sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Vai começar nesta sexta (13) a Mostra de Cinema de Gostoso. Filmes ótimos, como "Que Horas Ela Volta?"



Por Emanuel Neri
O samba de Assis Valente, grande compositor brasileiro, começava assim: “Chegou a hora desta gente bronzeada mostrar seu valor”.
Pois o samba de Assis Valente serve para ilustrar o grande acontecimento cultural que começa em São Miguel do Gostoso nesta sexta, 13 de novembro, e termina na  próxima terça, dia 17. Trata-se da 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, que traz o melhor da produção cinematográfica brasileira para a cidade.
A Mostra de Cinema vai fazer com que a “gente bronzeada” de São Miguel do Gostoso respire cinema por cinco dias. Há filmes interessantíssimos que vão passar na praia do Maceió e no Centro de Cultura da cidade, incluindo curtas e longas metragens. Um dos maiores destaques da Mostra já passa nesta sexta.
“Que Horas Ela Volta?”, de Ana Muylaert, é um filme belíssimo, que retrata a nova realidade da sociedade brasileira. No filme, há conflitos entre uma empregada doméstica, interpretada por Regina Casé (foto), com sua patroa. Os problemas começam quando a filha da empregada, que mora em Pernambuco, chega a São Paulo, para morar com a mãe.
O filme é uma ótima oportunidade para se fazer uma reflexão sobre o papel da empregada doméstica na relação com seus patrões. Um dos momentos mais interessantes do filme é quando a filha da empregada chega a São Paulo para fazer vestibular de arquitetura na USP, uma das maiores universidades do país.
“Este Brasil está mudado”, diz a patroa, com ironia, ao saber das pretensões  universitárias da filha da empregada. A presença da filha da empregada muda a relação entre a doméstica e seus patrões, aflorando contradições e conflitos sociais que existem hoje nas relações do emprego doméstico.
No caso da filha da doméstica, também cabe uma comparação com o samba de Assis Valente. Chegou mesmo a hora desta “gente bronzeada mostrar seu valor”. E isso retrata bem esta nova camada da população brasileira, vinda das classes C e D, que mudou de patamar social nos últimos anos e que hoje tem seus filhos cursando universidades.
Mas a 3ª Mostra de Cinema de Gostoso tem muito mais coisa para ser mostrada. A começar pela Mostra Infantil, que passa todos os dias pela manhã, no Centro de Cultura da cidade. Os pais têm obrigação de levarem seus filhos para verem os filmes infantis, a maioria deles engraçadíssimos e de excelente qualidade.
Tem também a chamada “Mostra Panorama”, que passa todas as tardes no Centro de Cultura. Veja a programação que está sendo distribuída pela cidade e vá ver estes filmes. A “Mostra Panorama” exibe filmes com faixa etária maior, que não podem ser exibidos na praia do Maceió, principal palco da Mostra de Cinema de Gostoso.
Este ano a Mostra de Cinema de Gostoso traz uma novidade. São os filmes da “Sessão Especial”, que passam sempre às 22h30 no grande telão da praia do Maceió. É o caso do “Que Horas Ela Volta?”, que passa nesta sexta, 13. Outros ótimos filmes também passam diariamente nesta “Sessão Especial” das 22h30.
“Califórnia”, dirigido por Marina Person, passa às 22h30 do domingo. A diretora do filme está em São Miguel do Gostoso e vai falar sobre seu filme em debate no Centro de Cultura. Outro filme imperdível é “Casa Grande”, de Felipe Barbosa, que passa às 22h30 da segunda, dia 16. O filme que encerra a Mostra, “Piadeiros”, passa na terça à noite.
Com a Mostra de Cinema, São Miguel do Gostoso entra definitivamente no calendário cultural do Rio Grande do Norte. Muita gente de Natal vem à cidade para ver os filmes da Mostra. Com isso, todas as pousadas ficam lotadas e há grande movimentação em bares e restaurantes.
São de eventos deste tipo que o turismo da cidade precisa. São Miguel do Gostoso tem eu ter orgulho de sua Mostra de Cinema.
Veja, abaixo, links de outros posts deste blog sobre a Mostra de Cinema de Gostoso, bem como letra e áudio da música de Assis Valente.

Um comentário: