quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Emoção forte. Mostra de Cinema de Gostoso vai de 13 a 17 de novembro, com filmes de excelente qualidade



Por Emanuel Neri
Glauber Rocha, um dos maiores cineastas brasileiros –  e um dos criadores do Cinema Novo, gênero de filmes que marcou época e foi admirado em todo o mundo - costumava dizer que, para se fazer bom cinema, bastava ter “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.
Pois a Mostra de Cinema de Gostoso, que está em sua 3ª edição e será realizado entre 13 e 17 de novembro próximos, tem muito a ver com a profecia de Glauber Rocha, baiano que nasceu em 1931 e morreu em 1981. Eugênio Puppo, cineasta e coordenador da Mostra, tem sim uma ideia na cabeça – e muitas câmeras nas mãos.
A Mostra de Cinema de Gostoso já é um dos maiores acontecimentos da cidade. E este ano a programação de mais de 50 filmes – entre longas e curtas - está excelente. E uma das principais joias desta 3ª Mostra chama-se “Que Horas Ela Volta?”, filme elogiadíssimo pela crítica de cinema e que representa o Brasil na seleção do Oscar.
“Que Horas Ela Volta?”, que passa às 22h30 do dia 13, na praia do Maceió, após a abertura da Mostra, é dirigido por Ana Muylaert e tem como atriz principal Regina Casé, premiada (melhor atriz) em mostras de cinema internacional. O filme aborda conflitos sociais entre uma empregada, sua filha, e a dona da casa em que trabalha.
Outro filme excelente é “Casa Grande”, que passa às 22h30 da segunda-feira (dia 16). “Casa Grande” trata de problemas de uma família decadente. Outro filme que pode despertar paixões ou raiva é “As Fábulas Negras”, que passa às 22h30 do sábado, dia 14. “Fábulas” faz o gênero “terror” que dá medo, mas também faz rir.
Tem muito mais filmes interessantes na 3ª Mostra, entre os quais “Califórnia”, de Marina Person. Entre os curtas, destaque para o curta “Seo Inácio (ou O Cinema do Imaginário”), que conta a vida de um cinéfilo potiguar que já assistiu a mais de 20 mil filmes e é proprietário de uma espécie de “sebo” em Natal em que aluga e vende filmes raros.
Tão importante quanto a qualidade da Mostra de Cinema de Gostoso é o Curso de Formação Técnica e Audiovisual que reúne 52 jovens de São Miguel do Gostoso. Estes jovens são submetidos a uma série de oficinas para aprenderem histórias e técnicas de cinema. Eles produzem filmes que são apresentados na Mostra.
Além da produção de filmes, estes jovens também atuam como diretores e atores. Este ano vão passar três filmes produzidos por eles. Um deles chama-se “Flôzinha” e será o primeiro filme a ser exibido no principal espaço da Mostra, na praia do Maceió, às 20h do dia 13. Em anos anteriores, filmes destes jovens sempre fizeram sucesso.
Tudo na Mostra de Cinema de Gostoso é especial. O telão em que os filmes são exibidos na praia do Maceió tem 12 metros de comprimento. Os filmes são exibidos em alta definição e com som de altíssima qualidade. Seiscentas poltronas, sobre um tablado, funcionam como “sala” para acomodar o público que vai ver os filmes da Mostra.
Mas a Mostra de Cinema não acontece apenas na Praia do Maceió. Parte dos curtas passará no Centro de Cultura, onde também será exibida a Mostra Infantil, sempre a partir das 9h30, do dia 13 ao dia 17. Filmes com maior faixa etária também serão exibidos no Centro de Cultura, sempre à tarde. Ali também haverá debates sobre filmes.
A exemplo do que ocorreu em outros anos (foto), o núcleo central da Mostra funcionará no Iasnin, no centro da cidade (próximo à Igreja Católica). Ali o público receberá relação da programação completa de toda a Mostra. Jornalistas, atores e diretores também passarão pelo Iasnin para pegarem material de divulgação dos filmes a serem exibidos.
Uma série de eventos ocorrerá na cidade paralelamente à Mostra de Cinema. Uma delas é uma feirinha de artesanato, produtos orgânicos e alimentos que será montada pela Prefeitura, na praia do Maceió. Quem tiver interesse em participar desta feirinha deve procurar a Prefeitura para se inscrever.
A Mostra de Cinema de Gostoso é momento de “casa cheia” em São Miguel do Gostoso. Todas as pousadas da cidade – em sua maioria parceiras da mostra – recebem grande número de turistas. O mesmo ocorre com restaurantes, cafés e bares, que também aumentam seu movimento com o público da Mostra.
Prepare-se então para este grande acontecimento cultural de São Miguel do Gostoso. Ponha também uma ideia na cabeça e vá aos principais locais de exibição de filmes da 3ª Mostra de Cinema de Gostoso. Você vai ver com quantas câmeras na mão se faz um grande evento de cinema - e sempre com filmes de excelente qualidade.
Abaixo, links com a programação da 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, reportagens sobre o evento, Facebook da Mostra e outras informações sobre cinema no Brasil, entre os quais o grande trabalho de Glauber Rocha.

8 comentários:

  1. a mostra de cinema é um evento bacana porem é preciso que a policia trabalhe em cima desses bandidos que estão soltos pra evitar roubos e assaltos ao publico que vai prestigiar esse evento

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de aproveitar esse espaço para pedir a prefeitura que faça a recuperação da estrada que dar acesso a praia do santo cristo nas proximidades de Dr:Wind pois a mesma está em péssima condição como muitos buracos dificultando a passagem de carros e pedestre.

    ResponderExcluir
  3. O grande patrocinador do evento nos outros anos que foi a COSERN, esse ano diz que não pode patrocinar, incrível gente a energia só aumentou e a cosern fala em crise, o certo é que muitas empresas que estão nadando no dinheiro aproveitam a crise financeira que o país vive hoje para se fazerem de vítima também, crise financeira assola mesmo é a classe mais pobre desse país, tudo por conta dos nosso governantes que usam o dinheiro público como se fossem de sua propriedade.

    ResponderExcluir
  4. Aprova os comentários!

    ResponderExcluir
  5. Peçam patrocínio ao PT que é culpado da crise do país kkkk

    ResponderExcluir
  6. Parabéns sucesso a nossa cidade que contribui para mais um evento de alto nível com divulgação da nossa cidade, sua gente, suas praias, suas pousadas e gastronomia e com isso move a locomotiva do desenvolvimento e mais pessoas conseguem tirar seu sustento da indústria do turismo, importante preservar essa joia rara que gostoso soube tão bem difundir pelo Brasil
    Gilson

    ResponderExcluir
  7. Vi ai acima um comentário sobre estrada, não sei nem se o dono do blog ira postar esse meu tbm, mais amigos enquanto nossa cidade estar ai sempre com eventos pessoas de renome no estado ou ate mesmo fora dele vemos nossas estradas acabadas como por exemplo a que liga São Miguel a praia do marco, era pra trazer o nosso ministro com a senadora Fátima pra dar uma volta nessas estradas pra ver se os carros deles suporta o que os carros do pessoal do nosso município passa, outras estradas como São Miguel a António conselheiro em outras épocas dependiamos de maquina do DER pra se passar em uma estrada hoje temos uma pequena patrulha na cidade com patrol ai hj não se resolve o problema pq? Sera que a crise só ira acabar próximo ano quando for próximo a politica pra pode se cuidar das estradas do município? Fica aqui meu comentário

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, antes diziam que não se fazia porque era difícil conseguir as máquinas para o nosso Município, agora temos as máquinas que pertencem ao Município e as estradas se encontram em péssimas condições, não dá para entender uma coisa dessa, eu acho que quando esses políticos se elegem dá uma cegueira danada neles pois os prometidos na época das eleições esquecem rapidinho ou se fazem de esquecidos, ou classe de gente igual só é essa dos políticos do nosso Brasil, eita gente sem verdadeiros compromissos.

    ResponderExcluir