terça-feira, 6 de outubro de 2015

Festas em Sao Miguel do Gostoso têm que continuar, mas já é hora de se pensar melhor na sua organização



Por Emanuel Neri
O conteúdo deste post tem como objetivo sugerir que a população de São Miguel do Gostoso – ou pelo menos parte dela – faça uma reflexão sobre acontecimentos que dizem respeito ao presente e ao futuro da nossa cidade.
E um destes acontecimentos é a festa que foi realizada no último sábado (4/10), na praia da Xepa, e que só terminou depois das 6h da manhã. Durante toda a noite, o som da festa foi altíssimo, causando problemas para quem estava em casa.
Mais uma vez este blog vem a público para dizer que não é contra as festas da cidade, em especial a do padroeiro São Miguel Arcanjo, como a realizada no último sábado. Este blog é a favor das festas e das tradições populares da cidade. Entende que elas têm que existir – a população gosta, se diverte, e tem todo direito de ter e de frequentar estas festas.
O problema é quando estas festas extrapolam o horário permitido para acabar. Por exemplo: qual o motivo de festas como a do último sábado não terminar em um horário que prejudique menos a população que não vai à festa e que prefere ficar em casa, tentando dormir? Por que esta festa não termina, por exemplo, às 3h da manhã?
O responsável por este blog recebeu inúmeras reclamações de pessoas que não conseguiram dormir por causa da festa de sábado. Algumas pessoas contaram que só conseguiram dormir depois das 8h da manhã, quando a festa acabou e diminuiu a intensidade do barulho provocado por pessoas embriagadas, que faziam algazarra e falavam alto, e por paredões de som, com som altíssimo.
A parte mais atingida pelo barulho da festa são as residências e pousadas que ficam à esquerda da praia da Xepa, especialmente as que estão mais próximas à orla, no bairro do Maceió. Quem mora ali não consegue pregar o olho durante toda à noite, especialmente se o som estiver em volume muito alto e se a festa se prolongar noite à dentro, estendendo-se por muito tempo.
E foi isso o que aconteceu – volume nas alturas e festa terminando depois das 6h da manhã – na noite do último sábado e madrugada do domingo.
Pode-se até chamar a festa do padroeiro de popular, mas é fato que ela é realizada em regime privado. É o presidente da Câmara Municipal, Beto de Agostinho, quem organiza a festa. Para que cada pessoa tenha acesso à festa, cobra-se 25 reais pela entrada (este valor, que não é pouco, foi confirmado ao blog por pessoas que estavam na festa).
Então, como já foi dito, este blog não é contra festas. Mas entende que, em respeito a quem quer descansar e dormir à noite, estas festas realizadas na Xepa devem terminar mais cedo. E nisso a Prefeitura tem grande culpa. Caberia a ela estabelecer horários para que festas deste tipo possam começar e terminar cedo, sem prejudicar parte da população. Parece que desta vez nada foi feito.
Neste sentido, a impressão que se tem é que a gestão anterior, por mais problema que tenha tido na administração da cidade, tinha mais preocupação com o direito ao repouso  dos moradores que ficam em casa, sem ir para à festa. Miguel Teixeira fazia questão de que todas as festas na Xepa (foto) terminassem entre 2 e 3h da manhã. Pontos para ele.
Há muitos outros problemas quando as festas se prolongam até o dia seguinte. Um deles é com o policiamento da cidade. Este blog falou com policiais que estavam na segurança da festa e todos disseram que a extensão do horário foi exaustivo para eles. E o pior: no dia seguinte, a polícia foi dormir – e a cidade ficou sem nenhuma segurança.
Então é esta reflexão que a cidade tem que fazer. As festas têm sim que existir. Mas têm que ser realizadas com horário para começar e terminar, sem que deixe parte da cidade sem poder dormir. Isso faz parte da organização de qualquer cidade. Sem ordem, a cidade vira uma desordem. E não é isso que se quer para São Miguel do Gostoso.
Ainda há tempo para que a população e especialmente Prefeitura e Câmara Municipal pensem melhor nesta questão, que vai determinar o presente e o futuro da nossa cidade.
Festa, sim, o povo gosta de festa – e este blog apóia -, mas a municipalidade tem que se preocupar também com aqueles moradores que estão em casa, em especial crianças e idosos, que têm direito ao repouso. Este é um direito de todos que não vão à festa - é o mesmo direito de quem quer participar da festa.  E é assim que tem que ser feito por uma cidade civilizada.

19 comentários:

  1. Nessa festa era cobrado R$25 antes da banda tocar e R$ 30 durante a apresentação.Isto é caríssimo para um povo tão simples e ainda tinha que sobrar para comprar a droga que estava farta lá na linha da praia mesmo,está ficando uma vergonha ,não sei como esse povo tem dinheiro para sair à noite assim e o som não vou comentar,uma vergonha para os visitantes que gostam da cidade e tiveram que passar por esse desgoverno.

    João de Deus

    ResponderExcluir
  2. Moro bem próximo do local da festa na praia da xêpa e não foi pertubado pelo som, dormir muito bem sem ser incomodado, as pessoas devem também saber que isso só acontece pouquíssimas vezes durante o ano, aqui em gostoso é o único lugar que gostam de fazer tempestade em copo dágua.

    ResponderExcluir
  3. Não tem cabimento de um evento privado atrapalhar tanto assim a cidade. Mas essa desorganização, infelizmente, vem sendo a marca da atual administração. Hoje temos uma cidade em que a prefeita ocupa o cargo apenas formalmente, já que seu marido é quem dá as cartas na prefeitura. A festa do padroeiro é aquela organizada pela igreja, que se encerra com uma procissão ou outro ato ecumênico que queiram realizar. Já essa festa na praia é apenas reflexo do oportunismo de seus organizadores, que nada tem a ver com os festejos religiosos, sendo feita unicamente para se ganhar dinheiro. O problema é que certamente existem outros interesses escusos por meio dos quais se permite a realização desse absurdo. Se a gestão municipal fosse séria, já teria determinado que o organizador da festa arranjasse um outro local para sua realização, já que está mais do que provado que a Praia da Xepa não é o local adequado a esse tipo de evento. Mas a população, e, principalmente, a AEGostoso, pode tomar suas providências procurando o Ministério Público e denunciando tudo o quanto de errado aconteça. Não adianta ficarmos de mimimi na internet se não tomarmos uma ação concreta.

    ResponderExcluir
  4. Não estou aqui para puxar o saco de administração nenhuma, nem a A ou a B, mas primeiramente quero aqui dizer que essa festa nunca prejudicou o povo da nossa cidade, pois morro bem próximo ao local onde a mesma é realizada e não tem prejudicado o descanso de nimguém, certas pessoas daqui de Gostoso só levam a vida em fazer criticas, aí eu pergunto, qual seria mesmo o melhor local para realização dessa festa?, o melhor local é sem somra de dúvida esse mesmo onde ela está sendo realizada, que gostem ou não, pois até hpje ela funcionou neste mesmo local, onde podemos desfrutar da nossa praia onde tem bastante espaço e todo mundo fica a vontade e as crianças brincam sem nenhum perigo a elas, ora criticar é muito fácil, e aonde se encontraria um outro espaço que não fosse perto das nossas casas?, pois bem, o melhor dessa festa é curtir todo aquele espaço que nós temos na praia, existe pessoas que acham que as bandas que tocam nessa festa dá algum lucro, perguntem a quem as contratou, coisa que não tem acontecido durante alguns anos, pessoas falam por falar besteiras, mas as coisas não são bem assim, querem levar pelo lado político, qual cidade em nosso país em que entre um casal um é o prefeito da cidade e o outro não faz parte da sua gestão?, acho que não existe isso mesmo. Aos senhores pessimistas deixem a política de lado, e vamos ver o que é melhor para nossa cidade, que apesar de tão pouco tempo já causa até inveja a tantas outras cidades do nosso Estado. E viva São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao leitor aí de cima. Se você prestar mais atenção no que foi escrito neste blog vai perceber que não há críticas à realização da festa. Pelo contrário, este blog reconhece que as festas devem continuar. O que se questiona - e mesmo assim chamando a população, incluindo Prefeitura e Câmara Municipal, para uma reflexão - é o horário em que a festa termina. No caso da festa do último domingo, tudo só foi encerrado depois das 6h da manhã. Isto é normal? Claro que não! O leitor que escreveu acima pode achar que isso é normal, mas tem muita gente que enviou mensagens ao autor deste blog reclamando do prolongamento do horário desta festa durante toda a noite. Muita gente não conseguiu dormir e, com razão, reclamou do horário da festa. O que falta é a municipalidade de São Miguel do Gostoso planejar e organizar melhor estas festas, com elas começando mais cedo e terminando mais cedo. Aí o barulho da festa não causa tanto transtorno para parte da população, especialmente idosos, que se incomoda com este tipo de barulho durante a noite inteira.

