor defendem são o respeito a quem não quer ser incomodado com um som abusivo em seus ouvidos, altas horas da noite. Esta é uma questão que tem a ver com regras de cidadania e de educação de uma população. Este blog e seu autor também defendem o cumprimento das leis (do país e do RN) que proíbem som excessivo e abusivo. Se alguém tiver dúvidas sobre o fato de esta bagunça do som ser permitida - e que qualquer um possa fazer um sonzão estarrecedor, em qualquer hora do dia ou da noite, ao seu bel prazer - que procure o Ministério Público. Este órgão cumpre a lei e tem tomado várias iniciativas para coibir som alto - que, além do incômodo que causa a quem quer ficar tranquilo, repousando, é extremamente prejudicial à saúde (está provado que causa sérios problemas e transtornos neurológicos). Esta ação do Ministério Público está inclusive ocorrendo atualmente, em Natal e cidades litorâneas do RN, em operação, com apoio da PM, para punir tais abusos.
      É isso. Se o anônimo acima ainda tem dúvidas sobre som excessivo, que leia os posts deste blog desde que ele foi criado.

      Excluir
    2. Como vizinho, eu não estava encomodado beijos! tem que ter som nessa bagaça.

      Excluir
  16. aqui fala-se em respeitar as leis ,até gostaria que todas as leis fossem respeitadas inclusive a lei que determina que nenhum professor com graduação ganhe menos que o piso salarial e isso aqui não é respeitado vejo que só se respeita o que voces querem ou seja; os educadores contratados não tem direitos porque voces não querem cumprir leis?

    ResponderExcluir
  17. Veja em nenhuma cidade do nosso país é diferente da nossa cidade, o dinheiro do Fundeb 60% é exclusivamente dos Professores concursados.

    ResponderExcluir
  18. Portanto em todas as outras cidades o piso salarial dos professores contratados é menor que os concursados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho sinceramente que essa Promotoria da Comarca de Touros pegou muito pesado para a não realização do Carnaval em nossa cidade, o poder Público Municipal aqui nunca teve gastos disnecessário com o carnaval, pois todos os anos são realizados com bandas locais e algumas de outras cidades do mesmo nível, só lamento nesse momento é o prejuízo que esse fato levou as pessoas do nosso Município que durante o período carnavalesco colocam suas barracas para garantirem o melhor sustento de suas famílias, se em Touros e outras cidades os gatos são superfaturados aqui sempre foi totalmente diferente, poderia empatar de fazer em cidades que funcionários estão atrasados e tudo mais, afinal só lamentamos não sermos vistos com bons olhos por autoridades da nossa comarca e Ministério Público.

      Excluir
  19. Vamos lá Emanuel, a bomba que caiu na cidade de última hora!!! CARNAVAL AUSPENSO EM SMG. Cidade com cara de funeral. Faça um post no blog no face Mural de São Miguel Estam apagando os comentRios dos internautas.

    ResponderExcluir
  20. E esse bestardo vem falar em bomba, determinações da comarca ou do ministério público devem ser cumpridas por quem for notificado, e vejam que isso aconteceu em muitas cidades do nosso Estado, imagine se tivesse acontecido só com a nossa cidade.

    ResponderExcluir