      Excluir
  5. MORO PRÓXIMO DA PRAIA DA XÊPA, E CONSEGUI DORMI NORMALMENTE, O PROBLEMA É QUE O POVO RECLAMA DE TUDO. INFELIZMENTE O QUE VEM ME TIRANDO O SONO, E O TRÁFICO DE DROGAS EXPLICITO NA PRIA E EM OUTROS LUGARES DA CIDADE. A POPULAÇÃO PRECISA DAR AS MÃOS E FAZER SEU PAPEL, QUE É DENUNCIAR. ALUNS RECLAMAM QUE A POLICIA NÃO COLABORA, MAIS A PROPIA PULULAÇÃO NUNCA FAZ NADA PARA MUDAR ESSE QUADRO. SABEMOS MUITAS VEZES QUEM SÃO OS TRAFICANTES, OS PONTOS ESTRATÉGICOS PARA VENDA DE DROGAS, A CIDADE ESTÁ CRESCENDO, EXISTEM MUITOS MORADORES NOVOS. MAS NÃO SOMOS TÃO INGÊNUOS ASSIM... VAMOS DENUNCIAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queira ver revolta do povo se essa festa terminasse antes do amanhecer do dia, como algumas pessoas desejam que fosse.

      Excluir
  6. Essa festa só se torna boa mesmo é assim funcionando até o amanhecer do outro dia, digo as 6:hs, principalmente agradando a todos que colocam suas barracas.

    ResponderExcluir
  7. Moro Na Praia da Xepa e o som da Festa não me incomodou nada. Dormir muito bem! E Só quem reclama são esses Turistas da sua Pousada.

    ResponderExcluir
  8. É engraçado mesmo se o som não prejudica aos moradores que moram bem perto do local da festa, mas prejudica aos donos de pousadas que ficam muito mais distante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prestem atenção ao texto acima(e a outros enviados a este blog). Mais uma vez a pessoa assina como anônimo, ou seja tem medo de mostrar a cara e por isso não se identifica. São várias mensagens enviadas a este blog dizendo a mesma coisa: que mora perto da praia da Xepa e que o barulho não o incomodou. Ao que tudo indica todas estas manifestações estão partindo da mesma pessoa. Além do argumento ser o mesmo ("moro perto da Xepa e o barulho não me incomodou"), os termos usados no texto são praticamente os mesmos. Está na hora de virar o disco. O que este blog sugeriu foi uma reflexão sobre o horário das festas, que terminam muito tarde, tirando o sossego de quem fica em casa, querendo descansar. Qual o mal que há em propor esta discussão (reflexão)? Só os intransigentes e radicais se recusam a este tipo de proposta. Também não está sendo questionado reclamação de pousadas. Quem reclamou ao autor deste blog foram moradores de São Miguel do Gostoso. Basta ver a intensa discussão que está havendo não só neste blog como em outras redes sociais, como o Facebook. E nas redes sociais há muitas reclamações contra o barulho provocado pela festa do último sábado.

      Excluir
  9. 25 reais caro? Muito barato, com nossa bolsa família temos total condição de pagar! Afinal nosso governo colocou 40 milhões de pessoas na classe média, esqueceu?

    ResponderExcluir
  10. Emanuel, vamos deixar de mi mi mi! VC sempre com suas publicações em defesa de seus patrimônios (pousadas), não adianta causar tanta destruição, acaba sempre, fazendo um furacão em um copo de água, não é assim que funciona. Não freguento mais essas festas, mais assim, aqui sempre teve festa, começando a noite até o sol raia(até o amanhecer do Dia), maioria nunca reclamou, qual o real motivo da publicação? que apóia um evento "novo na cidade, de fora" (bossajazz), que foi ate altas horas, e dar uma rasteira nos eventos da cidade(festa do padroeiro)... Defeitos expostos dificilmente terá uma solução, mais quando se faz uma reunião privada, daí vem a solução. [o preço ta excelente pra quem vai perder uma noite de sono, beber cachaça, sim, depois vem a colheita doença, arrependimentos] e digo mais, esses eventos aí não atraí turistas nenhum, atraí sim drogados, e fazem cada fez mais jovens cair no mundo sem volta, das drogas(que não leva a lugar nenhum), simples, sem festa sem drogas na cidade, até diminuirá um pouco... Sou a favor de eventos contra drogas na cidade, isso sim é o que precisamos. Na área da saúde, também aconteceu uma situação domingo 04/10 na parte da manhã, uma jovem grávida foi no hospital(SMG/RN) sentindo fortes dores na barriga, chegando la, foi encaminhada para natal com suspeita de aborto, chegando em Natal/RN não era bem um aborto... A notícia de aborto chegou até a família da jovem deixando todos constrangido, mas após saber que a notícia era falsa, a família se alegrou novamente.(ponto final) Tio anônimo, abraço!

    ResponderExcluir
  11. VAMOS ESQUECER A FESTA E VOLTAR PRA O TRANSITO NA PRAIA QUE CONTINUA ACONTECENDO GOSTARIA DE SABER POR QUE FOI CRIADO UMA LEI MUNICIPAL CONTRA O TRANSITO NA PRAIA E POR QUE ESSA LEI NÃO É RESPEITADA?VI O NETO DE UMA VEREADORA QUE POR SINAL É ENVANGELICA ESTAVA DESFILANDO NA ORLA COM O CARRO ONDE HAVIA VÁRIAS CRIANÇAS BRINCANDO NA AREIA ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES LOCAIS E QUEM CRIOU A LEI VAI FICAR CALADO VENDO A LEI SENDO DESRESPEITADA ?O POVO QUER SABER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei sem fiscalização é o mesmo que nada. E por que não existe fiscalização? Simples. Porque a prefeitura até hoje não estruturou sua secretaria de trânsito e transportes, descumprindo assim o que determina o Código de Trânsito Brasileiro. Essa é mais uma prova da ineficiência da gestão municipal (todas elas), que não vê a ordenação do trânsito como uma prioridade para uma cidade cujo turismo é a principal fonte de emprego e renda. Fala-se em impedir o trânsito de veículos na orla urbana, mas nem mesmo o trânsito nas ruas a prefeitura consegue organizar. Há muito tempo que o trecho entre o Supermercado Vital e a Igreja Católica vive um verdadeiro caos, mas a prefeitura segue sem fazer nada para melhorar a situação.
      Outro ponto que impede a adoção de providências, é o fato de que boa parte da área que se entende como estando situada em São Miguel do Gostoso, na verdade pertence oficialmente a Touros. E ai, como é que a nosso município vai impor leis e fiscalizar seu cumprimento em município alheio? É urgente que a prefeitura busque resolver essa situação da demarcação, caso contrário o problema só vai aumentar. Com a palavra os gestores municipais...

      Excluir
  12. Caro Emanuel, a festa do padroeiro só foi até de manha por que sua cunhada e seu irmão permitiram não adianta o povo que não dormiu na noite da festa por causa do barulho reclamar por que aqui quem ainda manda é seu irmão e quanto ao trabalho exaustivo que a policia teve eu tambem sei que a culpa é do seu irmão e cabe a voce reclamar a ele tudo que acontece de errado na cidade é culpa da sua cunhada e do seuistra irmão que não sabem administrar

    ResponderExcluir
  13. Pelo que o anônimo acima cita tudo que acontece de errado em nossa cidade a culpa é simplesmente do marido da Prefeita, gente as coisas não são bem assim, hoje mesmo o nosso Município está muito melhor administrado comparando com administração passada, o marido da atual prefeita que também é ex-Prefeito foi quem realmente até hoje fez mais pelo nosso Município, agora tem pessoas que ficam criticando atirando prá tudo que é lado contra pessoas que já fizeram tanto pelo nosso Município, tá na hora de deixar o lado pessoal contra certas pessoas, e ver que São Miguel do Gostoso hoje é uma cidade excelente de se viver, todas as cidades do nosso país tem seus problemas.

    ResponderExcluir
  14. O POVO FALA, NINGUÉM AGRADA CERTAS PESSOAS MESMO, IMAGINEM NOSSO MUNICÍPIO TIVESSE SENDO ADMINISTRADO COMO ESTÃO SENDO AÍ AS NOSSAS CIDADES VIZINHAS, COMPARANDO-SE AQUI AS MIL MARAVILHAS, QUEM DUVIDAR É SÓ PROCURAR SABER COMO ESTÃO AS OUTRAS CIDADES, PODEM CONFERIR.

    ResponderExcluir
  15. kkkkk quanta gente babona nesse municipio só mesmo um babão pra dizer que essa gestão faz muito pelo povo da comunidade kkkkk gente olhem o salário do professor contratado vejam a miséria que eles recebem kkkkk gestão que não valoriza um profissional da educação não é boa gestão

    ResponderExcluir